Data/Hora: 25 abr 2024 20:47




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 46 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 XR 600 - 1992 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem XR 600 - 1992
Boa tarde!

Já fiz a minha apresentação há algum tempo e entretanto tenho andado à procura de "motoreta" para me fazer ao caminho (de cabras). :D

Inicialmente pensei numa DR 650 (tem motor de arranque), mas a paixão está a puxar-me para uma XR 600 (já sei que é um grande XaRuto, mas desde sempre gostei do look da mota...).

Este fim de semana estou a pensar ir ver uma que está à venda (aparentemente em bom estado) e se tudo correr bem, trago-a para casa... só ainda não sei bem como, pois a distância é grande e não me está nada a apetecer fazer logo um "porradão" de Km com uma mota "nova" sem antes a submeter a uma revisão.

Será que os conhecedores deste modelo específico (estou certo que alguns de vós já tiveram o prazer de pilotar um maquinão destes :mutley: ), podem identificar as questões/pontos/problemas para os quais devo ter particular atenção para não comprar uma "carga de problemas"? :help:

Aproveito ainda para perguntar qual o valor médio de mercado de uma XR 600... o dono está a pedir quase 2000€ (ela está, segundo ele quase de origem) mas parece-me puxado, já que com mais uns "pózinhos" já se compra uma XR 650.

Agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar.

Abraço,
Gilinho


10 jan 2013 15:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: XR 600 - 1992
:leiam:
viewtopic.php?f=88&t=14820

O dono pede aquilo que quiser e tu ofereces aquilo que achares justo...
Depois logo se vê. :D
Convém andares nela para poderes identificar possíveis problemas....


10 jan 2013 16:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Boas...Mais um pouco e tens a XR650 do Ricardo Teixeira cheia de extras...

Boa sorte!


10 jan 2013 16:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 16:27
Mensagens: 746
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Sei de uma WR 450 de 2008 impec que pedem 3500€

_________________
690 sorrisos


10 jan 2013 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Estas estão um pouco mais baratas do que essa que referes...
Não as conheço nem aos donos.

http://alfandegadafe.olx.pt/honda-xr-600-iid-433368923

http://maximinos.olx.pt/honda-xr-600-iid-433930885

http://portocity.olx.pt/honda-xr-600-iid-434620873

http://agualvacacem.olx.pt/honda-xr-600-iid-434551276


10 jan 2013 16:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem Re: XR 600 - 1992
O "problema" da mota do Ricardo Teixeira é que custa mais do dobro daquilo que o dono da XR 600 pede pela dele... eu sei que são motas completamente diferentes, com idades diferentes, com equipamento diferente e, como é óbvio, por isso têm valores de venda diferentes, mas eu não quero/posso mesmo gastar muito dinheiro na aquisição do "XaRuto" e por isso tenho de olhar para coisas mais antigas (a WR 450 segue a mesma lógica).

O tópico que indicam já o li... até mais do que uma vez para ver se não esquecia nada. :D
O que eu gostava de perceber é se para este modelo específico da Honda deverei ter atenção especial a algum ponto...
Já li - ADVRider - que o subquadro é "frágil", também já li que existe um qualquer problema com a 2ª ou 3ª velocidade... existem outros "problemas" de que tenham conhecimento (suspensões, motor, ...)?
Relativamente aos 2 "problemas" que indico acima, alguém sabe se eles são reais? Se sim, como é que posso confirmar se a "XaRuta" está em condições para vir para casa comigo?

Uma vez mais obrigado.

Gilinho


10 jan 2013 16:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 dez 2012 09:52
Mensagens: 52
Localização: Setúbal
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Já agora, e passando a publicidade, tenho um conhecido que tem uma XR 650 R espetacular e que acho que bem falado ele vende a bom preço.

Quando comprei a minha ele não quis vender a dele, por isso comprei outra, mas há pouco tempo falei com ele e ele disse-me que mais valia ter vendido, porque pouco anda na mota.

Sei que a mota tem suspensões preparadas (RaceTech), escape completo FMF e mais uma carrada de extras.

É uma questão de falares com ele. Se quiseres posso dar-te o contacto.


10 jan 2013 16:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Dá-mo a mim! :D
Era bom era.... :pum:

Gilinho, o Florival Faria domina todas essas questões que te assistem, mas o home agora está com os olhos/coração no Perú... :king:


10 jan 2013 16:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Na minha modesta opinião a XR600 e a XR650 são motos bem diferentes.

