Data/Hora: 27 abr 2024 18:10




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Pedido de Ajuda - XR650R - Motor 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
A minha já tem os componentes todos a espera de serem montados, válvulas KIBBLEWHITE, pois as de origem têm tendência a fragilizar na zona da cama, rodar válvulas, uma cams stage 1, o kit da hrc para o carburador, distribuição nova tal como a guia e o tensor, a biela falicon, que tal como o Bruno diz, permite fazer longas tiradas sem gripar :)

Villas, acho que fazes muito bem em dar uma nova vida à XR...

_________________
DR650SE 01'


29 out 2013 21:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Galvão Escreveu:
... a biela falicon, que tal como o Bruno diz, permite fazer longas tiradas sem gripar...


Oh Galvão, mas o que é isso de longas tiradas sem gripar?? estrada?? offroad?? e aliás, achas que esta é uma moto para fazer longas tiradas??

:friends:

_________________
XR 650 R


30 out 2013 14:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
No meu ponto de vista a xr é uma mota que da para fazer algumas trialeiras, mas... penso que não é o fim para o qual foi concebida... tem um quadro mais longo, uma ciclista mais virada para grandes distancias, com alguma proteção aerodinâmica para o piloto fica no ponto... Eu como amador não posso ter grande opinião é verdade... mas uma xr400 serve para não estragarmos "tanto" a 650, e para as maiores distancias...

A verdade é que com a falicon, os problemas da biela acabam-se!

_________________
DR650SE 01'


30 out 2013 21:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
A XR 650 é para espaço aberto e dar grande gás. Dá para as trialeiras mazinhas cá de cima. É preciso ter jeito..

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


30 out 2013 21:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Galvão Escreveu:
A verdade é que com a falicon, os problemas da biela acabam-se!


Desculpa Galvão mas eu não me fio nisso... qq motor por melhores que sejam os seus componentes tem as suas fragilidades e acredito que andar sempre a fundo e fazer longas tiradas não será bom nem dará "saúde" nenhuma (EX:basta veres um dakar e reparares q a meio da prova eles mudam quase sempre de motor). Este motor não foi feito para andar sempre em altas (para isso existem as 250 ou 450 ou 350, etc) nem tão pouco para andar a velocidades constantes e fazer longas tiradas (para isso existem as bicilindricas)... Este motor é, na minha opinião, ideal para as voltas organizadas pelo pessoal, não gasta muito, é potente, tem uma manutenção (básica) bastante barata e fácil e dá para fazer as ligações 20/30km ou um pouco mais, sem grandes stresses). Apesar deste ser um modelo mítico (rainha da baja 1000, etc), não é indestrutivel. Eu na minha ando com cuidado e faço a manutenção de 1000 em 1000km (óleo 10W50, filtro do óleo, vedante/o'ring da tampa do filtro), ando sempre com o filtro de ar limpo e lubrificado, transmissão sempre lubrificada, etc... Em relação ás trialeiras, esta não é de todo a moto indicada (a XR400 também não é), mas dá para safar.

:friends:

_________________
XR 650 R


31 out 2013 10:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
A XR é uma mota muito completa, que não gosta muito de andar devagar.

Dá para coisas longas e curtas e até se aguenta em tiradas muito longas. Exige bastante manutenção, que vale a pena por todos os sorrisos que provoca no condutor. Exige também mãozinhas (que eu não tenho) pois já me atirou ao chão mais do que uma vez, algo que até nem é normal. Penso que será pelo cansaço que provoca a ritmos mais elevados.

Eu gosto e não troco. O pessoal vai gozando com o kick, com a mota afogar quando cai, mas não goza quando passamos alguns obstáculos que, numa mota mais pesada, seriam bastante difíceis.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


31 out 2013 16:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 jun 2011 18:25
Mensagens: 52
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Citar:
Oh Galvão, mas o que é isso de longas tiradas sem gripar?? estrada?? offroad?? e aliás, achas que esta é uma moto para fazer longas tiradas??


Rich Lees: Do Reino Unido até à Austrália... 40.000kms...

Imagem

Imagem

..é uma tirada sufucientemente longa para tí Diogo?

