Data/Hora: 03 mai 2024 23:34




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Elevadores de guiador SW-Motech 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Elevadores de guiador SW-Motech
Desde que comecei a levar a V-Strom para os “maus caminhos”, comecei a sentir a necessidade de colocar mais alguns acessórios que a tornassem mais apta ao fora de estrada, mas também que me proporcionassem uma maior qualidade e eficácia na condução.
Neste sentido, já algum tempo que sentia a necessidade de melhorar a minha posição de condução no off-road, especialmente quando me encontro de pé, posição muito usada neste ambiente e aos comandos de uma Maxi-Trail.
Apesar de já contar com um guiador da Renthal, ainda sentia que a minha condução de pé na V-Strom estava um pouco prejudicada, ou seja, sentia que estava com a coluna curvada em demasia e, em passeios mais longos, acabava por sentir algum desconforto.
Para minimizar este ponto negativo, encomendei uns elevadores para o guiador, os quais me iriam elevar a posição do guiador em cerca de 2,5 cm e, consequentemente, melhorar a minha condução de pé.
A marca escolhida para este acessório foi a SW-Motech (http://www.sw-motech.com/), a qual tinha uns elevadores que se encaixavam bem no aspecto das mesas de direcção da V-Strom, além de possuirem um bom aspecto.

Imagem

Ainda poderei colocar os elevadores da Touratech, mas, sinceramente, não gostei do aspecto do mesmos, por possuirem um acabamento algo “bruto”.

Imagem

O kit da SW-Motech contempla os referidos elevadores, mais os parafusos que substituem os de série.

Imagem

Passando à montagem, a garagem do Miranda voltou a ser a oficina oficial das alterações
Comecei por medir a distância que vai da mesa de direcção ao ínicio do guiador, tendo verificado que a distância era de 3 cm. A intenção era verificar as difernças com os novos apoios.

Imagem

No caso da V-Strom, há que retirar umas tampas que se encontram nas cabeças dos parafusos que aperta o guiador. Uma pequena chave ou canivete faz o truque.

Imagem

De seguida, toca a desaparafusar os 4 parafusos com uma chave sextavada de 6 mm:

Imagem

Com o guiador já fora do seu sítio, coloca-se os novos apoios/elevadores da SW-Motech e acerta-se a posição dos mesmos:

Imagem

Encaixam que nem uma luva e enquadram-se muito bem, havendo apenas uma ligeira difernça de cor.
E coloca-se o guiador, tendo atenção os cabos da embraiagem, travão dianteiro e acelerador, de forma a verificar se os mesmos têm comprimento suficiente para funcionar correctamente.
Quanto a esta parte, não houve qualquer problema , e após uns pequenos ajustes, os cabos ficaram em posição correcta.

Imagem

Hora de colocar a parte superior dos elevadores, não esquecendo de colocar as anilhas de pressão que se encontram nos apoios de série:

Imagem

Antes de começar a aparafusar, optei por colocar um pouco de massa na zona de rosca dos parafusos, de forma a facilitar a operação e colocar alguma protecção à corrosão nesta zona.

Imagem

Optei por não aparafusar os parafusos na sua totalidade, de forma a proceder aos devidos ajustes da posição do guiador.
Convém estar sentado na mota e fazer esta operação com calma e atenção, para que o guiador fique na posição ideal.

Imagem

No caso do guiador da Renthal que tenho montado, estes pontos de referência e ajuste foram muito úteis:

Imagem

Com o guiador colocado na posição que mais me convém, procedi ao aperto final dos parafusos, utilizando uma chave dinamométrica, regulada com 23 Nm, segundo indicação da SW-Motech:

Imagem

E já está!

Imagem

Ficaram muito bem enquadrados, parecendo quase os de série:

Imagem

Vejam lá a diferença de altura, antes 3 cm, agora:

Imagem

E o toque final, colocação das tampas dos parafusos:

Imagem

Fica a faltar o teste dinâmico, de forma a comprovar a validade desta alteração, ou seja, se a minha posição de pé melhora e se não vou tão curvado como antes.
Mas até ao dia do teste, não resisti em fazer um este estático, o qual deu-me boas indicações, isto é, senti uma clara diferença, encontrando-me com a coluna mais vertical e menos curvada. Espectáculo!

Imagem

Mesmo na posição sentado, as difernças são notórias. Na minha opinião, a posição de condução parece-me mais confortável, dado que os braços não vão tão em baixo como antes.

Imagem

De lado, é bem notório a posição mais elevada do guiador, há mais distância entre a protecção de mão e os plásticos inferiores das carenagens do páinel:

Imagem

De frente:

Imagem

Com esta alteração, a minha V-Strom ficou ainda mais completa e preparada para as aventuras no fora de estrada, além de me poder vir a melhorar a qualidade de condução, evitando algum esforço adicional.
A intenção não foi colocar apenas mais um acessório, mas sim torná-la ainda mais “adventure”.

