Data/Hora: 05 mai 2024 12:40




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Esta semana montei na minha V-Strom mais um acessório que já andava algum tempo de olho, umas bielas de suspensão da CJ ACCESSORIES, compradas no EBAY a um preço convidativo, na página deste fabricante: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 0147273426
Estas bielas destinam-se à suspensão traseira e, ao contrário das de série, visam alterar a secção traseira, elevando a mesma cerca de 2,5 cm, ou seja, são bielas mais curtas que as de série e reposicionam o amortecedor para uma posição um pouco mais vertical.
Ok, deverão estar a pensar que 2,5 cm não é nada de especial, mas em algumas situações no fora de estrada, poderão melhorar o comportamento da V-Strom, evitando que a protecção de cárter arraste/toque no solo com mais facilidade, como na transposição de lombas. O fabricante também anuncia um aumento da capacidade de amortecimento, bem como de pré-carga da mola.
No asfalto e segundo o fabricante e opiniões de que fez esta alteração, o comportamento em curva fica mais preciso e eficaz, havendo uma entrada em curva mais rápida e eficaz. Mas nisso a V-Strom já era boa, se vai ficar melhor, fantástico
No caso deste acessório, decidi ir à oficina efectuar o serviço de substituição, dado que tinha algumas dúvidas na montagem das bielas e no aperto a dar nos parafusos.
Contudo, estas bileas trazem um papél com as instrucções, mas desta vez preferi não arriscar.

Imagem

As bielas de série foram desaparafusadas com a ajuda de uma “pistola” penumática, sendo este processo mais rápido e eficaz que o tradicional e, em poucos minutos, as novas bielas já estavam montadas no seu devido lugar.
O Mestre Tóni foi rápido e eficaz e, melhor que tudo, não me cobrou nada . Obrigado!
Abaixo, as bielas de série:

Imagem

Uma pequena comparação entre as bielas de série e as bielas da CJ ACCESSORIES, onde é notório a diferença de comprimento, sendo as novas um pouco mais curtas:

Imagem

Estas bielas são construídas em aço, têm uma aparente resistência e bom aspecto e possuem uma cor diferente em relação às de série:

Imagem

Mais algumas vistas das mesmas:

Imagem

Imagem

Ao vivo é notório que o amortecedor ficou numa posição um pouco mais vertical:

Imagem

Tal como já me tinham informado no ADVRIDER, quando a V-Strom estivesse no descanso central, o pneu traseiro ficaria totalmente em contacto com o solo:

Imagem

Isto origina um problema, rodar com o pneu quando desejar, por exemplo, lubrificar a corrente. Contudo e após uma análise, basta colocar debaixo do descanso central um tapete de borracha um pouco mais alto ou qualquer coisa semelhante, que o pneu roda perfeitamente.
No descanso central e vista de lado, nota-se uma altura superior na traseira:

Imagem

E vista por inteiro:

Imagem

Mas para que não ficasse dúvidas quanto à sua nova altura, retirei-a do descanso central para o descanso lateral, tendo ficado com a impressão que a V-Strom ficou um pouco mais inclinada lateralmente, devido ao reposicionamento do amortecedor.
Uma dúvida a esclarecer com outra V-Strom com as bielas de série.

Imagem

E vista lateralmente, no descanso lateral:

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, um olhar sob a altura da V-Strom sem qualquer apoio dos descansos:

Imagem

Para terminar, resta-me informar que quando nos sentamos na V-Strom, os tais 2,5 cm são perfeitamente perceptíveis, especialmente quando estou parado, onde noto que os pés já não estão tão apoiados no solo como antes.
Para a minha altura (1,76), a diferença não me incomóda ou causa problemas.
Resta-me efectuar um passeio fora de estrada para testar convenientemente esta modificação, a qual acho que irá ser útil.
No asfalto, já fiz alguns kms e noto a tal maior rapidez na entrada em curva e não notei nenhuma espécie de ponto negativo ou instabilidade com esta alteração.
Por enquanto, os 20 euros (valor com portes de envio para os Açores) que paguei pelas bielas da CJ ACCESSORIES valeram a pena.
Não deixem de dar uma vista de olhos na loja desta empresa no EBAY http://myworld.ebay.co.uk/banditrob12/, ou site no próprio site dos mesmos: http://www.cjaccessories.co.uk/

Boas Curvas!

