Data/Hora: 01 mai 2024 17:59




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 A minha Ténéré 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha Ténéré
A minha Transalp 600 também traz jantes DID :D


15 jul 2010 11:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Boa noite a todos..

após uma semaninha fora cá dentro.. perdido pela zona centro do pais, de mota claro está..

venho aqui apenas dizer que estou muito satisfeito com ela.. foram cerca de 650km com pendura e logistica.. 5 dias e 4 noites.. (um pequenino relato fica para os próximos dias [wink] )

em relação à mota.. antes de ir foi ao mecânico fazer uma revisão.. a embraigem foi afinada.. os filtros limpos.. etc e tal.. quando perguntei pelo óleo o sr perguntou me de onde a mota tinha vindo.. contei a história.. perguntei-lhe o que o óleo tinha a ver com a origem da mota.. qual não é a minha cara de espanto quando me diz que encheu um garrafão de 5lt de oleo :shi:
no fim de falarmos lá concluímos que este abuso de óleo se deve ter devido à medição do mesmo com a mota a frio.. o que induz em erro..

a verdade é que se nota uma diferença na mota.. parece mais solta.. e nao sei se foi devido a isso ou á condução em viagem mas fez um consumo de 5lts aos 100.. baixando 1lt desde a última análise..


já durante a viagem apanhei um valente susto quando fiquei sem travão traseiro.. o dia estava mt quente.. tinha acabado de fazer uma descida ingreme com passageira e carga.. parei a mota.. esperei uns minutos à sombra.. e já tinha travão outra vez..
nunca tal me tinha acontecido e na altura fiquei algo preocupado.. a verdade é que comecei a usar menos o travão traseiro e não voltou a acontecer..

terá sido devido ao calor extremo?? o nivél de óleo está normal, e não existe pelo menos a olho nu nada fora do normal.. as pastilhas estão quase novas.. de qualquer das formas esta semana que ai vem vou consultar o mecânico sobre o assunto..

desculpem o testamento..
um abraço

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


06 ago 2010 21:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha Ténéré
FGBranco Escreveu:
já durante a viagem apanhei um valente susto quando fiquei sem travão traseiro.. o dia estava mt quente.. tinha acabado de fazer uma descida ingreme com passageira e carga.. parei a mota.. esperei uns minutos à sombra.. e já tinha travão outra vez..

já me aconteceu isso, o óleo aqueceu tanto que fiquei sem travões mas foi porque troquei o travão completo com outra mota que estava parada à muito tempo e o oleo já devia estar estragado então após travar as pastilhas ficavam a tocar no disco fazendo isso.

Parece que no teu caso foi mesmo abuso do travão poiscaso contrário teriaacontecido mais vezes.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


07 ago 2010 07:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 22:28
Mensagens: 479
Localização: Loures
Mensagem Re: A minha Ténéré
Bem vindo ás Tés...pelo que leio, mais um apanhado pelo virús!!! ;)

Vou tentar ajudar no que puder com a minha experiencia de Tés.

Tb já tive um modelo desses e de 96...quem sabe não será a que já teve nas minhas mãos...

Velocidade máxima - esta não é uma té das novas...a velocidade máxima é os 150Km/h e quando digo máxima é só para manter por pouco tempo, pois vais demasiadamente perto da red line. Se queres mota por muitos anos faz médias de 120/130Km/h. Deverá ser entre as 5000/5500 RPM.

Instabilidade - Começa por ver a pressão dos pneus (os dois) esta influencia demais a estabilidade em velocidade.
Se continuar vê se o pneu da frente está em condições, procura desgaste anómalo, saliências tipo bolhas.
Se tiver tudo ok e continuar passa á jante - mete a roda no ar e procura desvios na trajectória com a roda a rodar.
Se tiver tudo ok e continuar, passa á suspensão, começa por mudar o oleo da mesma, um óleo velho e já sem qualidades pode comprometer o funcionamento normal da suspensão.
Se mesmo assim continuar, pensa em mudar as molas da suspensão, estas poderão estar pasmadas e sem curso de utilização.

Um pormenor importante - por acaso não levavas top-case pesada? muitas vezes uma top-case pesada pode influenciar o comportamento duma mota a velocidades acima dos 120km/h.

Consumo - entre os 5 e os 6 litros.

Óleo a mais no motor - influencia todo o funcionamento do motor e até mesmo danificar juntas e o-rings por demasiada pressão de funcionamento.

Aros D.I.D. - As Tés todas vêm com eles de origem.

