Registado: 08 jun 2009 20:31 Mensagens: 1740 Localização: Coimbra/Faro
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
Como toque final na estética, colei na suspensão dianteira uns bonitos autocolantes com o novo logótipo da WP, os quais conferem à secção dianteira mais alguma agressividade e imagem “factory”:
bruno uma nota pra ti e pra quer ler este post...
acredita que estes autocolantes dão muito mais jeito como protecção. eu quando fiz a alteração para o guarda lamas alto não tinha esta protecção e tambem não sabia pra que servia para alem da estética até que depois de algum uso da suspensão o nuno cesar me alertou para o desgaste que os tubos de travão estavam a causar nas bainhas. fica o alerta, pelo menos para quem fizer a alteração para guarda lamas alto
mais de resto, uma coisa a apontar.... tem muito brilho
inté
_________________ 990 S orgasmica...
26 jan 2010 22:12
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
pedronevs Escreveu:
bruno uma nota pra ti e pra quer ler este post...
acredita que estes autocolantes dão muito mais jeito como protecção. eu quando fiz a alteração para o guarda lamas alto não tinha esta protecção e tambem não sabia pra que servia para alem da estética até que depois de algum uso da suspensão o nuno cesar me alertou para o desgaste que os tubos de travão estavam a causar nas bainhas. fica o alerta, pelo menos para quem fizer a alteração para guarda lamas alto
Obrigado pela dica Pedro Também já me tinham falado nesta funcionalidade e, de facto, está bem pensado
pedronevs Escreveu:
mais de resto, uma coisa a apontar.... tem muito brilho
Foi para a fotografia
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
27 jan 2010 09:24
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
pedronevs Escreveu:
acredita que estes autocolantes dão muito mais jeito como protecção. eu inté
Na altura que fiz a alteracao para o guarda lamas alto tambem nao tinha os autocolantes e nem pensava mete-los e passado dois passeios fui logo a correr buscar uns para meter! A propria proteccao de plastico das bainhas tambem vai desgastando a parte onde cola o tócolante!
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
27 jan 2010 10:14
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
27 jan 2010 23:29
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Uma vez mais, a minha KTM LC8 950 ADVENTURE, foi alvo de mais 2 alterações que visam melhorar mais alguns aspectos desta grande descendente das maratonas africanas. As 2 alterações efectuadas possuem aspectos práticos e positivos e consistiram na montagem de um CAMEL TOE e de 2 ponteiras de escape da LEOVINCE, modelo SBK EVO II. Começando pelo CAMEL TOE, esta peça mais não é do que uma base larga para a extremidade do o descanso lateral, a qual evita que a KTM se afunde quando estacionada/parada em pisos moles:
Optei pela marca CAMEL TOE, porque a mesma possui uma boa qualidade de construcção e, porque a peça possuía um formato interessante, ou seja, parece a pata de um camelo:
A base que assenta no piso:
Em termos de construcção, estamos a falar de uma peça construída em aço inoxidável (2×33 m), cnstituída por porcas e parafusos com bom aspaecto e 4 anilhas de borracha, que ajudam a fixar a peça ao descanso.
A montagem é muito simples e bastaram apenas 10/15 minutos para a mesma ficar no seu devido lugar. Começamos por separar a peça em 2, tal como mostra a imagem acima e, depois, encaixamos a base no descanso, de forma a ajustar-mos correctamente a mesma. Convém verificar se as borrachas ficam na posição correcta, tal como recomendam as instrucções:
Depois é só colocar a parte superior da peça, encaixando-a através dos parafusos e proceder ao aperto:
É preciso ter atenção para não se apertar os parafusos em demasia, senão…
E já está!
