Data/Hora: 29 mar 2024 08:08




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 78 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE 
Autor Mensagem
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
PauloBig Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
Miguel Escreveu:
Obrigado pelas informações Agostinho :okkk:

Já tou a ver o que se segue :help:
:mutley:

E tu queres aumentar para 265mm??
Depois quero-te ver a segura-la, quando parares em terrenos inclinados! :mutley:
Os 254mm acho medida ideal!

245 é pra meninos :ass:


O BIG depois ajuda a levantar a mota :lol:


21 fev 2013 08:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Uma opinião de quem tem 1.80.

Em TT obviamente que é inquestionável a mais-valia do curso de 265. Porém só tira partido desse curso quem andar rápido, para passeios tranquilos, os 245, ou até os 210, chegam.

Para o dia a dia lisboeta, com sapatinho de couro, casaquinho e gravata, os 265 são horríveis! No paralelo lisboeta por mais de uma vez o sapato escorregou-me e ia indo apanhar a moto ao chão, porque goste-se ou não, só a ponta dos pés chegam ao alcatrão. Esta foi aliás uma das razões de me ter desfeito da LC8.

Para malta que tem a LC8 como mota TRAIL, para também ir trabalhar e que esse trabalho se faz trajado à bancário, eu não metia 265 coisa nenhuma.

Sobretudo o Miguel, que não é uma torre em pessoa, não anda a dar pau e faz uma utilização diária da moto, parece-me que vai se arrepender.

Os 265 são bons para o Barroso que tem a moto para ir para o mato, para o BIG que é BIG, para o Lança que mora em Beja e tem outra moto para passear, ou até para o Baleizão que gosta de andar no mato a dar pau, para os demais, devem pensar 2 x antes de se por em dispendiosas alterações.

_________________
;-)


21 fev 2013 10:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Pedro BC Escreveu:
Sobretudo o Miguel, que não é uma torre em pessoa, não anda a dar pau e faz uma utilização diária da moto, parece-me que vai se arrepender.
.


Por acaso, não uso a mota diariamente, não sou nenhuma torre e não ando a dar pau, mas certo é que já a senti a bater, se calhar foi azelhice (o mais certo).
Fazer esta alteração está no programa mas não será já, existem outras alterações a fazer primeiro :nod:
As alterações que faço é consoante a aprendizagem na condução e a sua evolução.

Mas obrigado pela preocupação :okkk:


21 fev 2013 10:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Miguel, não sendo especialista em suspensões (longe disso) já tentaste regular as suspensões, a LC8 tem muita afinação e podes (e deves) ajustar tanto a compressão como a expansão (é que a malta nunca o faz e quando o faz, normalmente faz ao contrário do que deve).

Nas jarras:
Em cima, os vulgares clieques, dão-te a expansão, quanto mais apertas, mas lenta é a expansão, uma vez que estás a diminuir o caudal do óleo, ou seja se está lenta / mole, deves desapertar (não o contrário).

Em baixo tens a compressão, apertando vais tornar a suspensão mais dura, mais difícil de bater.

Jogando com os dois podes rever totalmente o comportamento da moto.

Na mola traseira, também podes "brincar" com a suspensão, uma vez que também tens múltiplas afinações de forma a tirares mais partido da moto e fazeres com que ela não "bata".

Porque uma coisa é alterar o comportamento da suspensão, fazendo com que ela trabalhe melhor, como fez o Ramito, o Barroso ou o Big, onde se olha para a moto a rolar e tem sempre a roda colada ao chão, outra é a preocupação de a suspensão bater, porque se esse é o problema, antes de alterações, opta primeiro pelas afinações.

A minha 690 quando a comprei estava afinada para a pedra, a roda de trás até batia no depósito tal a afinação mole que tinha, foi revista (afinada) e pronto ficou porreira :D

Espero não ter dito nenhuma asneira :mutley:

_________________
;-)


21 fev 2013 11:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Quando fiz a alteração, foi como começar andar com uma mota nova!
Tive de reaprender a andar com a mota novamente, uma vez que apesar de não parecer uma grande alteração, apenas +5cm, na prática é uma grande mudança.
É como se fosse outra mota!
Tem que se reaprender tudo do zero, pois as reações que a mota nos transmite são diferente, o centro de gravidade muda, logo altera muita coisa na mota, quer seja em estrada (acho que ficou menos maneável), quer em off-road.

Concordo com o PedroBC!
A minha alteração deveu-se à proteção de carter bater frequentemente, talvez pelas molas erradas para o peso do condutor, ou azelhice do mesmo!
Recordo-me de quando fui ao TransAlgarbe e falei com o João Pais sobre as suspensões.
E ele me disse que nunca tinha sentido necessidade de aumentar as suspensões da LC8 dele (210mm).