Em relação à Falicon, posso apenas dizer-te que é a Biela que todos usam quando:

- Querem correr com a XR em SM.
- Montam Cams Stage2 (só altas) e cdis para fazer mais rotação.
- Querem montar pistons oversize hi-comp para 680cm3

e quando querem reunir as três coisas, as cames com os cdis e com os kitanços de a 680 e ao mesmo tempo poder andar a fundo....

A verdade é que se um dia a tua hora chegar....


Imagem



.....entre uma prox que se calhar te custa quase 200€ ( que se sabe ser uma cópia da oem e que inclusivamente usa um rolete igual ao oem ).... e uma Falicon que custa 300€ e que é reconhecida mundialmente como "bomb proof"..... também irás optar pela Falicon....


01 nov 2013 21:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Não sei o que entendem com longas tiradas e que não aguenta :lol: , existem montes de relatos de voltas ao mundo com a XR650R, em África, Australia, USA, América do Sul ......

No Amitie tivemos uma tirada de 700 km bem dura e pesada, seguidas de outras e nada correu mal.

Acho que o problema está em saber de quem foi a mota e quantos km´s tem na realidade e que tipo de manutenção tinha.

Motas robustas XR e DRZ ... e outras. Agora Milagres acho que não existem para nenhumas :thumbsup:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


01 nov 2013 22:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Oh Bruno, cada um com as suas convicções...Se alargares a tua pesquisa até vespas encontras a curtir nas dunas em marrocos, não é por aí :music: . Eu acredito q cada moto é criada para uma finalidade. Se pegas numa XR, q é uma monocilindrica (com tudo o q isso implica em termos de limitações) e te vais por a fazer Km's com fartura a velocidades constantes, o q vai acontecer é q não vais ganhar para reparar motores :D . Eu prefiro andar c calma e de vez em quando esticar um bocado a corda, andar em alcatrão devagar (70/80kmh), não manter velocidades constantes, fazer as revisões a tempo e horas e andar c o filtro d ar sempre limpo (até pq não quero gastar balurdios a restaurar um motor com 10 anos, não faz sentido na minha cabeça apesar de gostar de ver quem o faz :nod: ). Já dizia o outro "mais vale prevenir do que remediar".

:friends:

_________________
XR 650 R


03 nov 2013 00:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 jun 2011 18:25
Mensagens: 52
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
..é mesmo, cada um com as suas convicções:

Citar:
Eu acredito q cada moto é criada para uma finalidade. Se pegas numa XR, q é uma monocilindrica (com tudo o q isso implica em termos de limitações)


...o que é que limita ser monocilíndrica? ...só se forem as vibrações....

Acho que tu é que tens a convicção que um motor por ser mono-cilindrico é menos fiável de que um bi, tri, tetra, etc .....

Um mono só é pouco fiável, se os seus componentes e materiais não estiveres à altura da performance que debita... Isto acontecerá num bi, tri ou tetracilindrico.....

A biela da XR (o rolete) desintegra-se ao andar em altos regimes longos períodos.... Nada tem a ver com o facto de ser mono....acontece exactamente o mesmo e devido às mesmas causas numa ZX12R de 4 em linha, ou num E46 M3 de 6 em linha (vai aos fóruns: Conrod failure)

Em relação à biela Honda da XR é simplesmente o elo mais fraco... quando a substituis por uma Falicon eliminas essa fragilidade....(pesquisa por Falicon failure)


03 nov 2013 20:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Sem stress Bruno... cada um com a sua :thumbsup:

_________________
XR 650 R


03 nov 2013 22:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Epá, eu não percebo nada de motores, mas no que toca a monocilindricas e sua fiabilidade, acho que as tenere das antigas às actuais, as DR650, as Kawasakis 650 KLR e muitas outras são todas elas paradigmas da fiabilidade, motores simples e robustos para se necessário darem voltas ao mundo.

No que toca à reconhecida fiabilidade da Honda XR 650, há "reports" que se vão lendo e que nos despertam a curiosidade, e malta que nos acompanha com essa mesma moto, que confirmam a veracidade da afamada fiabilidade deste modelo em concreto.

