Data/Hora: 11 mai 2024 13:45




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 74 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Versatilidade numa trail 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2012 09:22
Mensagens: 115
Localização: V. N. de Famalicão
Mensagem Versatilidade numa trail
Viva,

Finalmente vendi a minha chopper e vou agora iniciar o processo de compra de uma trail. Já li bastantes opiniões sobre diversas motas, mas ainda nenhuma me deixou convicto da mota que devo comprar.
Procuro uma mota de cilindrada entre 600 e 800 cm3, que me permita umas incursões fora de estrada (nada radical, apenas passeios) mas ao mesmo tempo me permita fazer viagens (sem grandes pressas) por estrada, não quero uma maxi trail. Estou inclinado para algo do tipo BMW 650 GS, Honda Transalp 700 ou Yahama XTZ 660, ou outra sugestão qualquer...
Dado que estou bastante indeciso relativamente à mota a adquirir agradeço opiniões da vossa parte. :)

Obrigado

_________________
Maçarico... mas com vontade


19 nov 2012 13:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Para essa finalidade eu optaria por BMW F800GS ou Triumph XC800 :okkk:


19 nov 2012 13:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
o unico contra em recomendar uma F800 ou XC800 em relação a uma Transalp 700 é a diferença do IUC ser mais do dobro

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


19 nov 2012 14:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Compra uma XR 650 R dá para tudo, podes ser explorador, piloto, citadino e com sorte mesmo muita sorte, sofredor com os amigos nesses trilhos :thumbsup:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


19 nov 2012 14:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Porque não uma Transalp 600 ou 650 ?

Barata , fiável , manutenção económica , anda quanto baste , safa-se muito bem fora de estrada , gasta pouco , tem protecção aerodinâmica ....

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


19 nov 2012 14:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
JaimeX Escreveu:
o unico contra em recomendar uma F800 ou XC800 em relação a uma Transalp 700 é a diferença do IUC ser mais do dobro


o IUC é o menos, o preço é largamente diferente na compra!!

Segue a recomendação do Lança e ficarás bem servido com uma mota barata e bastante polivalente, claro que é uma mota antiga e isso nota-se nas suspensões, etc... mas para iniciares-te nos "passeios" é uma boa mota e pouco dispendiosa

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


19 nov 2012 15:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Se viajar com pressa não é o teu objectivo a XTZ 660 tenere é uma moto do caneco, fiável como poucas, mono que te facilitará a vida nos dominios do TT, mais económica da manter, com consumos reduzidos e preço muito acertado.

E com um investimento moderado mais tarde dás uns retoques nas suspensões, enfias um escape de jeito e adicionas um "power commender" que dá outra alma a esse motor.

E (subjectivo) muita bonita.

_________________
;-)


19 nov 2012 15:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 out 2009 22:16
Mensagens: 607
Localização: Faro
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Lança Escreveu:
Porque não uma Transalp 600 ou 650 ?

Barata , fiável , manutenção económica , anda quanto baste , safa-se muito bem fora de estrada , gasta pouco , tem protecção aerodinâmica ....


disse tudo :sabe:

se estiver em bom estado uma 600, se houver € uma 650 das ultimas....

_________________
DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"


19 nov 2012 15:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 13:31
Mensagens: 282
Localização: São Domingos Rana
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
eu tambem sou da opiniao do pedro bc. hoje em dia optava por uma teneré. é bastante versátil, bonita e pelo que tenho visto muito apta a viagens, facilidade em obtenção de peças e acessórios.


19 nov 2012 17:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Pessoalmente sugeriria a Yamaha XTZ 660, pois face à Transalp tem uma vantagem importante para andar fora de estrada, que é a altura ao solo.

Já vi algumas Transalp das novas a roçar a proteção de carter a sumir para um mero passeio em Lisboa :nod:

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


19 nov 2012 17:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Carlos , eu já vi transalps fazerem coisas que XR e LC8 não fizeram .
Tudo depende de quem as leva .
Quem veio ao PD extreme sabe bem do que estou a falar . Até voavam :nod:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


19 nov 2012 17:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Pedro BC Escreveu:
Se viajar com pressa não é o teu objectivo a XTZ 660 tenere é uma moto do caneco, fiável como poucas, mono que te facilitará a vida nos dominios do TT, mais económica da manter, com consumos reduzidos e preço muito acertado.

E com um investimento moderado mais tarde dás uns retoques nas suspensões, enfias um escape de jeito e adicionas um "power commender" que dá outra alma a esse motor.

E (subjectivo) muita bonita.


Voltamos a estar de acordo quanto àquela moto...tenho mesmo vontade de experimentar aquilo, deve ser só fogo de vista mas no Antero está uma! Vou pedir para dar uma volta :D


19 nov 2012 18:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Lança Escreveu:
Carlos , eu já vi transalps fazerem coisas que XR e LC8 não fizeram .
Tudo depende de quem as leva .
Quem veio ao PD extreme sabe bem do que estou a falar . Até voavam :nod:


Independentemente do piloto andar muito bem, a mota tem uma altura ao solo pequena. Já sabemos que um "artista" até com uma de pista faz cenas do catano, como foi o caso do Peterhansel:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0pw14hYNj6A[/youtube]

Penso que o que estamos aqui a falar é de características específicas de cada mota, e neste caso, do que vi, em termos de distância ao solo a XTZ tem quase mais 80mm de altura, já para não falar do tema das suspensões, que nesta fazem também mais cerca de 30mm.

