Data/Hora: 28 abr 2024 05:51




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 A minha Ténéré 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem A minha Ténéré
Conforme Prometido aqui deixo uma apresentação mais completa da minha nova montada..

Yamaha XTZ 660 3YF 1996

Passei de uma xtz125 para a xtz660.. um sonho antigo..

sem grande experiência em motos de grande cilindrada e peso.. a viagem inaugural de cerca de 90Km, foi feita com mt cuidado e cautela.. mas fiz a viagem toda de sorriso de orelha a orelha..
Imagem
Imagem

desde sábado ainda não toquei no carro.. :D
sempre de mota para todo lado.. no mesmo dia após o almoço foi altura de levar a pendura a passear, e de testar o conjunto a dois.. (esqueci-me de tirar fotos.. só queria andar.. :kiss: )

nestes dias e após sair do trabalho apanhei uns caminhos conhecidos sem alcatrão até casa.. para ver o comportamento da máquina fora de estrada..
Imagem
Imagem
Imagem
Imagemque olhar sedutor :humm:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


Editado pela última vez por FGBranco em 12 jul 2010 21:26, num total de 1 vez.



07 jul 2010 21:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha Té
Tá linda ! Parabéns e que te gozes muito dela :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


07 jul 2010 21:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
bem agora falando um pouco mais da mota..
tendo lido alguns testemunhos de proprietários e ex proprietários deste modelo.. já tinha uma ideia do que iria encontrar..

estou super satisfeito.. e alta.. bonita.. o motor agrada-me bastante.. e nada tem a ver com o 125 a que estava habituado..

a vibração, normal, a principio estranhei, agora já começa a nem fazer diferença..

tenho naturalmente que me habituar ao seu peso e altura.. mas a mota é bastante intuitiva e simples de pilotar..

a travagem e suspensão não é o seu forte.. a segunda em especial fora de estrada.. mas preciso de mais tempo em cima dela..

protecção aerodinamica não é má.. mas tenho de experimentar a andar com um capecete com viseira para tirar mais conclusões..

a única coisa que me deixou mais naquela foi ao 120 sentir a frente algo instável.. mais uma vez preciso de mais uns teste para ver melhor a questao..

mas até agora estou a adorar :dance:
Abraços e até breve

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


07 jul 2010 21:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
obrigado Paulo.. gozarei concerteza.. no final do mês a férias já estão a ser pensadas para se ir passear de mota.. zona de Ferreira do Zezere, Lousa, Gois, Arganil,, por esses lado.. uma zona que me fascina.. e que tem sempre água fresca por perto em caso de mt calor..

os preparativos ainda não começaram.. pois estou sem tempo.. depois meto aqui umas fotos..

abraço

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


07 jul 2010 21:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 fev 2010 12:11
Mensagens: 533
Localização: Porto
Mensagem Re: A minha Té
FGBranco Escreveu:
Imagemque olhar sedutor :humm:


"Bota" sedutor nisso!
Parabéns! :okkk:


07 jul 2010 22:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha Té
FGBranco Escreveu:
a única coisa que me deixou mais naquela foi ao 120 sentir a frente algo instável..


Em estrada ? Experimenta dar mais carga no amortecedor traseiro .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


07 jul 2010 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: A minha Té
parabéns, desejo-te muitas aventuras com ela! :nod:


07 jul 2010 22:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: A minha Té
Parabens pela nova maquina!!!
O Lança tem razao,ao dares mais carga no amortecedor trazeiro ela nao baixa tanto a trazeira em acelaraçao e por sua vez nao levanta a frente.

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


07 jul 2010 22:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 mar 2010 01:12
Mensagens: 374
Mensagem Re: A minha Té
Parabéns! A moto parece estar impecável!

_________________
Nuno Ferreira
BMW GS 1200 triple black 2011
Vespa 150 Sprint 1969
Honda CN 250 1996


07 jul 2010 23:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
Obrigado a todos :thumbsup:

Sim em estrada :confused: tenho de ver essa situação da precarga do amortecedor.. Thanks :thumbsup:
também não é uma situação prioritária para já.. pois a velocidade não é o mais importante.. a ver vamos..

abraços

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 jul 2010 08:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha Té
A moto está muito porreirinha :okkk:


08 jul 2010 09:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha Té
FGBranco Escreveu:
Obrigado a todos :thumbsup:

Sim em estrada :confused: tenho de ver essa situação da precarga do amortecedor.. Thanks :thumbsup:
também não é uma situação prioritária para já.. pois a velocidade não é o mais importante.. a ver vamos..

