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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: KTM 690 enduro
A minha 690R de 09 em 3000 kms nicles de minhoquices dessas, tem sido quase so meter gasolina (e pouca!) e ver o nivel do oleo. Tb já reparei que me tornei cliente assiduo da lavagem a moedas
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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26 dez 2012 19:36 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
De facto a tua moto nesse capítulo nunca deu qualquer stress. Eu estou convencido que é um problema de mapas. No entanto assisti à triste cena da 690 que estava em teste drive no TE ter saltando a falange (moto nova). Convenhamos não abona muito a uma imagem de fiabilidade, porque até acho que às componentes mecânicas da moto dão todas ss garantias.
Vamos ver. ..
_________________ ;-)
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27 dez 2012 09:07 |
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Diogo Soares
Aventureiro
Registado: 14 mar 2011 15:21 Mensagens: 1000
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Re: KTM 690 enduro
Pedro BC Escreveu: De facto a tua moto nesse capítulo nunca deu qualquer stress. Eu estou convencido que é um problema de mapas. No entanto assisti à triste cena da 690 que estava em teste drive no TE ter saltando a falange (moto nova). Convenhamos não abona muito a uma imagem de fiabilidade, porque até acho que às componentes mecânicas da moto dão todas ss garantias.
Vamos ver. .. Compra uma XR que esse problema da falange fica resolvido
_________________ XR 650 R
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27 dez 2012 09:11 |
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nuno_cesar
Aventureiro
Registado: 16 nov 2009 15:42 Mensagens: 1221 Localização: Montijo / Odivelas
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Re: KTM 690 enduro
Paulo Cruz Escreveu: pbar Escreveu: A 690 é excelente para viajar. Acho que o Cruz ficou fã este FDS Fogo, ia-me matando... Quando disse que ia até Beja naquilo não sabia do que estava a falar... Agora no mato.... Levasses a roliça De Torres a Beja de 690 É de machoEu fiz Elvas-Montijo de DRZ e por várias tive vontade de parar a moto, cortar uma fio e chamar o camião maravilha
_________________ Bom TT, Nuno César Super Ténéré Suzuki DR-Z400 E
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27 dez 2012 12:32 |
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Paulo Cruz
rOlIçA PowWWA
Registado: 16 set 2009 13:48 Mensagens: 923
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Re: KTM 690 enduro
Oh Nuno, o macho estava a queixar-se da viagem Sintra-Vasco da Gama... eu só DISSE que ia até Beja
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27 dez 2012 13:50 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
Vós sois uns meninos! De 690 rola-se até relativamente bem, o motor a 100 / 120 é suave e a moto não tem qualquer tremideira, a grande questão está no banco de origem que é um pau e numa posição de condução muito pouco agradável para rolar em alcatrão. Mas já rolei com a actual moto do Gustavo, quando ela era do L Caetano, a preparação das suspensões, aliado à frente que tem (adiciona protecção e maior peso na roda) e outro forro do banco, transforma totalmente a moto. Pode perder algumas das suas boas características como cabra pura (que também não o é), mas começa a aproximar-se de uma Adv. que lhe confere outros horizontes. A 690 é uma moto extraordinária para tudo, tenha ela fiabilidade
_________________ ;-)
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27 dez 2012 17:01 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
Alguém tem a direcção de mail da KTM, preferencialmente dos serviços pós venda ou de assistência.
É que uma vez que tenho dificuldade em resolver este problema do retorno de gases, a ponto de fazer faltar a falange, gostaria de lhes expor o problema para saber se eles podem lançar uma pista de forma que o problema seja definitivamente solucionado.
Não estou com isto a dizer que a moto é boa ou é má, ou que vou reclamar algum tipo de direito, apenas quero que orientem na solução do problema, que ajudem no diagnóstico de forma que a fazer uma reparação, independentemente do seu custo, que fique definitiva.
_________________ ;-)
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07 jan 2013 21:05 |
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SMatos
Aventureiro
Registado: 26 out 2012 14:34 Mensagens: 396 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Aqui tens: KTM-Sportmotorcycle AG Stallhofnerstrasse 3 A-5230 Mattighofen Austria Phone +43 (0)7742/6000-0 FAX +43 (0)7742/6000-303 info@ktm.com
_________________ "Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."
Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!
BMW R1200GS Adventure [size=85]KTM 950 Adventure KTM 450 EXC KTM 250 SX-F 09 Réplica Tonny Cairoli Yamaha XS650 ´74 Café Racer Yamaha XT500 ´79 em fase de restauro
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07 jan 2013 21:19 |
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SMatos
Aventureiro
Registado: 26 out 2012 14:34 Mensagens: 396 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Contacto directo do serviço após venda da KTM AT é: customerservice@ktm.atBoa sorte no atendimento... Já li em vários forums alemães e austríacos que o tratamento, informação, resolução dos problemas e simpatia não é dos melhores... Abraço
_________________ "Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."
Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!
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07 jan 2013 21:26 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
Gracias,
Vou fazer um mail simpático a ver se tenho sorte.
