Data/Hora: 28 mar 2024 16:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 
 DR 650 SE 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem DR 650 SE
Antes de finalizar a compra da DR650, ponderei qual seria a melhor mota para viagens, passeios, dia-a-dia etc... Desde que vendi a KTM ADV e com algumas dores lombares, queria algo leve, de facil manutenção, fiável, então adquiri a DRZ400... uma mota excelente, mas com alguma falta de baixa rotação a rolar para um cruzeiro de 100km/h....

A procura já estava a ficar reduzida e entre as concorrentes apareciam DR, KTM 640 ADV, e mais algumas... mas, surgiu então uma dr, que até vir para mim terá que percorrer cerca de 2000km a nado ou de barco (já vem a falar açoreano) e é aqui do forum...

A mota parece estar em excelente estado, tem poucos kms e está de origem :okkk:

Embora seja uma mota de guerra com provas dadas (há uma no advrider com 450.000km), há alguns problemas mas que se resolvem com alguma facilidade...

Parafusos do NSU (sensor de neutro) - são dois parafusos que normalmente desapertam-se e podem provocar danos no motor... solução passa por colocar dois parafusos com locktite ou algo do genero. Eu vou aproveitar os conhecimentos que tenho de manutenção aeronautica e comprei dois parafusos sextavados, furei-os e assim freno-os... nunca mais se soltam.

O rolamento superior da corrente, está muito afastado, então pode partir o apoio e causar danos no quadro... a solucção e tirar o rolamento e apertar um perno no sitio... acabou-se o problema.

Um problema que a suzuki só resolveu em 2013, foi o retentor do veio primário saltar e..... motor sem óleo não é boa filosofia... solução instalar a peça que a suzuki começou a vender a partir de 2013.

O ar do carburador, tem o manipulo no guiador, serve, mas quando se vira demasiado o guiador pode accionar o ar do carburador e desligar a mota... eu vou utilizar uma solução da procycle, que é um "choke knob" que fica no carburador...

O sensor de descanso, vai ser desligado... para isto, basta fazer um shunt, e assim elimina-se o descanso.

Para se por a mota em funcionamento é necessário pressionar a embraiagem, para eliminar esta função basta conectar os dois fios que saem do chicote e liga-los um ao outro (um é macho o outro é femea)...

Para já, em principio vem um deposito acerbis 25 litros.
As suspensoes WP já estão prontas para serem montadas nas mesas KTM... As afinações a nivel de carburador e caixa de ar para obter um pouco mais rendimento e melhorar os consumos...

Para já é tudo, ainda não tenho fotografias da mota, quando tiver logo publico

_________________
DR650SE 01'


26 mar 2015 16:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 nov 2012 23:51
Mensagens: 30
Localização: Ceira - Coimbra
Mensagem Re: DR 650 SE
Nice... vai actualizando! :pop)

_________________
'07 690Rally


27 mar 2015 09:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Em principio vou comprar a roda ktm 21'' e o travão completo ao Gustavo Ramos, compro um veio 26mm, e fico com a frente da mota já completa.

Para ter leituras de parâmetros de motor, velocidade e odómetro irá levar um IMO.

O farol da frente em principio irá ser um redondo de 7''.

Ainda estou a ponderar mudar a roda traseira para 18''... pelo que li, a roda da dr 350 é praticamente plug n' play...

O escape de origem vai dar lugar ao da gsxr1100, uma modificação que segundo a Suzuki tem um aspeto de origem!

_________________
DR650SE 01'


28 mar 2015 20:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: DR 650 SE
Galvão,

Acho que o projecto que estás a desenvolver vai ficar muito engraçado e um dia que queiras despachar fala cmg. Tive pena de não ter ficado com a mota do Gustavo, pode ser que no futuro se proporcione ficar com algo parecido..

Desculpa lá perguntar, mas tendo tu uma AT, que faz praticamente tudo o que faz uma DR650, com mais ou menos dificuldade mas com um muito maior conforto em tiradas grandes, não te estás a repetir em motas? Para quê uma DR preparada para grandes tiradas quando tens uma das melhores motas para isso na garagem?

É que a única razão que vejo para construires uma mota desse género, tendo tu uma AT é para poupares a AT... :D

(bem o Rui Marques fez a mesma coisa, mas os passeios dele são extreme)

_________________
AT -RDo7


01 abr 2015 09:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mai 2013 08:29
Mensagens: 50
Mensagem Re: DR 650 SE
Imagem
Imagem
Imagem

Estas estavam porreiras são DR 650?

_________________
XT660R


05 abr 2015 11:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Sim... mas eu neste projecto estou a pensar em algo tipo baja... um farol grande (ou dois) a frente e sem grande proteção aerodinâmica... ainda estou a ponderar...

