Data/Hora: 27 abr 2024 22:53




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
 Primeira mota. Dicas e opiniões sff 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 08 jul 2010 19:14
Mensagens: 10
Mensagem Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Boas a todos!

Estou perto de comprar a minha primeira mota (usada) mas tenho grandes duvidas em relação a marcas e modelos.
Eu gosto da ideia de ir passear com a babe, estrada fora, de correr Portugal de norte a sul(e quem sabe um dia, talvez mais) e de fazer umas atalhadas também com malta amiga. Até já tenho umas luzes em relação às motas que gostava de comprar.

A mota que eu queria mesmo é uma Africa Twin 750 à moda antiga. Estou completamente perdido de amores por esta mota e tenho ideia de que motas como estas já não se fazem, parece-me robusta e capaz de percorrer qualquer caminho, ideal para o que eu quero.

Mas vamos ao que interessa. Como ainda estou um pouco limitado com o orçamento, estava mais inclinado para uma XR 600/650 (outra mota que adoro), uma TTR 600 ou uma XT 600 usadas e baratas, mas que esteja em condições, para poder andar à vontade, sem stresses e de maneira a adquirir mais experiência com motas para um dia poder ter a minha africa twin, ou outra do genero. Estava a pensar num primeiro investimento até 1500/2000€. As minhas questões são:

acham que me safo por este preço com alguma destas em boas condições?

Qual destas me aconselhariam para o uso do dia a dia agora que está bom tempo e para uns primeiros passeios de fim de semana por aí tanto em estrada como em terra, que seja económica e duradoura??

E por fim, será que devia fazer este primeiro investimento na base da aprendizagem, ou devia continuar a juntar dinheiro para poder comprar a africa twin e esquecer os fantasmas das motas mais pesadonas e de cilindrada mais proxima dos 1000cc??

Será que me fiz entender?

Agradecia a vossa ajuda a todo o pessoal mais experiente.


Obrigado e bons rides! :okkk:


Editado pela última vez por Ghost-Rider em 09 jul 2010 20:38, num total de 1 vez.



08 jul 2010 19:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Boas!
Eu acho que deves ir já para a mota que queres...

e tens aqui uma por pouco mais do que pensas gastar numa ttr... e a ttr nao te leva a passear pelo pais todo!

viewtopic.php?f=88&t=15301

E uma apresentaçaozinha á malta nao te ficava nada mal...

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


08 jul 2010 20:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
devemos sempre comprar a mota que queremos, senão vais acabar por gastar dinheiro 2 vezes... ou seja perder dinheiro


08 jul 2010 21:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jul 2010 02:35
Mensagens: 93
Localização: Porto - Lisboa
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Boas fantasma acho que deves juntar mais uns trocos e comprares a AT porque senão daqui a uns tempos vais ficar farto da mota e nem vais querer olhar para ela. Aguenta mais um pouco e persegue o teu ideal de mota. :sabe:

_________________
"Podia viver sem a minha GS 800, podia mas não era a mesma coisa"
Ando de mota por dois motivos, por tudo e por nada..


08 jul 2010 23:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 mar 2010 01:12
Mensagens: 374
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Também acho que deves comprar a mota que queres! Eu cometi esse erro ao inicio (mais que uma vez) e bem me arrependo...
Já no caso das motas que exemplificas, são motas muito mais vocacionadas para mato do que propriamente para trail puro (que é o uso que pretendes dar à mota). E atenção que a XR com arranque por pedal não é das motas mais cómodas para utilizar diriamente...
Eu avançaria para a AT sem olhar para trás!

_________________
Nuno Ferreira
BMW GS 1200 triple black 2011
Vespa 150 Sprint 1969
Honda CN 250 1996


09 jul 2010 14:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 abr 2009 11:00
Mensagens: 197
Localização: Retaxo / Castelo Branco
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Boas!
Pelo que tenho pesquisado e até porque estou comprador de uma AT e vendedor de uma XR 650R, os valores delas são muito semelhantes.
A minha opinião é que não te percas com os mitos de aprender, e tal... Compra aqlo que queres que depois tens tempo para aprender.
A minha 1ª mota foi mesmo a XR 650R. Os meus amigos todos me diziam que era um motão demasiado para quem nunca teve mota, etc... Mas aprendi muito com ela e gostei da experiência. Agora estou mais voltado para outro tipo de experiências (em motas), também motivadas pela falta de tempo e porque para TT sempre tenho o Patrol para curtir.

