Data/Hora: 30 abr 2024 20:53




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Ajuda na escolha de mota 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Ajuda na escolha de mota
Visto que o meu regresso a Portugal está próximo e continuando a conversa iniciada no tópico da minha apresentação e tendo em conta o que me disseram, decidi criar uma lista de motas mais abrangente.

Procuro uma mota para uso diário e claro está o mais polivalente possível. Aviso desde já que 950, 990, Gs e afins é muita fruta para o meu bolso!

Procuro uma mota que possa fazer AE (normalmente ando a velocidades de 130-150) e que possa fazer uns passeios fora de estrada. Nada de coisas muito hardcore, só umas voltas por uns caminhos mais foleiros. Não pretendo fazer o que se faz com uma cabra! Também não compraria uma mota com 50 000 km, porque queria com menos.

Cá vai:
-Varadero: Até agora era a preferida. Acho-a bonita, mas pelo que dizem não presta fora de estrada. Segundo dizem também é um bocado bêbeda, mas isso para mim não é um factor decisivo.

-V-strom 1000: Mais leve que a Vara, mais económica e já me disseram que é melhor fora de estrada, como também já me disseram que é pior que a Vara.

-AT: Velhas, carregadas de km e carissimas. A meu ver é um maquinão, mas está extremamente sobrevalorizada e dados os anos já está um bocadinho desactualizada. Segundo sei em estrada são uma desgraça, digamos assim.

Depois destas comecei a ver motas com cilindrada mais baixa, até porque conseguiria motas mais recentes e aos mesmos preços das anteriores.

Cá vai:
-XT660Z: Ora bem, a Ténéré é uma mota que de inicio não lhe achava grande piada, mas agora até gosto. Mais pequena e leve que qualquer uma das anteriores, bastante económica pelo que se diz e também ao que me parece não se porta mal fora de estrada. O grande problema é que fazer AE com uma mota que só dá 160 ou pouco mais é capaz de ser um bocado tortura para o condutor e para a mota! Não lhe vejo outro problema a não ser este.

-Transalp: Disseram-me que era uma boa mota. Não aprofundei nem li muito sobre ela, mas de todas as da lista é a que gosto menos.

-V-Strom 650: Há quem as prefira às 1000, mas a mim faz-me uma confusão do caraças o corpo de uma 1000 com um motor 650. Foi-me dito que é uma boa mota e em termos de AE talvez seja mais capaz do que a Ténéré. Em todo o caso não sei...

Fora estas motas já dei uma olhadela pelas gs 650, gs 1150 e a primeira acho a frente muito feia, detesto mesmo! A segunda também tem o problema da AT, alguns anos, milhares de km em cima e também não é mota que me atrai muito.

Também já comecei a ver uns anúncios para começar a ter umas ideias dos preços. Resta-me agora escolher para qual destas motas me virar e depois logo começo a dedicar-me de outra forma a procurá-la.

Obrigado!


26 ago 2013 16:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Simplificando:

Qual o teu plafond ?

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


26 ago 2013 17:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Digamos por agora não mais de 5500€. Acima disso nunca será, abaixo disso é o mais certo! :mutley:

Até agora ia tudo para a Varadero. As dúvidas começaram a surgir quando olhei mais para a Ténéré. Eu sei que não tem comparação possível, mas gosto muito da mota. Receios também tenho vários em relação à Varadero!

No mato é melhor de certeza. Mais leve e económica não só no aspecto do combustível, mas até IUC, também é um facto. Os meus receios são os seus 48 cv. Tinha uma mota com 60 ou 62 ou lá o que era e já achava pouco! Nisto a Varadero com os seus 90 (por aí) é claro que terá outro andamento! O outro receio que tenho vem também da diferença de potência e cilindrada face à Varadero, é que devido a isto é uma mota que nunca na vida vai dar a velocidade que dá a Varadero. Visto que vou fazer AE, andar a 140 na Ténéré é ir a esmifrá-la toda porque pouco mais do que isso dá ela. Na Varadero 140 já não dói nada!

Ainda sem considerar as outras motas que apresentei na lista, analisando só estas duas nestes aspectos, penso que a Varadero será mais polivalente, no entanto uma treta no mato em comparação à Ténéré.


26 ago 2013 18:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Olá Pedro, por acaso esses km em AE que tanto falas não tem opção de serem feitos por nacionais ou secundárias? É que aí com a XTZ poupavas em combustivel, não pagavas portagens e ainda curtias muito mais a condução :vrumm: É que não há nada perfeito em tudo.