A primeira é uma moto muito mais ágil e fácil de levar em trilho, a 650 guia-se de acelerador, gosta mesmo é de espaços apertos.

Se queres fazer trialadas ficas melhor com a XR 600, se quiseres uma moto mais polivalente a 650 é de facto mais indicada.

Alternativa não menos interessante à XR 600, dentro da gama, tens a XR 400.

Não descurava uma KTM 450 ou 520/5 de 2003/2004, arranjas a rondar os 2.500 €, são muito fiáveis, excelentes motos e têm botão mágico.

_________________
;-)


10 jan 2013 17:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Ja tive 3 XR's 600...e acho que nenhuma vale mais do que 1500€ e tem que estar em muito bom estado e que seja das ultimas a serem comercializadas. Mais do que esse valor por mais uns trocos compras a 650 que é de longe melhor.

Nao sei quanto o dono esta a pedir nem o estado da mota, mas sendo de 1992 que nem das ultimas é, mais do que 1200/1300 euros é demasiado.

Ve suspensões, deixa a mota aquecer p ouvir eventuais barulhos de motor, ve se deita fumo, ve a compressão do kick. O subquadro facilmente se endireita caso esteja "de lado" pois é leve e facil. Ve as caixas de direcção que facilmente e geralmente estão más. Tenta ver os cabos de embraiagem e os dois do acelerador que se estiverem em mau estado partem com facilidade. Levanta a traseira da mota e abana lateralmente a roda traseira p ver se tem folgas dos rolamentos, ve se trava ou abranda....enfim...lembra-te que é uma mota q tem 20 anos e nem toda a gente faz este tipo de manutenções. Plasticos são baratos e attanjas com facilidade, por isso não vas pela estectica. [wink]

Se precisares de ajuda apita....eu ate estou por casa quase ha dois meses de baixa. :D

_________________
Two Big for me...


10 jan 2013 17:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 fev 2011 09:48
Mensagens: 381
Localização: Lisboa
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Se a Mota está de origem e tem 20 anos vai gripar nas tuas mãos :zum: :pop)


10 jan 2013 17:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Obrigado pelas vossas respostas! :okkk:

A mota servirá para andar no dia a dia (casa-trabalho/trabalho-casa + umas voltinhas ocasionais pela cidade de Lisboa) e para me perder por "caminhos de cabras" aos fins de semana... não estou com isso a dizer que será para fazer trial como já vi algumas big trails a fazer por estes lados (pelo menos não será no início).

Não quero gastar muito dinheiro com a "primeira" mota (já tive uma DT50LC - há muitos anos - e tenho uma Vespa 150GL de 1963 que vou manter), mas também não quero comprar nada que passado 1/2 dúzia de dias me arrependa.

A questão da XR 600 é que eu gosto mesmo do aspeto da mota... nada de radiadores, poucos plásticos... pode-se dizer que é um fetiche de "puto"! :D

Gilinho


10 jan 2013 18:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem Re: XR 600 - 1992
@ Rui Dinis:
Epá!!! Vira para lá essa boca!!! :(
Porque dizes isso? Este motor não é fiável? Pelo que tenho lido dizem que o motor é muito fiável...
Como é que posso evitar que a mota gripe nas minhas mãos? Eu tenho a intenção de a colocar no mecânico logo que chegue a Lisboa, mas queria que ela chegasse cá em condições e não em cima de um reboque.


10 jan 2013 18:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Gilinho Escreveu:
Obrigado pelas vossas respostas! :okkk:

A mota servirá para andar no dia a dia (casa-trabalho/trabalho-casa + umas voltinhas ocasionais pela cidade de Lisboa) e para me perder por "caminhos de cabras" aos fins de semana... não estou com isso a dizer que será para fazer trial como já vi algumas big trails a fazer por estes lados (pelo menos não será no início).

Gilinho


Esta parte é assustadora... :D . O kick é uma questão de hábito e rapidamente qq cidadão comum põe a mota a trabalhar, por isso e como a maioria delas (XR600) já não tem ignição...ve onde deixas a mota! Ve se tem!
O que o Rui quer dizer é que não há milagres...e uma mota dessas com 20 anos se realmente tiver o motor ainda de origem, não deverá precisar de muito até gripar. Duvido que quem teve essa mota que não lhe tenha dado o uso para o efeito que ela foi criada.

_________________
Two Big for me...


10 jan 2013 18:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: XR 600 - 1992
uma xr600 com 10 proprietarios (conhecidos) de 1992 e por 2000 euros!?

GRande negócio... para quem vende! Estou com o Nuno Dias, 1200 euros, no máximo...

