Data/Hora: 29 mar 2024 04:53




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 A minha transalp 600 - modificações/alterações 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Luís Caetano Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Agora, dado que se mudou o escape, ficou notoriamente mais aberto e com muito menos pressão de escape, pelo que a mistura pode ficar um bocado mais pobre, logo o motor fica propenso a aquecer mais.


Bem, já aprendi alguma coisa... :okkk:
Que mais desvantagens pode ter uma saída mais directa?
O kit dynojet iria aumentar os consumos, certo?


Como tudo, tem vantagens e desvantagens.

De uma forma simplificada, o motor está concebido com base em 3 partes: Admissão, combustão e escape. Qualquer alteração numa, afecta as restantes, pelo que se deve alterar moderamente, com consciencia de acção/reacção.

No caso do escape, se tiras o de origem que é normalmente composto por um labirinto, e colocas um escape "directo", sem labirinto, as voltas que os gases de escape faziam para sair, deixam de acontecer. Essas voltas ofereciam resistencia (atrito) que por sua vez esta directamente relacionado com os tempos de abertura/fecho das valvulas.

O funcionamento da combustão obedece a um equilibrio de mistura ar/combustivel. Essa mistura é controlada pela carburador/injecção. No carburador, a operação de mistura é fixa, na injecção é variavel, mas com limites bastantes reduzidos.

Se no carburador a mistura é fixa com base na configuração dos jets (pilot, air e main jet), aquilo que tradicionalmente chamam de gigleurs, se se alterar algum parametro, o carburador nao corrige pelo que há um desequilibrio.

Esse desequilibrio vai afectar a combustão. Exemplo, se tiveres o filtro de ar muito, mas muito sujo mesmo, a passagem de ar é menor, o carburador continua a mandar a mesma quantidade de gasolina, mas como passa menos ar, fica uma mistura rica, ou excessivamente rica, que gera consumos elevados, velas pretas e mau funcionamento. O mesmo se passa se não tiver filtro de ar, passa demasiado ar, o carburador manda a mesma quantidade de gasolina, e a mistura fica pobre. Estando pobre, pode consumir ligeiramente menor, mas a potencia de explosão é menor, existem falhas, e esse mau funcionamento causa fricção elevada, e daí resulta em maior aquecimento.

Voltando ao escape, se se acaba com essa pressão, significa que os gases e ar exterior andam livremente. Como as válvulas de escape também deixam entrar pequenas quantidades de ar (ciclo de abertura/fecho, em conjunto com o movimento do pistão) ao entrar ar, novamente a mistura torna-se pobre, sendo bastante notório em desaceleração em que se notam demasiados rateres. É ar e combustível que anda nos 2 sentidos e acaba por queimar-se devido à elevada temperatura causada pelos gasesde escape e também pela condição de estar uma mistura pobre, gera-se mais fricção e falha nos tempos de explosão.

Isto tem solução. Se a mistura está pobre, deve-se ajustar o carburador para em rotações médias/altas envie mais combustível para a câmara de combustão, e assim compense a maior quantidade de ar circulante. Volto a frisar, há muitos curiosos de mecânica que acham que ajustar a mistura de um carburador, basta rodar um parafuso (pilot screw). É parcialmente verdade, na prática esse parafuso ajusta a mistura em idle (ralenti) e arranque de idle. E nada mais! Depois disso entra em funcionamento o pilot jet, que controla o fluxo de gasolina desde o após arranque até cerca de 1/3 do acelerador, depois entra em acção o main jet que controla os restantes 2/3. (Num carburador relativamente simples, depois existem alguns que já tem o pilot/slow jet, médium jet e o high jet, consoante o regime)

O Dynojet tem 2 particularidades, geralmente é utilizado com um escape mais aberto, tem vários main jet com diferentes tamanhos, dependendo do nível de alterações, e tem uma agulha com um perfil diferente que permite um diferente difusão/quantidade de combustível, e por conseguinte afecta a entrega de potencia do motor. Geralmente dão mais 2 a 5 cv’s de potencia.

Gasta mais? Não necessariamente pois aproveita melhor os diversos regimes do motor, mas como o motor fica diferente, geralmente para melhor, a malta entusiasma-se mais. Mais divertimento = mais consumo.

