Data/Hora: 19 abr 2024 05:11




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
 Fazer rack dianteiro bagagem 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Fazer rack dianteiro bagagem
Como vou a Marrocos carregadinho de tralhas na versão giant Loop e saco cilindrico
viewtopic.php?f=79&t=19948
e preciso de aumentar a autonomia da moto com consequente aumento de peso, surgiu após conversar com um entendido que a solução seria destribuir melhor o peso entre a trazeira e a frente assim surge a ideia dum rack dianteiro estilo que vem em algumas vespas estilo este

http://www.motorcyclegear.com/parts/dua ... _rack.html

O Paulo (Honda Today) tinha ou tem um parecido na DR 350 dele.

Também estudo a hipotese de por um reforço de alumínio no guarda lamas da DR estilo o que tinha o Ricardo Teixeira na XR e que o Spratley tem na DR dele, para também levar alguma coisita por cima do guarda lamas.

Agradeço a vossa ajuda com links deste material e se alguém tiver algum deste artigos que se queira desfazer deles sou comprador, e se me indicam alguém capaz de me fazer o rack e o reforço do guarda lamas.

Também tenho um Rotopax de 1 galão com o suporte original e a ideia é coloca-lo na frente.

Da pesquizei na net e não aparece quase nada deste tipo de adaptações, pode parecer uma ideia errada colocar peso na frente da DR masd atendendo a ela ir levar trás ( tendo como referência a viagem anterior a Marrocos) cerca de 20 a 25 Kgs segundo o mestre das suspensões (Luís Correia LCmotos ) faz todo sentido colocar algum peso a frente.

Obrigado e um abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


14 fev 2014 11:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Ver este link:

http://sireid.wordpress.com/trail-ride-the-pyrenees-2010/

Imagem

E este:

http://www.happy-trail.com/Yamaha%20TW200%20-%20Front%20Rack.aspx

Imagem

Acho que tem de ser algo preso na suspenção para aguentar melhor o peso, embora deva ter também um apoio no guarda lamas para distribuir.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


14 fev 2014 12:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Obrigado pelas tuas dicas Rui.
A empresa que fabricava para a DR 350 já não fabrica era a Ricky Cross.
http://www.accessorimotocross.it/

Encontrei mais estas ideias:

https://cycleracks.com/ProductDetail/ta ... fault.aspx

Vou ver se mando fazer um num seralheiro mas possivelmente a levar a carga mais acima do que o farol, ou então fazer só uma adptação frontal para meter rotopax, se alguém tiver alguma ideia ou fotos der outros projetos agradeço.
Abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


16 fev 2014 20:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Porque não metes o rotopax atrás , montas o coyote em cima do rotopax e em cima do coyote um pouco mais à frente um saco de 30 lt ?

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


18 fev 2014 09:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Uma cena assim do género :

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


18 fev 2014 09:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Viva.
Paulo já revirei a net e de até agora só encontrei um exemplo de dois rotopax montados na frente numa Yamaha 225 serow um de cada lado dum rack frontal parraelo a rodas da frente o que claro atendendo onde me quero meter está fora de questão.
a colocação indicada já pensei e é a mais lógica, o único óbice é a minha ideia de equilibrar mais o peso por forma não sobrecarregar a trazeira da DRZ pois o subquadro termina nos parafusos que fixam o banco.~
O rack a frente permitia levar algum peso nomeadamente o rotopax.
No ano passado atrás iam 25 Kgs de tralhas sem gasolina extra.
O ideal era arranjar uma mola para meter no amortecedor trazeiro adequada ao peso extra a levar, o chato é meter a mola e ao regressar de Marrocos tira-la assim o peso a trás era mais compensado, pois á moto está muito macia de suspensão para a pedra e mexer na compressão não ajuda muito a compensar o peso.
Vou tentar ainda fazer um rack frontal por cima do farol para levar algumas tralhas, senão ou monto o rotopax a trás e adapto uma mochilha pequena por cima do farol para levar umas coisitas pequenas e se vir que o peso é muito arranjo maneira de reduzir mais ao peso.
È que a DRZ com o formato da curva de escape nem dá para colocar um tubo ou mala de ferramenta na parte frontal da proteção de cartér.
Enfim é os contratempos de querer viajar de cabra :D e querer fazer dela uma Overlander, que não é novidade pois andam n o mundo algumas DRZ assim, mas para isso havia de reforçar e prolongar o subquadro a atrás meter um depósito ainda maior e uma mola amortecedor adequada a sobrecarga.
Enfim um dos temas de eleição para mim preparar uma cabra para Overlander e mais importante dar-lhe uso a viajar.
O que me está mais atravessado é a preocupação de ficar sem gasolina no meio do planalto de Rekkam, agora fixei no Alto Atlas e no Planalto de Rekkam :confused:
O link de duas DRZ Overlander muito viajadas...
http://crossafrica.files.wordpress.com/ ... g_4503.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://crossafrica.wordpress.com/

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


18 fev 2014 10:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
DRZ400 S - Essa sim a verdadeira overlander [wink]
Gostava de ter uma mas são muito raras...

