Data/Hora: 27 abr 2024 19:30




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 2t vs 4t 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Estava a ver que ninguém perguntava. :zum:

Lubrificação DI 2T

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


02 nov 2010 18:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Z Monteiro Escreveu:
FlorivalF

Mas uma 4t injectada,(as actuas MX sao todas que eu saiba) , não faz grande dif em consumos..

Ij nas 4 tempos só optimiza a afinação, nas 2 tempos evita a passagem de gases não queimados para escape e ai sim grandes dif de consumos e emissão.


Sim, as de motocross são todas ou quase todas, agora nem me lembro, mas nem em essas motos eu ainda confio muito, sabes quantas provas o Mario Patrão perdeu este ano com problemas de injecção? Pelo menos tres que eu sei. E não será por acaso que a nova KTM 450 RR é de carborador.

Num 2t fora de borda, em motores não muito apertados ou até mesmo no enduro onde se rola muito tempo em trialeiras a baixas rpm e muito tempo ao ralenti, concordo que aí fará mesmo diferença, mas desde que o motor entre no binario, penso que não haverá muita diferença, sim porque numa mota de cross em andamento normal, bem afinada, não há gases não queimados.

Eu só acredito em teorias quando as vejo postas em pratica. :sabe: :sabe:

_________________
FFracing


02 nov 2010 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Z Monteiro Escreveu:
Estava a ver que ninguém perguntava. :zum:




Então, mas isso é o autolube, só que em vez de injectar na admissão injecta no carter e na camara, de explosão.

Nada de novo :shi:

_________________
FFracing


02 nov 2010 18:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
Z Monteiro Escreveu:
FlorivalF

Num 2t fora de borda, em motores não muito apertados ou até mesmo no enduro onde se rola muito tempo em trialeiras a baixas rpm e muito tempo ao ralenti, concordo que aí fará mesmo diferença, mas desde que o motor entre no binario, penso que não haverá muita diferença, sim porque numa mota de cross em andamento normal, bem afinada, não há gases não queimados.

Eu só acredito em teorias quando as vejo postas em pratica. :sabe: :sabe:


uma FF anda 90 % tempo a mais de 90% carga ....(relanti ...)

em pratica ja está ...nos FF e nos SKI-dOO

por exemplo :

800 e-tec R + 155cv !!!- 12,3 L/ 100KM - 450Km com um litro de óleo
1200 4tec 130cv - 12,8l / 100km -


(só por comparação um 2 tempos carburação (gasta 20 l /100 km), 3 % óleo - 1 litro por cada 165Km

Tas a ver a diferença :okkk:

Não se pode comparar com auto-lube que faz mistura óleo na gasolina e em % muito mais alta :clik:

Eu só queria uma trail com motor destes 80-100cv, consumos de 4t e manutenção de 2t , sem fumo , ui e com peso de uma enduro 4 tempos

:cry: pa quando ....

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


02 nov 2010 20:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Monteiro, não acredites em tudo que ves escrito, é só um conselho, claro. :okkk:

Mas olha que esse sistema de autolube vai na mesma misturar o oleo na gasolina no carter e vem pelos transferes já misturada.

Mas já agora, arranja lá um engenho desses para a gente ver, pode ser que assim eu acredite ou tu vejas que não é bem assim.

Esses motores se aguentam com essa % de oleo por ij tambem aguentavam por mix normal na mesma % o oleo não pode ter mais poder de lubrificação so por ser injectado.


Z Monteiro Escreveu:

Eu só queria uma trail com motor destes 80-100cv, consumos de 4t e manutenção de 2t , sem fumo , ui e com peso de uma enduro 4 tempos

:cry: pa quando ....



Isso não es só tu que querias!... Mas para quando?.... Daqui a algumas reencarnações..... :ave: :ave: :shi:

_________________
FFracing


02 nov 2010 21:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
Isso não es só tu que querias!... Mas para quando?.... Daqui a algumas reencarnações.....