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


21 fev 2013 11:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
M-O-L-A-S

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 fev 2013 16:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Mas porquê mudar molas sem antes tentar afinar as que se tem?

Nem toda a gente pesa os meus avantajados 95 kg.

_________________
;-)


21 fev 2013 17:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
PETER SNOW
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 20:31
Mensagens: 1740
Localização: Coimbra/Faro
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
gustavo.ramos Escreveu:
M-O-L-A-S


:D

_________________
990 S orgasmica...


21 fev 2013 17:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Pedro BC Escreveu:
Mas porquê mudar molas sem antes tentar afinar as que se tem?

Nem toda a gente pesa os meus avantajados 95 kg.


Porque as molas da frente da LC8 Adv (qualquer uma) são 4.8N/mm que é bom para poucos solavancos com um condutor que pese prai uns 70 kilos. Mais do que isso e bate no fundo.

podes mexer muito em hidraulicos da suspensao, mas o agente principal face ao peso mota+condutor é a mola. O hidraulico condiciona o amortecimento (velocidade de compressao/recuperação)

A mola de trás é adequada.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 fev 2013 18:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Sou da opiniao do pedro bc.
Acho que antes de investirem em subir a mota devem pensar seriamente no uso que lhe vao dar.
Quando subi a minha estive quase para coloca.la nos 265mm tambem porque era bonito e dava um aspecto fixe á mota.
Depois de andar em algumas S decidi nao o fazer e aumentei so para 245 (a minha tinha 230).
Para andar em cidade ainda fico em pontas de pés (e tenho 1.79m) e para o mato, se tivesse subido mais, qualquer inclinaçao onde tivesse que parar ja me ia deixar desconfortavel e iria andar a cair á la Cabral. Miguel, ja pensaste se um dia subires a 265 e fores dar uma volta com a mulher, quereres parar para ela sair e ficares como uma bailarina russa (apenas com o dedo grande a tocar no chao) :) you'r going down... :)

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


Editado pela última vez por Careca em 21 fev 2013 22:58, num total de 1 vez.



21 fev 2013 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
A mota em que me senti melhor para enfrentar caminhos mais trialeiros , foi a primeira que tive mais baixinha .
Sentia-me bem mais seguro e com melhor domínio nesse tipo de terreno mais agreste , e sentia-me mais à vontade para arriscar certas merdas .
Era mais estável em estrada e curvava melhor por ter o centro de gravidade mais em baixo .

Tanto a R como esta S que tenho , perde em estrada e na segurança que sinto em trialeiras ( mas esta última por falta de apoio fácil dos pés no chão ) .

No entanto , fora de estrada , especialmente aqui no Alentejo , é a loucura rolar em velocidade com este curso de suspensão , é tão fácil exagerar e chegar a velocidades estúpidas que nem se tem noção por vezes que se anda a 190kmh por aqui fora de estrada . E ela absorve practicamente todas as irregularidades com um supless dos diabos .

Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 fev 2013 22:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Pessoal cada caso é um caso, isto é daqueles temas que nunca mais tem fim, eu na minha nunca tive de mudar as molas apenas alterei a valvulação e o nivel do oleo e mexer muito nas afinações para perceber...uma das coisas mais importantes e o sag, curiosamente o maior erro que vejo o pessoal a fazer e a dar carga a mola mal entra no mato o que esta de todo errado, apesar de ja ter tido varias pessoas a dizer que assim é que esta correto...

cada um deve tentar perceber a sua mota e as reaçºões, uma mota para passar a fundo nas geiras romanas não pode andar a fundo nos estradões alentejanos e vice versa....

outa coisa que o pessoal deve fazer 1º e a posição de condução, pois maior parte da malta anda com tudo na posição errada so porque o piloto tal usa assim ou assado, mexam alterem posição do guiador das manetes etc, e vão ver que a grandes diferenças e não tenham medo de as suspençõe baterem no fundo elas tão la para trabalhar o curso todo.


21 fev 2013 23:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Careca Escreveu:
Miguel, ja pensaste se um dia subires a 265 e fores dar uma volta com a mulher, quereres parar para ela sair e ficares como uma bailarina russa (apenas com o dedo grande a tocar no chao) :) you'r going down... :)


Sim, já pensei Careca :nod:
E já disse que nunca falei em medidas... já me sentei em LC8 mais altas que a minha (a do barroso, a do Carlos Silva, a do Lança, a que o Nuno Dias e a ex- do Procoelho) e de todas estas a mais baixa e que me senti melhor e sem dificuldades em termos de altura foi a do Nuno Dias, que senão estou em erro tinha 245mm. Por isso, a altura será essa :nod:
Depois, antes de alterar a suspensão, tenho outras alterações a fazer... por isso, sem pressa :D

Gustavo, se um gajo pesar entre os 75 e 80kg, e tendo em conta a utilização que dou a minha LC8, investir numas molas "mais fortes" é bom?

