Então é assim, depois de muito ler, de as ter admirado estaticamente, surgiu a oportunidade para um verdadeiro e completo teste dinâmico.
Ideias pré concebidas tinha a de que seria muito boa em estrada e pior em TT isto em relação à anterior geração da Adventure, a 990...
Peguei na Adventure R em plena Cidade, rapidamente me habituei a ela, sem estranhar nada à excepção do botão dos piscas (muito duro, não gostei!), senti que estava sentado um pouco mais atrás mas pacifico.
Fiz um bocado de Auto-Estrada, achei que tinha boa protecção aerodinâmica, apesar de se tratar da R a que tem o menor ecran, que aparentemente é mais baixo que na 990, mas como se conduz uns cms mais atrás acaba por oferecer uma maior protecção aerodinâmica, nem tive necessidade de curvar as costas como faço na 990.
Apanhei logo um dia de muito calor!
Levei a menina a ver Águeda e o Agitágueda, um evento que tem lugar todos os anos em Julho e que dá cor a toda a cidade, mas assim ficou ainda mais colorida!
Tinha um passeio marcado com uns amigos e como me tinha sido dada a possibilidade de um passeio mais longo e porque acho que a fazer kms e horas em cima duma mota é que se fica a conhecer bem uma mota lá fui eu de 1190!
Para começar o dia foram quase 200 kms de AE até Chaves, onde houve bem oportunidade para medir que eu levava a mais rápida de todas as presentes (KTM SMT 990, AdvR 990, Yamanha TDM 900 e Triumph Tiger 700) fizemos comparativos de enrolar punho e todas sem excepção foram mais lentas a sair.
É verdade que em média rotação o 1190 dá a sensação de não ser tão rápido como o 990, isto em modo STREET, se o 150 cv fossem brutos em médias rotações tornavam-se desagradáveis, mas amigos, aquilo quando se começa a fazer mais rotação e começa a puxar até acender a luz vermelha a avisar para passar de caixa é verdadeiramente alucinante!
Aí também sobressai uma das características de 1190, estabilidade a prova de tudo! Só quando num aeródromo, claro, passou dos 230 começou a sentir-se qualquer coisa, de resto pode-se tirar as mão do guiador a qualquer velocidade, seja em curva ou em recta que ela não se mexe, nada do varejar da antiga...
As habituais paragens e discussões sobre por onde seguir!
Depois da AE foi a vez das curvas e curvinhas, com muito calor só se parava bem à sombra
Continuo com a firme ideia, confirmada por alguns dos presentes que a 1190 é mais bonita ao vivo do que nas fotos!
Foram curvas até mais não!
Subimos até mais de 1600 mts de altitude, com quase 40º mas ainda havia restos de neve em pontos mais sombrios
Aqui nestas estradas reviradas ficou bem patente que os travões da 1190 e especialmente o da frente, são bem mais vigorosos que os da 990 que se revelam algo esponjosos e que só travão no fundo.
Se bem que até se justificava no caso das 990 sem ABS ter um travão mais suave à frente, o problema é que por vezes e em estrada é preciso fazer muita força.
Por outro lado a caixa é curta no accionamento e mais precisa, não precisa ser-se tão decidido. Eu acho que a 990 tem uma boa caixa, mas quando me distraio meto alguns pregos... pois o selector tem de fazer um curso ainda grande, e temos de o levar com decisão, de uma só vez! Na nova é quase de qq maneira, dei por mim a trocar de caixa a meio de curvas difíceis, a caixa é tão rápida e precisa que não há stress... não há medo de falhar!
Tanta curvinha feita, e tanta ainda para vir!
Mesmo ao longe o laranja salta aos olhos!
O silenciador está exposto sim senhor, mas uma coisa vos posso dizer, só me lembro dele nas fotos, pois ao usar a mota foi algo que esqueci, isto é não é algo que salte à vista, não é algo em que estamos sempre a reparar.
Quem usar umas malas laterais tem o problema resolvido, pois tapam o silenciador!
Tanta curva escondida entre a vegetação!