Assenta que nem uma luva e apoia a KTM de forma segura:
Não posso deixar de voltar a falar no seu aspecto, que é, de facto, interessante, mas bem conseguido:
Quando à aquisição da peça, poderão encomendara mesma à Adventure Parts, ou Adventure Workshop, a qual possui muitos acessórios para Trails e Maxi-Trails. Passando para os LEOVINCE SBK EVO II, como já todos sabem, eu adoro ouvir a melodia de um “v-twin”, especialmente quando rosna e, na KTM, isto não era excepção. Após uma consulta e avaliação de várias marcas, optei pela LEOVINCE por razões que já muitos conhecem, ou seja, preço/qualidade. Neste aspecto, continua a ser uma marca referencial no mercado… Contudo, surgiram outras razões para esta minha escolha, como foi o caso do som emitido pelos mesmos , o qual era simplesmente BRUTAL Vi alguns videos no Youtube que me deixaram simplesmente apaixonado e decidido a optar pelos mesmos. Também adorei o acabamento final cónico A sua qualidade de construcção também era muito boa, em alumínio e, permitia uma poupança de peso considerável, ou seja, de 11 kg (ponteiras e colectores de série) para 7,3 kg (LEOVINCE). Nada mau! Para a sua aquisição, contei com a preciosa colaboração da SRMOTO, concessionário oficial da KTM, os quais foram de uma grande atenção nesta opção. Após algumas semanas de espera, os LEOVINCE chegaram:
Tal como esperava, o seu aspecto não desiludiu:
A versão encomendada vem equipada de série com o “db killer”, isto é, um restrictor de ruído, de forma a que a KTM cumpra com as normas de pelas quais foi homolgada. No entanto, estes restrictores são amovíveis… O segundo tubo é o restrictor de ruído:
Visto da zona onde encaixa os colectores, onde é possível verificar o restrictor na outra extremidade:
E os novos colectores da LEOVINCE, que substituem os de série:
Claro que as comparações são inevitáveis:
Passando à montagem, contei com a grande ajuda do Mestre Ernesto, o qual começou por desmontar toda a secçã traseira da LC8:
Uma operação que envolve a desmontagem de vários componentes, mas necessária, dado que se não for assim, torna-se díficil ou mesmo impossível, desmontar os colectores de série da KTM, be, como a montagem dos novos colectores da LEOVINCE. O sub-quadro desmontado, o qual não é nada complicado de desmontar:
E as ponteiras e colectores de escape de série, prontos para serem arrumados:
Posto isto, passou-se à montagem do novo material, começando pelos novos colectores, de aspecto irrepreensível:
Depois passou-se à análise dos vários parafusos que fazem parte dos novos escapes, que são muitos:
Nada como seguir as instrucções e começar a agrupar os mesmos para a montagem final:
Mas enquanto o Mestre Ernesto trabalha, eu asseguro-me que a área está segura:
Entretanto, chegou o Miranda, super curioso com os escapes:
Mas ainda teve que esperar muito até os mesmos ficaram montados. Importante referir toda a atenção e empenho do Mestre Ernesto nesta operação, onde destaco o seu grande cuidado em certificar-se que tudo estava a ficar devidamente montado. Muito profissional nestas coisas! Após uns largos minutos, os LEOVINCE ficaram montados:
O que dizer do aspecto final??? FANTÁSTICO!!!
Os LEOVINCE melhoraram muito a estética da secção traseira da LC8, ficando agora com um “look” mais agressivo e espectacular, onde o acabamento cónico dos mesmos contribuem muito para esta nova imagem.
Já repararam no diâmetro da saída de gases???
Pois é, o restrictor de ruído já foi retirado, através do desaperto de um parafuso, ficando a saída de gases com este aspecto verdadeiramente assustador:
Alguns pormenores de construcção, os suportes que seguram as ponteiras:
Os novos colectores de escape:
As molas que reforçam a união dos colectores às ponteiras, cobertas por uma borrcha com a inscrição LEOVINCE:
A norma de homolgação das ponteiras de escape (com o restrictor de ruído):
E o bonito logótipo SBK na zona cónica das ponteiras:
Que mais posso dizer??? TÁ LINDA!!!
Mas falta falar numa coisa, o som Bem, quanto ao som, com o restrictor de ruído, o som já é muito forte e agressivo, ou seja, completamente diferente relativamente ao som com as ponteiras de série, mostrando toda a virilidade do LC8. Mas, após ter removido o restrictor de ruído, o som altera-se por completo, parecendo que o LC8 está com um ataque de fúria, querendo devorar todas as estradas e trilhos que surgem no seu caminho. É como uma noite de forte trovoada! É assustador e chega a sair lume pelas ponteiras de escape… Para melhor perceberem, vejam o vídeo abaixo:
Gostaram??? Aposto que sim, mas não se iludam com o vídeo, por que ao vivo, o som é bem mais assustador Resumindo, os LEOVINCE SBK EVO II foram uma excelente opção, quer na qualidade de cosntrucção dos mesmos, quer no aspecto estético, quer no som emitido e quer em prestações, porque, naturalmente, a faixa de potência ficou um pouco mais cheia (como se este motor precisasse de mais potência…).