Aquecimento de travões - Pode acontecer isso no verão com demasiado uso dos mesmos.
Antes de tudo verifica se as pastilhas não roçam os discos, se roçarem poderá ser a fonte de aquecimento e de futuro envidraçar das pastilhas. se isto acontecer, desmonta as bombas limpa e lubrifica os embulos e volta a montar.
No verão retira a protecção de plástico do disco da frente, vais ver que melhora em muito o seu arrefecimento.
Podes melhorar o comportamento dos travões mudando o óleo dos mesmos (não sabes que tempo têm na mota e já poderá estar oxidado com o tempo perdendo as qualidades de compressão).
E já agora escolhe um óleo com uma temperatura de trabalho um pouco superior ao normal (lê os rótulos ou verifica na net), este aguentará melhor as altas temperaturas sem se alterar.
Um medida também eficaz, se estas não te satisfizerem, é mudares os tubos dos travões para tubos de malha de aço. Por vezes o calor afecta tb os tubos em borracha permitindo uma maior dilatação dos mesmos que faz com que a força de travagem se dissipe antes de chagar ás bombites. A malha de aço elimina este pormenor técnico.

Descer a altura na suspensão dianteira - não aconselho, a não ser que não chegues com os pés ao chão na mota. Esta alteração vai influenciar todo o comportamento ciclistico da mota e só no caso que referi, pesando os prós e contras a nível de segurança, se aconselha a fazer o mesmo. Pelo que sei só a Super Té se pode fazer o mesmo em cerca de 1cm alterando apenas o seu comportamento dinâmico e não comprometendo a segurança (tem a ver com a geometria do conjunto e centro de gravidade).

Espero ter ajudado.

_________________
Vítor Costa
(Ténéréoólico)

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc


07 ago 2010 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
obrigado pelas vossas respostas :okkk:

VitorCosta Escreveu:
Bem vindo ás Tés...pelo que leio, mais um apanhado pelo virús!!! ;)

apanhado e completamente contaminado :D

Vou tentar ajudar no que puder com a minha experiencia de Tés.

Tb já tive um modelo desses e de 96...quem sabe não será a que já teve nas minhas mãos...

Velocidade máxima
para mim esta questão não é a mais importante, sendo mesmo secundária.. se fizer velocidades de cruzeiro, como dizer na casa dos 120km/h perfeito. chega e sobra para o que pretendo da mota. :dance:

Instabilidade Um pormenor importante - por acaso não levavas top-case pesada? muitas vezes uma top-case pesada pode influenciar o comportamento duma mota a velocidades acima dos 120km/h.

não ia com topcase.. neste aspecto aumentei a pré carga do amortecedor e notei logo diferenças.. depois disso veriquei a pressão dos pneus e o traseiro estava mt abaixo do ideal.. ainda não testei a máquina a solo e sem carga.. mas agora nas férias, carregada e com pendura andei a velocidade de cruzeiro 100km/h pelas nacionais e nada a apontar.. notei o conjunto mt estável.. penso que esta questão está para já resolvida :yupi:

Aquecimento de travões - Pode acontecer isso no verão com demasiado uso dos mesmos.
Antes de tudo verifica se as pastilhas não roçam os discos, se roçarem poderá ser a fonte de aquecimento e de futuro envidraçar das pastilhas. se isto acontecer, desmonta as bombas limpa e lubrifica os embulos e volta a montar.
No verão retira a protecção de plástico do disco da frente, vais ver que melhora em muito o seu arrefecimento.
Podes melhorar o comportamento dos travões mudando o óleo dos mesmos (não sabes que tempo têm na mota e já poderá estar oxidado com o tempo perdendo as qualidades de compressão).
E já agora escolhe um óleo com uma temperatura de trabalho um pouco superior ao normal (lê os rótulos ou verifica na net), este aguentará melhor as altas temperaturas sem se alterar.

de facto agora que falaste nisso fui verificar e rocam de facto um pouco.. como não pesco mt de mecânica vou falar estas questões com o meu mecânico, gracias pelas dicas :okkk:

Um medida também eficaz, se estas não te satisfizerem, é mudares os tubos dos travões para tubos de malha de aço.

esta alteração já está na cabeça desde que comprei a mota, vi por ai algures um relato do Vfigueiredo que sugere esta alteração, e a meu ver faz todo o sentido.. mesmo sem mt calor o sistema de travagem da mota de origem pode ser mt melhorado..


Descer a altura na suspensão dianteira esta alteração não está nos planos.. penso não se justificar.. não tenho qualquer problema em chegar ao chão.. nesse aspecto a mota é impec. e como sou relativamente alto não há stress por ai..

Espero ter ajudado.

ajudaste pois.. agora tenho de ir até ao TOC e fazer a minha apresentação por lá


mais uma vez obrigado..

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


07 ago 2010 10:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Ah esqueci-me de referir.. uma futura alteração, em especial a pensar em viagem mais longas, será a alteração do banco.. eu e a maria ficamos um pouco mal tratados da bunda :flush:

mas nao sei mt bem como resolver esta questão.. a sugestão da aplicação daquela coisa de gel para as celas parece uma opção mas já li algures que se aquilo apanha sol UI UI..

estava também a pensar mudar a forra do banco por algo deste género:
Imagem

um pouco ao estilos das motos do dakar.. que acham?

