Data/Hora: 02 mai 2024 12:46




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 
 DR650 - Avisos 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem DR650 - Avisos
Presumo que todos os possuidores da DR650 já tenham feito a pesquisa de problemas e existem 3 genéricos (http://dr650.wikia.com/wiki/Potential_problems_to_be_aware_of):
- Parafusos do NSU
- Countershaft Seal
- Carreto de terceira

Com a ida a marrocos e revisão mais profunda resolvi ver os dois primeiros. Resultado, no primeiro caso já só tinha 1 parafuso (a mota tem 61000km) e como tal coloquei parafusos umbrako com um arame a uni-los

Imagem

A imagem é apenas exemplificativa.

Quanto ao segundo desde 2013 que os senhores da suzuki fazem a peça de origem e que em PT tem a referencia 24751-32E00. Recebi a minha hoje e vou montar mas é +/- isto:

Imagem

No catálogo da suzuki a peça está errada e podem tentar dar-vos outra como a mim mas a correcta é esta.

Se alguém tiver mais informações uteis pf complemente o tópico.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 14 fev 2014 08:00, num total de 1 vez.



12 fev 2014 13:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Segundo o site partzilla

http://www.partzilla.com/parts/detail/suzuki/SP-24751-14A00.html

a 24751-14A00 foi substituida pela 24751-14A01

e segundo o mesmo site a Refª 24751-14A01 ou a 24751-14A00 são para as DR600 bué mais antigas

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


12 fev 2014 14:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
JaimeX Escreveu:
Segundo o site partzilla

http://www.partzilla.com/parts/detail/suzuki/SP-24751-14A00.html

a 24751-14A00 foi substituida pela 24751-14A01

e segundo o mesmo site a Refª 24751-14A01 ou a 24751-14A00 são para as DR600 bué mais antigas

Pois, eu agora com a imagem pesquisei e encontrei o mesmo, embora nalguns sites tenha DR650SE 1993/1994/1995 e que eu saiba a SE saiu em 96 :eek:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


12 fev 2014 14:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: DR650 - Avisos
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.

Não ha nada a fazer no carreto de 3a, mas tb são poucos os casos reportados.

Outro problema, bem mais grave é o torque limiter do motor de arranque. 98 e 99 substituiram o amortecedor por uma engrenagem estatica. de 2000 para a frente voltaram a colocar esse amortecedor. É um retrofit fácil.

A DR650SE tem prefixo SP46 e esteve disponivel >1996-2010

Anteriores são R/RSE, SP43,44,45 e o motor é diferente, com outros problemas!!!

Já agora, convem remover o rolete superior da corrente perto do veio do braço oscilante. A corrente com um pouco mais de folga ganha força suficiente para... arrancar o rolete, e quando arranca, já aconteceu arrancar um pedaço do quadro que agarra o rolete (true story...).

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


12 fev 2014 14:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
gustavo.ramos Escreveu:
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.

Eu ia fazer isto mas quando me disseram que havia de origem e o preço era menos de 4,5€ não vale a pena mandar fazer

gustavo.ramos Escreveu:
Não ha nada a fazer no carreto de 3a, mas tb são poucos os casos reportados.

Pois, para já nada vou fazer

gustavo.ramos Escreveu:
Outro problema, bem mais grave é o torque limiter do motor de arranque. 98 e 99 substituiram o amortecedor por uma engrenagem estatica. de 2000 para a frente voltaram a colocar esse amortecedor. É um retrofit fácil.

A minha é de 96 não tem esse problema

gustavo.ramos Escreveu:
A DR650SE tem prefixo SP46 e esteve disponivel >1996-2010

Anteriores são R/RSE, SP43,44,45 e o motor é diferente, com outros problemas!!!

Num dos sites onde pesquisei dizia DR650SE de 1995 mas eu sei que a SE saiu em 96, deve ser erro do site

gustavo.ramos Escreveu:
Já agora, convem remover o rolete superior da corrente perto do veio do braço oscilante. A corrente com um pouco mais de folga ganha força suficiente para... arrancar o rolete, e quando arranca, já aconteceu arrancar um pedaço do quadro que agarra o rolete (true story...).

