Com a ida a marrocos e revisão mais profunda resolvi ver os dois primeiros. Resultado, no primeiro caso já só tinha 1 parafuso (a mota tem 61000km) e como tal coloquei parafusos umbrako com um arame a uni-los
A imagem é apenas exemplificativa.
Quanto ao segundo desde 2013 que os senhores da suzuki fazem a peça de origem e que em PT tem a referencia 24751-32E00. Recebi a minha hoje e vou montar mas é +/- isto:
No catálogo da suzuki a peça está errada e podem tentar dar-vos outra como a mim mas a correcta é esta.
Se alguém tiver mais informações uteis pf complemente o tópico.
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Editado pela última vez por RuiSpratley em 14 fev 2014 08:00, num total de 1 vez.
12 fev 2014 13:47
JaimeX
Aventureiro
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e segundo o mesmo site a Refª 24751-14A01 ou a 24751-14A00 são para as DR600 bué mais antigas
Pois, eu agora com a imagem pesquisei e encontrei o mesmo, embora nalguns sites tenha DR650SE 1993/1994/1995 e que eu saiba a SE saiu em 96
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12 fev 2014 14:42
gustavo.ramos
Aventureiro
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Re: DR650 - Avisos
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.
Não ha nada a fazer no carreto de 3a, mas tb são poucos os casos reportados.
Outro problema, bem mais grave é o torque limiter do motor de arranque. 98 e 99 substituiram o amortecedor por uma engrenagem estatica. de 2000 para a frente voltaram a colocar esse amortecedor. É um retrofit fácil.
A DR650SE tem prefixo SP46 e esteve disponivel >1996-2010
Anteriores são R/RSE, SP43,44,45 e o motor é diferente, com outros problemas!!!
Já agora, convem remover o rolete superior da corrente perto do veio do braço oscilante. A corrente com um pouco mais de folga ganha força suficiente para... arrancar o rolete, e quando arranca, já aconteceu arrancar um pedaço do quadro que agarra o rolete (true story...).
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 LaranjinhaNegra #108
12 fev 2014 14:58
RuiSpratley
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Re: DR650 - Avisos
gustavo.ramos Escreveu:
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.
Eu ia fazer isto mas quando me disseram que havia de origem e o preço era menos de 4,5€ não vale a pena mandar fazer
gustavo.ramos Escreveu:
Não ha nada a fazer no carreto de 3a, mas tb são poucos os casos reportados.
Pois, para já nada vou fazer
gustavo.ramos Escreveu:
Outro problema, bem mais grave é o torque limiter do motor de arranque. 98 e 99 substituiram o amortecedor por uma engrenagem estatica. de 2000 para a frente voltaram a colocar esse amortecedor. É um retrofit fácil.
A minha é de 96 não tem esse problema
gustavo.ramos Escreveu:
A DR650SE tem prefixo SP46 e esteve disponivel >1996-2010
Anteriores são R/RSE, SP43,44,45 e o motor é diferente, com outros problemas!!!
Num dos sites onde pesquisei dizia DR650SE de 1995 mas eu sei que a SE saiu em 96, deve ser erro do site
gustavo.ramos Escreveu:
Já agora, convem remover o rolete superior da corrente perto do veio do braço oscilante. A corrente com um pouco mais de folga ganha força suficiente para... arrancar o rolete, e quando arranca, já aconteceu arrancar um pedaço do quadro que agarra o rolete (true story...).
Tenho essa na calha, pois supostamente nunca bate em nada em se não tiver esse rolete. Eu troquei os meus que estavam gastos e já tive a ver um post com uma referencia de um parafuso que dá para colocar e aí evitava colocar cola.
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12 fev 2014 15:20
gustavo.ramos
Aventureiro
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Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
A parte do retentor do veio do pinhao de ataque, aconteceu-me o mesmo saltar e o oleo vir ca fora ver a luz do dia. fiz uma peça semelhante a essa que a Suzy vende.
Eu ia fazer isto mas quando me disseram que havia de origem e o preço era menos de 4,5€ não vale a pena mandar fazer
4,5 €????? Desconhecia...
Mas..... na altura estava escaldado com tempo de entrega de peças suzuki que preferiria ainda assim ser eu a fazer!