_________________
DR650SE 01'


07 abr 2015 19:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Recebida a mota e que chuvada quando a fui buscar... parecia uma criança a desembrulhar um presente, neste caso a desembrulhar uma mota... veio diretamente dos açores, comprada ao Paulo Miranda... hoje fui dar uma voltinha, e que mota espetacular ! Está nova, tem apenas 14000km, toda de origem =)

Quando cheguei a casa comecei por tirar o rolamento superior da corrente e aparafusei lá um perno para não entrar sujidade ou agua para o quadro, depois desliguei o sensor do descanso, desliguei o sensor da manete da embraiagem, e por ultimo, coloquei a proteção metálica no retentor do veio principal para evitar males maiores...

_________________
DR650SE 01'


19 abr 2015 21:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Acho que fizeste as operações normais da mota. Eu na minha por acaso não desliguei os sensores e pelo menos o do descanso funciona pois em marrocos esqueci-me do descanso e apanhei um susto pois ia sempre a baixo. Que me lembre falta apenas o sensor do neutro que vem com uns parafusos manhosos e mal apertados, quando fui fazer a operação na minha só tinha um dos parafusos, não sei onde foi parar o outro.

Quanto ao rolo da corrente de cima o meu evaporou-se em marrocos mas acho melhor colocares silicone do que um parafuso pois a corrente pode bater lá e danificar o parafuso ou a corrente.

De resto sou suspeito mas tens uma das melhores motas do mundo :mutley:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


20 abr 2015 09:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
O parafuso que coloquei não roça :) é um perno, e fica à face...

http://www.theboltbin.com/img/p/5/4/7/5 ... efault.jpg


Os parafusos do sensor de neutro já os tenho furados e prontos a serem frenados, como estou habituado a frenar quase todos os parafusos na manutenção aeronautica, é uma tarefa simples... também comprei uma junta nova para não aproveitar a velha...

depois virá o depósito, e já tenho a roda 18'' para trás [wink]

_________________
DR650SE 01'


20 abr 2015 14:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Galvão Escreveu:
O parafuso que coloquei não roça :) é um perno, e fica à face...

Desconhecia estes parafusos
Imagem
Estamos sempre a aprender [clap] .

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


20 abr 2015 15:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Este sábado acordei com vontade de mudar os tão afamados parafusos do NSU (neutral sensor unit)...
Os de origem desapertam-se e podem causar alguns danos ao motor...
Quando abri a tampa do motor, lá estavam os dois parafusos, bem apertados, mas... já que estava aberto, substitui por uns com que nunca mais terei que me preocupar pois frenei-os. A mota tem apenas 15000km e é de 2001.

Imagem
Imagem

_________________
DR650SE 01'


09 mai 2015 19:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Quando fiz isso à minha já só tinha um. O outro não faço ideia onde foi ter. Como entretanto já fiz 7000 km e já mudei o óleo umas 4x presumo que já tivesse saído numa muda anterior.

Acho que fizeste bem em fazer isso pois custa apenas uma junta (pode nem ser necessário mudar mas acho sempre mais prudente mudar) mas se se soltar pode dar asneira da grossa.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


09 mai 2015 20:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 15 mar 2012 20:10
Mensagens: 25
Localização: Lisboa
Mensagem Re: DR 650 SE
Vais colocar alguma protecção de motor?
Eu tentei montar uma que comprei de uma DR350 e não deu, pois bate na curva do escape.
Acho que vou tentar uma da freewind.


11 mai 2015 19:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
JB70 Escreveu:
Vais colocar alguma protecção de motor?
Eu tentei montar uma que comprei de uma DR350 e não deu, pois bate na curva do escape.
Acho que vou tentar uma da freewind.


Acho que sem grandes adaptações não vais conseguir.

Tens aqui as medidas se quiseres meter as mãos à obra:

Imagem

http://drriders.com/topic8541.html

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


11 mai 2015 20:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Eu estava pensar comprar da SW motech, mas posso tentar fazer essa "home made"... mas dobrar 4mm de alumínio não é fácil... :thumbsup:

obrigado Rui

_________________
DR650SE 01'


12 mai 2015 18:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Galvão Escreveu:
Eu estava pensar comprar da SW motech, mas posso tentar fazer essa "home made"... mas dobrar 4mm de alumínio não é fácil... :thumbsup:

obrigado Rui


Eu acho que o Paulo Merencio fez uma para a DR dele, não sei se seguiu este modelo. A minha não sei de que marca é mas está mais do que aprovada pois já levou muita coça e apenas tive de uma vez reforçar umas soldas que estavam a partir.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


12 mai 2015 21:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 nov 2011 23:17
Mensagens: 613
Localização: Água Longa - Santo Tirso
Mensagem Re: DR 650 SE
Boas,

Sim, quando comprei a DR, fiz-lhe uma protecção de carter, mas acabei por não seguir estas medidas; optei antes por fazer um molde em cartão e depois transferi-lo para alumínio de 1,5mm.

viewtopic.php?f=86&t=20696"

Depois disso, optei por uma mais resistente (3mm), feita pelo Paulo Snake, bem mais apropriada para os "estradões" locais, que ainda hoje cá anda - (embora já com algumas mazelas).