_________________
FFracing


26 ago 2013 19:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Florival Faria Escreveu:
Olá Pedro, por acaso esses km em AE que tanto falas não tem opção de serem feitos por nacionais ou secundárias? É que aí com a XTZ poupavas em combustivel, não pagavas portagens e ainda curtias muito mais a condução :vrumm: É que não há nada perfeito em tudo.


Boas,

Depende sempre das circunstancias. Quando é em passeio nem vale a pena entrar em AE. Agora pode dar-se o caso de querer ir pela AE. Por exemplo tenho família no norte do país. Ás vezes quando estou para aí virado vou por fora para poupar uns trocos. Outras vezes para despachar entro na AE.

Isto nunca é regra, nós compramos uma mota e nunca sabemos o que vamos fazer com ela. Apenas queria saber que tenho uma mota que está preparada para o que for preciso. É a tal situação, eu posso até fazer AE sem passar dos 120, mas mesmo assim 120 numa mota que da 160 ja é um regime para o alto. 140 então nem se fala.

De qualquer das formas e apesar disto cada vez estou mais virado para a Ténéré.


26 ago 2013 19:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Boas

Antes de mais, nunca conseguirás uma mota que faça tudo e bem....

Já tive uma Varadero e não gostei ... pesada, pouco rotativa e terra nem pensar.

As monocilindricas são para esquecer na AE!


Em resumo, esquece as AE.... e manda-te para uma Teneré 660Z:

http://tavira.olx.pt/vende-se-yamaha-xt ... -441340359

http://maceira.olx.pt/yamaha-tenere-660-iid-440249749


A Tenere 660z está mais do que aprovada, cheia de vida e energia e muito boa na terra ..... pena ser monocilindrica, senão tinha sido a minha escolha.

abraço

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


26 ago 2013 20:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
mico Escreveu:
Boas

Antes de mais, nunca conseguirás uma mota que faça tudo e bem....

Já tive uma Varadero e não gostei ... pesada, pouco rotativa e terra nem pensar.

As monocilindricas são para esquecer na AE!


Em resumo, esquece as AE.... e manda-te para uma Teneré 660Z:

http://tavira.olx.pt/vende-se-yamaha-xt ... -441340359" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

http://maceira.olx.pt/yamaha-tenere-660-iid-440249749" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;


A Tenere 660z está mais do que aprovada, cheia de vida e energia e muito boa na terra ..... pena ser monocilindrica, senão tinha sido a minha escolha.

abraço


Pois, AE por sistema está fora de questão, mas também no meu percurso diário não está incluida AE. E também se fizer uma viagem ou outra esporadicamente não há-de morrer por isso de certeza!

Ainda há dias vi relatos de um gajo que ja foi a madrir, barcelona e mais uns quantos sitios assim para o longe.

EDIT: Essa branca do 2º link, penso que seja, achei-a espetacular! Já a tinha visto e adorei. Tem é ares de já ter andado a lavrar no monte! :D


26 ago 2013 20:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Um conselho:

Procura com calma e a malta aqui do forúm ajuda.... antes de comprar pergunta se alguém conhece.

Comprei a minha BMW F800 GS através de um contacto daqui ..... e fiz um excelente negócio!

ab

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


26 ago 2013 20:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
mico Escreveu:
Um conselho:

Procura com calma e a malta aqui do forúm ajuda.... antes de comprar pergunta se alguém conhece.

Comprei a minha BMW F800 GS através de um contacto daqui ..... e fiz um excelente negócio!

ab


Sim, a ideia era essa! Primeiro escolher ao certo a mota a comprar. Depois começar a ver anuncios dessa mesma mota e escolher 2 ou 3 melhores e por fim escolher uma delas.


26 ago 2013 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
mico Escreveu:
Um conselho:

Procura com calma e a malta aqui do forúm ajuda.... antes de comprar pergunta se alguém conhece.

Comprei a minha BMW F800 GS através de um contacto daqui ..... e fiz um excelente negócio!

ab


Sim, a ideia era essa! Primeiro escolher ao certo a mota a comprar. Depois começar a ver anuncios dessa mesma mota e escolher 2 ou 3 melhores e por fim escolher uma delas.