Abraço,
Sérgio

_________________
KTM 450 EXC 2004
Africa Twin RD07 1995
MZ 150es 1966
"ex" Honda XR 650R
"ex" Famel Z3


09 jul 2010 14:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 dez 2009 03:38
Mensagens: 24
Localização: Setúbal
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
apah soce caga nisso de comprares a mota de sonho e tal!
eu comprei a minha mota de sonho e hoje em dia, como tu já sabes, acho que deveria ter comprado algo diferente para me poder habituar a algo mais pesado!
nos primeiros dias de mota, deixei cai-la umas quantas vezes e tudo por falta de experiência, se tivesse comprado algo por 1500 euros dava para evitar os riscos na minha actual princesa e mais tarde tinha vendido o chasso pelo mesmo preço!

moral da historia
primeiro aprendes a cair e só depois investes o teu precioso €€ para comprar a tua mota de sonho!

abraço


09 jul 2010 20:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jul 2010 02:35
Mensagens: 93
Localização: Porto - Lisboa
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Conheço um Secaadegas que pertence ao motoclube do Porto e costuma estar atras do balcão a tirar umas minis da arca és o mesmo secaadegas??
O nick é muito invulgar dai eu perguntar.. :friends:

_________________
"Podia viver sem a minha GS 800, podia mas não era a mesma coisa"
Ando de mota por dois motivos, por tudo e por nada..


10 jul 2010 00:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 dez 2009 03:38
Mensagens: 24
Localização: Setúbal
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
fabio f Escreveu:
Conheço um Secaadegas que pertence ao motoclube do Porto e costuma estar atras do balcão a tirar umas minis da arca és o mesmo secaadegas??
O nick é muito invulgar dai eu perguntar.. :friends:


nop não somos a mesma pessoa!

:sabe: :leiam:


10 jul 2010 04:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
F800GS! [:p]


10 jul 2010 11:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 08 jul 2010 19:14
Mensagens: 10
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Obrigado pelas vossas opiniões, mas mesmo assim isto continua a ser complicado decidir como vocês devem calcular.

Tenho em vista uma AT de 92 com 23mil km, o dono esta a vende-la por pouco mais acima do meu orçamento inicial e a mota pelas fotos parece estar em bom estado e ele também o diz, mas tenho certas duvidas em relação a alguns aspectos técnicos da mota e do modelo. Uma AT de 92 para uma de 94/95 muda muito no que diz respeito ao motor, suspensões, sistemas de travagem, etc?

pessoal intendido na matéria opinem sff

P.S Vou ver se trato de fazer uma apresentaçãozinha, mas teria mais graça quando já tivesse a mota LOL :friends:


10 jul 2010 19:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
De 1992 e com 23000km? Foscasse isso é o que o Lança faz em dois meses. :D

Mas se for bom preço e a mota estiver boa, avança, isso é uma clássica. 18 anos.

Aqui está a informação que eu tenho sobre os vários modelos da AT:

Citar:
XRV750-L Africa Twin (1990 model year)
The first Africa Twin was the XRV750-L introduced in 1990. The Africa Twin has the same 52" V~twin cylinder engine as the Transalp. but with increased bore and stroke dimensions. It retains chain drive to its single overhead camshafts which operate the two inlet and one exhaust valve per cylinder. The clutch is a conventional wet multi-plate unit and the gearbox is 5-speed. Drive from the gearbox output shaft is transmitted to the rear wheel by chain and sprockets. The cylinder heads have twin spark plugs. The engine is mounted in a box-section steel cradle frame. Suspension is provided by oil-damped, dual spring and air-assisted telescopic forks at the front, and a box-sectlon aluminium swingarm acting on a single shock absorber vla a three-way linkage at the rear. The shock absorber is adjustable for spring pre-load. Braking ls hydraulic all-round. with twln discs and twin-piston sliding calipers at the front and a single disc and
single-piston sliding caliper at the rear. The fuel tank incorporates a low level sensor
with a corresponding wamlng light. and the tank has twin taps. Fuel is supplied to the
carburettors via an external pump and ln-line litter.
The XFiV750-L was available in two variations of white/blue.

