Hoje foi dia da minha menina ir ao Dentista
, pois estava a queixar-se de um dente que estava a mais
De série, a KTM 950 ADVENTURE vem equipada com um pinhão de ataque de 17 dentes, que juntamente com a cremalheira de 42 dentes, torna a relação longa e muito estradista
Na prática e nos passeios fora de estrada tenho que, por vezes, recorrer mais vezes à caixa e usar velocidades mais baixas, especialmente se for em percursos mais sinuosos. Em muitos percursos, quando tento circular uma velocidade acima, por vezes o motor começa com o típico “bater”, dado que precisa que se imprima mais velocidade, só que muitas vezes os percursos não o permitem…
No asfalto, tudo bem, aliás, quase tudo bem
.
Na minha opinião, a relação de série é boa para os grandes espaços, onde se rola em estradas/estradões que permitem velocidades mais elevadas e permitem que se extraia mais “sumo” do motor.
Na realidade Açores
, mais concretamente em São Miguel, os grandes espaços não existem
. Existem sim estradas/estradões com mais ou menos distância, mas nunca GRANDES no verdadeiro sentido da palavra.
No fora de estrada ainda pior, ou seja, os nossos percursos são muito sinuosos
(muitas vezes técnicos) e não permitem muitas vezes levar o LC8 até onde ele merece, obrigando-nos a usar mais as rotações baixas e médias.
Com a relação de série e tendo em conta a minha realidade, por vezes o LC8 “bate” em demasia e obriga a recorrer a velocidades mais baixas
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ATENÇÃO, este motor não tem falta de potência, pelo contrário, apenas a relação de série não e a mais indicada para a minha realidade
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SOLUÇÃO: pinhão de ataque de 16 dentes
:
Uma vez mais recorri aos serviços da SRMOTO e do catálogo “POWER PARTS” da KTM para solucionar esta questão.
Eu também poderia ter optado por mudar a cremalheira e colocar uma de 45 dentes, que a KTM disponibiliza para este modelo, mas, segundo a opinião de vários possuidores da ADVENTURE, o pinhão de ataque de 16 dentes resolve bem esta questão, tornando o LC8 mais “vivo” e possante
.
Na prática, esta alteração produz um maior binário e uma faixa de rotação mais utilizável e menos esforço para o motor nos trilhos mais sinuosos/técnicos.
O Miranda já tinha realizado esta alteração e ficou muito agradado com a mesma. Diz que a KTM fica a trepar tudo e mais alguma coisa
Passando à prática, uma vez mais o Mestre Ernesto tomou conta das operações de mecânica e encarregou-se de efectuar a troca, sempre com o seu típico profissionalismo:
O novo pinhão de ataque, em tudo idêntico ao de série, mas com menos 1 dente:
De salientar a grande qualidade desta peça.
Após alguns breves minutos, o mesmo já estava no seu devido lugar:
Uma alteração rápida e simples!
Agora falta testar esta solução no fora de estrada que, segundo sei, será já no próximo Domingo, num passeio que se prevê interessante.
No entanto, não pude deixar de fazer um pequeno teste de asfalto e notar algumas diferenças importantes.
Notei um maior “apetite” na subida de rotação, bem como um empurrão mais interessante, nada de transcendente, mas nota-se
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Numa situação na via rápida em que circulava atrás de um enlatado e um pouco mais lento, notei que ia em 6ª velocidade e o LC8 não protestava e não pedia uma velocidade abaixo
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Espectáculo!
Resumindo, em poucos kms as diferenças foram notórias e agradáveis, deixando antever um comportamento em “off-road” mais eficaz e divertido
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Acho que vou gostar!
Uma vez mais o meu MUITO OBRIGADO à SRMOTO pela sua disponibilidade e ao Mestre Ernesto pela sua preciosa colaboração
Boas Curvas!