KTM 950 ADVENTURE Kickstand Relocation BracketJá algum tempo que o grupo das ADVENTURES de São Miguel pretendia realizar mais uma alteração nas mesmas, isto é, alterar a localização do descanso lateral.
Mas porquê???
Simples, para os menos atentos, o suporte de série do descanso lateral da 950 (e também da 990) é aparafusado directamente no motor, o que à primeira vista parece não ter problema.
Contudo, o facto deste suporte estar aparafusado directamente no motor, pode trazer alguns problemas, como já aconteceu a alguns proprietários destas motas. Por exemplo, em uso fora de estrada, uma pancada de uma pedra no descanso ou suporte do mesmo, poderá originar uma fissura na zona onde o suporte está aparafusado, que mais não é, também, o cárter do motor.
Uma foto a exemplificar uma fissura originada por uma destas situações (felizmente não é a minha mota):
Aparentemente, uma fissura “inocente”, mas que com o tempo começa a deixar escapar óleo, além da própria fissura poder aumentar de tamanho, com o simples apoiar da mota no descanso lateral.
Recordo-me de um exemplo destes, que ocorreu exactamente na viagem à volta do mundo, que o Motociclista Aurel está a realizar (
http://www.the-great-adventure.fr/), ou seja, ele já tinha alterado a localização do descanso lateral, mas voltou à localização de série e, azar do destino, bateu com o descanso numa pedra com alguma violência e ficou com uma fissura no cárter:
http://www.the-great-adventure.fr/wordp ... 71&lang=enO maior problema nestas situações é resolver o problema da fissura. No entanto, não é uma reparação fácil ou barata. Se for para tentar fechar a fissura, exige serviço especializado, que, segundo consta, não é barato. Outra solução, é desmontar o motor e substituir esta metade do motor, o que também não é barato.
Tendo em conta que normalmente usamos estes “mamutes” no fora de estrada, achamos por bem tomar medidas no sentido de evitar esta situação, mesmo que as possibilidades de acontecer sejam 1 num milhão.
Para tal, o mercado americano disponibiliza vários sistemas que alteram a localização do suporte do descanso. Mas nem todos parecem 100% fiáveis, dado que alguns continuam a recorrer à localização de série, mas usando umas artimanhas diferentes.
A melhor opção, e que tem tido muita procura, é a fornecida pela KTM KICKSTAND.
Este fabricante construiu um suporte que altera a localização do descanso lateral para a zona do sub-quadro, através de um suporte construído através de processos de CNC, em aço ultra resistente:
Este novo suporte aproveita a zona onde o sub-quadro se aparafusa à estrutura principal, bem como a zona onde os batentes do descanso central se aparafusam.
Na compra deste suporte, o fabricante oferece a extensão do cabo corta corrente do descanso lateral.
Bem pensado!
Ora bem, após algumas trocas de mail com o fornecedor do KTM Kickstand Relocation Bracket, lá efectuamos a encomenda de 3 destes suportes, para mim, Miranda e Narciso. A encomenda ficou pendente durante algumas semanas, pois os suportes tinham esgotado por completo. Pelos vistos, a procura é muita.
De salientar a comunicação com o fornecedor, neste caso o Joe, o qual foi sempre de uma grande disponibilidade e prontidão nas questões colocadas nos mails enviados.
Quando finalmente recebemos os suportes, verificou-se de imediato a qualidade e robustez do material. e, claro, passamos à montagem dos mesmos, sempre com a ajuda preciosa do nosso amigo Narciso, bem mais dotado para estas coisas de monta e desmonta
Os suportes vêm com manual de instrucções, o qual é suficientemente claro.
A 1ª fase consistiu em desmontar o descanso lateral, retirando a mola que recolhe o mesmo.
Uma tarefa que exige alguma força…
Desliga-se o cabo corta corrente do descanso lateral, o qual se localiza na lateral do motor e segue por baixo do mesmo, até ao descanso:
E cabo desconectado:
Depois desmonta-se o descanso lateral, mas sem esquecer de desconectar primeiro o cabo corta corrente:
Seguidamente, desmontamos os batentes do descanso central, pois estes vão dar lugar ao novo suporte e ficarão noutra localização, mas cumprindo sempre a função para a qual foram pensados:
E, claro, retira-se o parafuso que aparafusa o sub-quadro à estrutura principal. Muito cuidado ao retirar este, porque normalmente possui cola de parafuso, exigindo mais um pouco de força. Certificar que a chave está devidamente encaixada, de forma a não danificar o oríficio do parafuso.