abraços

na minha pegaso quando coloquei um vidro maior à frente comecei a sentir que em AE ficava com a direcção muito solta, hoje em dia não sinto .... talvez por me ter habituado. De qualquer forma tenta isso da carga do amortecedor traseiro.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


08 jul 2010 21:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
Ora bem.. ontem andei a tentar dar mais carga ao amortecedor.. depois de mt olhar encontrei na base do amortecedor um parafuso grande facil de rodar à mão.. e decidi rodar para ver o que acontecia.. quando me sentei na mota sentia baixar mais que o necessário.. e ao saltar em cima dela nem parecia o mesmo..

Pensei cá para mim que rodar no outro sentido teria um efeito oposto.. foi o que fiz.. foi quando reparei que aquilo tinha uns números.. acabando por ficar no máximo (5)..

hoje como tinha de ir a leiria fazer uma examezito de finanças, decidi ir de mota para testar a a estabilidade da frente da mota :rolleyes: Ida nacional, vinda AE..

a melhoria fez-se sentir.. :rlx: apesar nao estar perfeita [wink] na nacional o alcatrão irregular faz vibrar a frente.. penso que com uma suspensão melhor não se sentisse tanto..

em AE, consegui manter uma velocidade constante de 120km sem grandes problemas e instabilidades na frente.. não me aventurei a maiores velocidades pois apanhei um susto por causa do vento ao tentar chegar ao 140Km :ups: também não sei dará mt mais pois já estava a chegar ao redline (o vento também não Ajudará, penso eu de quê)..

desculpem Lá o testamento :flush:

só mais uma coisinha.. hoje fiz o meu primeiro tanque.. 17L até à reseva.. 280Km.. média 6Lt aos 100.. que acham??

abraços

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


09 jul 2010 20:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: A minha Té
Entao agora vais fazer outra coisa
vais baixar a suspençao á frente,começa por 10mm e depois vez o resultado.
To a falar em subir as bainhas mais para cima.
140km/h parece-me pouco para essa mota...a minha vai aos 192km/h ja a cortar mas atençao,é das novas
Em relaçao ao consumo parece-me bem os 6L/100km.

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


10 jul 2010 11:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
Obrigado Jorge.. :okkk:

baixar a suspensão já é uma tarefa um pouco mais complicada para os meus conhecimentos e experiência.. :rolleyes:

Mas já me vou por a olhar para aquilo.. :D

baixar a suspensão reduz a instabilidade da frente?? vai provocar o mesmo efeito que de aumentar a carga do amortecedor?? baixar a frente em aceleração, será isso?? não comprometera em OFF?? :ups:

Desculpem as perguntas, mas já que estou a mexer quero perceber o principio implícito.. :thumbsup:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


10 jul 2010 12:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: A minha Té
FGBranco, tenho uma igualzinha à tua (de 1996 também) e não sinto isso da vibração.

A minha está com a suspensão levantada ao máximo à frente e atrás está com a precarga nos 4, salvo-erro.

Ja senti muita coisa na moto mas a frente instável não (ao ínicio sentia a frente pouco precisa a pouca velocidade, mas era pressão a menos no pneus :ups: :D )

Com o vidro de origem não vais muito bem acima dos 120, e bom bom é não passares dos 140-150 para o motor ir "soltinho", mas em termos de segurança não notei nada, mesmo a 170 que foi o max que consegui sacar dela (e ja vai a tocar no redline da 5ª...)

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


11 jul 2010 19:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Té
Obirgado Guerra.. :thumbsup:
foi coisa que ainda no verifiquei foi a pressão dos pneus.. que pressão tens nos teus??

quanto à instabilidade requer mais uns testes.. pois no dia que testei, o vento era forte(bastante), o que pode ter influenciado a minha avaliação, e as vibrações serem motivadas pelo vento, e nao pela mota..

eu na mh tenho o vidro alto.. e a velociadades um bocadinho superiores basta baixar um pouco a cabeça e já não sinto o vento e viajo confortável..

