Data/Hora: 02 mai 2024 18:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
 Inox, Carbono ou Titanio??? 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Inox, Carbono ou Titanio???
Pretendo adquirir num futuro próximo um escape MIvv para a minha Transalp. Estou cheio da ferrugem do escape original, esteticamente também não me agrada muito e queria um pouco mais de "alma" :D No entanto, estou bastante indeciso sobre que escape comprar em termos de composição.

O escape em inox é bastante mais barato (+/- 265€). O do carbono (356€) e titânio (372€) é muito semelhante.
O som é certamente diferente. Em termos de resistência o de inox até não será pior, penso eu :rolleyes: A pergunta é: a diferença entre as diversas composições está apenas no peso (e no preço [bigsmile] ) ?

O Nuno Barbosa comprou um TwoBrothers em aluminio mas julgo que li por aqui que já se arrependeu por não ter comprado em carbono. Porquê?

Já agora, alguém tem algum escape Mivv? ou opinião?? :okkk:


17 mar 2010 22:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Esquece o de carbono , parte com facilidade ( eu já rebentei dois ) , inclusive um em alumínio que abriu um buracão .
Inox ou titanio é a escolha certa para o que fazemos com as motas , pedras , quedas , etc .....

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 mar 2010 22:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Pois, também tinha essa ideia :confused:
Então a melhor opção será o Inox, certo? É que a diferença de preço é bastante significativa...


17 mar 2010 22:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Este era o meu Big Gun em alumínio :

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 mar 2010 22:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
a melhor opção é sempre titânio - um dos metais mais duros da tabela periódica e mais leves... costuma pesar menos de metade de um em inox


17 mar 2010 22:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
E o FMF que tinha na ktm :

Imagem

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 mar 2010 22:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Eu fiz os meus nos escapes escorpião em vila do conde (acho que são em inox) e são uma cópia do original. As 2 panelas ficaram por 250€ em 2002 e até hoje continuam novas (pelo menos por fora). Já agora se mandares fazer pede para arranjar maneira de chegar ao interior para mudar a lã de vidro pois acho que os meus precisam mas não tenho acesso.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


17 mar 2010 22:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Titanio , muito mais leve , dissipa melhor o calor e não se mantém tanto tempo quente nem há riscos de queimaduras , no entanto CARO !
O peso é relativo , não somos pilotos de elite a contar todas as gramas que se possam retirar às motas . o Inox faz o mesmo serviço sem os atributos acima referidos :thumbsup:

A ideia do Rui também é muito válida , em breve vai aparecer aqui uma Adventure com escapes feitos à moda antiga e em inox :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 mar 2010 22:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
sim, eu só disse qual era o melhor, depois é preciso pesar o factor €€€ :rolleyes:


17 mar 2010 22:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Pedro Cabral Escreveu:
sim, eu só disse qual era o melhor, depois é preciso pesar o factor €€€ :rolleyes:


Yep , não olhando ao factor euros , sem dúvida titanio :nod:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


18 mar 2010 09:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Paulo, essas imagens assustam um bocado :D A minha dúvida nunca se prendeu muito com o de carbono, foi sempre entre inox e titânio. Mas a imagem do escape de alumínio surpreendeu-me um pouco :confused:

Paulo Lança Escreveu:
O peso é relativo , não somos pilotos de elite a contar todas as gramas que se possam retirar às motas . o Inox faz o mesmo serviço sem os atributos acima referidos :thumbsup:

Pedro Cabral Escreveu:
a melhor opção é sempre titânio - um dos metais mais duros da tabela periódica e mais leves... costuma pesar menos de metade de um em inox

Exacto Pedro, mas a minha dúvida é se realmente compensa a diferença de preço. Bem sei que é uma coisa que só se compra uma vez, mas se mesmo assim sair mais barato melhor :nod:

RuiSpratley Escreveu:
Eu fiz os meus nos escapes escorpião em vila do conde (acho que são em inox) e são uma cópia do original. As 2 panelas ficaram por 250€ em 2002 e até hoje continuam novas (pelo menos por fora). Já agora se mandares fazer pede para arranjar maneira de chegar ao interior para mudar a lã de vidro pois acho que os meus precisam mas não tenho acesso.