E passamos à montagem do novo suporte!
O novo suporte não foi muito fácil de colocar no seu lugar, e por uma razão muito simples, está feito à medida, sem qualquer folga ou margem de manobra. Ou se monta correctamente, ou ficamos com a impressão de que algo está mal.
No nosso caso, optamos por começar por aparafusar o mesmo na zona do sub-quadro, sendo formecido pelo fabricante um parafuso de dimensões superiores. Mas não aparafusamos até ao fim, de forma a podermos “acertar” convenientemente com os oríficios dos parafusos da parte de baixo (onde estavam os batentes do descanso central):
Deu um pouco de luta acertar com os parafusos em baixo…
É que está tudo feito à medida, de forma a ficar sólido e sem possibilidade de oscilações:
Mas com alguma paciência e jeito, lá se conseguiu acertar com os parafusos:
Com os parafusos inferiores colocados, aperta-se definitivamente o parafuso do sub-quadro, sendo aconselhável apertar com a chave dinamométrica e de acordo com os valores aconselhados pelo fabricante. O manual de instrucções deste suporte fornece estes valores, que estão de acordo com o manual da KTM.
Um conselho, colocar nos parafusos, principalmente o do sub-quadro, um pouco de cola de parafuso, como a Loctite 243.
Depois ligou-se a extensão do cabor corta corrente ao cabo de série. Convém ter atenção neste pormenor, ou seja, passar o cabo por trás do descanso, em direcção ao interior da protecção do cárter, de forma a não ficar exposto a algum esticão. Usamos algumas abraçadeiras de serrilha para ajudar a colocar o cabo na melhor posição.
Montam-se os batentes do descanso central, os quais assumem uma nova posição, mas cumprindo correctamente a sua função. Ao colocarmos os batentes, temos que ajustar novamente a altura dos mesmos, de forma a que o descanso central não bata no novo suporte do descanso lateral. Tarefa simples e rápida!
Monta-se o descanso lateral:
E já está, o KTM Kickstand Relocation Bracket devidamente montado:
A “antiga” posição do descanso lateral ficou bem mais “limpa” e agora livre de possíveis azares:
O toque final, com a colocação do autocolante. Pormenores…
Depois passamos à montagem do suporte na mota do Narciso:
Neste caso, a montagem foi bem mais rápida e fácil, pois já tínhamos praticado na minha LC8.
O Miranda deu sempre uma ajudinha e até usou ferramentas “especiais” para tal, como o lubrificante WDSagres que segura na mão:
E pronto, em pouco tempo ficaram 2 LC8 com o novo suporte de descanso montado:
Ficou apenas a faltar a mota do Miranda, mas esta ficará para outra noite de animada tertúlia.
Em termos práticos, a nova posição do descanso lateral não é incómoda ou pouco prática, como as imagens podem sugerir.
A posição é na mesma acessível e o descanso continua a ser fácil de abrir, mesmo ainda montados na mota.
Também não interfere com o descanso central ou com os pousa-pés, assim como com o normal funcionamento da corrente.
À primeira vista, ficamos com a impressão de que este suporte coloca o descanso lateral exactamente ao mesmo nível da posição original. Aliás, a mota não fica nem mais deitada, nem mais de pé, fica exactamente igual. Se existem diferenças, serão certamente milímetros.
Outro aspecto a salientar é a qualidade do material, ou seja, o suporte é de grande qualidade de construcção, muito sólido e transmite segurança.
Na nosso opinião, bem conseguido!
Desta forma, corrigimos mais um ponto menos bom, ou menos bem pensado nas ADVENTURE, o qual poderia tornar-se uma grande dor de cabeça e levar-nos alguns dos nossos preciosos euros.
Por fim, um grande obrigado ao Narciso e ao Miranda pela ajuda na montagem deste suporte.
Suporte pode ser encomendado aqui:
http://ktmkickstand.com/default.aspxPara terminar, o melhor destes serões é o excelente convívio que se gera, onde a boa disposição está sempre em alta.
Estes serões são uma excelente terapia anti-stress
Boas Curvas!