The XRV750-M model for 1991
was unchanged mechanically, though was also
available in white, black and blue,

XRV750-N Africa Twin (1992 model year)
Apart from a new instrument cluster and the addition of a digital trip meter mourned above it, the XRV750-N was unchanged from the L and Nl models.
Available in white. black and blue.

XRV750-P Africa Twin (1993 model year)
The Africa Twln was given a makeover for 1993. with a different fuel tank incorporating a single tap ln place ofthe twin taps previously used, and losing the low fuel level sensor and warning circuit ln place of a conventional tap providing a reserve facility. The alr filter housing has been transferred from below the seat to under the front of the tank. Thereby doing away with the alr duct between the housing and the carburettors. The carburettors were changed, now being flat-sllde Instead of round-slide type. The front brake calipers were lrnproved. making pad changes easier, though rernaln the twin-piston sliding type. Other modifications include a modified rear
shock absorber, different rear brake master cylinder. modified rear carrier, lockable seat,
different side panels. a modified rotary as opposed to plunger-type sldestand switch,
different coolant reservoir, relocated lusebox. and a restyled fairing. The XRV750-P model was available ln green. black and white.

XRV750-R and S (1994 and 1995) models
were unchanged mechanically. but R models were available ln black, white and blue. and S models In green, black and white.

XRV150-T Africa Twin (1996 model year)
The Ignition system was modified, with tha twln pulse generator coils being replaced by a single coil, and the twin HT coils per cylinder being replaced by a single coll per cylinder, each coll feeding both spark plugs. Otherwise. apart from minor modifications to the rear carrier, the model was unchanged. Available in red. black and sliver.

XRV750-V, W, X, Y, 1 and 2 Africa Twin (1997 to 2002 model years)
The Africa Twin has remained unchanged since 1996. with the exception of colour
schemes.
V (1997) models were available In black, blue and silver.
W (1998) models were available in green. black and white.
X (1999) models were available In black. white and blue.
Y. 1 and 2 (2000 to 2002) models were available in black and blue/red.


Se for esta cor, para mim é a mais bonita de todas as ATs.

Imagem

O problema é que realmente a partir de 1993 houve muitas modificações, o mais relevante foi o filtro de ar mais elevado.

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


10 jul 2010 22:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 08 jul 2010 19:14
Mensagens: 10
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
Recebi agora uma proposta de uma AT de 93 mas que o dono diz ser modelo de 94(RD07P) com 59mil km. Ponho aqui parte do mail que ele me mandou.

"A embraiagem é nova, a bateria é nova, pastilha de travão novas (na caixa)
A transmissão tem cerca de 2000 kms

Tem capa de depósito, saco de depósito, barras de protecção e vidro mais alto.

Precisa de levar rolamentos de direcção (custo cerca de 50€ segundo o concessionário local)."

Está À venda por 1800€.

Isso dos rolamentos de direcção é o que? é grave? quando custará as peças e a mão de obra? será um bom negocio se o motor estiver em bom funcionamento?

:okkk:


11 jul 2010 12:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Primeira mota. Dicas e opiniões sff
€1800 é bom preço se a mota não tiver nada de grave.

Os rolamentos de direcção é coisa fácil de mudar, no entanto é necessário ter alguns cuidados.

Vê aqui como substituir os rolamentos, é para uma BMW Dakar, mas é a mesma coisa.
http://www.garagenight.tv/ep-5-replacin ... -bearings/

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


11 jul 2010 12:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.