_________________ ;-)
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07 jan 2013 21:32 |
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Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Mas o que raio é a falange? Para mim, falange é isto: Mas já agora gostava de saber de que falas antes que também me salte uma falange
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
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08 jan 2013 12:35 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: KTM 690 enduro
Cuidado com os aneis
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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08 jan 2013 12:50 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: KTM 690 enduro
Falange tb conhecida como "colector de admissão" embora este seja mais especifico para motores de maiores dimensoes, intake boot, liga a cabeça do motor onde está a conduta de admissão, ao corpo injector/carburador. Deve ser estanque e totalmente isolante de pressão exterior face à pressão interior de forma a evitar entradas de ar que vão afectar o rendimento do motor. imagem exemplificativa.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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08 jan 2013 13:37 |
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SMatos
Aventureiro
Registado: 26 out 2012 14:34 Mensagens: 396 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Se calhar o problema é mesmo da falange das mãos em vez da mota...
_________________ "Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."
Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!
BMW R1200GS Adventure [size=85]KTM 950 Adventure KTM 450 EXC KTM 250 SX-F 09 Réplica Tonny Cairoli Yamaha XS650 ´74 Café Racer Yamaha XT500 ´79 em fase de restauro
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08 jan 2013 13:38 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: KTM 690 enduro
Falange de admissão ou Falange óssea, trata-se de uma palavra homónina, com grafia idêntica e significado diferente.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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08 jan 2013 13:40 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
Ontem enviei um mail à KTM AG, Resposta pronta e simpática, aguardo o contacto do serviço a clientes. Fica a informação da pessoa que hoje me contactou CLAIRE GÖHRING - CRM & RESEARCH / DIRECT MARKETING / MIS claire.goehring@ktm.atNo entanto quem tem amigos tem tudo. Hoje o Carlos Dias, informático de profissão e um estudioso destas coisas da electrónica, perdeu a sua manha de trabalho a reprogramar a minha moto, se ele ler isto fica o meu muito sincero agradeçimento. Vamos agora a factos (não me façam perguntas que eu não vou saber responder): Não andei ainda na moto! No entanto a moto não tinha instalado todos os mapas que deveriam constar, nomeadamente o do acelerador, apercebi-me igualmente que o mapa "oficial" da KTM que estava instalado não incluía o mapa relativo ao filtro de ar, aliás o mapa "oficial" aparentemente não inclui a preparação EVO1 para motos até 2010 (espero não estar a dizer um chorrilho de asneiras). Depois de tudo instalado, os procedimentos todos cumpridos, testou-se a moto. Um dos problemas que sempre se detectou era o ralanti da moto a frio cair sempre que se acelerava, esse problema com esta reprogramação foi, pelo teste que fiz, anulado, a moto ao ralanti está muito mais certinha - 1ª vitória Falta o resto, vamos lá ver se temos o problema de retorno de gases resolvido, ou como possível diagnostico (obrigado Gustavo) não será um sensor defeituoso. Estou mais optimista que nunca, mas eu sou por natureza um optimista.
_________________ ;-)
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08 jan 2013 14:42 |
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Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Obrigado, Gustavo. Já aprendi mais uma coisa hoje.
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
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08 jan 2013 15:17 |
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SMatos
Aventureiro
Registado: 26 out 2012 14:34 Mensagens: 396 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Muito eu gosto dos carburadores...
_________________ "Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."
Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!
BMW R1200GS Adventure [size=85]KTM 950 Adventure KTM 450 EXC KTM 250 SX-F 09 Réplica Tonny Cairoli Yamaha XS650 ´74 Café Racer Yamaha XT500 ´79 em fase de restauro
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08 jan 2013 15:24 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: KTM 690 enduro
Já percebi que vais andar pela autoestrada de cascais de 690, fato e gravata ou vais fazer os testes para as areias do boggas
_________________ 690 sorrisos
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08 jan 2013 16:01 |
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Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
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Re: KTM 690 enduro
Acho piada ao pessoal que diz isso (carburadores vs EFI). Têm a mesma posição em relação aos carros? Faço aqui uma pergunta: Será que os problemas da injecção electrónica não começam quando um gajo mexe sem saber o que está a fazer? Pelo exemplo do BC dá para perceber que alguém andou a inventar na mota. Hoje em dia qualquer artista com um laptop e um cabo de dados se julga engenheiro da KTM.
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
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08 jan 2013 16:06 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: KTM 690 enduro
Varanda Escreveu: Acho piada ao pessoal que diz isso (carburadores vs EFI). Têm a mesma posição em relação aos carros? Faço aqui uma pergunta: Será que os problemas da injecção electrónica não começam quando um gajo mexe sem saber o que está a fazer? Pelo exemplo do BC dá para perceber que alguém andou a inventar na mota. Hoje em dia qualquer artista com um laptop e um cabo de dados se julga engenheiro da KTM. Varanda, em bom rigor não é bem assim. Se vires o video colocado acima, de facto tenho a impressão que (algumas) 690 têm de origem um problema, que depois é potenciado pela "invenção" e pior, pela falta de formação especifica que os mecânicos deste país têm. Aliás esse é o grande problema da electrónica, falta de formação! Talvez por isso a malta goste mais dos carburadores, porque é mecânico e por isso reparável por um mecânico que em principio basta ter ouvido e ser jeitoso. De resto a electrónica é por principio, melhor e mais fiável, é a evolução natural das coisas, mas isto é como tudo, ainda há quem goste de dar ao pedal para colocar motos a trabalhar, mas eu dessa praia já não comungo à muito.
