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 Honda Africa Twin 
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Mensagem Honda Africa Twin
Ando há demasiado tempo sem mota.
Por aqui ando no forum, leio os posts, depois tento 'tirar férias' deste assunto, mas isto é um sofrimento.

O que acham das Africa Twin? Sempre tive um fascínio, pela fiabilidade, por me parecer sempre 'a' trail.

Quais são as diferençaa entre as RD03/RD07/RD07a...?

Prós e contras?

Quanto se orecisa gastar e o que justifica alterar para se ter a mota capaz de fazer algum TT?


Desculpem a maçada, se calhar até já existe esta informação espalhada pelo foum, mas até sei que a malta gosta de falar destas coisas...


Abraço!

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Duarte BC


02 mar 2011 19:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
sem perceber nada do assunto eu comprava logo se pudesse sem pensar duas vezes. cada vez sao mais dificeis de se acha e as que tao á venda tao muito valorizadas. ainda no outro dia passei por um stand de carros e tinha uma AT lá dentro. entrei e perguntei ao sr o preço dela e disse logo que aquela nunca seria vendida.


02 mar 2011 20:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Duarte Cornacho Escreveu:
Quais são as diferençaa entre as RD03/RD07/RD07a...?

Prós e contras?


RD03 - É a 650, uma máquina para o tt, mais leve melhor curso, mais preparada e valem muito pouco no mercado das usadas, a Cláudia (namorada do Hegos) tem uma.
RD04 - É a melhor das 750, quem tem uma é o Rui Marques e o Paulo Big, suspensões com bom curso, reguláveis e ainda têm luz de reserva, uma moto excelente.
RD07 - A primeira AT com vocação mais estradista, perde a luz de reserva, ganha uma torneira e começam os verdadeiros problemas na bomba de gasolina (os platinados vão à vida sobretudo pelo período de entrada na reserva - trabalha a seco), mantém o amortecedor de trás com regulação.
RD07a - Perde a regulação do amortecedor de trás, torna-se numa trail com clara vocação estradista.

A enorme maioria da malta que procura AT não faz nem quer fazer TT com elas, pelo que procuram antes de mais, uma moto imaculado e o mais recente possível.

As RD04 e 03 encontram-se verdadeiramente a bom preço.

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;-)


02 mar 2011 20:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
A rd03 e 04 não sei, mas a minha vai a todo o lado sem se queixar.

Ainda este fds fez tudo o que tinha a fazer sem espinhas, já o dono ... :help:

É sempre a andar, calhau, areia, terra, lama, e é só mudar o óleo e manutanção básica. A bomba de gasolina, que é igual às das ktm 950/990, é o calcanhar de aquiles. A minha já tem uma nova.

Se alguem estiver interessado vendo a minha. :D

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02 mar 2011 20:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Também fiz essa pergunta antes de comprar a minha e aqui seguem os conselhos que me deram na altura:
A evolução da mítica AFRICA TWIN e os respectivos modelos:


Ano____________Código___Características:

1988 – 1989_______RD03______650ccm
1990 – 1991_______RD04______750ccm
1992_____________RD04______750ccm (Tripmaster)
1993 – 1995_______RD07______750ccm (Tripm. – todos os modelos até ao fim)
1996 – 1999_______RD07a_____750ccm
2000 - 2003_______RD07a_____750ccm (com novo desenho do “V”)


As diferênças mais evidentes entre os modelos:

RD03
- 650 ccm / 50 PS / 193 kg vazio
- na Alemanha 2 ópticas (esquerda med+máx, direita só máx. )
- em certos países, só uma óptica rectangular
- Cores: só nas cores típicas HRC (branco/vermelho/azul ás riscas)
- só um disco de travão á frente
- Jantes “douradas”
- 2 Luzes de reserva (sem mudança para a reserva - só 2 torneiras)
- Filtro de ar mal localizado para TT (debaixo da tampa lateral esquerda)

Os pontos fracos:
- Unidade de CDI
As 2 unidades de CDI ml posicionadas debaixo do banco avariam com alguma frequência devido á rotura dos ponto de
soldadura provocada pela trepidação (nada que uma nova soldadura dos cabos aos platinados não resolva)


