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Pedro Fontes
Aventureiro
Registado: 18 dez 2012 15:35 Mensagens: 437 Localização: Braga
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Pinhão e Cremalheira
Pessoal, estou com dúvidas na relação pinhão/cremalheira da minha cabra (XR600) Nos passeios que faço aqui com a malta, tenho sentido alguma dificuldade em aguentar a moto em velocidades baixas. O objectivo era ganhar força (perdendo alguma velocidade, não importa, tenho a sobrar), mas conseguir aguentar p.e. uma segunda a uma velocidade mais baixa para passar algumas zonas mais difíceis, sem que a mota me vá abaixo (quem tem Xr's sabe que deixá-la ir abaixo numa trialeira ) ... Neste momento tenho 14/45 montado e tenho um 13 suplente (ainda n experimentei). Em vez de começar a comprar cremalheiras e pinhões até encontrar a melhor relação, gostava de ter mais opiniões a ver se acerto!! Obrigado
_________________ KTM 530 EXC - 2009 KTM 990 Adventure - Black 2006 ex Honda XR 600R 1993 ex Honda Varadero 2005
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27 set 2013 11:01 |
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Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
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Re: Pinhão e Cremalheira
Experimenta esse com menos um dente e já deves notar diferença. Caso ainda não seja suficiente para ti, deixas ficar o de 13 e pões uma cremalheira com mais tres dentes (48), (equivalente a menos um no pinhão). Deve ser suficiente.
Abraço!
_________________ Two Big for me...
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27 set 2013 11:42 |
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Rui Dinis
Aventureiro
Registado: 01 fev 2011 09:48 Mensagens: 381 Localização: Lisboa
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Re: Pinhão e Cremalheira
Nuno_Dias Escreveu: Experimenta esse com menos um dente e já deves notar diferença. Caso ainda não seja suficiente para ti, deixas ficar o de 13 e pões uma cremalheira com mais tres dentes (48), (equivalente a menos um no pinhão). Deve ser suficiente.
Abraço! Concordo com o Nuno (apesar de n perceber nada de motos...) entretanto se a moto continuar a perder forca deve estar quase a agarrar
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27 set 2013 12:32 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Pinhão e Cremalheira
A XR tem de Origem 14/48
Pelo que já estás 3 dentes abaixo do Standard.
Se colocares um pinhão de 13 a corrente poderá começar a raspar demasiado na guia e começar a desgastar prematuramente o próprio braço oscilante, além de que um pinhão mais pequeno irá obrigar a corrente a sofrar mais esforços pois a corrente vaia fechar mais ao passar no pinhão, o que também vai ajudar a estragar a corrente mais depressa.
Aconselho a ida para a cremalheira de origem ou uma de 50
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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27 set 2013 12:56 |
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MicoMarti
Aventureiro
Registado: 05 dez 2012 21:31 Mensagens: 695 Localização: Famalikon
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Re: Pinhão e Cremalheira
Pedro Não inventes ..... Passa para a de origem! A XR trepa tudo, mas é bruta! ou seja tens de ir em primeira ou fechas os olhos e fazes de segunda, pois ela sobe..... Pode é deixar-te a meio da subida. E também te faz bem dar ao zarelho ..... Ginástica de borla ! Abraço
_________________
KTM 690 ENDURO R - 2015 VESPA GTS 250 I.E. - 2008
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27 set 2013 13:04 |
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Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
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Re: Pinhão e Cremalheira
JaimeX Escreveu: A XR tem de Origem 14/48
Pelo que já estás 3 dentes abaixo do Standard.
Se colocares um pinhão de 13 a corrente poderá começar a raspar demasiado na guia e começar a desgastar prematuramente o próprio braço oscilante, além de que um pinhão mais pequeno irá obrigar a corrente a sofrar mais esforços pois a corrente vaia fechar mais ao passar no pinhão, o que também vai ajudar a estragar a corrente mais depressa.
Aconselho a ida para a cremalheira de origem ou uma de 50 Jaime, Na minha LC8 pus um pinhão com menos um dente do original e não satisfeito coloquei uma cremalheira com mais 3. Eu gostava. Havia que bastasse apenas a redução do pinhão (quase todos mudam) e óbviamente terá que se ter atenção á corrente. Mas daí a ter "problemas" com a corrente...mais depressa se estragam por outros motivos, inerentes ao tipo de mota/condução/piso.
_________________ Two Big for me...
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27 set 2013 13:13 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Pinhão e Cremalheira
Nuno_Dias Escreveu: JaimeX Escreveu: A XR tem de Origem 14/48
Pelo que já estás 3 dentes abaixo do Standard.
Se colocares um pinhão de 13 a corrente poderá começar a raspar demasiado na guia e começar a desgastar prematuramente o próprio braço oscilante, além de que um pinhão mais pequeno irá obrigar a corrente a sofrar mais esforços pois a corrente vaia fechar mais ao passar no pinhão, o que também vai ajudar a estragar a corrente mais depressa.