Imagem

Por falar em Adventure, enquanto a minha V-Strom recebia atenção, a KTM do Miranda “pastava”:

Imagem

Deixo abaixo a lista actualizada de alterações efectuadas na minha V-Strom:
-Ecrã preto transparente da SECDEM
-Suporte de ecrã MADSTAD ENGINEERING
-Protecções das mãos da Suzuki
-Piscas mais pequenos, oriundos das Husqvarna Enduro
-Espelhos Rallye (com articulação)
-Aros cromados para o painel de instrumentos da V-Strom 1000
-Tomada de energia de 12V
-Top Case GIVI E-52 Maxia-Monokey
-Instalação de um kit de luzes de STOP na Top Case
-Colocação de luzes no interior da Top-Case da OSRAM
-Encosto para o passageiro da GIVI na Top Case
-Malas laterais da GIVI E41 Keyless-Monokey
-Grelha para a Top Case da GIVI
-Forra interior da Top Case da GIVI
-Saco de depósito magnético V-Strom
-saco de depósito manético SW-MOTECH
-Crash-Bars da GIVI
-Suportes de malas laterais da GIVI
-Protecção da corrente em alumínio polido da Suzuki
-Protecção do radiador de água em alumínio de cor preta da Suzuki
-Protecções do quadro em borracha da DL 650 V-Strom K7
-Protecção do depósito em espinha da Pro-Grip
-Protecção imitando carbono do bocal de enchimento do depósito Pro-Grip
-Medidor de pressão de pneus da TOURATECH
-Protecção do colector de escape da TOURATECH
-Protecção do radiador de óleo da TOURATECH
-Protecção do cárter do motor SW-MOTECH
-Elevadores de guiador SW-MOTECH
-Protecção das baínhas da suspensão dianteira BBB
-Protecções das crash-bars Woodman Components
-Poisa-pés do tipo “rallye” TOURATECH
-Molas da suspensão dianteira da Wirth - TOURATECH
-Pedal do travão traseiro da TOURATECH
-Tampa do óleo do motor da TOURATECH
-Alargador/base do descanso lateral da TOURATECH
-Guarda-lamas dianteiro da TOURATECH
-Cabos de travão dianteiro em malha de aço da GODRIDGE
-Cabo de travão traseiro em malha de aço da HEL
-Ponteira de escape em titânio da REMUS
-Filtro de ar da K&N
-Desbloqueador da centralina da NIKKO RACING - G-PACK
-Velas NGK íridium
-Alarme da Suzuki específico para a V-Strom
-Assento da TOP-SADLERY
-Corrente cinza RK CHAIN
-Cremalheira JT SPROCKETS
-Pinhão de ataque de 14 dentes RENTHAL
-Guiador RENTHAL 677
-Pesos do guiador da RIZOMA
-Punhos da Ariete
-Suportes de cavalete Valter Moto Components
-Pneus Metzeler Karoo T
-Descanso central da SW MOTECH
-Guarda-Lamas traseiro encurtado

Boas Curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


29 nov 2009 21:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Não sei como é que consegues montar tanta coisa numa mota só [bigsmile]

Excelente trabalho :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


30 nov 2009 10:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Tardaste em acrescentar esse extra Bruno! [wink]
Pus na minha há pouco tempo, exactamente esse volante e esses elevadores da SW-Motech, adorei a diferença! :okkk: e a minha coluna agradece...


Já agora Bruno, onde arranjaste essas protecções da suspensão das bainhas da frente? Ainda este sábado falei desse extra com o João Pais....


30 nov 2009 11:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Paulo Lança Escreveu:
Não sei como é que consegues montar tanta coisa numa mota só


Nem eu sei... :D [wink]

Ze Mágui Escreveu:
Tardaste em acrescentar esse extra Bruno!


Tens razão, andei tipo masoquista a massacrar a coluna :ups:

Ze Mágui Escreveu:
Já agora Bruno, onde arranjaste essas protecções da suspensão das bainhas da frente? Ainda este sábado falei desse extra com o João Pais....


Estas protecções são de bicicleta, da marca BBB (http://www.bbbparts.com/), usadas para proteger as suspensões das bicicletas (http://www.bbbparts.com/protection_bbp30.php)
São de neoprene, possuem velcro para abrir e fechar e encaixam na perfeição nas baínhas da V-Strom :thumbsup:
Ora dá uma vista de olhos:

Imagem

Imagem

Imagem

Na zona da baínha, poderás usar uma daquelas fitas de aperto único, de forma a te certificares que a protecção não sai do seu lugar/escorrega para cima. Fiz isso e resultou.
Deverás conseguir encontrar este acessório numa loja especializada em material de bicicleta :nod:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


30 nov 2009 11:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Zé , a Ju tem essas mangas de neoprene :thumbsup: ou pelo menos tinha ...

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


30 nov 2009 11:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Muito obrigado Bruno e Paulo!! :okkk: :okkk:


30 nov 2009 14:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Paulo Lança Escreveu:
Zé , a Ju tem essas mangas de neoprene :thumbsup: ou pelo menos tinha ...


Tem sim senhor! :okkk: E não são poucas (né João?? :D )
Mais uma operação a ter lugar no sex, depois marco! :D


02 dez 2009 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Livra com essas peças todas montavas uma segunda mota pah! :D

... e mesmo assim compravas uma "Ready to Race" e nem precisavas de peças nenhumas :unibrow: HEHE (palhaçada)


02 dez 2009 21:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Elevadores de guiador SW-Motech
Pedro Cabral Correia Escreveu:
Livra com essas peças todas montavas uma segunda mota pah!


Quase..., mas falta pouco :D :nod:

Pedro Cabral Correia Escreveu:
... e mesmo assim compravas uma "Ready to Race" e nem precisavas de peças nenhumas HEHE (palhaçada)


Pois... :ups:
Talvez um dia [wink]

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


03 dez 2009 01:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.