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A minha transalp 600 - modificações/alterações
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Autor:  gustavo.ramos [ 25 mai 2010 21:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Luís Caetano Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Agora, dado que se mudou o escape, ficou notoriamente mais aberto e com muito menos pressão de escape, pelo que a mistura pode ficar um bocado mais pobre, logo o motor fica propenso a aquecer mais.


Bem, já aprendi alguma coisa... :okkk:
Que mais desvantagens pode ter uma saída mais directa?
O kit dynojet iria aumentar os consumos, certo?


Como tudo, tem vantagens e desvantagens.

De uma forma simplificada, o motor está concebido com base em 3 partes: Admissão, combustão e escape. Qualquer alteração numa, afecta as restantes, pelo que se deve alterar moderamente, com consciencia de acção/reacção.

No caso do escape, se tiras o de origem que é normalmente composto por um labirinto, e colocas um escape "directo", sem labirinto, as voltas que os gases de escape faziam para sair, deixam de acontecer. Essas voltas ofereciam resistencia (atrito) que por sua vez esta directamente relacionado com os tempos de abertura/fecho das valvulas.

O funcionamento da combustão obedece a um equilibrio de mistura ar/combustivel. Essa mistura é controlada pela carburador/injecção. No carburador, a operação de mistura é fixa, na injecção é variavel, mas com limites bastantes reduzidos.

Se no carburador a mistura é fixa com base na configuração dos jets (pilot, air e main jet), aquilo que tradicionalmente chamam de gigleurs, se se alterar algum parametro, o carburador nao corrige pelo que há um desequilibrio.

Esse desequilibrio vai afectar a combustão. Exemplo, se tiveres o filtro de ar muito, mas muito sujo mesmo, a passagem de ar é menor, o carburador continua a mandar a mesma quantidade de gasolina, mas como passa menos ar, fica uma mistura rica, ou excessivamente rica, que gera consumos elevados, velas pretas e mau funcionamento. O mesmo se passa se não tiver filtro de ar, passa demasiado ar, o carburador manda a mesma quantidade de gasolina, e a mistura fica pobre. Estando pobre, pode consumir ligeiramente menor, mas a potencia de explosão é menor, existem falhas, e esse mau funcionamento causa fricção elevada, e daí resulta em maior aquecimento.

Voltando ao escape, se se acaba com essa pressão, significa que os gases e ar exterior andam livremente. Como as válvulas de escape também deixam entrar pequenas quantidades de ar (ciclo de abertura/fecho, em conjunto com o movimento do pistão) ao entrar ar, novamente a mistura torna-se pobre, sendo bastante notório em desaceleração em que se notam demasiados rateres. É ar e combustível que anda nos 2 sentidos e acaba por queimar-se devido à elevada temperatura causada pelos gasesde escape e também pela condição de estar uma mistura pobre, gera-se mais fricção e falha nos tempos de explosão.

Isto tem solução. Se a mistura está pobre, deve-se ajustar o carburador para em rotações médias/altas envie mais combustível para a câmara de combustão, e assim compense a maior quantidade de ar circulante. Volto a frisar, há muitos curiosos de mecânica que acham que ajustar a mistura de um carburador, basta rodar um parafuso (pilot screw). É parcialmente verdade, na prática esse parafuso ajusta a mistura em idle (ralenti) e arranque de idle. E nada mais! Depois disso entra em funcionamento o pilot jet, que controla o fluxo de gasolina desde o após arranque até cerca de 1/3 do acelerador, depois entra em acção o main jet que controla os restantes 2/3. (Num carburador relativamente simples, depois existem alguns que já tem o pilot/slow jet, médium jet e o high jet, consoante o regime)

O Dynojet tem 2 particularidades, geralmente é utilizado com um escape mais aberto, tem vários main jet com diferentes tamanhos, dependendo do nível de alterações, e tem uma agulha com um perfil diferente que permite um diferente difusão/quantidade de combustível, e por conseguinte afecta a entrega de potencia do motor. Geralmente dão mais 2 a 5 cv’s de potencia.

Gasta mais? Não necessariamente pois aproveita melhor os diversos regimes do motor, mas como o motor fica diferente, geralmente para melhor, a malta entusiasma-se mais. Mais divertimento = mais consumo.