Honda Transalp:
Curso suspensão frente: 177mm
Curso suspensão traseira: 173mm
Distância livre ao solo: 177mm

Yamaha XTZ:
Curso suspensão frente: 210mm
Curso suspensão traseira: 200mm
Distância livre ao solo: 260mm

Depois há ainda outros temas, como a maior capacidade de depósito, etc.

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


19 nov 2012 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Xpectro Escreveu:
Viva,

Finalmente vendi a minha chopper e vou agora iniciar o processo de compra de uma trail. Já li bastantes opiniões sobre diversas motas, mas ainda nenhuma me deixou convicto da mota que devo comprar.
Procuro uma mota de cilindrada entre 600 e 800 cm3, que me permita umas incursões fora de estrada (nada radical, apenas passeios) mas ao mesmo tempo me permita fazer viagens (sem grandes pressas) por estrada, não quero uma maxi trail. Estou inclinado para algo do tipo BMW 650 GS, Honda Transalp 700 ou Yahama XTZ 660, ou outra sugestão qualquer...
Dado que estou bastante indeciso relativamente à mota a adquirir agradeço opiniões da vossa parte. :)

Obrigado


Solução:

Test Drive ás 3 e certamente no final terás a decisão, qq uma faz o que pretendes, depois é gosto pessoal

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


19 nov 2012 18:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Acho importante perceber o objectivo em termos de moto de quem está a comprar:


Xpectro Escreveu:
Estou inclinado para algo do tipo BMW 650 GS, Honda Transalp 700 ou Yahama XTZ 660, ou outra sugestão qualquer...
Dado que estou bastante indeciso relativamente à mota a adquirir agradeço opiniões da vossa parte. :)
Obrigado


Considerando, entre outras, a Transalp 700, calculo que que o nosso amigo procure uma moto recente, pelo que não me pareceu indicado a sugestão de um escalheiro, independentemente da validade do escalheiro :D .

E a transalp 600, sendo uma boa moto (ou melhor, um bom escalheiro) não estava na equação.

De facto o test drive é sempre a solução mais indicada, sendo que o racionalismo e o gosto pelo "look" também não é de descurar.

_________________
;-)


19 nov 2012 18:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
AT > all :zum:
Não será a melhor em nada, mas muito boa em tudo, seja para fora de estrada, viagens maiores, cidade, consumo (as ultimas já têm um consumo razoavel), manutenção, fiabilidade... é só andar :vrumm:


my 2 cents :pop)

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


19 nov 2012 19:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Eu tenho uma TA 600 e recomendo-a vivamente. A Pan passa agora a vida na garagem. Só anda com a patroa.

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


19 nov 2012 20:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
para experimentar isto de trails comprava algo simples fiavel e barato = usado. De preferencia bem usado e em bom estado, para o empate de €€'s ser reduzido, já que não é só ter a mota, ha quem comprar um minimo de equipamento.

A TA600/650 é do mais versatil que existe. Ao que foi mencionado, o facto de ser bicilindrica permite ir para todo o lado sem ter aquela sensção de motor esganiçado duma monocilindrica. Depois experimenta-se uns estradoes, umas viagens, uns trilhos, uns tralhos e logo se vê que tipo de "aventureiro" é; daqueles que gosta de dar umas voltas por todo o lado sem grandes invenções e aí uma mota polivalente é o melhor comprimisso, quiçá mais tarde opta-se por algo mais possante/moderno/dispendioso/etc... Ou então se é um aventureiro daqueles que quando já so passa uma roda, continua a querer ir ver onde vai dar o trilho, eventualmente irá depois necessitar de algo mais elaborado.

Como primeira mota, algo médio, barato, fiavel, e se cair e estragar, não doi tanto na alma e/ou carteira.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


19 nov 2012 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2012 09:22
Mensagens: 115
Localização: V. N. de Famalicão
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Boas, antes de mais obrigado a todos pela contribuição.
De tudo o que escreveram já esclareci algumas das dúvidas que tinha, mas se não se importam vou continuar a abusar da vossa experiência.
Apesar de mencionar 3 motas não ponho de parte qualquer outra mota, por exemplo a transalp 600/650, que pelo que li parece-me uma boa opção. A ideia do gustavo.ramos vai de encontro ao que eu penso, uma mota que permita viagens nas calmas e umas saídas fora de estrada, sem grande investimento inicial e de futuro logo se vê se há evolução ou nem por isso.

Mais uma vez obrigado a todos pelo contributo.

_________________
Maçarico... mas com vontade


19 nov 2012 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 out 2009 09:34
Mensagens: 64
Localização: AZUEIRA-MAFRA OESTE
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
só um aparte, porque não uma Africa Twin ?