Em rotações baixas/médias, geralmente até gasta menos, mas em altas pode gastar mais. Se dá mais potencia, tem de ir buscar a algum lado.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


25 mai 2010 21:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Paulo Monteiro Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
:humm:

Está com muito bom aspecto.

Agora, dado que se mudou o escape, ficou notoriamente mais aberto e com muito menos pressão de escape, pelo que a mistura pode ficar um bocado mais pobre, logo o motor fica propenso a aquecer mais.

Um kit Dynojet stage 1 resolve isso, e ainda dá uns poneizitos extra ao coração da TA! :unibrow:


Gustavo, troca lá isso por miúdos :)
Quando rodei no domingo também fiquei com a ideia que o motor aqueceu mais rápido. Como estava calor e no monte rola-se em velocidades mais baixas levei mais para isso. A TA não é uma moto que costuma aquecer muito. O ponteiro da temperatura até custa a subir, quando a comprei até pensei que estava avariado. Quando a experimentei com o escape nem reparei nesse promenor pois estava era a curtir o som do escape :)
Agora que deste a ideia acho que vou ter de assaltar o porquinho de novo :D


O assalto é relativamente "pequeno", um dynojet ronda os 50 a 80 euros.

Ficas com um motor mais divertido (atenção que não é nenhuma injecção de adrenalina!) Dá um pouco mais!

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


25 mai 2010 21:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Obrigado pessoal.
Hoje foi dia de labuta na transalp. Já ficou com a nova protecção de carter quase pronta.


25 mai 2010 23:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Paulo Monteiro Escreveu:
Obrigado pessoal.
Hoje foi dia de labuta na transalp. Já ficou com a nova protecção de carter quase pronta.

Tens de me dizer quem é o teu serralheiro de serviço, preciso urgentemente de um :) para a minha protecção de carter e talvez para as barras das malas.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


26 mai 2010 08:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Excelente explicação Gustavo :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 mai 2010 08:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Gustavo, nos ultimos tempos de paragem forçada andei a ler umas coisas de mecânica e estou encantado com essa explicação detalhada!! :nod:

Só não percebi como havendo menos pressão no sistema de escape há mais retorno pelas válvulas, não deveria ser o contrário?


26 mai 2010 09:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
RuiSpratley Escreveu:
Tens de me dizer quem é o teu serralheiro de serviço, preciso urgentemente de um :) para a minha protecção de carter e talvez para as barras das malas.


É o meu pai que nos tempos livres vai-se dedicando a fazer os mimos à transalp. Tem sido ele que me tem ajudado.


26 mai 2010 09:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
De transalp já só tem practicamente o nome. Está muito porreira!!!

Parabéns!

_________________
Two Big for me...


26 mai 2010 11:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Pedro Cabral Escreveu:
Gustavo, nos ultimos tempos de paragem forçada andei a ler umas coisas de mecânica e estou encantado com essa explicação detalhada!! :nod:

Só não percebi como havendo menos pressão no sistema de escape há mais retorno pelas válvulas, não deveria ser o contrário?


As valvulas de escape tem a função de deixar saír os gases remanescentes da combustão, no entanto não funcionam a 100% num sentido único.

Dada a concepção do motor a 4 tempos, as valvulas tradicionais são controladas por excentricos incluidos na arvore de cames, que por sua vez está ligada à corrente de distribuição, que está ligada à cambota, que por sua vez tem a biela e o pistão. Este movimento conjugado traduz-se num movimento vertical do pistão (vertical face à posição das válvulas) e num tempo de abertura das valvulas.

Indo ao pormenor, com o motor a funcionar o pistão tem apenas 2 pontos de "paragem", no topo e no fundo mas essa paragem é quase que infinitésima de uma unidade de tempo. Já a valvula não é o mesmo, tem um tempo de abertura delineado pelo excentrico e acaba por ter mais tempo parada/aberta.

Logo se tem mais tempo parada/aberta, está sempre sujeita ao constante movimento ascendente/descendente do pistão. Se a valvula estiver aberta e o pistão no inicio do percurso descendente, a valvula entra no periodo de fecho, mas é mais lenta que o pistão pelo que o pistão cria vácuo e puxa ar que esteja no escape. Se o escape é muito aberto, puxa mais oxigénio do que gases de escape, e assim a mistura torna-se mais pobre com mais ar.