Em rotações baixas/médias, geralmente até gasta menos, mas em altas pode gastar mais. Se dá mais potencia, tem de ir buscar a algum lado.

Autor:  gustavo.ramos [ 25 mai 2010 21:17 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Paulo Monteiro Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
:humm:

Está com muito bom aspecto.

Agora, dado que se mudou o escape, ficou notoriamente mais aberto e com muito menos pressão de escape, pelo que a mistura pode ficar um bocado mais pobre, logo o motor fica propenso a aquecer mais.

Um kit Dynojet stage 1 resolve isso, e ainda dá uns poneizitos extra ao coração da TA! :unibrow:


Gustavo, troca lá isso por miúdos :)
Quando rodei no domingo também fiquei com a ideia que o motor aqueceu mais rápido. Como estava calor e no monte rola-se em velocidades mais baixas levei mais para isso. A TA não é uma moto que costuma aquecer muito. O ponteiro da temperatura até custa a subir, quando a comprei até pensei que estava avariado. Quando a experimentei com o escape nem reparei nesse promenor pois estava era a curtir o som do escape :)
Agora que deste a ideia acho que vou ter de assaltar o porquinho de novo :D


O assalto é relativamente "pequeno", um dynojet ronda os 50 a 80 euros.

Ficas com um motor mais divertido (atenção que não é nenhuma injecção de adrenalina!) Dá um pouco mais!

Autor:  Paulo Monteiro [ 25 mai 2010 23:16 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Obrigado pessoal.
Hoje foi dia de labuta na transalp. Já ficou com a nova protecção de carter quase pronta.

Autor:  RuiSpratley [ 26 mai 2010 08:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Paulo Monteiro Escreveu:
Obrigado pessoal.
Hoje foi dia de labuta na transalp. Já ficou com a nova protecção de carter quase pronta.

Tens de me dizer quem é o teu serralheiro de serviço, preciso urgentemente de um :) para a minha protecção de carter e talvez para as barras das malas.

Autor:  Lança [ 26 mai 2010 08:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Excelente explicação Gustavo :okkk:

Autor:  Pedro Cabral [ 26 mai 2010 09:01 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Gustavo, nos ultimos tempos de paragem forçada andei a ler umas coisas de mecânica e estou encantado com essa explicação detalhada!! :nod:

Só não percebi como havendo menos pressão no sistema de escape há mais retorno pelas válvulas, não deveria ser o contrário?

Autor:  Paulo Monteiro [ 26 mai 2010 09:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

RuiSpratley Escreveu:
Tens de me dizer quem é o teu serralheiro de serviço, preciso urgentemente de um :) para a minha protecção de carter e talvez para as barras das malas.


É o meu pai que nos tempos livres vai-se dedicando a fazer os mimos à transalp. Tem sido ele que me tem ajudado.

Autor:  Nuno_Dias [ 26 mai 2010 11:12 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

De transalp já só tem practicamente o nome. Está muito porreira!!!

Parabéns!

Autor:  gustavo.ramos [ 26 mai 2010 11:29 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Pedro Cabral Escreveu:
Gustavo, nos ultimos tempos de paragem forçada andei a ler umas coisas de mecânica e estou encantado com essa explicação detalhada!! :nod:

Só não percebi como havendo menos pressão no sistema de escape há mais retorno pelas válvulas, não deveria ser o contrário?


As valvulas de escape tem a função de deixar saír os gases remanescentes da combustão, no entanto não funcionam a 100% num sentido único.

Dada a concepção do motor a 4 tempos, as valvulas tradicionais são controladas por excentricos incluidos na arvore de cames, que por sua vez está ligada à corrente de distribuição, que está ligada à cambota, que por sua vez tem a biela e o pistão. Este movimento conjugado traduz-se num movimento vertical do pistão (vertical face à posição das válvulas) e num tempo de abertura das valvulas.

Indo ao pormenor, com o motor a funcionar o pistão tem apenas 2 pontos de "paragem", no topo e no fundo mas essa paragem é quase que infinitésima de uma unidade de tempo. Já a valvula não é o mesmo, tem um tempo de abertura delineado pelo excentrico e acaba por ter mais tempo parada/aberta.