Tas babado com a mota, ou por ter uma mota? por meia duzia de euros a mais compras algo tipo, 10 anos mais novo.. quase! Se não tens orçamento mais vale juntar mais e comprar algo com a cabeça a pensar do que estoirar nesse negocio.

2000 euro + uns penus + oleo, filtros, pastilhas, uns autocolantes pra ficar bem na foto, uma revisao a suspensão porque se abrires isso e cheirares lá para dentro até deve ter musgo, afinar valvulas, uma vela nova, filtro de ar lavado e oleo (se nao tiver de ser novo)... bom já estoiraste mais umas valentes centenas de euros.....

Isto é sempre contas de sumir. Sumir € da carteira.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


10 jan 2013 19:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Arranjo-te uma XR 600 de 91 por 1100€, em bom estado. Por 2000€ compra uma XR650!!

_________________
AT -RDo7


10 jan 2013 20:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Boa noite Miguel.

Vou enviar-te MP.

Gilinho


10 jan 2013 23:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 out 2009 22:16
Mensagens: 607
Localização: Faro
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Vê lá se o fetiche de puto não se transforma em sadismo... é que um XaRuto para andar pela cidade, e pegar de kick todo santo dia ates de ir para o trabalho... hummm até arrepia, e o preço, arrepia mais...


ve outras opções... por esses valores anrranjas muita coisa com butanito magico, e com menos uns anitos em cima...

_________________
DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"


11 jan 2013 04:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 ago 2012 16:11
Mensagens: 14
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Bom dia!

Uma vez mais a todos os que me responderam e tentam ajudar.

Apesar do dono da mota estar a pedir quase 2000€ (1800€ para ser mais preciso) eu iria negociar o mesmo... razão pela qual perguntei qual o valor justo/adequado para o negócio.
A mota tem 3 registos (1º da empresa de "leasing", 2º do 1º proprietário e 3º do atual proprietário) e, como referi, está (aparentemente) imaculada... tem os plásticos todos de origem e sem grandes riscos, não se nota grande desgaste nas tampas do motor, o quadro não parece ter grandes marcas de utilização off-road, ...

O que me "puxa" para a XR 600 é:
- Valor de aquisição baixo
- Look da mota (desde miúdo que adoro o aspeto robusto da mota)
- Mecânica (pelo menos tenho essa ideia) simples
- Custos de manutenção (espero) baixos
- IUC baixo/nulo
- Na eventualidade de não me adaptar à Mota, baixo risco de perda de dinheiro

Receios:
- Arranque por kick (já li que depende de jeito e, acima de tudo, de afinação de carburador)
- Sendo mota com mais de 20 anos (e destinada a off-road) estado do motor e ciclística
- Falta de peças (apesar de me aperceber que aparentemente ainda há muita coisa)
- Adequação à utilização que lhe quero dar (semana cidade, fim de semana campo)

Obrigado,
Gilinho


11 jan 2013 10:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Gilinho Escreveu:
Bom dia!

Uma vez mais a todos os que me responderam e tentam ajudar.

Apesar do dono da mota estar a pedir quase 2000€ (1800€ para ser mais preciso) eu iria negociar o mesmo... razão pela qual perguntei qual o valor justo/adequado para o negócio.
A mota tem 3 registos (1º da empresa de "leasing", 2º do 1º proprietário e 3º do atual proprietário) e, como referi, está (aparentemente) imaculada... tem os plásticos todos de origem e sem grandes riscos, não se nota grande desgaste nas tampas do motor, o quadro não parece ter grandes marcas de utilização off-road, ...

O que me "puxa" para a XR 600 é:
- Valor de aquisição baixo
- Look da mota (desde miúdo que adoro o aspeto robusto da mota)
- Mecânica (pelo menos tenho essa ideia) simples
- Custos de manutenção (espero) baixos
- IUC baixo/nulo
- Na eventualidade de não me adaptar à Mota, baixo risco de perda de dinheiro

Receios:
- Arranque por kick (já li que depende de jeito e, acima de tudo, de afinação de carburador)
- Sendo mota com mais de 20 anos (e destinada a off-road) estado do motor e ciclística
- Falta de peças (apesar de me aperceber que aparentemente ainda há muita coisa)
- Adequação à utilização que lhe quero dar (semana cidade, fim de semana campo)

Obrigado,
Gilinho


Um dos contras para mim é quereres usar diáriamente, vais ter uma despesa brutal em Kits de transmissão, e que tipo de pneus irás montar, demasiado trail e fora de estrada estás tramado, bons para o mato e vais desfazê-los no alcatrão.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


