Data/Hora: 18 abr 2024 00:16




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 182 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Yamaha Super Teneré 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Yamaha Super Teneré
Provavelmente já muito andaram a cuscar (noutros foruns e tal...), mas fica aqui o post para irmos sabendo as últimas da futura Yamaha Super Teneré.

Ao que parece terá:

1. Transmissão final por veio
2. Motor de 1200cc
3. Fiabilidade (afinal é uma Yamaha... :D ) (?)
4. Controlo de tracção
5. ABS
6. Travagem combinada (alguém já experimentou em TT?)

Vejam aqui:

http://www.yamaha-motor-europe.com/super-tenere/


Alguém sabe mais alguma coisa acerca deste modelo?

_________________
Duarte BC


28 out 2009 11:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
dbc Escreveu:
Provavelmente já muito andaram a cuscar (noutros foruns e tal...), mas fica aqui o post para irmos sabendo as últimas da futura Yamaha Super Teneré.

Ao que parece terá:

1. Transmissão final por veio
2. Motor de 1200cc
3. Fiabilidade (afinal é uma Yamaha... :D ) (?)
4. Controlo de tracção
5. ABS
6. Travagem combinada (alguém já experimentou em TT?)

Vejam aqui:

http://www.yamaha-motor-europe.com/super-tenere/


Alguém sabe mais alguma coisa acerca deste modelo?



Boas Duarte , a mim parece-me que esta moto venha para entrar no escalão da BMW 1200 .
A marca parece já ter desenvolvido bem a mota nos bastidores , longe do olhar do público , no entanto parece andar a recolher informações sobre o parecer do público alvo , eu pelo menos recebi um inquérito sobre este mesmo assunto da Yamaha Internacional .

Penso que seja mais uma "viajeira aventureira" do que propriamente uma mota para verdascar e tão versátil como a tua é .

Controlos de tracção e coisinhas electrónicas sempre vivemos bem sem eles .
No entanto , no devido local tem as suas vantagens .

Controlo de tracção , é bom em asfalto e superfícies escorregadias , estradas molhadas , gelo , neve ............... e em TT , apenas para quem tem pouca experiência , caso contrário é muito mau mesmo e pode-nos colocar em perigo quando precisas de tracção à séria .

ABS , para estrada é bom , mas para TT é uma ajuda para te despistares ........ não sei se já estavas lá na ribeira , quando eu arranquei sem desligar o ABS , e só parei quando bati na mota dele e deixei cair aquele capacete apanisgado que ele tinha em cima dela .......... ou seja , quis travar e quando o tentei fazer , o ABS não deixou , até parecia que tinha acelerado mais ainda :D

A travagem combinada , é completamente dispensável em TT .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


28 out 2009 12:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Olá Paulo,


Também estou em crer que será uma mota mais no género da GS / GSA do que da LC8.
O que não é mau de todo, apenas como dizes e bem, menos versátil para a verdasca à séria.
Mas vejo o pessoal nas GSA a rolar nas calmas em cima daquele sofá e fico a achar que aquele espírito é que é, com calma, hiper-confortável, uma suavidade brutal do motor boxer...
Mas vejo a LC8 com aquele power todo, e o comportamento brutal em TT que acho que é imparável.

Não sei o que sairá da Super Teneré, mas pode ser que traga um misto destes dois mundos (GSA e LC8), eventualmente a um preço mais baixo e com maior fiabilidade.

Estamos cá para ver...

Quanto ao ABS, não és a primeira pessoa que se queixa de se esquecer de o desligar. Deve acontecer dezenas de vezes!

_________________
Duarte BC


28 out 2009 12:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Eu cá sou da opinião que a Yamaha tem aqui uma oportunidade de ouro de reconquistar um lugar no Podium das maxitrails...

A Teneré está um espectáculo... tivesse mais potência e umas suspensões decentes era uma mota de arrasar, por isso que vão por essa linha!