RD04
- 750 ccm / 59 PS / 210 kg vazio
- Nova Carenagem
- Cores: várias combinações, mas sempre com o design HRC
- Todos os modelos com 2 ópticas (esquerda med+máx, direita só máx.)
- Jantes “douradas”
- 2 discos de travão á frente
- Radiador de oleo
- Swingarm aumentado (10 mm)
- 2 Luzes de reserva (sem mudança para a reserva - só 2 torneiras)
- Filtro de ar mal localizado para TT (debaixo da tampa lateral esquerda)
- ano 1992 têm o Tripmaster + instrumentação mais pequena

Os pontos fracos:
- Regulador de corrente
Supostamente pode provocar sobreaquecimento da bateria e até incendiar os cabos…


RD07
- 750 ccm / 60 PS / 205 kg vazio
- Nova Carenagem com o design das „chamas”
- Todos os modelos com 2 ópticas (esquerda med+máx, direita só máx.)
- Novo quadro
- Ponto de gravidade mais baixo
- Filtro de ar deslocado para posição superior
- Jantes „douradas”
- Torneira com posição para reserva em vez de luz (só 1 torneira)
- Suspensão com regulador mecânico
- Suspensão da frente com apoio de ar
- Parafusos no fundo da suspensão frontal para saída de óleo

Os pontos fracos:
- Bomba de gasolina (ver tópico á parte…)
- Fissuras no quadro
(principalmente nos modelos de ’93 apareceram fissuras no quadro junto ao poisa pés…)



RD07a (onde andaram a poupar…)
- 750 ccm / 60 PS / 205 kg vazia
- 1996 – 1998 design como a RD07 mas com outras cores
- 1999 < novo design sem as chamas (azul/vermelho com branco ou preto com prateado)
- Mascara frontal um pouco aumentada
- Todos os modelos com 2 ópticas (as 2 com med / máx)
- Jantes “prateadas”
- Suspensão sem regulador de posição
- Suspensão frontal sem apoio de ar
- sem parafusos no fundo da suspensão para saída do óleo
- Só 1 bobina de ignição por cilindro
- ICM-transistor de ignição + sensor de válvulas e só uma bobina de ignição por cilindro
(anteriormente: Duplo CDI com bobine de ignição dupla.(mas assim gasta menos um pouco)
- Carburadores aumentados e melhores

Os pontos fracos:
- Bomba de gasolina (ver tópico á parte…)
- O banco em todos os modelos diz-se ser pouco confortável para longas
viagens, no entanto para quem faz TT, é o ideal.


Espero ter ajudado.

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03 mar 2011 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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MacGyver
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Mensagem Re: Honda Africa Twin

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Mensagem Re: Honda Africa Twin

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04 mar 2011 14:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
mariomcarvalho Escreveu:
seu comprava logo se pudesse sem pensar duas vezes

... eu também! :D


Pedro BC Escreveu:
Duarte Cornacho Escreveu:
Quais são as diferençaa entre as RD03/RD07/RD07a...?

Prós e contras?


RD03 - É a 650, uma máquina para o tt, mais leve melhor curso, mais preparada e valem muito pouco no mercado das usadas, a Cláudia (namorada do Hegos) tem uma.

O problema que tenho vindo a encontrar é que são motas por volta de 1988, e já estão mesmo "muito coçadas" e maior parte delas bastante alteradas.



Henrique Escreveu:
Se alguem estiver interessado vendo a minha. :D

Queres mandar umas fotos? :fiu:



Sérgio Sequeira Escreveu:
RD07a (onde andaram a poupar…)

Poupar?! Como assim?



Sérgio Sequeira Escreveu:
Espero ter ajudado.

E de que maneira! :thumbsup:

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Duarte BC


04 mar 2011 22:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Olá Duarte,

Tanto a 650 RD03 da Claudia como a 750 RD07 (minha) estavam paradas no hotel em Asilah [wink] há 2 anos.
A minha era a preta, a da Claudia era a 'outra'.

Não conheço a RD04. No entanto aqui fica a minha opinião sobre as outras duas.

As duas têm mais ou menos as mesmas performances com a transmissão de origem.
A RD07 têm mais protecção aerodinâmica (se ambas com os vidros de origem).