Tenho essa na calha, pois supostamente nunca bate em nada em se não tiver esse rolete. Eu troquei os meus que estavam gastos e já tive a ver um post com uma referencia de um parafuso que dá para colocar e aí evitava colocar cola.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


12 fev 2014 15:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.

Eu ia fazer isto mas quando me disseram que havia de origem e o preço era menos de 4,5€ não vale a pena mandar fazer



4,5 €????? Desconhecia...

Mas..... na altura estava escaldado com tempo de entrega de peças suzuki que preferiria ainda assim ser eu a fazer!

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


12 fev 2014 17:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Gustavo, a suzuki só fez a peça a partir do modelo de 2013, antes tinha de ser vi procycle ou semelhantes e eram vinte e tal dolares mais portes :mutley:

Eu só vi agora num site qualquer essa referencia, já estava com o template duma pronto a mandar fazer.

Como quase de certeza que a peça é errada o preço pode ser diferente mas deve andar por esses valores, presumo eu.

NOTA: Já verifiquei que a peça era errada, ao comprar confirmem que o formato é:

Imagem

Actualizei o primeiro tópico.

Afinal a peça custa 8,9€ mais IVA mas mesmo assim acho que vale a pena comprar de origem, que foi o que fiz.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 14 fev 2014 13:46, num total de 1 vez.



12 fev 2014 17:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 out 2009 22:16
Mensagens: 607
Localização: Faro
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas... :stupid: :stupid:

há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice :)

Rui a tua tem protecção do amortecedor?

_________________
DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"


14 fev 2014 11:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Nelson Ângelo Escreveu:
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas... :stupid: :stupid:

há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice :)

Rui a tua tem protecção do amortecedor?

Tem um plástico preso ao braço oscilante deste género:

Imagem

Era isto?

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


14 fev 2014 12:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 out 2009 22:16
Mensagens: 607
Localização: Faro
Mensagem Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
Nelson Ângelo Escreveu:
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas... :stupid: :stupid:

há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice :)

Rui a tua tem protecção do amortecedor?

Tem um plástico preso ao braço oscilante deste género:

Imagem

Era isto?


é isso mesmo... vinha de origem ou tu é que puseste? preciso desse plastico...

_________________
DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"


14 fev 2014 22:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Cá está um vídeo muito bem feito, tomara todas as motos terem um assim... só demonstra que é uma grande montada !!!


_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


21 fev 2014 09:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: DR650 - Avisos
dito por quem já as teve e ainda tem uma. Boa base, mas exige muitas modificações para ficar no ponto (leia-se ir para todo o lado com conforto, não significa ir rápido).

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 fev 2014 12:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Ontem, não sei por que razão fui ver a borracha que protege o braço oscilante e estava mais ou menos assim (mas o braço está menos raspado que este :shi: )

Imagem

Olhem para as vossas :leiam:

Já encomendei uma nova de qualquer forma olhem para as vossas pois a peça não é muito cara e o braço oscilante é.

Já agora, caso não chegue a peça até ao fds como sugerem "remediar"? - Pensei em tentar arranjar uma tira de pneu velho e prender lá, uma vez que tinha colocado um pouco de camara de ar e já está quase a ir embora. Ou ir a uma loja de borrachas e comprar uma tira com uns 3 a 5 mm (tenho de medir) e prender lá.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


10 mar 2014 17:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Estica a corrente. Previne isso tudo.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


10 mar 2014 18:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
gustavo.ramos Escreveu:
Estica a corrente. Previne isso tudo.

Pois mas já estou na fase de remediar. A peca vem a caminho se não chegar tenho uma correia do alternador de um carro para o remedeio no fds.
Acho que deve ter sido idade, mais corrente um pouco solta mais pinhão tamanho abaixo tudo junto.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


10 mar 2014 21:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 nov 2011 23:17
Mensagens: 613
Localização: Água Longa - Santo Tirso
Mensagem Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
Ontem, não sei por que razão fui ver a borracha que protege o braço oscilante e estava mais ou menos assim (mas o braço está menos raspado que este :shi: )

Imagem

Olhem para as vossas :leiam:

Já encomendei uma nova de qualquer forma olhem para as vossas pois a peça não é muito cara e o braço oscilante é.