Obrigado pelos conselhos :okkk:


22 fev 2013 08:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 nov 2010 09:32
Mensagens: 243
Localização: Beja
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Lança Escreveu:

Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender .


Ora ai está, gastar tantooooo dinheiro...dass

agora na fase final já não tenho remédio, estou a gastar dinheiro que nem sei ainda por cima se vou tirar proveito.

primeiro uma preparação "normal" frente e trás para adaptar a Adventure mais ao uso no campo. inicialmente era mais do género revisão que sem duvida fazia falta, peças partidas dentro da susp da frente, a de trás nunca tinha visto óleo mudado que parecia óleo diesel dum camião...etc

a partir dai já parti pra parvoeira e pus uma mola progressiva atrás bem como o curso maior. ora a traseira ficou excelente depois de 2 retoques, inicialmente máximo curso e depois pedi para tirar pois andava quase a fazer o pino...ficou de funcionamento um estrondo, ta impec.

contra - mandou peso para a frente, com curso origem 210mm e "enfia" a frente no chão como uma avestruz. resultado gastar mais euros em subir frente, ficará agora com 275mm curso total e ver como reage, vou tentar por mais peso "para trás" e espero que fique por aqui pois a mota estava muito complicada de gerir a frente. se ficar por aqui dou graças pois não gasto mais um tostão. senão ficar mais uma vez "incha"...

portanto resulta uma brincadeira cara por andar a por coisas aqui e ali, que espero tirar proveito, não tenho duvidas que uma suspensão preparada é muito melhor, mas se calhar fazendo uma revisão boa com uns pozinhos chegava perfeitamente para os gastos.

quando tiver conclusões finais criarei um tópico da motorizada.


22 fev 2013 09:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Miguel, como tudo na vida: Depende do que vais fazer.

Estrada e ocasionais estradoes sem grande relevo, está ok, a maioria dos condutores de LC8 não exige mais que isso . Claro que existe uma minoria que gosta de offroad hardcore e aí a coisa muda de figura.

A LC8 Adv traz molas dianteiras 4,8N/mm, o mesmo que uma LC4 Adventure. A 525 anda pelos 4,6 e a 450 oscila entre 4,6 e 5,0 dependendo do ano e modelo. Motas totalmente dispares em termos de peso. É fazer contas.

Quanto às suspensões baterem no fundo ser aceitável porque o curso está la para isso, isso não é tão linear. É bater o menos possível, porque assim que bate no fundo já não há amortecimento do impacto, a partir daí este é transmitido totalmente ao veiculo+condutor e a estabilidade é muito afectada.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


22 fev 2013 09:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
pois quando bate no fundo, além do condutor sofrer, o aro da frente fica empenado! :nod:

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 fev 2013 10:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
No meu caso, e como utilizo a LC8 várias vezes no TT, e muitas vezes por trilhos mais agrestes, as alterações valeram bem a pena.
A suspensão dianteira em especial absorve as irregularidades com uma suavidade espectacular.
Em estrada, perde-se um pouco, tal como o Lança referiu.
É como já vários referiram, ponderem bem estas alterações e na vossa utilização, porque não saem baratas.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


22 fev 2013 10:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
para aqueles que a suspensão bate no fundo:

http://www.advrider.com/forums/showpost.php?p=18034454
Finally, revalve the fork at least. Initially I went with a firm exc valving, 5.4N/mm springs and 100mm oil height but it was still bottoming and rider sag was excessive. Other than that, the valving was fantastic. Now I'm running 6.0N/mm springs and 80mm oil height. but have not tested on the super gnarly shit that had the initial set up bottoming. I suspect 90mm oil height will end up about right but this will be a personal preference thing anyway.
Alterem o nível do oleo!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 fev 2013 10:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
nunojdferreira Escreveu:
Lança Escreveu:

Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender .


Ora ai está, gastar tantooooo dinheiro...dass

agora na fase final já não tenho remédio, estou a gastar dinheiro que nem sei ainda por cima se vou tirar proveito.

primeiro uma preparação "normal" frente e trás para adaptar a Adventure mais ao uso no campo. inicialmente era mais do género revisão que sem duvida fazia falta, peças partidas dentro da susp da frente, a de trás nunca tinha visto óleo mudado que parecia óleo diesel dum camião...etc

a partir dai já parti pra parvoeira e pus uma mola progressiva atrás bem como o curso maior. ora a traseira ficou excelente depois de 2 retoques, inicialmente máximo curso e depois pedi para tirar pois andava quase a fazer o pino...ficou de funcionamento um estrondo, ta impec.