Não sejas pessimista.... a ktm apontou para 2011 ...talvez + 3 ou 4 !! por acaso n sabes nada sobre isso :rlx:

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


03 nov 2010 01:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Z Monteiro Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
Isso não es só tu que querias!... Mas para quando?.... Daqui a algumas reencarnações.....


Não sejas pessimista.... a ktm apontou para 2011 ...talvez + 3 ou 4 !! por acaso n sabes nada sobre isso :rlx:



Se calhar até sabe , mas se nos contar , tem que nos matar [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


03 nov 2010 09:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: 2t vs 4t
Muito... Muito boas essas explicações.... :thumbsup: :thumbsup:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


03 nov 2010 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: 2t vs 4t
Já agora só um aparte, a nível de resistência/durabilidade de materiais, os motores a 2t sofrem um maior desgaste que os a 4t? Ou é "ela por ela"?

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


03 nov 2010 14:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Acho que o FFaria é muito mais indicado para responder... :nod: mas se ele n concordar/acrescentar logo se expressa.

um 2t tem maior desgaste teórico devido a passagem dos segmentos pelas portas existentes no cilindro e a entrada de ar a baixa temperatura para cilindro (admissão) tem tendência para ovalisar. (nas 4 tempos a entrada da-se pela cabeça )

Mas a realidade e que uma reparação seria numa 4 tempos custa 2 - 3 mil euros.

Nas 2 tempos praticamente refazes o motor por menos de 1000 e.

Na YZ só troquei uma vez de piston (menos 100e)...
Numa 4 tempos que por la ouve isso era o que gastava cada vez que mandava afinar as válvulas...lol

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


03 nov 2010 16:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2t vs 4t
Z Monteiro Escreveu:
Nas 2 tempos praticamente refazes o motor por menos de 1000 e.

Na YZ só troquei uma vez de piston (menos 100e)...
Numa 4 tempos que por la ouve isso era o que gastava cada vez que mandava afinar as válvulas...lol


Bolas que o teu mecanico não gostava era das 4t.

por 500 uma KTM SX/EXC muda a válvula de escape, piston e segmentos e eu mudei isso este ano pelo que estou bastante ciente do preço.

_________________
;-)


03 nov 2010 16:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Pedro BC Escreveu:
Bolas que o teu mecanico não gostava era das 4t.

por 500 uma KTM SX/EXC muda a válvula de escape, piston e segmentos e eu mudei isso este ano pelo que estou bastante ciente do preço.


Óleo , + filtro , + limp filtro ar, revisão normal :rlx:

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


03 nov 2010 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: 2t vs 4t
Falando por mim, eu se tiver que mudar só as valvulas à minha WR426F, que além de serem de titâneo são 5, malditos inginheiros da Yamaha :pum: ,
a preços de material de origem ou mesmo da concorrencia, 500 euros não chegam só para as valvulas.

Além de que se este motor for conduzido a sério, não dura mais que um 250 2T, façam as contas

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


03 nov 2010 16:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
JaimeX Escreveu:
Falando por mim, eu se tiver que mudar só as valvulas à minha WR426F, que além de serem de titâneo são 5, malditos inginheiros da Yamaha :pum: ,
a preços de material de origem ou mesmo da concorrencia, 500 euros não chegam só para as valvulas.

Além de que se este motor for conduzido a sério, não dura mais que um 250 2T, façam as contas


:ave: 2 TEMPOS

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


03 nov 2010 17:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Lança Escreveu:
Z Monteiro Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
Isso não es só tu que querias!... Mas para quando?.... Daqui a algumas reencarnações.....