26 ago 2013 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
PETER SNOW
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 20:31
Mensagens: 1740
Localização: Coimbra/Faro
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
depois de ler o teu 1º post cheguei a uma conclusão que é:

.... não há essa mota à venda :D


_ se queres conforto em AE a velocidades de 160 não vais ter uma mota que seja porreira em off road
_ se queres boas capacidades off road não vais ter conforto em AE a 160
_ se queres barato têm certamente muitos kms ou muitos anos, se queres recente e com poucos kms terás que largar a massa

um concelho! redefine os teus critérios porque senão vais ter alguma dificuldade em encontrares a mota que procuras.

inte

_________________
990 S orgasmica...


26 ago 2013 21:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 ago 2012 15:16
Mensagens: 129
Localização: Odivelas
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Boas, não sei onde foste a essa ideia que a tenere a 140 km/h ia a forçar o mono... (Até pk 140 km/h representam +/- 126 km/h reais, pelo menos na minha). Conclusão essa velocidade de conta km não é a máxima a dos 160 km/h. A minha foi estas ferias fazer 4200 km tudo em auto estradas e IC´s, com malas com pendura a uma vel. cruzeiro de 130 km/h 140 km/h e não considerei que fosse forçada. Agora a 160-170 não é mota para isso, também os dá, há video de teneres a 183 km/h. Eu também tinha motas com mais cavalos antes das trail, por volta dos 120 cv 130 cv e era outra coisa, para mim são gozos diferentes e velocidades diferentes... Pessoalmente gosto muito da tenere e penso não comprometer nada, ou muito pouco onde quer que seja... E realmente com o teu budget, podes arranjar uma tenere usada e com poucos km. Quando a mim o que fazia era andar em algumas motas que consideras-te e ver de qual gostas mais e que te identificas mais. Agora comprar só de olho... Eu fazia um test-drive... Boas sorte na escolha :okkk:

E já agora se fores artista como muitos aqui do forum, podes pegar nesta http://se-faro.olx.pt/yamaha-xt-660-z-iid-441230803 e fazer uma gracinha dela :dance:

_________________
XT 660 Z Ténéré & Polaris Scrambler 2 X 4 2T para ir às batatas


27 ago 2013 00:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
XTZ 660!!

Muito económica (autonomia para mais de 400kms), muito confortável (também para pendura) e relativamente mais leve que as restantes, apesar de para monocilindrica ser pesadinha.
Já fiz mais de 800 km num dia sem qualquer problema, AE a 140km/h como velocidade cruzeiro cumpre mesmo carregada, mas não é a sua "praia".
Qualidade de construção qb, precisa apenas de tirar o horrível escape, os fraquinhos patilhões e colocar umas protecções à maneira para incursões fora-de-estrada. Não se nega a nada, irá sempre aonde as outras vão (disso podes ter a certeza), mas dificilmente dar-te-á fortes palpitações.

Em suma, moto competente e com grandes preços em 2' mão.


27 ago 2013 00:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 fev 2011 09:48
Mensagens: 381
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
pedronevs Escreveu:
depois de ler o teu 1º post cheguei a uma conclusão que é:

.... não há essa mota à venda :D


_ se queres conforto em AE a velocidades de 160 não vais ter uma mota que seja porreira em off road
_ se queres boas capacidades off road não vais ter conforto em AE a 160
_ se queres barato têm certamente muitos kms ou muitos anos, se queres recente e com poucos kms terás que largar a massa

um concelho! redefine os teus critérios porque senão vais ter alguma dificuldade em encontrares a mota que procuras.

inte


Pedro näo concordo... até acho que há essa mota á venda! chama-se KTM 950 Adventure com pneus mistos


27 ago 2013 07:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
lupan Escreveu:
Boas, não sei onde foste a essa ideia que a tenere a 140 km/h ia a forçar o mono... (Até pk 140 km/h representam +/- 126 km/h reais, pelo menos na minha). Conclusão essa velocidade de conta km não é a máxima a dos 160 km/h. A minha foi estas ferias fazer 4200 km tudo em auto estradas e IC´s, com malas com pendura a uma vel. cruzeiro de 130 km/h 140 km/h e não considerei que fosse forçada. Agora a 160-170 não é mota para isso, também os dá, há video de teneres a 183 km/h. Eu também tinha motas com mais cavalos antes das trail, por volta dos 120 cv 130 cv e era outra coisa, para mim são gozos diferentes e velocidades diferentes... Pessoalmente gosto muito da tenere e penso não comprometer nada, ou muito pouco onde quer que seja... E realmente com o teu budget, podes arranjar uma tenere usada e com poucos km. Quando a mim o que fazia era andar em algumas motas que consideras-te e ver de qual gostas mais e que te identificas mais. Agora comprar só de olho... Eu fazia um test-drive... Boas sorte na escolha :okkk:

E já agora se fores artista como muitos aqui do forum, podes pegar nesta http://se-faro.olx.pt/yamaha-xt-660-z-iid-441230803" onclick="window.open(this.href);return false; e fazer uma gracinha dela :dance:


Epa essa era muita bem comprada! O que que lhe aconteceu aquela frente? Nem sei quanto custaria uma frente diga-se decente para a mota


27 ago 2013 09:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Rui Dinis Escreveu:
pedronevs Escreveu:
depois de ler o teu 1º post cheguei a uma conclusão que é:

