Data/Hora: 21 out 2018 09:04




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ] 
 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Para arranjar uma companheira e para complementar a DR650, a escolha cai num destes 3 modelos:

BMW R1150GSA - a mais fiável, motor suficiente, um especto old's cool bruto e imponente... faz o que as outras fazem e talvez melhor em fora de estrada, com uma 1ª e 2ª mais curtas e as outras mais longas...

BMW R1200GSA oil cooled - um meio termo, fiável qb, com o senão do canbus, mas isso é o menos... gosto do aspeto... tem mais uns cavalitos que penso não serem usados pois não quero andar a acelerar nem fazer corridas. uma melhor proteção aerodinâmica, mais leve e com alguns gadgets que dão jeito.

BMW R1200GSA liquid cooled - segundo dizem, uma coisa de outro mundo... mas como já disse, a minha opinião não recai em potencia, acredito como é obvio que tenha um melhor comportamento, a embraiagem tipo mota japonesa, os comutadores como as motas "normais"... por um lado está a desvirtuar o conceito original das GS, mas o mercado assim precisa... e esta bomba de agua, radiadores.... não me agradam nem para falar dos "recalls" que andam a ser feitos.

Destes três modelos estou mais inclinado para a 1200GSA OC, que embora não tenha tanta fiabilidade como a 1150, irei comprar em 2ª mão e já com alguns km, prevenindo assim "problemas de juventude" ...

O que acham? prós/contras...? ps. não quero estar com um dilema um dia na mongolia e que precise de arranjar qualquer coisa na mota e eu ou algum mecânico (de esquina) não consigamos resolver...

_________________
DR650SE 01'


30 jul 2015 22:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 15:38
Mensagens: 120
Localização: Faro e Sintra
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Se ainda tivesses a Africa twin da tua foto de perfil tinhas o problema resolvido...
Mas vou-te falar da que conheço que é a 1200gsa oc. Comprei em 2009 0km e vendi em 2011 com cerca de 70000km, quase todos feitos em estrada ou seja um uso muito brando.
Não tive qualquer problema ou avaria. Oficina só para as revisões e peças de desgaste. Vendi com a sensação de que apesar dos km ia nova. Deve haver muitas assim em 2ª mão. É uma mota grande e pesada, mas em andamento não se nota nada. Eu fazia uso citadino e (sem malas) não era como uma scooter mas quase.
Dei uma vez uma volta numa 1150 (um bocado mal tratada) e era uma diferença grande em termos de ergonomia, sensação do peso e resposta do motor.
Resumo: se fores por essa quase certo que ficas bem servido, mas para a Mongólia é melhor levares a 650.


31 jul 2015 09:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2011 22:18
Mensagens: 211
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
A tua escolha é apenas entre estas 3?


31 jul 2015 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
A minha participação é mesmo só para avivar o fórum. Falo sem conhecimento de causa, mas, vendo aqueles passeios épicos, continentais, tipo Marrocos - Cape Town, Angola - Mocambique, ou trans-euroasia, nunca vi uma 1150 aberta, 1200 já vi varias, o mono traseiro estourar é um classico...por mim que nao sou nenhuma espingarda em mecânica, dou valor à estatística :D

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


31 jul 2015 21:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Sim... a escolha vai recair apenas nestas tres motos. A 1150 é sem dúvida a mais fiável, mas em termos de ergonomia e sensação de peso..... deixa algumas duvidas. A 1200 com alguma electrónica que facilita nalguns casos e dificulta noutro, tem uma distribuição de peso melhor, e embora nao seja o tanque de guerra que a 1150 é, provou que facilmente ultrapassa a casa dos 100000km sem grandes avarias e muitos casos a passarem os 200000. (Estou tentado a comprar uma com 80000km, com todas as revisões na marca).
A 1200lc é um canhão em termos de performance sem duvida. Tem um bom arranque, uma excelente potência. Dizem que é notória a diferença de peso. Mas acelerador by wire, cruise control, e tantas outras coisas tal como o combustivel ter que ser premium... e o preço para ostentar o simbolo do helice alemão é bastante caro... as normas anti-poluição obrigaram a marca bávara a reduzir emissões e com isto optaram por refrigeração liquida que entre radiadores, bombas, vedantes, fugas etc são mais componentes para darem problemas... assim muito provavelmente vou optar por uma 1200oc, talvez daqui a uns km precise de umas suspensões como deve ser e de uma embraiagem. Também o vedante do veio traseiro não é caro e previne males maiores. O óleo do veio pelo preço que cuata pode ser trocado aquando do óleo do motor...