Actualmente temos uma carrada de Trails que quase só dão para estrada e apenas 1 ou 2 mesmo boas para verdasca da grossa... Se a Yamaha criasse uma concorrente à LC8 a meu ver vendia muito mais que se tentasse competir com V-Stroms, Varaderos, etc etc... :nod:

No mínimo como já disseram algo entre a GSA e a LC8 (jante 21'' por amor de Deus! :rolleyes: )

Teneré como sabem é o nome de uma das mais inóspitas e inalcansáveis regiões do Sahara central, se fazem uma Trail de jante 19'', suspensões fracotas etc... desgraçam esse nome :unibrow: mais valia chamarem-lhe "SuperExtremadura" :nhnhn:

Quando ao ABS e ASC não vejo mal nenhum neles, bem pelo contrário podem ser uma mais valia em estrada desde que se possam desligar como na GSA

transmissão por Cardan tb já deu provas, (a esmagadora maioria das globetrotters a percorrer esse mundo são as várias gerações de GSs), é de manutenção mínima, muito fiável e capaz de tudo, a unica limitação é que reparacções só em garagens especializadas enquanto a velhinha corrente qualquer oficina rasca no sul de marrocos sabe mexer. :sabe:


28 out 2009 18:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Se sair uma coisa decente ao nível de uma GSA prefiro uma Super Ténere para as minhas viajens pela europa e estradoes larguitos....


agora.... fico com a Té para a verdasca pura e dura ;)

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


28 out 2009 19:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Pois eu acho que a Yamaha na Super Ténéré (nome que já registou, inclusive) vai-se virar mais para o conceito da BMW R1200 GS, pelas razões que vocês muito bem apontaram.

No salão de Tóquio deixou cair muito pouco o véu. E aquilo que mostrou, motor, transmissão, controle de tracção e ABS, desviam a mítica Ténéré para o domínio da R 1200 GS, que é um nicho de mercado muito apetecível. E a crise fala mais alto...

Assim, exposta ao público a parte da mecânica, da forma pouco ou nada se ficou a saber. A única ligação simbólica ao nome do modelo são aqueles "trapos" à Dakar. E aí dou razão ao Cabral, desgraçam o nome Ténéré.

Já que a Yamaha anda a apalpar a reacção do mercado, esta seria a opinião que lhes daria na expectativa de manterem o espírito original do modelo. :nod: :D

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


29 out 2009 01:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Mas vocês estão a partir do princípio que aquele interior ou mesmo o formato dos trapos vão figurar na versão final, a meu ver aquilo é apenas um Concept para ver as reacções do consumidor e imprensa e trabalhar a partir dessa reacções :rolleyes: ... espero.


29 out 2009 09:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Ora nem mais :nod:


29 out 2009 09:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Pedro Cabral Correia Escreveu:
Mas vocês estão a partir do princípio que aquele interior ou mesmo o formato dos trapos vão figurar na versão final, a meu ver aquilo é apenas um Concept para ver as reacções do consumidor e imprensa e trabalhar a partir dessa reacções :rolleyes: ... espero.


Não a 1ª vez e nem será a ultima vez que marcas utilizam esta maneira de desenvolver modelos ... e/ou até mesmo opções para modelos...


29 out 2009 12:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Pelo que li e percebi, eles ainda não prometeram que ia ser 1200. Falaram 1000 ou mais, pelo menos no artigo que li.

Quanto à minha análise... penso que a XT 660 está um bocado limitada para grandes viagens, por isso uma bicilindrica 750/800 ou mesmo 1000 iria um bocado destronar as vendas da actual 660.
Uma 1200 já era assim um conceito "á parte", não entrando em competição directa com a 660, por isso não estavam a "suicidar" um produto.

Pessoalmente preferia ver uma Super-Té abaixo ou na casa dos 1000cc, mais levezita e espartana possível.

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


29 out 2009 12:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
A Yamaha tem um belíssimo motor de 900cm3 na TDM, podiam aplicá-lo à nova Superté com as adaptações necessárias.