contra - mandou peso para a frente, com curso origem 210mm e "enfia" a frente no chão como uma avestruz. resultado gastar mais euros em subir frente, ficará agora com 275mm curso total e ver como reage, vou tentar por mais peso "para trás" e espero que fique por aqui pois a mota estava muito complicada de gerir a frente. se ficar por aqui dou graças pois não gasto mais um tostão. senão ficar mais uma vez "incha"...

portanto resulta uma brincadeira cara por andar a por coisas aqui e ali, que espero tirar proveito, não tenho duvidas que uma suspensão preparada é muito melhor, mas se calhar fazendo uma revisão boa com uns pozinhos chegava perfeitamente para os gastos.

quando tiver conclusões finais criarei um tópico da motorizada.

andas a inventar!
é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! :yupi:

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 fev 2013 10:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 nov 2010 09:32
Mensagens: 243
Localização: Beja
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Agostinho Gomes Escreveu:
andas a inventar!
é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! :yupi:


é...como sai barato, invento invento... :cachaço:


22 fev 2013 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
nunojdferreira Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
andas a inventar!
é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! :yupi:


é...como sai barato, invento invento... :cachaço:

Como disse o Gustavo, a mola do traseiro da tua LC8 com 210cm de curso é uma de 150Nm (+10Nm que a mola das LC8 S e R ).
Esta mola é excelente!
No caso da LC8 210mm, não é preciso troca-la, apenas calça-la e afinar corretamente a alta e baixa velocidade na compressão (compression) e a extensão (rebound), tal como referiu o PedroBC.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 fev 2013 10:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
meus amigos como disse isto e bater no ceguinho, cada um tem a sua opinião o que eu posso dizer é que com muito pouco dinheiro as suspensões da lc 8 ficam um mimo e não adianta andar para aqui a escrever, é passar para o terreno, o mal é o pessoal teclar muito e ler muito , são engenheiros a mais, gajos a querem ganhar dinheiro (ou melhor roubar o dinheiro ao povo).

quanto a suspensão bater no fundo a forma de alterar isso sem mexer na suavidade do hidráulico, para quem pode pesquisar um pouco de certeza que encontra na net a explicação como se faz..

continuo a dizer que maior parte do pessoal que aqui anda, anda com o sag errado....


22 fev 2013 10:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Gravataça Escreveu:

continuo a dizer que maior parte do pessoal que aqui anda, anda com o sag errado....


nem mais, mas existe sempre o problema de saber qual o SAG ideal,

outra situação por norma errada na procura do SAG ideal, é a malta apertar a mola do amortecedor de trás muito além do recomendado.

se o SAG estiver errado, todas as outras afinações nunca serão as correctas.
Mas se a LC8 como já aqui foi dito tiver umas molas muito macias na frente, irá sempre obrigar a mudar as molas para se conseguirem os valores ideais para cada um, não é uma alteração muito cara.
Re-valves, mudança da viscosidade ou da quantidade de oleo, alteram o funcionamento da suspensão, mas não evitam o bater no fundo etc.

Não esquecer que o SAG deve ser medido com o equipamento vestido.

oram vejam isto
http://www.motox.com.br/publix/?id=2458

http://www.moto-pro.com/files/shoptips/setting_rear_sag.pdf

Com bonecos
http://www.howcast.com/videos/480850-How-to-Set-Motorcycle-Suspension-Sag-Motorcycles-101

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


22 fev 2013 11:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
Agostinho Gomes Escreveu:
pois quando bate no fundo, além do condutor sofrer, o aro da frente fica empenado! :nod:


a LC8 Adv até deve conseguir empenar o aro quase quando está estacionada, quanto mais quando a suspensao bate no fundo...

Podemos escrever/conversar muito, mas as leis da Fisica e Força Gravitica são universais! ou pelo menos no SI.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


22 fev 2013 11:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE
gustavo.ramos Escreveu:
Miguel, como tudo na vida: Depende do que vais fazer.

Estrada e ocasionais estradoes sem grande relevo, está ok, a maioria dos condutores de LC8 não exige mais que isso . Claro que existe uma minoria que gosta de offroad hardcore e aí a coisa muda de figura.

A LC8 Adv traz molas dianteiras 4,8N/mm, o mesmo que uma LC4 Adventure. A 525 anda pelos 4,6 e a 450 oscila entre 4,6 e 5,0 dependendo do ano e modelo. Motas totalmente dispares em termos de peso. É fazer contas.


No meu caso, dou-lhe um uso TT, às vezes com algum relevo, dai a minha pergunta.
O melhor mesmo é quando estiver contigo, ai falamos sobre isso :nod:

Obrigado :okkk:


22 fev 2013 12:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 78 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.