Desde que comecei a levar a V-Strom para os “maus caminhos”, comecei a sentir a necessidade de colocar mais alguns acessórios que a tornassem mais apta ao fora de estrada, mas também que me proporcionassem uma maior qualidade e eficácia na condução.
Neste sentido, já algum tempo que sentia a necessidade de melhorar a minha posição de condução no off-road, especialmente quando me encontro de pé, posição muito usada neste ambiente e aos comandos de uma Maxi-Trail.
Apesar de já contar com um guiador da Renthal, ainda sentia que a minha condução de pé na V-Strom estava um pouco prejudicada, ou seja, sentia que estava com a coluna curvada em demasia e, em passeios mais longos, acabava por sentir algum desconforto.
Para minimizar este ponto negativo, encomendei uns elevadores para o guiador, os quais me iriam elevar a posição do guiador em cerca de 2,5 cm e, consequentemente, melhorar a minha condução de pé.
A marca escolhida para este acessório foi a SW-Motech (
http://www.sw-motech.com/), a qual tinha uns elevadores que se encaixavam bem no aspecto das mesas de direcção da V-Strom, além de possuirem um bom aspecto.
Ainda poderei colocar os elevadores da Touratech, mas, sinceramente, não gostei do aspecto do mesmos, por possuirem um acabamento algo “bruto”.
O kit da SW-Motech contempla os referidos elevadores, mais os parafusos que substituem os de série.
Passando à montagem, a garagem do Miranda voltou a ser a oficina oficial das alterações
Comecei por medir a distância que vai da mesa de direcção ao ínicio do guiador, tendo verificado que a distância era de 3 cm. A intenção era verificar as difernças com os novos apoios.
No caso da V-Strom, há que retirar umas tampas que se encontram nas cabeças dos parafusos que aperta o guiador. Uma pequena chave ou canivete faz o truque.
De seguida, toca a desaparafusar os 4 parafusos com uma chave sextavada de 6 mm:
Com o guiador já fora do seu sítio, coloca-se os novos apoios/elevadores da SW-Motech e acerta-se a posição dos mesmos:
Encaixam que nem uma luva e enquadram-se muito bem, havendo apenas uma ligeira difernça de cor.
E coloca-se o guiador, tendo atenção os cabos da embraiagem, travão dianteiro e acelerador, de forma a verificar se os mesmos têm comprimento suficiente para funcionar correctamente.
Quanto a esta parte, não houve qualquer problema , e após uns pequenos ajustes, os cabos ficaram em posição correcta.
Hora de colocar a parte superior dos elevadores, não esquecendo de colocar as anilhas de pressão que se encontram nos apoios de série:
Antes de começar a aparafusar, optei por colocar um pouco de massa na zona de rosca dos parafusos, de forma a facilitar a operação e colocar alguma protecção à corrosão nesta zona.
Optei por não aparafusar os parafusos na sua totalidade, de forma a proceder aos devidos ajustes da posição do guiador.
Convém estar sentado na mota e fazer esta operação com calma e atenção, para que o guiador fique na posição ideal.
No caso do guiador da Renthal que tenho montado, estes pontos de referência e ajuste foram muito úteis:
Com o guiador colocado na posição que mais me convém, procedi ao aperto final dos parafusos, utilizando uma chave dinamométrica, regulada com 23 Nm, segundo indicação da SW-Motech:
E já está!
Ficaram muito bem enquadrados, parecendo quase os de série:
Vejam lá a diferença de altura, antes 3 cm, agora:
E o toque final, colocação das tampas dos parafusos:
Fica a faltar o teste dinâmico, de forma a comprovar a validade desta alteração, ou seja, se a minha posição de pé melhora e se não vou tão curvado como antes.
Mas até ao dia do teste, não resisti em fazer um este estático, o qual deu-me boas indicações, isto é, senti uma clara diferença, encontrando-me com a coluna mais vertical e menos curvada. Espectáculo!
Mesmo na posição sentado, as difernças são notórias. Na minha opinião, a posição de condução parece-me mais confortável, dado que os braços não vão tão em baixo como antes.
De lado, é bem notório a posição mais elevada do guiador, há mais distância entre a protecção de mão e os plásticos inferiores das carenagens do páinel:
De frente:
Com esta alteração, a minha V-Strom ficou ainda mais completa e preparada para as aventuras no fora de estrada, além de me poder vir a melhorar a qualidade de condução, evitando algum esforço adicional.
A intenção não foi colocar apenas mais um acessório, mas sim torná-la ainda mais “adventure”.
Por falar em Adventure, enquanto a minha V-Strom recebia atenção, a KTM do Miranda “pastava”:
Deixo abaixo a lista actualizada de alterações efectuadas na minha V-Strom:
-Ecrã preto transparente da SECDEM
-Suporte de ecrã MADSTAD ENGINEERING
-Protecções das mãos da Suzuki
-Piscas mais pequenos, oriundos das Husqvarna Enduro
-Espelhos Rallye (com articulação)
-Aros cromados para o painel de instrumentos da V-Strom 1000
-Tomada de energia de 12V
-Top Case GIVI E-52 Maxia-Monokey
-Instalação de um kit de luzes de STOP na Top Case
-Colocação de luzes no interior da Top-Case da OSRAM
-Encosto para o passageiro da GIVI na Top Case
-Malas laterais da GIVI E41 Keyless-Monokey
-Grelha para a Top Case da GIVI
-Forra interior da Top Case da GIVI
-Saco de depósito magnético V-Strom
-saco de depósito manético SW-MOTECH
-Crash-Bars da GIVI
-Suportes de malas laterais da GIVI
-Protecção da corrente em alumínio polido da Suzuki
-Protecção do radiador de água em alumínio de cor preta da Suzuki
-Protecções do quadro em borracha da DL 650 V-Strom K7
-Protecção do depósito em espinha da Pro-Grip
-Protecção imitando carbono do bocal de enchimento do depósito Pro-Grip
-Medidor de pressão de pneus da TOURATECH
-Protecção do colector de escape da TOURATECH
-Protecção do radiador de óleo da TOURATECH
-Protecção do cárter do motor SW-MOTECH
-Elevadores de guiador SW-MOTECH
-Protecção das baínhas da suspensão dianteira BBB
-Protecções das crash-bars Woodman Components
-Poisa-pés do tipo “rallye” TOURATECH
-Molas da suspensão dianteira da Wirth - TOURATECH
-Pedal do travão traseiro da TOURATECH
-Tampa do óleo do motor da TOURATECH
-Alargador/base do descanso lateral da TOURATECH
-Guarda-lamas dianteiro da TOURATECH
-Cabos de travão dianteiro em malha de aço da GODRIDGE
-Cabo de travão traseiro em malha de aço da HEL
-Ponteira de escape em titânio da REMUS
-Filtro de ar da K&N
-Desbloqueador da centralina da NIKKO RACING - G-PACK
-Velas NGK íridium
-Alarme da Suzuki específico para a V-Strom
-Assento da TOP-SADLERY
-Corrente cinza RK CHAIN
-Cremalheira JT SPROCKETS
-Pinhão de ataque de 14 dentes RENTHAL
-Guiador RENTHAL 677
-Pesos do guiador da RIZOMA
-Punhos da Ariete
-Suportes de cavalete Valter Moto Components
-Pneus Metzeler Karoo T
-Descanso central da SW MOTECH
-Guarda-Lamas traseiro encurtado
Boas Curvas!