Estamos a falar de fracções de segundo e quantidades reduzidas, mas que multiplicadas por centenas/milhares de ciclos acabam por afectar o funcionamento do motor. Parecendo que não é um equilibrio bastante delicado.

De uma forma simplificada, uma válvula de escape por ter 90% do caudal num sentido e 10% no sentido oposto, e é aí que pode afectar a mistura dentro da camara de combustão.

Quanto mais rápido for o tempo de abertura/fecho das valvulas vs o movimento do pistão, menor é este efeito, mas aumenta-se a temperatura com o aumento da velocidade dos elementos móveis. Se se reduz muito o tempo de abertura de valvulas, quer de admissão quer de escape, perde-se em quantidade de air/fuel dentro do motor e capacidade de exaustão.

Atenção que isto são conceitos simplificados mas que já permitem uma percepção razoável do funcionamento do motor e efeitos sobre o mesmo.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


26 mai 2010 11:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Temos Engenheiro! :clapp:
Gustavo, só uma dúvida simples: Quanto mais pobre a mistura, mais aquece o motor, certo? Mas responde "melhor" ao acelerador, não é?

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


26 mai 2010 11:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Varanda Escreveu:
Temos Engenheiro! :clapp:
Gustavo, só uma dúvida simples: Quanto mais pobre a mistura, mais aquece o motor, certo? Mas responde "melhor" ao acelerador, não é?


Sim quanto à relação mistura fraca vs aquecimento

Mão em relação à melhor de resposta

A mistura não deve estar nem pobre nem rica, pois aquece muito, ou gasta muito respectivamente.

O ideal são 14,7 partes de oxigénio para 1 parte de combustivel, ou 14,7:1

Mistura pobre vai gerar mais calor e consoante o caso falhar o motor, velas acinzentadas.

Mistura rica o motor aquece menos, mas gasta mais, velas pretas.

O ideal será mesmo o meio termo, embora se estiver ligeiramente para o rica, consegue-se ligeiras melhorias na resposta do motor.

Enquanto que mistura demasiado rica pode causar despesa extra em combustivel, mistura pobre tem elevada probabilidade de causar danos mecanicos: válvulas queimadas, velas derretidas, camisas destemperadas.

Ainda com a agravante de nós que andamos fora de estrada, volta e meia as motas andam debaixo de água, quanto maior a temperatura do motor, com o choque térmico, em casos extremos pode causar empenos no motor.... €€€€€!

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


26 mai 2010 13:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
gustavo.ramos Escreveu:
se estiver ligeiramente para o rica, consegue-se ligeiras melhorias na resposta do motor.


Não sei porquê, mas tinha ideia de que uma mistura mais rica faz com que o motor demore mais a responder ao acelerador, enquanto que uma mistura pobre responde muito rápido ao acelerar. Mas esta ideia que tinha é dos motores a 2 tempos, não sei se tem alguma lógica...
De qualquer forma, obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


26 mai 2010 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Construção da protecção de carter
As laterais de uma protecção de carter da AfricaTwin e chapa cedida pelo meu amigo Barbosa, já cortada e com a forma final
Imagem
Imagem

Aplicação das laterais para ir buscar os pontos de aperto e tirar medidas para a chapa central.
Imagem
Imagem

Protecção já construída, a diferença entre a original e a nova que protege bem mais.
Imagem
Imagem

Protecção já aplicada.
Imagem
Imagem

A parte inferior protege muito mais do que a de origem. Tem mais comprimento.
Imagem
Imagem

Vista geral da moto com a protecção aplicada
Imagem
Imagem


28 mai 2010 00:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Então... e o bujon? (do óleo)

custa menos fazer um furo circular no local certo do que desmontar isso a cada 6000kms.

Tem bom aspecto :pop)

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


28 mai 2010 00:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
gustavo.ramos Escreveu:
Então... e o bujon? (do óleo)

custa menos fazer um furo circular no local certo do que desmontar isso a cada 6000kms.