Resta-me agradecer à SRMOTO e ao seu pessoal pelo empenho que tiveram nesta alteração, bem como ao Mestre Ernesto pela sua grande paciência em montar cuidadosamente estas ponteiras e trabalhar até tarde. Foram 5 estrelas, MUITO OBRIGADO! A minha KTM LC8 950 ADVENTURE já começa a ficar cada vez mais a meu gosto e cada vez mais apta para a aventura. Ainda existem mais algumas modificações em vista, mas por enquanto estas são as últimas.
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
13 fev 2010 22:00
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Ó Bruno a ponteira do lado esquerdo parece-me um bocado torto.... ou é impressão minha!??
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
14 fev 2010 01:37
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Não é impressão , os Leo é difícil acertar com o "tempero" aqui em Beja há uma com LEOS e o gajo não os consegue "acertar" , acho que é feitio e não um defeito
Mas que mandam uma ganda jarda lá isso mandam , parece mesmo uma trovoada
Nuno , esse Camel TOE tem tendência para saltar daí , o meu já era ....... ficou algures num rego cheio de água , as borrachas não são de fiar . Quando o descanso está recolhido , o TOE fica numa posição fácil de saltar se prender em alguma coisa .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
14 fev 2010 11:28
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Sempre pode-se arranjar um calhau e acertar a posição ....não!?
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
14 fev 2010 13:58
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Paulo Li Escreveu:
Sempre pode-se arranjar um calhau e acertar a posição ....não!?
Ó Li , tens que ir aos Açores e fazer como na do Nicholas :
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
14 fev 2010 14:02
Nicholas
Scuba Doooooo
Registado: 03 jun 2009 21:22 Mensagens: 1704
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
oh LI a tua sorte foi eu n ter visto isso olha que eu pratico chop sui !
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nicholas Escreveu:
oh LI a tua sorte foi eu n ter visto isso olha que eu pratico chop sui !
Chop sui já eu sabia desde que me lembro de existir
Eu ainda sei: - Kaga "TÉ" ao tecto (esta está muito boa para ti ) - Aí KI DÓI - Kung Foge
What´s gona be??
Are you talking to me
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
14 fev 2010 14:33
Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Bruno, se vires bem, estão os 2 tortos, a parte de baixo de ambos estão para fora!
Compara:
Não sei na tua, mas na minha eles dão bastantes ratéres...
Os db-killers, sinceramente, não servem para nada, porque o som que tira, torna-o mais agudo, ou seja, entra mesmo pelo cérebro...
Afinaste alguma coisa quando os meteste?
_________________ CumprimenTTos,
Luís Caetano
14 fev 2010 16:51
Zé Martins
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:05 Mensagens: 1737
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Vais bem lançado Bruno, à semelhança da V-Strom vai ficando cada vez melhor.... Os escapes, a meu ver, são dos melhores extras que se podem colocar, deixam o motor respirar doutro modo, além da sinfonia que nos dão. Continua..
14 fev 2010 18:42
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
A mota fica com um som muito giro... faz lembrar a minha Mas têm graça... os meus escapes são idênticos mas foram vendido com Leo Vince X3
14 fev 2010 20:58
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Paulo Li Escreveu:
Ó Bruno a ponteira do lado esquerdo parece-me um bocado torto.... ou é impressão minha!??
Não é impressão, tá mesmo Aliás, as 2 estão, só que a do lado esquerdo está ligeiramente superior
Paulo Lança Escreveu:
Não é impressão , os Leo é difícil acertar com o "tempero" aqui em Beja há uma com LEOS e o gajo não os consegue "acertar" , acho que é feitio e não um defeito
Nem mais! Talvez consiga melhorar mais qualquer coisa, mas não me parece que seja muito mais. Como terminamos a montagem já um pouco tarde, não tivemos tempo de acertar pormenores, mas é uma situação a rever
Paulo Lança Escreveu:
Nuno , esse Camel TOE tem tendência para saltar daí , o meu já era ....... ficou algures num rego cheio de água , as borrachas não são de fiar .
Concordo contigo! Gostei muito da qualidade e aspecto do Camel Toe, mas as borrachas não me convecem. O formato da base do descanso lateral da LC8 também não é muito favorável a este acessório. Tenho um amigo que é Serralheiro e acho que vou recorrer aos seus serviços para ele me melhorar o Camel Toe
Luís Caetano Escreveu:
Bruno, se vires bem, estão os 2 tortos, a parte de baixo de ambos estão para fora!
Yep!
Luís Caetano Escreveu:
Não sei na tua, mas na minha eles dão bastantes ratéres...