As frente não êm nada a ver uma com a outra, sendo a da 990 ao puro estilo Dakar e a 1190 mais afilado, mais aerodinâmico, parece que está lá para cortar o vento mais do que para lutar contra ele!
Se repararem lá ao fundo estão nuvens baixas, onde mais tarde iríamos entrar!
Pausa para repor as forças, as nossas pois as das nossas montadas já tinham sido repostas, neste passeio a Adv 990 por estar a ser conduzida por um "estranho" para ela era a que estava a ser mais gulosa e assim a marcar o ritmo dos reabastecimentos, com uma média entre os 6.3 e os 6.8 já a 1190 andava entre os 4,8 e os 5,8 isto sempre em ritmos vivos.
Vê-se bem nesta foto que a 1190 tem uma viseira mais baixa, mas ao ser mais à frente e o condutor ir mais atrás oferece equivalente ou até ligeiramente superior protecção.
Como diz o ditado "todos os caminhos vão dar a Roma" e eu acrescento, haja dinheiro para a gasolina!
Aqui está a tal nuvem baixa que se via ao fundo....
Nesta ocasião passei a 1190 para o Nuno dono desta TDM ...bem o Nuno ficou de tal maneira maravilhado com a 1190 que só dizia "-Já sei pq vocês andam mais rápido que eu!" e lá se picou um bocado com a SMT e fez questão de ser o primeiro a chegar ao destino, à saída de uma curva bastou um pouco de rotação e a SMT ficou para trás...
O destino era Ribadeo, bem na fronteira entre a Galiza e as Astúrias, passeio noturno.... a pé!
No dia seguinte as motas tavam molhadas e o piso também, a nuvem mantinha-se baixa, e apesar do resto da Península Ibérica se queixar do calor aqui os termómetros acusavam 20 º e o piso tava molhado, ocasião ideal para eu por o motor em modo "RAIN" que limita a potencia a 100 cv.
Rumamos ás estradas mais litorais para ir vendo os Farois e a lindas baias, muitas delas ocultadas pelo nevoeiro!
A soma da da frente (SMT) com a de trás (990AdvR) dá a do meio 1190 Adv R
Acreditem que a 1190 dá para andar de pé sem mãos tal a estabilidade, aqui estático claro!
de vez em quando o sol lá espreitava e viam-se lindas paisagens como estas!
Mas o nevoeiro ainda persistia em muitos sitios
Na Triumph acontece o mesmo que na 1190, que é vir calor dos cilindros para entre as pernas.... são motas muito abertas nessa zona, com motores mais expostos, que aquecem bem menos que o da 990, mas quando aquecem e é Verão obrigam-nos a abrir as pernas! ;)
Semi nevoeiro ;) Após este cabo Ortegal pus o motor em modo Off-Road para uma incursão por caminhos de terra
Com a motor em Off-road e as ajudas ABS e controlo de tracção ligados, anda-se com uma confiança enorme sem medo de atravessadelas, mas se quiserem desligar tudo e deixa-la pura e dura dá!
Fomos ter a este belo spot com uma paisagem incrivel!
Aqui dá bem para ver a frente "perfurante" da 1190, a 990 é mais "chega-te para lá" ;)
Depois foram n kms de alcatrão novo, bom e bem marcado mas estreito com paisagens fabulosas, ESPECTACULO!
Sto Andrés de Freixenido
Curiosa T-shirt que encontrei à venda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bela surpresa a estrada de acesso a este Farol da Punta Candieira
Fantástico! e nas Adventures dá para fazer a direito! ;)
KTM SMT a curtir!
O nevoeiro levantou definitivamente e toca a arranjar uma praia e ir a banhos!
Já vinha toalha, calçoes e chinelos tudo preparadinho foi só pular para a água!
