Trail Aventura
https://trailaventura.pt/

A minha "nova" máquina - KTM EXC 400
https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=86&t=20585
Página 1 de 1

Autor:  BRUNO BOTELHO [ 19 nov 2013 17:19 ]
Assunto da Mensagem:  A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Algmas semanas atrás, a minha Suzuki DR-Z 400 emigrou para outras paragens, e deixou um lugar vazio na garagem :(
Com a saída dela, ficaram muito boas recordações, especialmente por ter sido uma mota muito fiável.

Todavia, desde algum tempo que pretendia evoluir para uma mota de enduro mais a sério, mais capaz, com uma ciclística melhor e mais apurada, mais leve e... laranja :unibrow: Neste cenário, e como é óbvio, a escolha seria uma KTM, uma EXC, mas não nova, uma usada, mas que estivesse em boas condições.

Não foi fácil, mas com alguma procura, ajuda de alguns amigos e alguma luta, lá consegui atingir os meus objectivos, e já mora lá em casa uma KTM EXC 400 :clapp: :yesss: :yupi:

Imagem

É de 2006 e está em ótimas condições de motor e ciclística. Apenas existem algumas marcas típicas de utilização em TT, ou seja, riscos nos plásticos, nada de anormal.
Também segundo me parece, esta mota pertence a uma excelente geração do modelo EXC. A comprovar...

Imagem


A aquisição desta EXC representa um objectivo concretizado, porque não só acabei por conseguir uma endurista a meu gosto, como também vou ficar com a garagem 100% laranja, a 950 ADVENTURE + EXC.
Ainda não realizei um passeio como mandam as regras, mas nos kms que já realizei, deu para perceber que em relação à DR-Z é muito mais leve, motor mais possante, dimensões mais contidas e travões e suspensões superiores.
As melhorias sentidas são naturais, ou não fosse esta uma mota mais recente e apurada para o TT.

Imagem


Claro que pretendo evoluir um pouco mais esta belíssima mota, mas nada de muito profundo, dado que de série já vem com o principal.
Assim sendo, na lista está uma protecção de cárter, protecções de mãos, e mais alguns pequenos pormenores.
Esta já veio com uma ponteira de escape da Pro Circuit, mas que emite um ruído algo elevado para o meu gosto.

Poderão perguntar o porquê de não ter optado por uma 450 ou 350, mas as 450 em boas condições são poucas na ilha, 350 não temos nenhuma e seriam um pouco dispendiosas, dado o recente surgimento no mercado. Para além disso, a cilindrada 400 é uma cilindrada que me sinto bem, porque nem é demais, nem é de menos, está mesmo no ponto que gosto.
Enfim, uma evolução à muito aguardada por mim.

Ao novo proprietário da minha ex DR-Z, por sinal de Lisboa e conhecido de alguns de vós, desejos de muitos e bons kms :okkk:

Autor:  Lança [ 19 nov 2013 18:39 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Essa cor fica-te muito melhor :D

Boa sorte com ela [wink]

Autor:  rogerio [ 19 nov 2013 19:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Bruno a meu ver fizeste uma excelente escolha
eu tive 7 anos uma de 2001 o motor é dessa geração e posso dizer que foi fazer a manutenção (sem respeitar e duplicando as horas que mandam) que de mudar óleos,filtros e limpeza de filtro de ar e nunca me deu um unico dissabor e pra mais foi na altura em que mais andava

Já a caixa não posso dizer o mesmo ao fim de um mês de a ter (uma vez que era em 2ª mão) o carreto da 2ª foi se e ofendi a 3ª e uma vez motor aberto levou o que achei por bem a fim de evitar tragédias no futuro

E o dono que ficou com ela disse me que o motor estava impecavel :yupi: claro está um dos melhores motores que a ktm fez

Troquei por uma 250 2t por o tipo de percurso que estou a fazer agora é mais ao estilo de hard enduro e como tenho pouco cabedal uma motinha mais leve fica me melhor :lotlol: :lotlol:

Que tenhas muitas e boas aventuras com a armada laranja a mim falta me a adventure :vrumm: :vrumm: :vrumm:

Autor:  Filipe Pinto [ 19 nov 2013 23:17 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Quando comprei a WR, também equacionei essa exc, mas quando se compra usada, estamos também dependentes do que aparece e não me apareceu nenhum 400 ou 450 exc :)
Mas não estou arrependido da escolha e até acho que é mota a mais para mim. O que talvez também achasse com a exc :)

Boa sorte e que te dê ainda mais alegrias que a DRZ :)

Autor:  Gamito [ 19 nov 2013 23:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

o que te posso desejar é muita sorte :sabe:

Autor:  Jorge Baleizao [ 20 nov 2013 08:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Bela montada Bruno!!
Eu vendi a WR mas agora quero comprar uma coisa mais baratita, uma DR, XR 400... Assim desse tipo.