Já agora, caso não chegue a peça até ao fds como sugerem "remediar"? - Pensei em tentar arranjar uma tira de pneu velho e prender lá, uma vez que tinha colocado um pouco de camara de ar e já está quase a ir embora. Ou ir a uma loja de borrachas e comprar uma tira com uns 3 a 5 mm (tenho de medir) e prender lá.


Olá Rui,

Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?

Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...

_________________
Carpe Diem!
ttrilhosdoxisto


10 mar 2014 23:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
pmerencio Escreveu:
Olá Rui,

Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?

Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...


Eu acho que deve ter sido tudo junto idade, mais corrente um pouco solta, mais pinhão tamanho abaixo. É apenas importante ir controlando pois como é na parte de baixo não se verifica tão facilmente.

Tenho visto n relatos de pessoas a usar os pinhões 14, 15 e 16 e funcionarem bem com todos. Obviamente que com o pinhão mais pequeno aceleras o desgaste mas não passa dos 8 para os 80.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


11 mar 2014 07:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
pmerencio Escreveu:
Olá Rui,

Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?

Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...


Eu acho que deve ter sido tudo junto idade, mais corrente um pouco solta, mais pinhão tamanho abaixo. É apenas importante ir controlando pois como é na parte de baixo não se verifica tão facilmente.

Tenho visto n relatos de pessoas a usar os pinhões 14, 15 e 16 e funcionarem bem com todos. Obviamente que com o pinhão mais pequeno aceleras o desgaste mas não passa dos 8 para os 80.


A minha tb já tinha algum desgaste mais profundo nessa zona da borracha.
Parece-me que seja provocado por andar muitos kms com a transmissão lassa e/ou pouco lubrificada, vou montar aquele sistema tipo scot-oiler caseiro que já usei numa AT e aguentou-me a corrente velha por muitos kms... logo que possa meto aqui uma foto, mas meti um pouco de cola termofusivel a preencher a zona mais desgastada, esta cola não é muito resistente mas se não se aguentar muito, depois vou experimentar uma cola bi-componente de epoxy...

Também meti o pinhão de 14 dentes e tive que fazer umas anilhas em chapa para meter por trás da chapa (amarela) que bloqueia o pinhão no veio, para afastar a esta mesma chapa da corrente, caso contrário a corrente iria roçar na chapa amarela e desgasta-la e fazer barulho... pena que o o-ring não combina com o pinhão com menos 1 dente, decidi não meter e guarda-lo para quando voltar ao de 15 dentes... tenho que tentar encontrar ou fazer outro o-ring com menos perimetro e menos parede... [wink]

_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


21 mar 2014 00:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR650 - Avisos
Rui Marques Escreveu:
A minha tb já tinha algum desgaste mais profundo nessa zona da borracha.
Parece-me que seja provocado por andar muitos kms com a transmissão lassa e/ou pouco lubrificada, vou montar aquele sistema tipo scot-oiler caseiro que já usei numa AT e aguentou-me a corrente velha por muitos kms... logo que possa meto aqui uma foto, mas meti um pouco de cola termofusivel a preencher a zona mais desgastada, esta cola não é muito resistente mas se não se aguentar muito, depois vou experimentar uma cola bi-componente de epoxy...


Vai a uma oficina e pede uma daqueles correias de borracha dos carros, coloquei na minha por dentro da original e aguentou o AT IV sem problemas e ainda tem muitos km pela frente (embora tenha já encomendado a nova).

Imagem

Rui Marques Escreveu:
Também meti o pinhão de 14 dentes e tive que fazer umas anilhas em chapa para meter por trás da chapa (amarela) que bloqueia o pinhão no veio, para afastar a esta mesma chapa da corrente, caso contrário a corrente iria roçar na chapa amarela e desgasta-la e fazer barulho... pena que o o-ring não combina com o pinhão com menos 1 dente, decidi não meter e guarda-lo para quando voltar ao de 15 dentes... tenho que tentar encontrar ou fazer outro o-ring com menos perimetro e menos parede... [wink]

A minha nunca teve o oring, pensei pegar numas anilhas de borracha ou camara de ar para fazer o mesmo efeito. Será que é necessário?

Quanto a essa chapa o que fiz foi tirar 1mm ao diametro e agora dá com pinhão 14 e 15.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


21 mar 2014 07:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.