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


11 jul 2010 20:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Boas malta..

hoje enquanto contemplava a minha menina deparei-me com isto:
Imagem

nunca tinha reparado muito nas jantes.. para além do normal, para ver a condição dela.. mas hoje um olhar mais atento revelou esta surpresa..

uma pergunta a Té já vem equipada de origem com jantes DID??

não percebo muito de jantes mas, já vi por ai falarem nela.. será que são as mesma??

cheers

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


14 jul 2010 21:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: A minha Ténéré
custa-me acreditar que isso venha de origem, pode ter sido o anterior dono que meteu esses aros. Hoje em dia são muito conceituadas... se bem que mesmo dentro das boas marcas há aros melhores que outros, por exemplo os Excel que equipam as RR são melhores que muitos que se vêm mais comummente :nod:


14 jul 2010 21:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
a minha questão surge mesmo porque pensava que ela viria de origem com uns aros "normais"..

o que conta é que tenho uns aros, mesmo que não de topo, de qualidade um pouco mais elevada(espero).. :rlx:


sempre sai da lista uns aros melhores, pelo menos para já.. :clapp:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


14 jul 2010 21:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: A minha Ténéré
isso de aros tem muito a ver com o uso e tipo de piso que se faz. Para quem faça essencialmente areia ou estradões por exemplo não acho uma prioridade, já lá pro Porto é só trialeiras de calhau, o meu aro da frente já tá meio quadrado noutro dia tive um furo precisamente no sitio onde o aro esta pior :(

Esse deve ser fixe, parabéns pela aquisição :D hehe


14 jul 2010 22:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: A minha Ténéré
Não vejo o porquê que isso não haveria de vir de origem, muitas motas hoje em dia e também antigamente têm como fornecedor de aros a DID.

Só de repente as Transalps e Africa Twins vêm com DID.

É uma marca como outra qualquer. Pode é haver modelos diferentes como o Cabral disse. Mesmo assim nunca vi uma Africa Twin ou Transalp com aros tortos.

Também estou convencido que o problema dos aros da LC8 Adv nem tem haver com o material, acho que é mais a largura do mesmo. Quando tiver disponibilidade vou comprar um aro da frente como a SE, que por acaso é DID mas mais estreito.

Digo isto porque li em algum lado que houve pessoal que comprou aros Excel para a LC8 (com a mesma medida do de origem) e ficaram quadrados da mesma. Podiam ser de um modelo mais foleiro, mas os preços que ouvi eram de topo de gama.

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


15 jul 2010 00:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: A minha Ténéré
quando disse que não deviam vir era pelo aspecto deles, mas claro que podem

Serôdio Escreveu:
Também estou convencido que o problema dos aros da LC8 Adv nem tem haver com o material, acho que é mais a largura do mesmo.


o problema dos aros da LC8 era pior nas 950, os das 990 segundo dizem já são muito melhores... dizem eles, mesmo assim eu e o Lança já lhes metemos umas boas panadas :(

de qualquer forma houve pessoal que fez o Amitie com Excel e também acabaram com umas boas panadas, tal como disse dentro das marcas há modelos e modelos :rolleyes:


15 jul 2010 06:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
O que pra qui vai :D

eu sou um noobzinho nestas coisas.. :ups: quero só aprender convosco mais algumas coisinhas..

Serôdio Escreveu:
Não vejo o porquê que isso não haveria de vir de origem, muitas motas hoje em dia e também antigamente têm como fornecedor de aros a DID.


Acredito.. eu é que desconhecia esta situação.. pura ignorância minha.. agora venha ou não com eles de origem.. já lá estão e espero que para durar.. :okkk:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


15 jul 2010 08:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: A minha Ténéré
Serôdio Escreveu:
Não vejo o porquê que isso não haveria de vir de origem, muitas motas hoje em dia e também antigamente têm como fornecedor de aros a DID.

Só de repente as Transalps e Africa Twins vêm com DID.

É uma marca como outra qualquer. Pode é haver modelos diferentes como o Cabral disse. Mesmo assim nunca vi uma Africa Twin ou Transalp com aros tortos.

Também estou convencido que o problema dos aros da LC8 Adv nem tem haver com o material, acho que é mais a largura do mesmo. Quando tiver disponibilidade vou comprar um aro da frente como a SE, que por acaso é DID mas mais estreito.

Digo isto porque li em algum lado que houve pessoal que comprou aros Excel para a LC8 (com a mesma medida do de origem) e ficaram quadrados da mesma. Podiam ser de um modelo mais foleiro, mas os preços que ouvi eram de topo de gama.


Boas Serôdio,
Eu como ando a arranjar a minha mota depois do acidente, optei por comprar o aro da SE (D.I.D.). Dizem ser melhor do que os nossos de origem. Além de que é mais barato (cerca de 20€).

_________________
Two Big for me...


15 jul 2010 09:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.