Para TT a RD03 é muito melhor, tem mais curso de suspensão, tem melhor ciclistica, (na minha opinião) melhor posição de condução, é mais estreita para condução em pé, enfim é uma mota totalmente diferente.
A comparar com a ciclistica de motos actuais, eu diria que a RD03 é uma KTM Adv e a RD07 uma GS1200. Isto porque a moto é mais estreita e o centro de gravidade da RD03 é mais baixo, consequentemente sente-se menos peso e é mais maneável.

A mota da Cláudia é de 88.
Com o tratamento que aquela menina lhe dá acompanhado com a negligência de manutenção, diria que aquilo é quase um milagre ainda andar. A mota é MESMO boa!

No desassossego (Nomads), caiu num ribeiro e chupou água, tirou-se o filtro de ar, a água parecia que nunca mais acabava de sair da caixa de ar.
Bem, a mota saiu de lá a andar até à bomba, secou-se o filtro de ar e ficou boa, nem água no óleo, nada!

Eu se fosse comprar uma não hesitava em procurar uma RD03.

O problema do CDI passa por recolocar o mesmo numa posição onde os cabos não façam tanta força pois normalmente a soldadura parte na entrada/saida dos cabos devido à vibração. Mas só acontece raramente a mota tem 22 anos e apenas foram mudados 2x, de qualquer forma não é nada que um ferro de soldar não resolva.


05 mar 2011 00:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Como disse, as AT foram evoluindo, ou dependendo do ponto de vista desevoluindo de motos mais off road para motos mais on road, de todas acho que a RD04 é o melhor compromisso.

A antiguidade destas motos não é forçosamente um (grande) problema, pois conheço AT a fazerem serviços de estafeta em Lisboa com 300.000 km.

Por isso uma AT com menos de 100.000 km, pode ser comprada por um preço muito aceitável (mil e poucos) e estar ainda em muito boas condições, no que respeita às carnagens, borrifa, recuperas as que estiverem em muito mau estado, na perspectiva que nas primeiras quedas vão se partir outra vez.

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05 mar 2011 09:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
para mim o melhor compromisso e não é por eu ter uma é a rd04 motor super viavel "para o tratamento que lhe dou tinha que ser" ,
quanto ao que o hegos disse "protecção aerodinâmica "vou corrigir a rd 04 tem mais que a rd03 o deposito é mais envolvente e a protecção frontal cobre mais area :D não é que me sirva muito com o meu tamanhinho, para mi tinha que por algo assim.Imagem

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05 mar 2011 11:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
PauloBig Escreveu:
o hegos disse "protecção aerodinâmica "vou corrigir a rd 04 tem mais que a rd03 o deposito é mais envolvente e a protecção frontal cobre mais area


Não necessita correcção [wink] já que a RD04 e RD07 são parecidas.

hegos Escreveu:
A RD07 têm mais protecção aerodinâmica (se ambas com os vidros de origem).



PauloBig Escreveu:
o deposito é mais envolvente

Esta faz muita diferença pois o depósito da RD03 é mais fino na zona das pernas, para o PBig não faz diferença mas um pigmeu como eu :D nota que se anda com as pernas menos arqueadas, e ainda coloca o peso do combustível mais baixo.


06 mar 2011 01:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
tens aqui uma bela maquina.
http://www.standvirtual.com/motos/Honda ... n/M449275/

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Yamaha Virago 525 (Bober) ex
Yamaha XT 600 E ex
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06 mar 2011 10:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Bruno Monteiro Escreveu:


Já tinha olhado para ela... mas não tem documentos!!! :angry:

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06 mar 2011 15:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Duarte , já andaste numa ?
Habituado a uma Té 660 , olha que não tem nada a ver , a AT é um camião comparada com a tua ex-mota .

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"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


09 mar 2011 11:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Honda Africa Twin
Para mim a AT resume-se a:
650 muito boa para TT pois a diferença de peso nota-se e tem motos QB
RD04 melhor ao nível de suspensão pois tem suspensão regulável e purgas, maior protecção aerodinâmica pois o depósito envolve os joelhos
RD07A tem os melhores consumos devido aos carburadores diferentes
De resto em qualquer UMA é por gasolina e mudar o oleo

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Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


09 mar 2011 22:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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