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


05 dez 2009 19:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Percebe-se bem a diferença do antes para o depois , ficou mais "agressiva" visualmente :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


05 dez 2009 20:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Muito fixe!
Se fizesse isso à minha... estava tramado... a minha altura não me permite por a mota mais alta :(


05 dez 2009 23:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Fica com melhor aspecto muito mais agressiva! :thumbsup:

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


06 dez 2009 02:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Ficou mt fixe, Bruno. :okkk:

Não pensas subir a frente também ?
Nem que seja ligueiramente?

É que vais ficar com mt + peso sobre a roda da frente, daí ficar bem incisiva em curva... mas na terra e areia ñ sei se será melhor???

Depois conta-nos o teu feeling da "coisa"

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


06 dez 2009 15:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
nuno_cesar Escreveu:


Não pensas subir a frente também ?


Também pensei nisso , até porque a Strom já tem bastante peso na frente , daí o comportamento incisivo em alcatrão .

Mas como é possível subir a frente quando as bainhas já estão no limite ?

Há alguma maneira de o fazer ?

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


06 dez 2009 15:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Umas das maneiras talvez trocar por uma jante 21" ??
...Ou trocar a suspensão completa! :pop)

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


Editado pela última vez por Paulo Li em 06 dez 2009 18:05, num total de 1 vez.



06 dez 2009 17:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
É sem dúvida uma das V-Strom mais fixes que já vi :nod:


06 dez 2009 18:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Paulo Li Escreveu:
Umas das maneiras talvez trocar por uma jante 21" ??


Teria que optar por raios , esteticamente ficava um bocado esquisito , mas seria uma solução interessante .
O João andava com esta ideia maluca , adaptar a suspensão completa de uma RMZ para a frente da Strom ....... :eek: Felizmente desistiu da ideia [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


06 dez 2009 19:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Paulo Lança Escreveu:
ficou mais "agressiva" visualmente


Oh yeah :unibrow: [wink]

nuno_cesar Escreveu:
Não pensas subir a frente também ?
Nem que seja ligueiramente?


Já pensei nisso, mas ainda não encontrei uma solução... :rolleyes:
Tenho que investigar na net se alguém já fez isso e como :nod:

nuno_cesar Escreveu:
É que vais ficar com mt + peso sobre a roda da frente, daí ficar bem incisiva em curva... mas na terra e areia ñ sei se será melhor???


No asfalto noto que está mais incisiva e precisa, mas também não noto grande diferença na transferência de mais um pouco de peso para a dianteira.
Aliás, noto mais a diferença de altura quando estou parado ou quando passo a perna por cima da mota, porque a conduzir tudo parece quase igual.
Deve ter transferido mais um pouco de peso para a dianteira, sem dúvida, mas só um passeio off-road a sério é que vai testar os pontos positivos e negativos desta alteração :unibrow:

Paulo Li Escreveu:
Umas das maneiras talvez trocar por uma jante 21" ??


Acho que isso ia desiquilibrar a V-Strom :ups:

Paulo Li Escreveu:
...Ou trocar a suspensão completa!


Hum..., isso agrada-ma :nod:

NunoBarbosa Escreveu:
É sem dúvida uma das V-Strom mais fixes que já vi


:okkk: :cool:

Na próxima terça-feira é feriado em São Miguel :nod: , vou efectuar um passeio e testar a nova altura da V-Strom :unibrow:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


06 dez 2009 20:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
BRUNO BOTELHO Escreveu:

Paulo Li Escreveu:
Umas das maneiras talvez trocar por uma jante 21" ??


Acho que isso ia desiquilibrar a V-Strom :ups:

Paulo Li Escreveu:
...Ou trocar a suspensão completa!


Hum..., isso agrada-ma :nod:

Jante 21" não sei se ia desequilibrar mas que tinhas que mudar o para-lamas !

Ao aumentares a traseira mexeu com o trail da suspensões da frente logo ficou mais incisiva nas curvas por ex: se tivesses SÓ aumentado o curso das suspensões da frente irias ter um comportamento "TIPO" Harley-Davidson como quem diz...

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


06 dez 2009 21:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
se calhar o melhor é trocar tudo! ...isto é por uma KTM ADV :pop)
e se for por uma F800GS tbm tinha que trocar as suspensões ,tal como eu :D

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


06 dez 2009 21:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Bielas de Suspensão CJ ACCESSORIES
Paulo Li Escreveu:
se calhar o melhor é trocar tudo! ...isto é por uma KTM ADV


Eu bem que queria :ups: , mas ainda não é o momento ideal para mim :crybaby: , existem outras prioridades :flush:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


06 dez 2009 21:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.