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


07 ago 2010 10:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
hoje depois do trabalho para aliviar o stress.. só tirei esta fotinha manhosa.. foi também as primeiras incursões em areia.. ainda tenho muito que aprender.. e o pneu da frente tb nao ajuda mt.
Imagem

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


17 set 2010 21:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha Ténéré
FGBranco Escreveu:
Ah esqueci-me de referir.. uma futura alteração, em especial a pensar em viagem mais longas, será a alteração do banco.. eu e a maria ficamos um pouco mal tratados da bunda :flush:

mas nao sei mt bem como resolver esta questão.. a sugestão da aplicação daquela coisa de gel para as celas parece uma opção mas já li algures que se aquilo apanha sol UI UI..

estava também a pensar mudar a forra do banco por algo deste género:
Imagem

um pouco ao estilos das motos do dakar.. que acham?



Só agora vi isto , Branco , assim novas são bonitas , mas com o tempo começam a ficar esquisitas , arussadas , ficam feias .....

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 set 2010 21:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Paulo Lança Escreveu:
Só agora vi isto , Branco , assim novas são bonitas , mas com o tempo começam a ficar esquisitas , arussadas , ficam feias .....


Obrigado Lança.. mas o objectivo será o conforto e não tanto a estética. MAs se conseguir aliar estes dois factores tanto melhor..

No TE tive a ver o banco de gel da touratech que estava montada na 990 do Nicholas (o brasileiro da volta ao mundo) e curti muito, tanto a cobertura como o conforto do mesmo, no entanto não se arranja nada já assim pontinha para uma te mais velhinha, pelo menos que eu tenho conhecimento..

tenho de continuar a investigação..

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


19 set 2010 10:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
ja agora uma foto de ontem de manha.. um gajo sai para ir beber um cafe e quando da por ela ja anda por maus(bons) caminhos..
Imagem
Imagem

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


19 set 2010 11:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha Ténéré
Mas olha que não é a pele revirada que te vai dar mais conforto , mas sim a espuma/gel que está no banco .
Se falares com um estofador , e disseres que querias mais conforto , possivelmente , vai-te apresentar algumas opções sobre densidades de espuma a colocar ...... mas depende do estofador .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


19 set 2010 11:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
tinha a ideia de que a pele revirada ajudaria no conforto, nao sei onde fui buscar essa ideia, mas pronto :flush:

tenho de fazer uma visita a um estofador :matrix:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


19 set 2010 11:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Aqui à tempo vi por aqui um tópico do sr. Victor Té sobre uns cadeiras velhas e uns ferros de protecção.. e pensei cá para mim: "pode não ficar tão robusto, nem tão bonitos e perfeitos, mas com o que poupo que se lixe"

e botei mãos à obra...

matéria prima:
Imagem
cortes, ajustes e soldas..
Imagem
ImagemImagem
Imagem
Imagem
nas uniões optei por colocar uns reforço por dentro..

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 nov 2010 19:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
e o resultado final..
Imagem
a fera a elevar-se sobre a erva e a observar a presa
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ainda não cai com a mota para poder afirmar a robustez da coisa.. mas com o pneu neste estado e por maus caminhos não deve faltar muito
Imagem

no total devo ter gasto no máximo uns 20€, contas por cima.. só tive de comprar uma lata de tinta preto fosco uns parafusos e portas, e a barra de ferro que liga ambas as protecções por cima do motor..

um abraço

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 nov 2010 19:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: A minha Ténéré
Essas barras estão à maneira!


08 nov 2010 19:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha Ténéré
Ena , ganda bricolage :clapp:
Nada como fazermos nós as cenas , tem outro sabor :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


08 nov 2010 21:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
podes crer Lança, e tu sabes bem o que isso é [wink]

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 nov 2010 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha Ténéré
Mas que belas mod's.... :nod: :unibrow:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


09 nov 2010 09:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Imagem

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


09 dez 2010 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha Ténéré
Muito fixe... :)

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


09 dez 2010 16:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Obrigado Paulo :okkk:

Mais uma
Imagem

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


09 dez 2010 16:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha Ténéré
Parece um autêntico felino... :nod:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


09 dez 2010 17:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: A minha Ténéré
Parece :unibrow:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


09 dez 2010 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha Ténéré
[}:)] [}:)] [}:)] :lotlol:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


09 dez 2010 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 mar 2010 01:12
Mensagens: 374
Mensagem Re: A minha Ténéré
Boa foto!!!

_________________
Nuno Ferreira
BMW GS 1200 triple black 2011
Vespa 150 Sprint 1969
Honda CN 250 1996


09 dez 2010 20:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.