Aconselho a ida para a cremalheira de origem ou uma de 50 Jaime, Na minha LC8 pus um pinhão com menos um dente do original e não satisfeito coloquei uma cremalheira com mais 3. Eu gostava. Havia que bastasse apenas a redução do pinhão (quase todos mudam) e óbviamente terá que se ter atenção á corrente. Mas daí a ter "problemas" com a corrente...mais depressa se estragam por outros motivos, inerentes ao tipo de mota/condução/piso. Concordo contigo Nuno Só chamei à atenção porque há malta que não liga ou desconhece e depois admira-se por aparecerem certas situações, A malta muda o pinhao porque é mais barato e simples de mudar. O correcto seria mudar a cremalheira, o que por vezes obriga a ter de se trocar a corrente, a malta compreensivelmente opta pela situação mais económica.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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27 set 2013 13:34 |
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Pedro Fontes
Aventureiro
Registado: 18 dez 2012 15:35 Mensagens: 437 Localização: Braga
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Re: Pinhão e Cremalheira
Estou inclinado para uma cremalheira de 48 e talvez manter o 14 á frente... Vou experimentar!
Tenho que trocar a corrente para mudar a cremalheira?!?
Alguém conhece algum sitio onde a possa comprar? Já tentei a motoveiga mas nada... Não queria comprar na net pois queria experimentar este fds
Sugestões? Se tiverem abertos ao sábado melhor...
Obrigado a todos!!
_________________ KTM 530 EXC - 2009 KTM 990 Adventure - Black 2006 ex Honda XR 600R 1993 ex Honda Varadero 2005
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27 set 2013 15:51 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Pinhão e Cremalheira
Só precisas de mudar a corrente, se ao meteres uma cremalheira maior, a que lá tens ficar curta.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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27 set 2013 16:18 |
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Pedro Fontes
Aventureiro
Registado: 18 dez 2012 15:35 Mensagens: 437 Localização: Braga
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Re: Pinhão e Cremalheira
JaimeX Escreveu: Só precisas de mudar a corrente, se ao meteres uma cremalheira maior, a que lá tens ficar curta. Ok! Obrigado
_________________ KTM 530 EXC - 2009 KTM 990 Adventure - Black 2006 ex Honda XR 600R 1993 ex Honda Varadero 2005
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27 set 2013 17:34 |
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Punkecas
Aventureiro
Registado: 30 jul 2009 14:17 Mensagens: 514 Localização: Aroeira
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Re: Pinhão e Cremalheira
A minha xr 600 tem a relação de origem e acho.a bastante equilibrada tenho força e ponta eu não mexia na relação de fábrica.
_________________ Uma AT sem riscos não é uma AT! XR600 Punkecastech Drz400
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28 set 2013 21:47 |
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mike
Aventureiro
Registado: 12 ago 2013 10:42 Mensagens: 62 Localização: Trancoso - Guarda
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Re: Pinhão e Cremalheira
Boas Amigo
Eu tenho uma Kawasaki klx 650r e tive o mesmo problema quando vim residir para Trancoso.
Como tudo a mota tem que ser preparada para o tipo de pecurso que faças.
Ex: quando vivia em Sines, terrenos planos e estradões usava o Kit 14/46, quando vim para a Serra, altas picadas e muita Pedra uso o Kit 14/48.
Tens que adaptar o Kit de Corrente de acordo com o terreno que percorres e resolvi o problema em três tempos, a tua mota para andar equilibrada tens duas hipóteses 14/46 e 14/48, agora escolhe.
Abraços
_________________ Kawasaki KLX 650R de 1994
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29 set 2013 10:37 |
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Pedro Fontes
Aventureiro
Registado: 18 dez 2012 15:35 Mensagens: 437 Localização: Braga
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Re: Pinhão e Cremalheira
mike Escreveu: Boas Amigo
Eu tenho uma Kawasaki klx 650r e tive o mesmo problema quando vim residir para Trancoso.
Como tudo a mota tem que ser preparada para o tipo de pecurso que faças.
Ex: quando vivia em Sines, terrenos planos e estradões usava o Kit 14/46, quando vim para a Serra, altas picadas e muita Pedra uso o Kit 14/48.
Tens que adaptar o Kit de Corrente de acordo com o terreno que percorres e resolvi o problema em três tempos, a tua mota para andar equilibrada tens duas hipóteses 14/46 e 14/48, agora escolhe.
Abraços Acho que vou pelo 14/48!
_________________ KTM 530 EXC - 2009 KTM 990 Adventure - Black 2006 ex Honda XR 600R 1993 ex Honda Varadero 2005
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30 set 2013 08:04 |
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