Re: Lavagem/limpeza do circuito de arrefecimento XR650R
Brgd
Sobre a questão de remover o termostáto parece-me um erro:
1) Os nipónico da honda lá devem saber porque meteram mais aquele "calhau" naquele ponto com determinado objectivo
2) Ao remover o termostato, a agua vai circular sempre pelo radiador, o que fará com que a mota demore mais tempo a aquecer. Isto pode parecer ser bom mas não o é. A mota demorará mais tempo a aquecer (o óleo igualmente), pelo que trabalhará abaixo da temperatura ideal, causando desgaste no material.
3) Sem o termostáto a agua "demorará" menos tempo no radiador pelo que a permuta ar/agua sairá prejudicada
4) Em resumo a mota vai trabalhar muito fria no início e demasiado quente depois.
Nunca percebi bem porque removem o termostáto nas motas
A questão das "areias" resulta do envelhecimento dos liquidos de radiador, geralmente os verdes (com inbidores à base de silicatos, acho que é isso
).
Pelo que percebi recomendam os laranjas e vermelhos cujos inibidores não produzem as tais areias.
Gostava de ouvir as V/ opniões...que isto é só conhecimento da teoria