.... não há essa mota à venda :D


_ se queres conforto em AE a velocidades de 160 não vais ter uma mota que seja porreira em off road
_ se queres boas capacidades off road não vais ter conforto em AE a 160
_ se queres barato têm certamente muitos kms ou muitos anos, se queres recente e com poucos kms terás que largar a massa

um concelho! redefine os teus critérios porque senão vais ter alguma dificuldade em encontrares a mota que procuras.

inte


Pedro näo concordo... até acho que há essa mota á venda! chama-se KTM 950 Adventure com pneus mistos


A meu ver qualquer mota desse segmento cumpre isso que eu disse. Só não cumpre a pior parte que é a do guito que custam.

ST1200 conheço quem tenha e estão muito satisfeitos. Ktm's 950, 990 também vejo o pessoal todo satisfeito com elas. BMW's idem.


27 ago 2013 09:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
A minha opinião é a da maioria. Se quiseres uma mota de baixo custo de manutenção, que não faz nada em excelência, mas que faz tudo razoavelmente bem, com esse dinheiro, compras uma muito recente com poucos kms.
Teneré 660 sem dúvida.

_________________
Two Big for me...


27 ago 2013 10:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 mar 2011 09:16
Mensagens: 599
Localização: Azeitão
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Vstrom 650

_________________
1999 - KTM LC4 Adv R

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!


27 ago 2013 12:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Uma dica, já escrevi o mesmo noutros tópicos em que as dúvidas eram iguais ás tuas, qualquer mono cilindrica que compres (a não ser motos mesmo de mato) vais-te fartar num instante. Por outro lado, qualquer bicilindrica que compres que dê 150/160kmh e parece que a moto se vai desintegrar, vais-te fartar num instante. Motos para o dia a dia uma scooter , motos que te encham a alma bicilindricas com 6velocidades e que atinjam os 200kmh. :friends:

_________________
XR 650 R


27 ago 2013 12:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Diogo Soares Escreveu:
motos que te encham a alma bicilindricas com 6velocidades e que atinjam os 200kmh. :friends:


Diogo,

Estás doente????????????????????????????????????????????????????
Cá para mim estás com a febre laranja :fiu:


27 ago 2013 12:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
mendti Escreveu:
Vstrom 650


Não presta. Para comprar essa antes comprava a 1000


27 ago 2013 13:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
jpedromr Escreveu:
mendti Escreveu:
Vstrom 650


Não presta. Para comprar essa antes comprava a 1000


Entre a Vstrom 1000 e a Varadero :rolleyes: :rolleyes:

Muda a estética o resto é quase igual :baa:


27 ago 2013 13:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
Miguel Escreveu:
jpedromr Escreveu:
mendti Escreveu:
Vstrom 650


Não presta. Para comprar essa antes comprava a 1000


Entre a Vstrom 1000 e a Varadero :rolleyes: :rolleyes:

Muda a estética o resto é quase igual :baa:


Sim, era ficar na mesma! A V-Strom la é mais levezita e tal, mas a comprar a 650 antes comprava a 1000!


27 ago 2013 13:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
jpedromr Escreveu:
Miguel Escreveu:
jpedromr Escreveu:
mendti Escreveu:
Vstrom 650


Não presta. Para comprar essa antes comprava a 1000


Entre a Vstrom 1000 e a Varadero :rolleyes: :rolleyes:

Muda a estética o resto é quase igual :baa:


Sim, era ficar na mesma! A V-Strom la é mais levezita e tal, mas a comprar a 650 antes comprava a 1000!


Como já foi dito... nunca vais conseguir ter uma coisa sem sacrificar a outra por isso terás de optar...
Se queres uma trail mais virada para o TT ou para o alcatrão... isto no caso de uma bicilindrica...
No caso de um monocilindrico, concordo com o que já foi dito... uma XTZ 660... mas acho que te vais fartar depressa...

Just my 2 cents :okkk:


P.S.: Uma opinião... se queres uma trail com algum conforto e boa em TT... tens a LC8 :fiu:


27 ago 2013 13:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Ajuda na escolha de mota
jpedromr Escreveu:
mendti Escreveu:
Vstrom 650


Não presta. Para comprar essa antes comprava a 1000


A V-strom 650 não presta .....aconselho a leitura deste comparativo

http://www.jackphelps.com/vstrom/comparison.htm

Claro que em Off-Road é inferior a uma Transalp 650 ou Teneré 660, mas na estrada é bem boa.

Sinceramente não aconselho nada, porque até agora tudo o que te recomendaram tem defeitos......

Acho que deves definir melhor o que queres,

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


27 ago 2013 13:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.