Não sejas pessimista.... a ktm apontou para 2011 ...talvez + 3 ou 4 !! por acaso n sabes nada sobre isso :rlx:



Se calhar até sabe , mas se nos contar , tem que nos matar [bigsmile]



Não, por acaso até nem sei mesmo nada, mas se é verdade será mais um projeto para a gaveta, penso eu de que. Vejam o caso da invenção da Henkel com o sistema de pistons rotativos, foram inventados, foram desenvolvidos, chegaram a conclusão que era revolucionário, e ainda é, mas tão revolucionário que nem os fabricaram em serie e tiveram de ser os japoneses a fabricar, mas mesmo assim vejam o que se passa.... :stupid:

Em resumo, ainda fizeram algumas corridas, era uma diferença abismal, arranjaram não sei quantas normas para medir a cilindrada daquilo, mas aquilo andava sempre mais e acabaram por não os deixar correr, é mais ou menos isto. :grrr:

_________________
FFracing


03 nov 2010 18:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Monteiro, concordo plenamente, principalmente quando dizes que a 2t tem mais desgaste teoricamente, precisamente pelo que referes, mas a verdade é que na pratica é precisamente ao contrario, a unica coisa que precisas mudar com alguma frequencia, depende das marcas, é o piston que custa a volta de 100€ e meia hora de trabalho, cheguei a mudar piston yz 125 em 8 minutos com ajuda.

Digo mais, vou para qualquer parte do mundo numa 2t com toda a confiança, numa 4t da nova geração, não tenho confiança nenhuma, vou sempre a pensar que a qualquer momento aquilo pode partir e quando parte... ai...ai... pode ir aos tais 2 ou 3 mil €. :stupid: :stupid:

_________________
FFracing


03 nov 2010 18:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Deixo aqui a primeira "MOTA" COM DI, Depois de tudo que aqui se escreveu...

O que mais me intriga e facto de não ter câmara de expansão escape :confused:

http://www.ossamotor.es/EN/TR280i.php

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


07 mai 2011 21:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2010 22:06
Mensagens: 160
Localização: Agueda
Mensagem Re: 2t vs 4t
Nas motas de trial, as câmaras de expansão do escape são tipo as panelas dos automóveis, e estão escondidas entre as voltas que o tubo de escape dá.

Imagem

Reparem que logo após a curva começa a referida "panela" ficando meia escondida.

_________________
www.clubektmportugal.com


11 mai 2011 18:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Ossa enduro 2T DI

Imagem

Imagem

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


22 jan 2012 12:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: 2t vs 4t
Essa panela debaixo do banco é boa para queimar as calças e a perna...

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


22 jan 2012 13:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Gostei :okkk:

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 jan 2012 15:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: 2t vs 4t
Eu se tivesse a mota na garagem so para o mote, era uma dois tempos sem pestanejar. Mais leves, mecânica simples, barata, e ao contrario do que dizem, a partir de 200 cc, já tem umas baixas muito boas, aliás os gajos nas extremes já só querem de 200 a 300 cc 2T. Desvantagem: consumos altos. 8 a 10 l são garantidos, uma 300cc no monte pode beber 11 a 13l :eek: e o gozo que aquilo dá.

O fiavel motor TT 4T acabou, porque uma mota TT hoje dá 12 ou 13K rotações. Há 15 anos dava metade. Então compra-las usadas, ou estão novas ou é barrete certo.

Nas trail, continuam-se a fazer motores fiáveis, já a eletronica :pop)

Eu acho que somos capazes (até pela troika :D ) de assistirmos a uma corrida às velhas TTs a quatro tempos: xr, dr, tts, xt ... para muito gozo e pouca manutenção.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


26 jan 2012 14:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2012 14:31
Mensagens: 53
Localização: Lisboa/Loures/Sintra
Mensagem Re: 2t vs 4t
Saudades da minha yz...
Ainda hoje são as motas a 2T que me dão mais pica. Normalmente tendem a fazer o contrário do que é pretendido fazer. Dá um gozo do caneco.

_________________
Destruam as ondas e não as Hondas.


21 jun 2012 15:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.