Esta semana montei na minha V-Strom mais um acessório que já andava algum tempo de olho, umas bielas de suspensão da CJ ACCESSORIES, compradas no EBAY a um preço convidativo, na página deste fabricante:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 0147273426Estas bielas destinam-se à suspensão traseira e, ao contrário das de série, visam alterar a secção traseira, elevando a mesma cerca de 2,5 cm, ou seja, são bielas mais curtas que as de série e reposicionam o amortecedor para uma posição um pouco mais vertical.
Ok, deverão estar a pensar que 2,5 cm não é nada de especial, mas em algumas situações no fora de estrada, poderão melhorar o comportamento da V-Strom, evitando que a protecção de cárter arraste/toque no solo com mais facilidade, como na transposição de lombas. O fabricante também anuncia um aumento da capacidade de amortecimento, bem como de pré-carga da mola.
No asfalto e segundo o fabricante e opiniões de que fez esta alteração, o comportamento em curva fica mais preciso e eficaz, havendo uma entrada em curva mais rápida e eficaz. Mas nisso a V-Strom já era boa, se vai ficar melhor, fantástico
No caso deste acessório, decidi ir à oficina efectuar o serviço de substituição, dado que tinha algumas dúvidas na montagem das bielas e no aperto a dar nos parafusos.
Contudo, estas bileas trazem um papél com as instrucções, mas desta vez preferi não arriscar.
As bielas de série foram desaparafusadas com a ajuda de uma “pistola” penumática, sendo este processo mais rápido e eficaz que o tradicional e, em poucos minutos, as novas bielas já estavam montadas no seu devido lugar.
O Mestre Tóni foi rápido e eficaz e, melhor que tudo, não me cobrou nada . Obrigado!
Abaixo, as bielas de série:
Uma pequena comparação entre as bielas de série e as bielas da CJ ACCESSORIES, onde é notório a diferença de comprimento, sendo as novas um pouco mais curtas:
Estas bielas são construídas em aço, têm uma aparente resistência e bom aspecto e possuem uma cor diferente em relação às de série:
Mais algumas vistas das mesmas:
Ao vivo é notório que o amortecedor ficou numa posição um pouco mais vertical:
Tal como já me tinham informado no ADVRIDER, quando a V-Strom estivesse no descanso central, o pneu traseiro ficaria totalmente em contacto com o solo:
Isto origina um problema, rodar com o pneu quando desejar, por exemplo, lubrificar a corrente. Contudo e após uma análise, basta colocar debaixo do descanso central um tapete de borracha um pouco mais alto ou qualquer coisa semelhante, que o pneu roda perfeitamente.
No descanso central e vista de lado, nota-se uma altura superior na traseira:
E vista por inteiro:
Mas para que não ficasse dúvidas quanto à sua nova altura, retirei-a do descanso central para o descanso lateral, tendo ficado com a impressão que a V-Strom ficou um pouco mais inclinada lateralmente, devido ao reposicionamento do amortecedor.
Uma dúvida a esclarecer com outra V-Strom com as bielas de série.
E vista lateralmente, no descanso lateral:
Por fim, um olhar sob a altura da V-Strom sem qualquer apoio dos descansos:
Para terminar, resta-me informar que quando nos sentamos na V-Strom, os tais 2,5 cm são perfeitamente perceptíveis, especialmente quando estou parado, onde noto que os pés já não estão tão apoiados no solo como antes.
Para a minha altura (1,76), a diferença não me incomóda ou causa problemas.
Resta-me efectuar um passeio fora de estrada para testar convenientemente esta modificação, a qual acho que irá ser útil.
No asfalto, já fiz alguns kms e noto a tal maior rapidez na entrada em curva e não notei nenhuma espécie de ponto negativo ou instabilidade com esta alteração.
Por enquanto, os 20 euros (valor com portes de envio para os Açores) que paguei pelas bielas da CJ ACCESSORIES valeram a pena.
Não deixem de dar uma vista de olhos na loja desta empresa no EBAY
http://myworld.ebay.co.uk/banditrob12/, ou site no próprio site dos mesmos:
http://www.cjaccessories.co.uk/Boas Curvas!