Essa solução ia dar que falar... :unibrow:

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


29 out 2009 14:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
se tiver :

Jante 21

Transmissao por veio

A resistência fisica da minha 660

Motor bom e potente

e as mariquices todas que a gsa tem mas que dê para desligar tudo...


quando tiver dinheir COMPRO

Fico com a 660 para o mato ( aquilo é a prova de bala )

Fico com as ST para as voltas com a dama pela Europa e Por caminhos de terra Batida.... enfim já não digo nada, inicialmente eu chamava-vos malucos e jurava nunca meter a Té fora de estrada... mas já deu para perceber que eu não me corto.... lol

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


29 out 2009 16:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Nicholas Escreveu:
mas já deu para perceber que eu não me corto.... lol


Até porque nem se nota nada [bigsmile] [wink] :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


29 out 2009 17:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Deixa-te de tretas Nicholas... por mais uns tempos vai curtindo a Té e quando quiseres uma que faz tudo em grande desde verdasca do pior, a rallyes tipo Amitie, ou viagenzitas pela Europa, vendes isso e compras uma LC8 :D :D :D :D

Não custa chamar-te à razão HIHI :sabe:


29 out 2009 17:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Ó Cabral , devias-o ter ouvido depois da primeira subida heheheheheheh

"qual KTM qual car@.....o , isto é que é uma ganda máquina !"
[bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


29 out 2009 18:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Paulo Lança Escreveu:
Ó Cabral , devias-o ter ouvido depois da primeira subida heheheheheheh

"qual KTM qual car@.....o , isto é que é uma ganda máquina !"
[bigsmile]



...tinha razão!!!! :D

_________________
Duarte BC


30 out 2009 01:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
A Yamaha mantém o 'suspense'.
Agora lançaram este video...

http://www.yamaha-motor-europe.com/super-tenere/

_________________
Duarte BC


09 dez 2009 00:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
as sepcs estão interessantes ! O vídeo desperta o lado aventureiro dos possíveis compradores .

Repararam nos aros ? Tem uma aba onde vão ligar os raios , parece ser tubless .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


09 dez 2009 09:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
eu reparei foi no controle de tracção... e não imagino uma "mota de Dakar" com aquilo... :rolleyes:


09 dez 2009 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Pedro Cabral Correia Escreveu:
eu reparei foi no controle de tracção... e não imagino uma "mota de Dakar" com aquilo... :rolleyes:



Aquelas imagens no inicio do filme , é para invocar o espírito vencedor e de competição da marca/modelo , mas o que eles pretendem com esta nova 1200 , é outra coisa bem diferente ........ mais ao encontro de adventure´s ........

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


09 dez 2009 10:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Que vai despertando curiosidade, lá isso vai...
Alguém sabe mais alguma coisa?

_________________
Duarte BC


09 dez 2009 11:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
"Equipped with state-of-the-art technologies like traction control, ABS and a unified brake system (UBS), "

Isto é que estraga tudo, principalmente o UBS, era o que tinha na Varadero e a andar fora de estrada é uma noia, travas com o de trás e também trava o da frente ... muito bom ... para estrada. :puke:

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


09 dez 2009 22:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Serôdio Escreveu:
"Equipped with state-of-the-art technologies like traction control, ABS and a unified brake system (UBS), "

Isto é que estraga tudo, principalmente o UBS, era o que tinha na Varadero e a andar fora de estrada é uma noia, travas com o de trás e também trava o da frente ... muito bom ... para estrada. :puke:



Na GSA não atrapalha nada, o pedal só actua o travão de trás, a manete actua o da frente e um pouco o de trás...

Isso de UBS ainda n se sabe bem como funcionará, mas duvido que seja como o das Honda "Dual-CBS" seria como dizes uma desgraça


10 dez 2009 02:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
Segundo diz o Paulo Gavino do fórum Varadero (e um dos que fez o curso dos Xplorers), o CBS a velocidades baixas não actua.
Eu sei que há aqui alguma falta de rigor, mas ele disse que conseguia bloquear a roda de trás sem afectar a da frente.

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


10 dez 2009 14:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Yamaha Super Teneré
vfigueiredo Escreveu:
Segundo diz o Paulo Gavino do fórum Varadero (e um dos que fez o curso dos Xplorers), o CBS a velocidades baixas não actua.
Eu sei que há aqui alguma falta de rigor, mas ele disse que conseguia bloquear a roda de trás sem afectar a da frente.


Consegue-se bloquear a roda traseira mas tem de se carregar com força e noto que a mota está a ser "travada"


10 dez 2009 16:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 182 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.