Dão sim senhor
Luís Caetano Escreveu:
Afinaste alguma coisa quando os meteste?
Por enquanto não e, até agora, o desempenho do motor parece-me bem. Pensei que teria que mexer na carburação, mas o LC8 parece não necessitar. E tu, afinaste alguma coisa?
Ze Mágui Escreveu:
Vais bem lançado Bruno, à semelhança da V-Strom vai ficando cada vez melhor....
Thank's!
kidhornet Escreveu:
Mas têm graça... os meus escapes são idênticos mas foram vendido com Leo Vince X3
Um amigo meu tem uns destes na sua Varadero e acontece exactamente o mesmo Coisas à italiana...
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
14 fev 2010 21:44
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Tal como tinha referido acima, o posicionamento das ponteiras de escape ainda era uma situação a rever , dado que as mesmas têm a tendência a ficarem um pouco de lado à medida que se aperta os suportes. Não sei porquê, mas o que é certo é que acontece Contudo, dei um saltinho ao concessioário KTM, a SRMOTO, e o Mestre Ernesto esteve a tentar acertar o "tempero" Após alguns minutos, as mesmas ficaram na posição desejada :
De salientar que não foi nada fácil, porque tal como mencionei, estes suportes à medida que são apertados, provocam este rodar lateral estranho Contudo, o Mestre Ernesto teve a paciência necessária para os acertar e, após alguns "truques", as mesmas ficaram no ponto
E continuam a "trovejar" que nem umas loucas
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
15 fev 2010 22:24
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Agora sim
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
15 fev 2010 22:41
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Direitinhas!!! E fazem um som impecável
15 fev 2010 23:29
Oscar
Aventureiro
Registado: 22 set 2005 14:37 Mensagens: 213 Localização: Maia - Porto
Registado: 30 nov 2009 21:17 Mensagens: 1313 Localização: Matosinhos
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Muito bom Bruno. Já vi que lhe estás a tomar o gosto conforme fizeste com a vstrom
16 fev 2010 10:43
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
psm Escreveu:
Muito bom Bruno. Já vi que lhe estás a tomar o gosto conforme fizeste com a vstrom
Yep
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
16 fev 2010 21:33
Guimaraes
Aventureiro
Registado: 02 fev 2010 12:11 Mensagens: 533 Localização: Porto
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
Tal como tinha referido acima, o posicionamento das ponteiras de escape ainda era uma situação a rever , dado que as mesmas têm a tendência a ficarem um pouco de lado à medida que se aperta os suportes. Não sei porquê, mas o que é certo é que acontece Contudo, dei um saltinho ao concessioário KTM, a SRMOTO, e o Mestre Ernesto esteve a tentar acertar o "tempero" Após alguns minutos, as mesmas ficaram na posição desejada :
De salientar que não foi nada fácil, porque tal como mencionei, estes suportes à medida que são apertados, provocam este rodar lateral estranho Contudo, o Mestre Ernesto teve a paciência necessária para os acertar e, após alguns "truques", as mesmas ficaram no ponto
E continuam a "trovejar" que nem umas loucas
Apesar de ter o modelo anterior, o problema era similar.. Para as alinhar, inverti o suporte do lado direito. Desta forma a ponteira "subiu" o suficiente para ficar alinhada com a do lado esquerdo.
20 fev 2010 22:21
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Guimaraes Escreveu:
Apesar de ter o modelo anterior, o problema era similar..
O pessoal da LeoVince ou tem um gosto muito particular nestas coisas, ou precisam de usar óculos
Guimaraes Escreveu:
Para as alinhar, inverti o suporte do lado direito. Desta forma a ponteira "subiu" o suficiente para ficar alinhada com a do lado esquerdo.
No meu caso, usamos algumas anilhas e muita paciência
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
21 fev 2010 21:39
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Bruno , com as outras marcas , Wings , Akra , etc , é mais fácil porque só desapertas a panela e apertas a outra (nunca há hiposes de ficarem tortos) , nos Leo , tem que se substituir o Y .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
21 fev 2010 21:47
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Paulo Lança Escreveu:
Bruno , com as outras marcas , Wings , Akra , etc , é mais fácil porque só desapertas a panela e apertas a outra (nunca há hiposes de ficarem tortos) , nos Leo , tem que se substituir o Y .
Já me esquecia desse pormenor Paulo A verdadeira razão deverá residir neste pormenor, mas bem que podiam ter feito a coisa de forma a que as ponteiras ficassem alinhadas assim que as montamos. Enfim, Italianos...
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race