Logo se tem mais tempo parada/aberta, está sempre sujeita ao constante movimento ascendente/descendente do pistão. Se a valvula estiver aberta e o pistão no inicio do percurso descendente, a valvula entra no periodo de fecho, mas é mais lenta que o pistão pelo que o pistão cria vácuo e puxa ar que esteja no escape. Se o escape é muito aberto, puxa mais oxigénio do que gases de escape, e assim a mistura torna-se mais pobre com mais ar.

Estamos a falar de fracções de segundo e quantidades reduzidas, mas que multiplicadas por centenas/milhares de ciclos acabam por afectar o funcionamento do motor. Parecendo que não é um equilibrio bastante delicado.

De uma forma simplificada, uma válvula de escape por ter 90% do caudal num sentido e 10% no sentido oposto, e é aí que pode afectar a mistura dentro da camara de combustão.

Quanto mais rápido for o tempo de abertura/fecho das valvulas vs o movimento do pistão, menor é este efeito, mas aumenta-se a temperatura com o aumento da velocidade dos elementos móveis. Se se reduz muito o tempo de abertura de valvulas, quer de admissão quer de escape, perde-se em quantidade de air/fuel dentro do motor e capacidade de exaustão.

Atenção que isto são conceitos simplificados mas que já permitem uma percepção razoável do funcionamento do motor e efeitos sobre o mesmo.

Autor:  Varanda [ 26 mai 2010 11:44 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Temos Engenheiro! :clapp:
Gustavo, só uma dúvida simples: Quanto mais pobre a mistura, mais aquece o motor, certo? Mas responde "melhor" ao acelerador, não é?

Autor:  gustavo.ramos [ 26 mai 2010 13:12 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Varanda Escreveu:
Temos Engenheiro! :clapp:
Gustavo, só uma dúvida simples: Quanto mais pobre a mistura, mais aquece o motor, certo? Mas responde "melhor" ao acelerador, não é?


Sim quanto à relação mistura fraca vs aquecimento

Mão em relação à melhor de resposta

A mistura não deve estar nem pobre nem rica, pois aquece muito, ou gasta muito respectivamente.

O ideal são 14,7 partes de oxigénio para 1 parte de combustivel, ou 14,7:1

Mistura pobre vai gerar mais calor e consoante o caso falhar o motor, velas acinzentadas.

Mistura rica o motor aquece menos, mas gasta mais, velas pretas.

O ideal será mesmo o meio termo, embora se estiver ligeiramente para o rica, consegue-se ligeiras melhorias na resposta do motor.

Enquanto que mistura demasiado rica pode causar despesa extra em combustivel, mistura pobre tem elevada probabilidade de causar danos mecanicos: válvulas queimadas, velas derretidas, camisas destemperadas.

Ainda com a agravante de nós que andamos fora de estrada, volta e meia as motas andam debaixo de água, quanto maior a temperatura do motor, com o choque térmico, em casos extremos pode causar empenos no motor.... €€€€€!

Autor:  Varanda [ 26 mai 2010 16:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

gustavo.ramos Escreveu:
se estiver ligeiramente para o rica, consegue-se ligeiras melhorias na resposta do motor.


Não sei porquê, mas tinha ideia de que uma mistura mais rica faz com que o motor demore mais a responder ao acelerador, enquanto que uma mistura pobre responde muito rápido ao acelerar. Mas esta ideia que tinha é dos motores a 2 tempos, não sei se tem alguma lógica...
De qualquer forma, obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

Autor:  Paulo Monteiro [ 28 mai 2010 00:01 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Construção da protecção de carter
As laterais de uma protecção de carter da AfricaTwin e chapa cedida pelo meu amigo Barbosa, já cortada e com a forma final
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Aplicação das laterais para ir buscar os pontos de aperto e tirar medidas para a chapa central.
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Protecção já construída, a diferença entre a original e a nova que protege bem mais.
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Protecção já aplicada.
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A parte inferior protege muito mais do que a de origem. Tem mais comprimento.
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Vista geral da moto com a protecção aplicada
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Autor:  gustavo.ramos [ 28 mai 2010 00:34 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Então... e o bujon? (do óleo)

custa menos fazer um furo circular no local certo do que desmontar isso a cada 6000kms.

Tem bom aspecto :pop)

Autor:  Paulo Li [ 28 mai 2010 09:42 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

gustavo.ramos Escreveu:
Então... e o bujon? (do óleo)

custa menos fazer um furo circular no local certo do que desmontar isso a cada 6000kms.