Mas eles fazem de acordo com as especificações do motor ou é algo não muito bem pensado e igual para todos?
Há uns tempos passei por lá e confesso que não fiquei muito convencido :confused: mas é uma ideia a ponderar novamente, se as opiniões forem favoráveis.

O que me levou a "optar" pelos Mivv é o facto de ser um escape pensado e testado exclusivamente para a Transalp. As restantes marcas no geral têm escapes "universais" o que me parece não ser uma boa opção. Para isso prefiro continuar com o original :cool:


18 mar 2010 10:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Quando compras escapes de uma marca BOA estás a comprar algo com imenso desenvolvimento e testes. Marcas como a Akrapovic testam exaustivamente e modificam cada escape para ser o mais perfeito possível para cada mota.

Normalmente sugerem-te mesmo um mapa de injecção diferente do de origem da tua mota (caso seja de injecção) e mesmo os proprios mapas são modificados e melhorados várias vezes por ano. :nod:

Se compras um escape a alguém que os faz manualmente e artesanalmente, claro que funciona, mas não podes esperar que seja equivalente.
Mesmo entre marcas conhecidas há os melhores e piores, uns dão rateres ourtos não, uns melhoram as curvas de potência outros nem por isso... [wink]

Em UK há um ditado que diz: "you get what you pay for" :cool:


18 mar 2010 10:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Citar:
Mas eles fazem de acordo com as especificações do motor ou é algo não muito bem pensado e igual para todos?
Há uns tempos passei por lá e confesso que não fiquei muito convencido :confused: mas é uma ideia a ponderar novamente, se as opiniões forem favoráveis.


A ideia que tenho é que abriram os meus antigos e fizeram o mais parecido possivel, obviamente que não se podem equivaler a uns akrapvic ou outros mas também não era esse o objectivo. No meu caso os originais tinham já buracos e queria uns que durassem e posso dizer que para isso cumprem na perfeição.

Se procuras rendimento, etc. então estes não são os indicados.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


18 mar 2010 12:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
Pedro Cabral Escreveu:
Quando compras escapes de uma marca BOA estás a comprar algo com imenso desenvolvimento e testes. Marcas como a Akrapovic testam exaustivamente e modificam cada escape para ser o mais perfeito possível para cada mota.


Pois, mas dentro de algumas marcas "boas" não há um escape desenvolvido especificamente para a Transalp. O que acontece é que têm sempre um modelo de uso mais "universal" que vai servindo para modelos que não têm grande peso de mercado e não lhes compensa um grande investimento de desenvolvimento.

Daí a minha escolha ter recaído pelos Mivv por serem os mais específicos para a minha moto e por serem também aqueles que esteticamente mais me agradam.

Pedro Cabral Escreveu:
Se compras um escape a alguém que os faz manualmente e artesanalmente, claro que funciona, mas não podes esperar que seja equivalente.


Exacto, também é a minha opinião. A ideia é melhorar e não ser pelo menos equivalente. Para isso tenho o de origem.

RuiSpratley Escreveu:
Citar:
A ideia que tenho é que abriram os meus antigos e fizeram o mais parecido possivel


Pois, mas isso levanta outra questão: o escape original é aberto e copiado, mas ficamos sem ele, certo?
Eu pretendia trocar mas guardar o original em bom estado. Num futuro próximo, com a criação de inspecções às motos, poderá fazer falta [wink]


18 mar 2010 19:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
abrir um escape normalmente é só retirar dois ou 3 rebites e colocar novos... mas quando não é é preciso cortar e soldar :fiu:


18 mar 2010 22:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Inox, Carbono ou Titanio???
No caso da Transalp é preciso mesmo cortar e soldar :rolleyes:


18 mar 2010 23:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.