Farol de Mera e ao fundo a Torre de Hercules
Torre de Hercules e a 1190
Santiago de Compostela, mais uma vez aqui dá para perceber como um ecran frontal mais pequeno dá para ter melhor protecção aerodinamica, tem a desvantagem de por ser mais curvo haver mais dificuldade para ver através dele
O completo computador de bordo tem imensas funções, aqui pode ver-se o que o maior deposito, somado a um menor consumo dá autonomias superiores a 400kms
Aqui andava com a média de 4,8 lts/100km (tem trip 2)
Ao fim de 1400 kms estava com a média de 5,4 lts/100km isto com todo o tipo de conduções! (e tem trip 1)
Um trip eu deixava sempre sem fazer reset o outro punha a 0 sempre que atestava.
Informações gerais, termómetro ambiente, data, conta kms, carga da bateria e temperatura do oleo.
Dá para ligar e desligar tudo! Dá para andar com tudo puro e duro!
O ecrã favoritos dá para personalizar com as informações que quisermos, nete caso incluia a util informação sobre a pressão do pneu de trás e da frente! Em andamento o pneu de trás chegou a acusar 3.0 bar!
Aqui os diferentes mapas de condução que podemos seleccionar: Sport igual a Street mas com punho rápido 150cv, Rain e Off-road 100cv
Algum dos pilotos que testaram a mota deram uma linda velocidade! O que vale é que foi num aeródromo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Esta iluminação de presença de LED's funciona muito bem, notei que mais "enlatados"que o habitual se encostavam para facilitar a passagem, prova de que é mais visivel ou desperta mais a atenção!
Amortecedor de direcção ajuda a muita estabilidade sentida ao volante da 1190
Tudo muito aberto e arejado! Vantagem- aquece menos Desvantagem- qd aquece manda calor para entre as pernas
Alguém vai inventar umas tampas, para por ali e mandar o calor mais para trás e não para o meio das pernas!
Muito maior grade traseira e suportes de malas de origem. Esta grade permite apertar/montar um muito maio leque de sacos, e tem muito boas pegas para o passageiro.
Lado a lado!
Esta assento da 1190 R é um bocado para o rijo! ;) Quando comprar uma
ponho na R o assento da normal!
Até porque melhora a posição de condução no que eu gostei menos, estar mais longe do guiador e estar sentado mais baixo em relação aos comandos.
Fiz estas medições todas, mas atenção que se deve por mais 1 cms (em todas a que sejam do chão a...) nas da 990 pois está com o pneu de trás no fim!
Atenção que são medidas caseiras e não cientificas! ;) E são medidas de 2 R as mais altas Adventure!
990 chão ao pousa pés 39 cms
1190 chão ao pousa pés 39,5 cms
990 distancia do pousa pés ao assento 53,2 cms
1190 distancia do pousa pés ao assento 53 cms
990 distancia do chão ao assento 90.5 cms
1190 distancia do chão ao assento 90.9 cms
990 posição de condução mais á frente da mota
1190 braços mais esticados, posição um pouco mais atrás
Muito maior grade traseira e suportes de malas de origem. Acho piada ao desenho do silenciador
A 1190 acaba por ser mais estreita entre pernas o que dá a sensação de ser mais baixa uma vez que deixa assentar os pés melhor no chão.
Aqui a Beatriz que tem 165 cms, atenção que o outro pé está quase mas não chega ao chão!
dá para perceber bem, os braços mais esticados e menos em bicos de pés, logo lá está ser mais estreita entre pernas deixa assentar os pés melhor no chão.
2 mamutes!
A chave está num local fixo, logo mais prático
Para mim uma das grandes vantagens da nova 1190 é a superior brecagem, acreditem que é uma grande diferença, e isso aliado a menos sensação de peso permite fazer manobras bem mais apertadas!
Eu a sair de casa à preguiçoso, para não abrir o portão vou pelo jardim, que tem uma curva fechada, com a 990 tenho sempre que manobrar, com a 1190 passa à primeira e com folga.
Compartimento de arrumações debaixo do banco, dá para a ferramenta, um cadeado e pouco mais. Maior que a 990, especialmente as versões com ABS!
Lá está o estado do pneu da minha 990
17.558 kms e 2º como o de origem gasto, a 1190 com o controlo de tracção e ABS estou convencido gastará menos pneus!
continua!