Cumprimenttos

_________________
Carpe Diem!
ttrilhosdoxisto


16 mai 2015 23:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Depois de uma viagem de 1000 km de dois dias, tive uma pequena fuga de óleo... pesquisei na net, e é uma coisa relativamente "normal" nestas motas... o retentor do tensor da corrente de distribuição rasgou e perde óleo por aí. não é grande coisa, e com 4€ (preço da junta resolve-se o problema).

Posso dizer que nestes 1000km, a mota portou-se muito bem, e fez uma média de 3.9lts/100, com uma condução sempre 90 / 110km/h...

_________________
DR650SE 01'


02 jun 2015 12:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Depois de pensar na proteção de carter e de ter visto os preços, resolvi tentar fazer uma...

Peguei na ideia do tópico do drriders, e também me agradou a da swmotech que depois de ter falado diretamente com o importador nacional, disse que não era possível comprar na europa...

então lá fiz as medidas
Imagem

depois foi passar para uma chapa que comprei de 4 mm
Imagem

depois de cortada na guilhotina, comecei a quinar, umas partes na quinadeira e outras à mão... (com um maço)
Imagem

e ficou assim
Imagem

depois arranjei quem fizesse um cordão de solda e fiz mais umas marcações para arrefecimento do motor e passar o parafuso da frente
Imagem
Imagem

alguns testes a meio da concepção da peça
Imagem

fiz umas cantoneiras rebitadas de forma a ficar bem fixa, para passar o parafuso de fixação frontal que passa de um lado ao outro do motor e segura no quadro, aproveitei também para marcar o furo para o dreno do óleo.

a proteção já pronta
Imagem
Imagem

Para acabar arranjei três tipos de borracha e com um vazador, fiz uns sinoblocos para reduzir algumas vibrações provenientes do motor ao quadro.
Imagem

O parafuso que atravessa o quadro tem que ser maior do que o de origem e a aprilia vende um que parece que foi feito para aqui:
referencias
Parafuso - AP8150439
Anilha - AP8150020
Porca - 8152301

_________________
DR650SE 01'


Editado pela última vez por Galvão em 23 jul 2017 08:00, num total de 3 vezes.



12 out 2015 18:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: DR 650 SE
Grande nível de acabamento

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


12 out 2015 19:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 nov 2011 23:17
Mensagens: 613
Localização: Água Longa - Santo Tirso
Mensagem Re: DR 650 SE
Boa. Excelente trabalho.

_________________
Carpe Diem!
ttrilhosdoxisto


12 out 2015 20:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Muito bom. Na minha tem mais uns furos em baixo para ir limpando a terra e lama que entra.

Testa assim e logo verificas se precisa de mais furos.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


13 out 2015 12:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
Depois de algum tempo sem fazer nada na DR, consegui arranjar uns suportes para as malas da hepco & Becker

http://www.motorcycleadventure.com.au/s ... .right.JPG

mas não vou montar malas rígidas na mota, vou comprar as givi wp 405 e wp 407, parecem uma boa opção e a um bom preço.

Como tinha a ponteira da GSXR1000, e visto ser uma modificação muito conhecida nesta mota, o Mário Guerra fez um coletor para esta ponteira (nada caro) e ficou 5*

O deposito de 25 lts (6,6 us gallons) também já está quase pronto a montar...

_________________
DR650SE 01'


21 dez 2015 19:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: DR 650 SE
Eu tenho esses ferros na minha, a unica coisa que acho é que ficam muito baixos e com os alforges não impedem que empurre a tampa para o escape.

Estava a pensar ou subi-los um pouco o que até deve dar mais estabilidade em caso de queda ou colocar uma chapa do lado do escape para dar apoio aos alforges. De resto são muito bons esses ferros e resistentes.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


22 dez 2015 09:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: DR 650 SE
RuiSpratley Escreveu:
...ou colocar uma chapa do lado do escape para dar apoio aos alforges


já vi vários utilizadores que fazem isso... ;)

_________________
DR650SE 01'


24 dez 2015 18:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.