Uns exemplos:

Com alguma frequente participação nos passeios promovido pelo fórum dos nomads há o Pedro Nunes, que aparece invariavelmente na sua XR tipo RR, o Pedro vai e vem sempre a rolar, comece o passeio Bragança ou em Zagora. De facto quantas e quantas vezes já lhe propus boleia e a resposta é normalmente, ... a 100 120 meto-me lá no estantes e a moto a essa velocidade é brutalmente confortável. Sobre se a moto sofre? nem me atrevo a questionar.

Já agora:
Quote:
I've just done 4'000 miles mostly on roads through Mexico, Belize and Guatemala on my XR650R
Yesteryear,I made a trip of 3,000 Km,500 to 800 per day


Se eu tivesse a moto, mais ou menos assim, para as voltas em Portugal seguramente que não comprava atrelado nenhum.

Imagem

_________________
;-)


04 nov 2013 10:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Nice essa XR :humm: ... oh BC e Bruno, mas eu escrevi q não acreditava na fiabilidade do motor??? tanto acredito que comprei uma e também não escrevi q os motores monos são menos ou mais fiáveis que os bi, tri, etc. O q escrevi/dei a entender é q o esforço/desgaste que um motor mono tem a andar a 120 ou 150kmh durante 200/300/1000km em nada se compara com um motor bi ou tri, já para não falar na falta de algum conforto, vibrações, etc. Só iniciei esta conversa porque não concordo com esta afirmação "... a biela falicon, que tal como o Bruno diz, permite fazer longas tiradas sem gripar...", até pq um motor não é só constituido por uma biela, tem muitos mais componentes que quando, constantemente, levados a determinados limites/temperaturas/etc acabam por ceder, mesmo a biela falicon (q não é feita de nenhum material indestrutivel). Não estou a ser do contra Bruno, apenas não concordo com a afirmação, em cima, citada. Mas se alguma vez tiver que trocar de biela, será concerteza para uma falicon, não por achar q a moto apartir daí irá aguentar tudo e mais alguma coisa, mas sim porque a falicon é um componente melhor.

:friends:

_________________
XR 650 R


04 nov 2013 11:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
No caso da XR650 o esforço do motor, vai depender muito da relação de trasnsmissão usada.

caso esteja alongada, a 120 a moto não vai em esforço quase nenhum.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


04 nov 2013 12:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Oh Jaime, mesmo assim eu irei continuar a dar o uso que acho adequado para esta moto e que me aconselharam a dar quando me venderam (mais uma vez, não andar em velocidades constantes e altas na estrada, que é onde isso mais acontece e onde se estraga mais material, em off road andar descansado até pq se está sempre a acelerar e a desacelerar e o mais importante o filtro de ar sempre limpo) e até te escrevo mais, quando faço alguma volta que meta muito pó ou muita água, mudo o óleo e o filtro e levo sempre uns dois filtros de ar para mudar. E até agora posso afirmar, já com uns 6000km na minha mão, que a moto não gasta óleo ou pelo menos se gasta não é visivel de 1000 em 1000km que é o intervalo das revisões, nunca apareceram limalhas nem restos de componentes, pelo menos no filtro de óleo e no filtro do quadro. Espero que se mantenha assim mais uns tempos :okkk:

:friends:

_________________
XR 650 R


04 nov 2013 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
:pop)

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


04 nov 2013 14:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Ricardo Andrés Escreveu:
:pop)


:lol: :ass:

_________________
XR 650 R


04 nov 2013 15:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 fev 2011 09:48
Mensagens: 381
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Oh Diogo, lá por n andares nada de moto e ires sempre ao ralenti com medo que ela vá gripar n quer dizer que os outros andem assim...
As motos foram feitas para dar gás e andar de punho trancado, se no limite das suas capacidades ainda conseguirem ter um pouco de fiabilidade, melhor [wink]
Deixa te de tretas e ve lá se pedes desculpa à malta por estares a ser "pica miolos" [:p]


05 nov 2013 12:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Rui Dinis Escreveu:
Oh Diogo, lá por n andares nada de moto e ires sempre ao ralenti com medo que ela vá gripar n quer dizer que os outros andem assim...
As motos foram feitas para dar gás e andar de punho trancado, se no limite das suas capacidades ainda conseguirem ter um pouco de fiabilidade, melhor [wink]
Deixa te de tretas e ve lá se pedes desculpa à malta por estares a ser "pica miolos" [:p]


Trata mal a familia :cachaço:

_________________
XR 650 R


05 nov 2013 13:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 06 jul 2010 09:49
Mensagens: 40
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Ehhh lá...