No entanto a versão E dá para umas viagens mais curtas, alterando algumas coisas :study:
E a resistência da mecânica tem me surpreendido, a minha leva quase 4 anos na minha mão, uso intensivo e até ao momento 1 única avaria digna desse nome, o stator destruido pelo tal parafuso que se solta da embraiagem do motor de arranque :pum2:
Troquei a distribuição por precaução e de resto só a manutenção de rotina, pneus e gasolina :lol:

Adoro-a, faz de tudo desde cabrar ao Domingo nas serras a acompanhar a cabras vitaminadas como férias de semanas inteiras de moto e milhares de km's de seguida a acompanhar as maxi-trails :okkk:
Com a transmissão que tenho agora 15-46 no Domingo passado fui fazer pistas rápidas no Ribatejo e fui a "morder os calos" às KTM's a velocidades que não posso revelar :shi:

Cruiser, precisas de levar + gasolina ???
Arranja um destes:

Imagem

e ficas com + de 600 km de autonomia :nhnhn:

E boa viagem :)

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


18 fev 2014 11:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Viva Nuno César!
Qualquer dia com a legião de fãs da DRZ a crescer neste forúm ainda vamos ser acusados de conspiração :) tu foste o pioneiro cá no forúm.
Eu já me fartei de namorar esse depósito é o Safari da Aqualine existe duas versões mas quqlquer uma é carota e pior vem da Austrália o que significa portes + 23% de Alfandega sobre o valor e sobre os portes, existia uma empresa em Espanha a vende-los o pior é que a gente paga aos gajos espanhois e depois o depósito vem direto da Austrália e pimba levas com os impostos alfandegários.
contas por alto na altura penso que me ficava a volta dos 800 euros, comprei usado o Acerbis de 14 L que dá para tudo e é maneirinho e permite manter as proteções de radiadores mas para o que pretendo agora pode ser curto em autonomia.
A nossa mota compensa em peso em relação a DRZ S e tem mais 10 cavalos e melhores suspensões, e querendo consegue-se reforçar e prolongar o subquadro a imitar a S já vi tópicos sobre isso e de Overlanders feitas sobre a Base da E ou S que levam alterações de motor e suspensões para ficarem equivalentes a E, existem muitas S nos EUA e Austràlia e Nova Zelândia.
Ainda gostava de saber como o importador da Suzuki homolgou a nossa moto sem buzina sem luzes de stop, sem médios e máximos :confused:
Um abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


18 fev 2014 14:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Cruiser Escreveu:
A nossa mota compensa em peso em relação a DRZ S e tem mais 10 cavalos e melhores suspensões, e querendo consegue-se reforçar e prolongar o subquadro a imitar
a S já vi tópicos sobre isso e de Overlanders feitas sobre a Base da E ou S que levam alterações de motor e suspensões para ficarem equivalentes a E, existem muitas S
nos EUA e Austràlia e Nova Zelândia.
Ainda gostava de saber como o importador da Suzuki homolgou a nossa moto sem buzina sem luzes de stop, sem médios e máximos :confused:
Um abraço


A E não é street legal em alguns estados dos EUA devido a ter deposito de plastico, na S é de chapa.

A questão da homologação nacional....é o costume, a moto apresentada para homologação nao é igual à de venda ao publico. a Yamaha fazia o mesmo com as WR,

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


18 fev 2014 15:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Olha este da acerbis

existe em 1,3 galões e 0,8 galões ( galão americano)

Imagem

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


18 fev 2014 15:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Obrigado Jaime, já andei a namorar esse depósito da Acerbis e utiliza-lo nessa posição ou meter o rotopax nessa posição e passar a mica para a frente ou substituir a mica e o farol normal por um projector de leds, vamos ver o que vai sair...
Abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


18 fev 2014 15:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Fazer rack dianteiro bagagem
Obrigado Jaime, já andei a namorar esse depósito da Acerbis e utiliza-lo nessa posição ou meter o rotopax nessa posição e passar a mica para a frente ou substituir a mica e o farol normal por um projector de leds, vamos ver o que vai sair...
Abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


18 fev 2014 15:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.