_________________
XR650R 2002
AFRICA TWIN 1997
VARADERO 2008


19 nov 2012 22:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
cfs Escreveu:
Lança Escreveu:
Carlos , eu já vi transalps fazerem coisas que XR e LC8 não fizeram .
Tudo depende de quem as leva .
Quem veio ao PD extreme sabe bem do que estou a falar . Até voavam :nod:


Independentemente do piloto andar muito bem, a mota tem uma altura ao solo pequena. Já sabemos que um "artista" até com uma de pista faz cenas do catano, como foi o caso do Peterhansel:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0pw14hYNj6A[/youtube]

Penso que o que estamos aqui a falar é de características específicas de cada mota, e neste caso, do que vi, em termos de distância ao solo a XTZ tem quase mais 80mm de altura, já para não falar do tema das suspensões, que nesta fazem também mais cerca de 30mm.

Honda Transalp:
Curso suspensão frente: 177mm
Curso suspensão traseira: 173mm
Distância livre ao solo: 177mm

Yamaha XTZ:
Curso suspensão frente: 210mm
Curso suspensão traseira: 200mm
Distância livre ao solo: 260mm

Depois há ainda outros temas, como a maior capacidade de depósito, etc.



Números . Eu quando mencionei a possível aquisição de uma Transalp , por acaso foi mesmo a pensar em números , mas não nesses .
Para quem se vai iniciar , isso até nem importa muito , refiro-me a essas medidas .

A minha ideia de aconselhar uma Transalp , é baseada no empate de euros , e se realmente será algo que o ( não sei o nome ) quererá continuar a fazer .
Com 1oo0 e poucos euros , arranja uma Transalp 600 , curte a mota , experimenta o conceito Trail , faz uns kms , vai fora de estrada , e daqui a uns tempos , se achar que quer continuar nesta vida , siga para bingo , evolui , no sentido de enfiar uns pneus de tacos , ou então trocar de mota por algo mais apto para andar com a faca nos dentes , mandar uns saltos , etc . Caso afinal não seja a onda que pensava que era , vende-a ou oferece-a a um amigo ( tipo o gajo que lhe deu este bom conselho :D )
e compra outro ferro .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


19 nov 2012 22:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Pedro BC Escreveu:
Acho importante perceber o objectivo em termos de moto de quem está a comprar:


Xpectro Escreveu:
Estou inclinado para algo do tipo BMW 650 GS, Honda Transalp 700 ou Yahama XTZ 660, ou outra sugestão qualquer...
Dado que estou bastante indeciso relativamente à mota a adquirir agradeço opiniões da vossa parte. :)
Obrigado


Considerando, entre outras, a Transalp 700, calculo que que o nosso amigo procure uma moto recente, pelo que não me pareceu indicado a sugestão de um escalheiro, independentemente da validade do escalheiro :D .

E a transalp 600, sendo uma boa moto (ou melhor, um bom escalheiro) não estava na equação.

De facto o test drive é sempre a solução mais indicada, sendo que o racionalismo e o gosto pelo "look" também não é de descurar.



Pedro, vamos chamar as coisas pelos nomes certos,

escalheiro era a TTr [:p]

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


19 nov 2012 22:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 ago 2012 09:57
Mensagens: 458
Localização: Lousã - Coimbra
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Pedro BC Escreveu:
Se viajar com pressa não é o teu objectivo a XTZ 660 tenere é uma moto do caneco, fiável como poucas, mono que te facilitará a vida nos dominios do TT, mais económica da manter, com consumos reduzidos e preço muito acertado.

E (subjectivo) muita bonita.



Também comungo desta opinião. A meu ver seria uma excelente escolha.

_________________
"QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM"

Vespa 50 1998 - 2002
Honda XR125 2002 - 2009
Honda NX4 2009 - 2012
Yamaha XT660Z Ténéré 2012 - 2015
BMW F800 GS 2015


19 nov 2012 23:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Boas

xpectro, já vi que és de Famalicão. Enfiar uma Transalp aqui nestes caminhos do Norte pode ser um problema e eu falo por experiência própria. A mota é baixa, anda sempre a bater por baixo e a frente é pesada e falsa. Se fosse para o sul, uma maravilha, aqui a musica é outra. Para viajar e fazer cidade aquele bicilindrico é uma maravilha. P´ró monte :rolleyes:

A insistir numa trail seria uma xtz 660. Mais alta, melhor em TT, mais curso e frequentemente menos bêbada. Dá para umas viagens também e o monocilindrico é mais musculado na resposta.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


20 nov 2012 00:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: Versatilidade numa trail
Pelas razões que continuam a apresentar, mais uma vez digo Africa Twin...
O unico contra que vejo é o preço poder ser mais elevado na compra. Mas seguramente compensa depois na venda, a desvalorização será minima, se existir. É o que de melhor ha em compromisso prestação/preço/fiabilidade/acessorios/peças, etc...

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


20 nov 2012 01:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 74 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.