Já fui para aqui chamado!!! :help:

O que eu já me ri com este tópico... Falicons, tiradas longas, à prova de bomba etc etc :mutley:

Oh rapaziada, como o BC disse eu vou sempre a rolar (desde que o passeio não seja em Zagora :D , ai levo o reboque) mas em vez de estar com teorias da treta eu sei que a 120 km/h na minha mota o motor vai alegremente ás 5200 RPM (perto do regime de binario maximo mas longe do regime maximo de rotação), controlo a temperatura etc etc porque instalei manometros para tal. Alem disso a moto tem tem ainda um radiador de oleo (com mais uma linha que os da Africa Twin) e uma relação 15/47. Tb tenho o cuidado de mudar o óleo a cada 3500 kms. Não mudo de 1500 em 1500 porque não faço competição nem a mota anda a regimes elevados (o dono é um menino :danc: )

Se quiser cabrar é só trocar o pinhão de ataque por o de 14 dentes que vai sempre comigo, mas acho que só será necessário se pretender subir as mamas da rainha :D

Concluindo eu sou da opinião que a fiabilidade da XR é imcomparavelmente maior do que as das motas actuais (intenda-se cabras) no que diz respeito a intervalos de manutenção e à polivalência de uso, mas à que cuidar do material conforme o uso que se lhe dá e adaptar a mota ao que se pretende. Como não sou tendencioso tb acho que a KTM 690 tb está ao mesmo nivel da XR no que diz respeito a fiabilidade mecanica.


05 nov 2013 17:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Gira e modificada cá pelo Porto e Famalicão

Imagem

Utilizo também a relação 15/47 e a 120 km/h a mota vai sem esforço nenhum. Mas anda bem mais =:) Pedro com esta transmissão sobe na boa as mamas da rainha.

Meti recentemente um radiador maior em Duraluminium e tenho a ventoínha, que pode ser utilizada em modo manual.

Para já, sem problemas .... DR, XR ... FIABILIDADE

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


06 nov 2013 11:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 06 jul 2010 09:49
Mensagens: 40
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Que mota mais feia Ricardo
:shi:

A minha é muito mais bonita, anda mais que a tua, tb tem ventoinha e por ser só para ti até ponderava torcá-la pela tua HP2 se ainda me desses mais algum à troca :danc: [}:)]


06 nov 2013 15:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
ricardo.teixeira Escreveu:
Gira e modificada cá pelo Porto e Famalicão

Imagem


Xiii :D

:zum: Só por causa das fitas de tape no deposito... Não gosto :nhnhn:

E aquele tóclante "TrailAventura" tira metade do valor comercial da bicha :ass:

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


06 nov 2013 16:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Já tem mais uns arranhões, é inevitável, mas o raio do vinil que diz Trailaventura aguenta :lol:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


06 nov 2013 16:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Pedido de Ajuda - XR650R - Motor
Por acaso o raio da moto (do Ricardo) está muito fixe, só estranho ainda não ter havido um comprador para os várias extras, porque este modelo de moto a mim faz-me mais sentido neste formato que no formado de cabra.

Aliás tenho no meu WC :flush: uma revista de 2004 que traduz bem a XR 650 R, a revista interroga-se onde a honda deveria catalogar esta moto, se numa trail se numa moto de enduro, e devido às suas características finalizavam resumindo, a XR650 não deveria ser considerada uma verdadeira moto de enduro, mas a melhor trail de TT do mercado, mas que tinha o óbice de não ter a protecção que tinha a KTM 640 ADV.

Ora ai está, a motorizada do Ricardo já pode ser considerada uma trail de TT quase perfeita.

_________________
;-)


06 nov 2013 17:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.