Tem bom aspecto :pop)



Eu fazia mais furos circulares! para ajudar arrefecer o motor e caso da terra entrar que é o mais proválvel, também ajuda a sair enquanto na fechada não

P.s. belo trabalho :okkk:

Autor:  Paulo Monteiro [ 28 mai 2010 09:47 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Também pensei em fazer usn furos na chapa central mas como ainda não sabia ao certo onde os fazer montei assim, mas depois devo-lhe fazer uns furos.

Autor:  morais [ 28 mai 2010 09:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

ó paulo, a moto está simplesmente fantástica [clap]

Autor:  Guimaraes [ 28 mai 2010 09:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Paulo Monteiro Escreveu:
Construção da protecção de carter
As laterais de uma protecção de carter da AfricaTwin e chapa cedida pelo meu amigo Barbosa, já cortada e com a forma final

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Muito bom mesmo! O que se segue? Dupla optica HID? :unibrow:

Autor:  Paulo Monteiro [ 28 mai 2010 10:04 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Para terminar falta só tratar da suspensão e colocar em principio xenon pois a luz da transalp é tipo candeeiro a petróleo [bigsmile]
Claro que gostava também de uma frente da Boano :D

Autor:  Miguel [ 28 mai 2010 10:09 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Daqui a pouco tu ficas com uma mota muito parecida à do Punkecas!!!

Tens ai um trabalhinho à maneira :okkk:

Autor:  Agostinho Gomes [ 28 mai 2010 23:56 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Fonix!

Quem a viu e quem a vê!!!!

pois aí uma foto de quando era de origem para comparar.

Abraço

Autor:  Punkecas [ 29 mai 2010 21:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Miguel Escreveu:
Daqui a pouco tu ficas com uma mota muito parecida à do Punkecas!!!

Tens ai um trabalhinho à maneira :okkk:

Pois é eu também comecei assim e vê no que deu!
Em relação à protecção faz uns furos na zona da bomba de água e do radiador do óleo, esquece o bujon pois se não tirares a protecção para mudares o oleo andas meses com oleo a pingar da protecção.Essas laterais da AT ficam a matar!
Parabéns!!!

Autor:  Punkecas [ 30 mai 2010 00:49 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Quadro da TA com motor AT quitado a 760cc
Qualquer dia está assim[img][IMG]http://uptiki.com/images/c576mao05ra53n2yamt0_thumb.jpg[/img][/img][img][IMG]http://uptiki.com/images/d0hq7sud4re0229u64rw_thumb.jpg[/img][/img]
Ruote Honda crf450 ’05 (mozzi Talon,cerchi Excel 18” e 21”)
Avantreno:Showa bicamera 47mm USD provenienza Honda crf450 ‘05
Retrotreno:forcellone in alluminio + leveraggi Honda Africa Twin
Ammortizzatore WP proveniente da KTM LC4 con molla Honda Africa Twin
Freno anteriore da 320mm con staffa dedicata e pinza Nissin a 2 pistoncini
Freno posteriore Wave da 240mm con pinza posteriore Transalp
Manubrio conico Renthal da 28mm piega alta con risero dedicati
Telaietto posteriore in alluminio e sella (riprofilata) provenienti da Husqvarna te610 ’95 adattati
Scarico Leovince SBK adattato
Plastiche Honda crf450 ’05 (convogliatori modello ’04)
Air box costruito a partire da quello di serie africa twin sopra i carburatori
Serbatoio benzina costruito in lamierino sotto la sella (dove c’è anke il tappo)
Costruzione del vano portabatteria,piastra di sostegno regolatore di tensione,relais avviamento e pompa benzina a depressione
Costruzione del portaoggetti-parafango sotto la sella,dietro il serbatoio.
Costruzione di un cruscottino davanti la scatola filtro (con interruttore generale a chiave)
Impianto elettrico completamente modificato e semplificato.
Montaggio strumentazione Trailtech Vapor

Autor:  Paulo Monteiro [ 04 jun 2010 08:54 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Ontem, pelo meu aniversário ofereceram-me isto :)

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Autor:  Paulo Li [ 04 jun 2010 09:40 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha transalp 600 - modificações/alterações

Epá então parabéns atrasados :okkk:

Agora tens um capacete todo janota :unibrow:

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