Autor:  BRUNO BOTELHO [ 25 mar 2014 00:39 ]
Assunto da Mensagem:  Melhoramentos

Já lá vão alguns meses desde que tenho a KTM EXC 400 e, como era esperado, realizei alguns melhoramentos necessários a esta mota fantástica :unibrow:
Foram melhoramentos simples e típicos para a utilização que uma mota deste tipo recebe. Não é que ela estivesse mal como estava, mas nada como tornar o bom ainda melhor [wink]
Um dos aspectos que verifiquei logo no início foi o filtro de ar, componente de grande importância ao bom desempenho de um motor. Para meu espanto, a mota veio para as minhas mãos com o filtro de ar muito sujo, diria com mau aspecto. Procedi à necessária e urgente limpeza do mesmo, e para minha surpresa, o mesmo começou a desfazer-se à medida que o lavava.
Ora vejam lá o aspecto do mesmo após seco:

Imagem

Bem, foi caso para soar alarme na minha cabeça, isto é, este filtro há muito que estava estragado, porque não é normal uma simples lavagem deixar o filtro assim. E note-se que utilizo os produtos de limpeza próprios para filtros de ar desta natureza.
Enfim, foi caso para ter que desenrascar um filtro de ar à pressa, pois já tinha passeio combinado. Felizmente a SRMOTO, concessionário KTM, tinha um filtro de ar da Race Tech em stock.
Não era o que tinha em mente colocar, pois já tinha feito uma encomenda à MotorXpro, mas serviu para desenrascar, além de que é sempre bom ter mais do que 1 filtro de ar disponível.
Devidamente lubrificado e montado:

Imagem

Todavia, e tal como referi, tinha feito uma encomenda de algum material, à MotorXpro, os quais são sempre muito atenciosos e eficazes no serviço que prestam (recomendo vivamente!!!), a qual contemplava o desejado filtro de ar, assim como uns purgadores de ar da suspensão dianteira, uma nova tampa de radiador e filtros de óleo.

Imagem

O filtro de ar encomendado foi um DT1, o qual tem a particularidade de possuir o rebordo em neoprene, o qual no acto de encaixe na caixa de ar, proporciona uma maior protecção à sujidade. Tem muito bom aspecto em termos de construcção.

Imagem

Os purgadores de ar da suspensão dianteira são da Motion Pro:

Imagem

Foram outra agradável surpresa, porque além se serem bem pequenos, possuem um aspecto cuidado e interessante. Uma das cores usadas, o laranja, assenta que nem uma luva na mota em causa:

Imagem

As suas dimensões são o ponto mais positivo deles, porque passam despercebidos e não atrapalham:

Imagem

Imagem

A substituição da tampa de radiador foi por segurança, ou seja, a que lá estava parecia já não estar a 100% e, para evitar risco de alguns problemas térmicos, substituí a mesma. Uma substituição acessível e que evita chatices.

Imagem

Um dos acessórios em falta eram também umas protecções de mãos. Optei por colocar umas protecções da Race Tech que a SRMOTO tinha, as quais assentaram muito bem e por um preço acessível.
Posso dizer que em alguns tombos que já dei, as mesmas não cederam em nenhum aspecto.

Imagem

Imagem

Por fim, montei a indispensável protecção de motor.
Este é um acessório obrigatório para quem anda no fora de estrada, porque evita possíveis danos que possam ocorrer, como pancadas em pedras. Um dos danos mais comuns são cárteres rachados ou mesmo com buracos, o que é muito aborrecido e dispendioso.
Optei pela marca portuguesa Cross Pro, através da SRMOTO:

Imagem

Imagem

A protecção é construída em alumínio e abrange cárter e laterais do motor, oferecendo uma boa amplitude de protecção.
O alumínio é resistente e a construcção está ao nível de marcas de renome. O melhor de tudo é o preço, ou seja, bem mais baixo que as tais marcas de renome. Além disso, é nacional e é bom!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E, para já, foram os melhoramentos operados à máquina :rlx:
Possivelmente virão mais alguns melhoramentos ou retoques, mas apenas de pormenor, porque esta mota de série já é muito boa para o fora de estrada, além de que a adquiri em muito bom estado de uso.
Para terminar, a foto junto da irmã maior :yesss:

Imagem

O meu obrigado à MotorXpro pela sua disponibilidade e atenção, assim como à SRMOTO :clapp: [clap] :okkk:

Autor:  Jorge Baleizao [ 25 mar 2014 07:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Muito bom Bruno!!! Aí tens a combinação perfeita!!!

Autor:  Lança [ 25 mar 2014 09:05 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Como utilizador , posso dizer que esses filtros DT1 , aguentam MUITO mais que os TWIN Air , já para não falar no rebordo em neoprene :thumbsup:

Autor:  Jorge Baleizao [ 15 set 2014 12:46 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Bruno fiz tal e qual como tu!!!
Passei de DRZ para KTM exc embora 450 mas poucos diferença faz!!!

Autor:  BRUNO BOTELHO [ 16 set 2014 09:37 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Jorge Baleizao Escreveu:
Bruno fiz tal e qual como tu!!!
Passei de DRZ para KTM exc embora 450 mas poucos diferença faz!!!


Nem mais Jorge :cool:
Uma excelente opção, são máquinas de guerra :okkk:

Autor:  Guzz [ 31 ago 2015 14:37 ]
Assunto da Mensagem:  Re: A minha "nova" máquina - KTM EXC 400

Boa tarde,

A Ktm 400 ainda rola?

Há alguns anos que tenho uma Drz 400 e pretendia evoluir, sendo a Ktm , ou Beta 400 algumas das hipóteses, bem como algumas 350, embora + caras e provavelmente + caras de manter.

Será possível dares mais alguns dados / comparar a Drz com a ktm exc?

Nota-se bem que é mais leve? - è uma das minhas maiores preocupações.
E tem + power? - aqui pensava que ia ser no máximo igual, dado que, pelo que sei a Drz foi semrpe das mais potentes 400 de enduro.
E suspensões? Mto melhor?
Tem sido fiável? - Aqui a Drz deve ser imbatível...
Obrigado, desde já...

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/