_________________ ;-)
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08 jan 2013 16:43 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: KTM 690 enduro
Pedro BC Escreveu: Ontem enviei um mail à KTM AG, Resposta pronta e simpática, aguardo o contacto do serviço a clientes. Fica a informação da pessoa que hoje me contactou CLAIRE GÖHRING - CRM & RESEARCH / DIRECT MARKETING / MIS claire.goehring@ktm.atNo entanto quem tem amigos tem tudo. Hoje o Carlos Dias, informático de profissão e um estudioso destas coisas da electrónica, perdeu a sua manha de trabalho a reprogramar a minha moto, se ele ler isto fica o meu muito sincero agradeçimento. Vamos agora a factos (não me façam perguntas que eu não vou saber responder): Não andei ainda na moto! No entanto a moto não tinha instalado todos os mapas que deveriam constar, nomeadamente o do acelerador, apercebi-me igualmente que o mapa "oficial" da KTM que estava instalado não incluía o mapa relativo ao filtro de ar, aliás o mapa "oficial" aparentemente não inclui a preparação EVO1 para motos até 2010 (espero não estar a dizer um chorrilho de asneiras). Depois de tudo instalado, os procedimentos todos cumpridos, testou-se a moto. Um dos problemas que sempre se detectou era o ralanti da moto a frio cair sempre que se acelerava, esse problema com esta reprogramação foi, pelo teste que fiz, anulado, a moto ao ralanti está muito mais certinha - 1ª vitória Falta o resto, vamos lá ver se temos o problema de retorno de gases resolvido, ou como possível diagnostico (obrigado Gustavo) não será um sensor defeituoso. Estou mais optimista que nunca, mas eu sou por natureza um optimista. Pedro, Na nossa longa conversa de ontem faltou mencionar um pormenor caracteristico da 690. Existem dois mapas: 1, EFI mapa da injecção propriamente dito com os valores de combustivel, ignição, etc.., e 2, EPT Electronic Power Throttle, que é o controlo electronico de aceleração. Apesar de se ver 2 cabos a sairem do punho direito estes vão ligar a um actuador que acciona electronicamente o movimento da "borboleta" (não é uma borboleta, mas é semelhante) do corpo injector que vai deixar entrar ar vindo do filtro de ar e misturar com o spray de gasolina proveniente do injector. Em qualquer reprogramação da 690, é necessário carregar os 2 mapas. Se se carrega so o mapa EFI sem actualizar o EPT então corre-se o risco de baralhar a carburação com eventuais efeitos nefastos a curto prazo. Não me tinha ocorrido que alguém so tivesse carregado um mapa e esquecido o outro, mas estamos constantemente a a aprender... Por curiosidade, a 990 so tem um mapa porque o corpo injector é actuado mecanicamente com borboletas, uma mecanica e outra electronica dependente do mesmo mapa de injecção. São boas noticias que tenhas descoberto algo que claramente afectava o funcionamento e mais tarde poderia trazer problemas. sobre o mapa oficial... é um bocado cinzento! ;)
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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08 jan 2013 16:58 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: KTM 690 enduro
Varanda Escreveu: Acho piada ao pessoal que diz isso (carburadores vs EFI). Têm a mesma posição em relação aos carros? Faço aqui uma pergunta: Será que os problemas da injecção electrónica não começam quando um gajo mexe sem saber o que está a fazer? Pelo exemplo do BC dá para perceber que alguém andou a inventar na mota. Hoje em dia qualquer artista com um laptop e um cabo de dados se julga engenheiro da KTM. Não necessáriamente (em relação aos carros). Efectivamente qualquer socas com um laptop consegue ligar-se ao EFI de qualquer veiculo desde que disponha do respectivo cabo de interface. O problema é o que acontece depois de se ligar. Estas ferramentas são verdadeiros paus de dois bicos e sem conhecimento do que se está a fazer e sem equipamento especializado (analizador de gases, detector de detonação, datalogger, etc...) a probabilidade de fazer estrago é elevadissima!
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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08 jan 2013 17:05 |
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pedroserra
Aventureiro
Registado: 19 dez 2012 09:52 Mensagens: 52 Localização: Setúbal
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Re: KTM 690 enduro
Caríssimos, desculpem lá a intrometer-me na vossa conversa, mas eu tenho uma solução para o problema: Pedro BC, COMPRA UMA XR 650 R e o problema acaba.
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09 jan 2013 17:34 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: KTM 690 enduro
O meu amigo tem 7 mensagens no fórum , mas posta como deve de ser
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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09 jan 2013 17:52 |
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