Tem bom aspecto :pop)



Eu fazia mais furos circulares! para ajudar arrefecer o motor e caso da terra entrar que é o mais proválvel, também ajuda a sair enquanto na fechada não

P.s. belo trabalho :okkk:

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


28 mai 2010 09:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Também pensei em fazer usn furos na chapa central mas como ainda não sabia ao certo onde os fazer montei assim, mas depois devo-lhe fazer uns furos.


28 mai 2010 09:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
ó paulo, a moto está simplesmente fantástica [clap]

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


28 mai 2010 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 fev 2010 12:11
Mensagens: 533
Localização: Porto
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Paulo Monteiro Escreveu:
Construção da protecção de carter
As laterais de uma protecção de carter da AfricaTwin e chapa cedida pelo meu amigo Barbosa, já cortada e com a forma final

Imagem


Muito bom mesmo! O que se segue? Dupla optica HID? :unibrow:


28 mai 2010 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Para terminar falta só tratar da suspensão e colocar em principio xenon pois a luz da transalp é tipo candeeiro a petróleo [bigsmile]
Claro que gostava também de uma frente da Boano :D


28 mai 2010 10:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Daqui a pouco tu ficas com uma mota muito parecida à do Punkecas!!!

Tens ai um trabalhinho à maneira :okkk:


28 mai 2010 10:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Fonix!

Quem a viu e quem a vê!!!!

pois aí uma foto de quando era de origem para comparar.

Abraço

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


28 mai 2010 23:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2009 14:17
Mensagens: 514
Localização: Aroeira
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Miguel Escreveu:
Daqui a pouco tu ficas com uma mota muito parecida à do Punkecas!!!

Tens ai um trabalhinho à maneira :okkk:

Pois é eu também comecei assim e vê no que deu!
Em relação à protecção faz uns furos na zona da bomba de água e do radiador do óleo, esquece o bujon pois se não tirares a protecção para mudares o oleo andas meses com oleo a pingar da protecção.Essas laterais da AT ficam a matar!
Parabéns!!!

_________________
Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


29 mai 2010 21:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2009 14:17
Mensagens: 514
Localização: Aroeira
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Quadro da TA com motor AT quitado a 760cc
Qualquer dia está assim[img][IMG]http://uptiki.com/images/c576mao05ra53n2yamt0_thumb.jpg[/img][/img][img][IMG]http://uptiki.com/images/d0hq7sud4re0229u64rw_thumb.jpg[/img][/img]
Ruote Honda crf450 ’05 (mozzi Talon,cerchi Excel 18” e 21”)
Avantreno:Showa bicamera 47mm USD provenienza Honda crf450 ‘05
Retrotreno:forcellone in alluminio + leveraggi Honda Africa Twin
Ammortizzatore WP proveniente da KTM LC4 con molla Honda Africa Twin
Freno anteriore da 320mm con staffa dedicata e pinza Nissin a 2 pistoncini
Freno posteriore Wave da 240mm con pinza posteriore Transalp
Manubrio conico Renthal da 28mm piega alta con risero dedicati
Telaietto posteriore in alluminio e sella (riprofilata) provenienti da Husqvarna te610 ’95 adattati
Scarico Leovince SBK adattato
Plastiche Honda crf450 ’05 (convogliatori modello ’04)
Air box costruito a partire da quello di serie africa twin sopra i carburatori
Serbatoio benzina costruito in lamierino sotto la sella (dove c’è anke il tappo)
Costruzione del vano portabatteria,piastra di sostegno regolatore di tensione,relais avviamento e pompa benzina a depressione
Costruzione del portaoggetti-parafango sotto la sella,dietro il serbatoio.
Costruzione di un cruscottino davanti la scatola filtro (con interruttore generale a chiave)
Impianto elettrico completamente modificato e semplificato.
Montaggio strumentazione Trailtech Vapor

_________________
Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


30 mai 2010 00:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Ontem, pelo meu aniversário ofereceram-me isto :)

Imagem
Imagem
Imagem


04 jun 2010 08:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações
Epá então parabéns atrasados :okkk:

Agora tens um capacete todo janota :unibrow:

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


04 jun 2010 09:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.