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12 fev 2014 17:45
RuiSpratley
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Re: DR650 - Avisos
Gustavo, a suzuki só fez a peça a partir do modelo de 2013, antes tinha de ser vi procycle ou semelhantes e eram vinte e tal dolares mais portes
Eu só vi agora num site qualquer essa referencia, já estava com o template duma pronto a mandar fazer.
Como quase de certeza que a peça é errada o preço pode ser diferente mas deve andar por esses valores, presumo eu.
NOTA: Já verifiquei que a peça era errada, ao comprar confirmem que o formato é:
Actualizei o primeiro tópico.
Afinal a peça custa 8,9€ mais IVA mas mesmo assim acho que vale a pena comprar de origem, que foi o que fiz.
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Editado pela última vez por RuiSpratley em 14 fev 2014 13:46, num total de 1 vez.
12 fev 2014 17:55
Nelson Ângelo
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Re: DR650 - Avisos
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas...
há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
Re: DR650 - Avisos
Nelson Ângelo Escreveu:
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas...
há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice
Rui a tua tem protecção do amortecedor?
Tem um plástico preso ao braço oscilante deste género:
Era isto?
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14 fev 2014 12:07
Nelson Ângelo
Aventureiro
Registado: 15 out 2009 22:16 Mensagens: 607 Localização: Faro
Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
Nelson Ângelo Escreveu:
Na minha acabei de ser presenteado com uma guia de corrente partida, a original é em teflon e partiu graças a ao esquecimento de afinar a corrente a tempo e horas...
há uma solução na kientech... mas não considero isto um problema, foi mais um ponto fraco explorado pela minha burrice
Rui a tua tem protecção do amortecedor?
Tem um plástico preso ao braço oscilante deste género:
Era isto?
é isso mesmo... vinha de origem ou tu é que puseste? preciso desse plastico...
Cá está um vídeo muito bem feito, tomara todas as motos terem um assim... só demonstra que é uma grande montada !!!
_________________ Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...
21 fev 2014 09:40
gustavo.ramos
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Re: DR650 - Avisos
dito por quem já as teve e ainda tem uma. Boa base, mas exige muitas modificações para ficar no ponto (leia-se ir para todo o lado com conforto, não significa ir rápido).
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 LaranjinhaNegra #108
21 fev 2014 12:45
RuiSpratley
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Re: DR650 - Avisos
Ontem, não sei por que razão fui ver a borracha que protege o braço oscilante e estava mais ou menos assim (mas o braço está menos raspado que este )
Olhem para as vossas
Já encomendei uma nova de qualquer forma olhem para as vossas pois a peça não é muito cara e o braço oscilante é.
Já agora, caso não chegue a peça até ao fds como sugerem "remediar"? - Pensei em tentar arranjar uma tira de pneu velho e prender lá, uma vez que tinha colocado um pouco de camara de ar e já está quase a ir embora. Ou ir a uma loja de borrachas e comprar uma tira com uns 3 a 5 mm (tenho de medir) e prender lá.
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10 mar 2014 17:45
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
Re: DR650 - Avisos
Estica a corrente. Previne isso tudo.
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690 & 990 LaranjinhaNegra #108
10 mar 2014 18:50
RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
Re: DR650 - Avisos
gustavo.ramos Escreveu:
Estica a corrente. Previne isso tudo.
Pois mas já estou na fase de remediar. A peca vem a caminho se não chegar tenho uma correia do alternador de um carro para o remedeio no fds. Acho que deve ter sido idade, mais corrente um pouco solta mais pinhão tamanho abaixo tudo junto.
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10 mar 2014 21:49
pmerencio
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Registado: 04 nov 2011 23:17 Mensagens: 613 Localização: Água Longa - Santo Tirso
Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
Ontem, não sei por que razão fui ver a borracha que protege o braço oscilante e estava mais ou menos assim (mas o braço está menos raspado que este )
Olhem para as vossas
Já encomendei uma nova de qualquer forma olhem para as vossas pois a peça não é muito cara e o braço oscilante é.
Já agora, caso não chegue a peça até ao fds como sugerem "remediar"? - Pensei em tentar arranjar uma tira de pneu velho e prender lá, uma vez que tinha colocado um pouco de camara de ar e já está quase a ir embora. Ou ir a uma loja de borrachas e comprar uma tira com uns 3 a 5 mm (tenho de medir) e prender lá.
Olá Rui,
Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?
Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...
_________________ Carpe Diem! ttrilhosdoxisto
10 mar 2014 23:48
RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
Re: DR650 - Avisos
pmerencio Escreveu:
Olá Rui,
Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?
Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...
Eu acho que deve ter sido tudo junto idade, mais corrente um pouco solta, mais pinhão tamanho abaixo. É apenas importante ir controlando pois como é na parte de baixo não se verifica tão facilmente.
Tenho visto n relatos de pessoas a usar os pinhões 14, 15 e 16 e funcionarem bem com todos. Obviamente que com o pinhão mais pequeno aceleras o desgaste mas não passa dos 8 para os 80.
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11 mar 2014 07:50
Rui Marques
Aventureiro
Registado: 04 set 2010 19:08 Mensagens: 638
Re: DR650 - Avisos
RuiSpratley Escreveu:
pmerencio Escreveu:
Olá Rui,
Não será o facto de teres o pinhão mais pequeno que provocou esse desgaste?
Eu tb já montei o pinhão de 14 e, juntamente com a cremalheira de 43, a mota parece outra, mas espero que não aconteça este desgate...
Eu acho que deve ter sido tudo junto idade, mais corrente um pouco solta, mais pinhão tamanho abaixo. É apenas importante ir controlando pois como é na parte de baixo não se verifica tão facilmente.
Tenho visto n relatos de pessoas a usar os pinhões 14, 15 e 16 e funcionarem bem com todos. Obviamente que com o pinhão mais pequeno aceleras o desgaste mas não passa dos 8 para os 80.
A minha tb já tinha algum desgaste mais profundo nessa zona da borracha. Parece-me que seja provocado por andar muitos kms com a transmissão lassa e/ou pouco lubrificada, vou montar aquele sistema tipo scot-oiler caseiro que já usei numa AT e aguentou-me a corrente velha por muitos kms... logo que possa meto aqui uma foto, mas meti um pouco de cola termofusivel a preencher a zona mais desgastada, esta cola não é muito resistente mas se não se aguentar muito, depois vou experimentar uma cola bi-componente de epoxy...
Também meti o pinhão de 14 dentes e tive que fazer umas anilhas em chapa para meter por trás da chapa (amarela) que bloqueia o pinhão no veio, para afastar a esta mesma chapa da corrente, caso contrário a corrente iria roçar na chapa amarela e desgasta-la e fazer barulho... pena que o o-ring não combina com o pinhão com menos 1 dente, decidi não meter e guarda-lo para quando voltar ao de 15 dentes... tenho que tentar encontrar ou fazer outro o-ring com menos perimetro e menos parede...
_________________ Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...
21 mar 2014 00:55
RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
Re: DR650 - Avisos
Rui Marques Escreveu:
A minha tb já tinha algum desgaste mais profundo nessa zona da borracha. Parece-me que seja provocado por andar muitos kms com a transmissão lassa e/ou pouco lubrificada, vou montar aquele sistema tipo scot-oiler caseiro que já usei numa AT e aguentou-me a corrente velha por muitos kms... logo que possa meto aqui uma foto, mas meti um pouco de cola termofusivel a preencher a zona mais desgastada, esta cola não é muito resistente mas se não se aguentar muito, depois vou experimentar uma cola bi-componente de epoxy...
Vai a uma oficina e pede uma daqueles correias de borracha dos carros, coloquei na minha por dentro da original e aguentou o AT IV sem problemas e ainda tem muitos km pela frente (embora tenha já encomendado a nova).
Rui Marques Escreveu:
Também meti o pinhão de 14 dentes e tive que fazer umas anilhas em chapa para meter por trás da chapa (amarela) que bloqueia o pinhão no veio, para afastar a esta mesma chapa da corrente, caso contrário a corrente iria roçar na chapa amarela e desgasta-la e fazer barulho... pena que o o-ring não combina com o pinhão com menos 1 dente, decidi não meter e guarda-lo para quando voltar ao de 15 dentes... tenho que tentar encontrar ou fazer outro o-ring com menos perimetro e menos parede...
A minha nunca teve o oring, pensei pegar numas anilhas de borracha ou camara de ar para fazer o mesmo efeito. Será que é necessário?
Quanto a essa chapa o que fiz foi tirar 1mm ao diametro e agora dá com pinhão 14 e 15.
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