11 jan 2013 10:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Pois, por tudo o q apresentaste uma xr parece uma boa opção, aliás foi precisamente pelo mesmo q comprei a xr650 (q e uma moto fantástica). Há apenas um senão, n é a melhor moto para andar diariamente por variadissimas razões. Já agora digo-te q ao contrário do q muitos dizem/escrevem a moto poe-s mto facilmente a trabalhar, só precisa d estar afinada a nível de carburdor e d preferência põe um filtro na mangueira q liga o depósito ao carburdor. Se o q escreves é verdade, em relação ao estado da moto negocia bem o preço, ou seja apesar d estar em bom estado tem 20anos logo n podes dar mais do q uns 1100/1200€ e mesmo assim acho muito. Mas d qq das maneiras vê mais motos e experimenta s poderes.

_________________
XR 650 R


11 jan 2013 10:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 dez 2012 09:52
Mensagens: 52
Localização: Setúbal
Mensagem Re: XR 600 - 1992
A minha sugestão é que experimentes primeiro a mota. E experimentar não é andar 1 km, mas sim dar uma boa voltinha.

A minha XR 650 R não está à venda, mas se quiseres podes vir experimentá-la para teres uma ideia.

Outra coisa, a XR 600 é uma boa mota, mas não tem comparação possível com a XR 650.

Mais, acho que a tua ideia de comprares a XR 600 por 1800 euros para não perderes dinheiro se a quiseres vender está um pouco errada. Como o pessoal aqui já disse, essa mota, em bom estado, vale para aí 1200 euros, por isso se a comprares por 1800 vais ter muita dificuldade para a vender mais tarde sem perder para aí 40% do valor que deste.

Para finalizar, e porque não gosto de escrever muito, se não tens muita experiência compra mas é uma XR 250 :nod:


11 jan 2013 11:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: XR 600 - 1992
A XR600, é muito mais fácil de pegar do que as 650. O kick ao fim de meia duzia de vezes depressa te habituas. O problema não é por aí...
Agora, alguém disse e bem...Não é d facto a melhor mota para o dia a dia e para o fim de semana ir para o mato...apenas por causa de transmissões e pneus. Se puseres uns pneus de tacos, vai ser um martirio andar no dia a dia com ela, se puseres uns mais estradistas perdes na terra.
Eu tb sempre tive uma pancada por essa mota, facto que me levou a ter já 3. Tem manutenção baixa, os plasticos compram-se novos e baratos iguais aos de origem, mecanica simples, ainda existem muitas peças etc...
São motas que já desvalorizaram o que tinham para desvalorizar de facto, mas se comprares por 1800€ é um exagero completo. Garanto que dificilmente não irás perder 600€ caso a queiras vender uns dias depois. Simplesmente porque independentemente do estado dela esse não é nunca o valor (nem de perto) da mesma.
Ja várias pessoas aqui te disseram o valor aproximado. 1100/1200€.
Agora a decisão é tua.
Espreitei os links que colocaram de outras e logo por aí ves o preço que pedem por elas...1400 no máximo e obviamente negociáveis.
Ainda é uma diferença considerável.

_________________
Two Big for me...


11 jan 2013 12:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Para o propósito que queres, compra mas é uma DR 650.

Um bom cavalo de batalha para o dia a dia e que no monte não te vai deixar mal.

Com uns pneus mistos tipo Karoo, TKC ou E-10, ficas com um compromisso muito aceitável.

E tem strat eléctrico, que por muito que digam que o pedal é bom e tal, é sempre incomparavelmente pior que o simples pressionar um botãozinho.

Se fizeres uma pesquisa na net, a partir dos 1.200 e já as encontras.

_________________
;-)


11 jan 2013 12:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: XR 600 - 1992
Pedro BC Escreveu:
Para o propósito que queres, compra mas é uma DR 650.

Um bom cavalo de batalha para o dia a dia e que no monte não te vai deixar mal.

Com uns pneus mistos tipo Karoo, TKC ou E-10, ficas com um compromisso muito aceitável.

E tem strat eléctrico, que por muito que digam que o pedal é bom e tal, é sempre incomparavelmente pior que o simples pressionar um botãozinho.

Se fizeres uma pesquisa na net, a partir dos 1.200 e já as encontras.


Olha, agora é que o BC disse bem! Conheço aí uns gaijos que as venderam e arrependeram-se... :help:


11 jan 2013 13:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 46 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.