_________________
DR650SE 01'


01 ago 2015 10:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Tive a 1200 OC de 2007 onde fiz 80mil km, pelo que sou suspeito, na escolha deste modelo.
Sempre gostei da 1150Adv, especialmente a nível estético e para quem como eu viu e leu o LWR fica sempre aquela ideia de ser "a mota" overlander, contudo a mota acaba por ser muito "larga" e ficar com aquela sensação de peso, especialmente na versao Adv com o tanque de 33lts.
Acho que das opções que apresentas apontaria para um modelo OC ai a partir de 2009, ou então os últimos modelos antes da LC, pois foram corrigidas algumas falhas ocorridas nos anos anteriores.
A versão mais recente pessoalmente a mim não me agrada mto a nível estético aliado ao facto de já ter electrónica a mais.
Boas compras :P

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


03 ago 2015 09:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Ricardo Andrés Escreveu:
Tive a 1200 OC de 2007 onde fiz 80mil km, pelo que sou suspeito, na escolha deste modelo...A versão mais recente pessoalmente a mim não me agrada mto a nível estético aliado ao facto de já ter electrónica a mais...


Eu pessoalmente gosto das coisas "antigas" por norma sao mais robustas... o modelo "Hex Head" saiu em 2006 pelo que em 2008 penso já ter resolvido alguns problemas visto estar a mais de meio do seu fabrico.

Outro motivo pelo qual prefiro este modelo é o facto de não ser "cam head" não gosto dos shims embora o reposicionamento das valvulas permita ter mais potencia (ter menos vibração).

e........ como trabalho com motores boxer diarimente (mas com 5500 e 8000 cc) tenho um gosto especial por estes motores...

_________________
DR650SE 01'


03 ago 2015 10:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Foge dos modelo até meados de 2007... problemas no ABS...

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


03 ago 2015 10:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Ricardo Andrés Escreveu:
Foge dos modelo até meados de 2007... problemas no ABS...
:thumbsup: obrigado

há uma de 2010 que me está a deixar agua na boca :)

_________________
DR650SE 01'


03 ago 2015 12:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Não sei quanto vais pagar por uma GS de 2010, mas claramente que considerava como alternativa a Yamaha ST1200, anda bem, 2 mapas de potencia instalados (touring e sport), confortável e segundo sei "problems free". Já agora, gasta media de 5.5l/100.

_________________
;-)


03 ago 2015 14:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Pedro BC Escreveu:
Não sei quanto vais pagar por uma GS de 2010...


a de 2010 já não está disponível, agora está novamente a de 2008 quase fechada. é de Agosto de 2008, 80000km, revisoes todas na marca, dois donos.

já trás alguns extras incluindo malas, gps e escape akrapovic.

a mota é esta :

http://www.standvirtual.com/motos/anunc ... R/M874039/

_________________
DR650SE 01'


04 ago 2015 09:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Galvão não me leves a mal, mas vai-te cusar mais 2.500 euros do que me cusou a minha ST1200 de 2011 (ou 2010??) com 30.000 km.

Aceito que GS LC seja melhor que a ST, mas o modelo de 2008 francamente não me parece que seja melhor em nada.

_________________
;-)


04 ago 2015 19:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2011 22:18
Mensagens: 211
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Pedro, desculpa a pergunta, tu compraste e tua ST na ducati lisboa no verão passado?


04 ago 2015 20:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Galvão Escreveu:
Pedro BC Escreveu:
Não sei quanto vais pagar por uma GS de 2010...


a de 2010 já não está disponível, agora está novamente a de 2008 quase fechada. é de Agosto de 2008, 80000km, revisoes todas na marca, dois donos.

já trás alguns extras incluindo malas, gps e escape akrapovic.

a mota é esta :

http://www.standvirtual.com/motos/anunc ... R/M874039/" onclick="window.open(this.href);return false;


Mais de 10000 por ano, está viajada.
Muito gostam de tirar fotos as motas molhadas

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


04 ago 2015 21:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 15:38
Mensagens: 120
Localização: Faro e Sintra
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
80000km não acho muito para uma 1200GSA. Mas tudo depende da forma como foram feitos. A maior parte destas motas (há honrosas excepções) tem uma utilização em estrada. Eu devo ser um exemplo tipico, pois após umas breves incursões tt vi logo que aquilo não era para as minhas unhas, nem cheguei a montar pneus de jeito e, como já disse, vendi-a com alguns km, mas em estado semi novo.
A andar só em alcatrão ou em estradões, 200.000km sem ter problemas de maior acho perfeitamente possivel, mas isso também outras fazem e o preço pedido parece muito elevado para uma venda particular, onde em principio se paga a pronto e sem qualquer garantia.
A menos que seja só a GSA que te enche as medidas, por menos dinheiro há motas mais recentes, com muito menos km e que nada ficam a dever à Bmw, como de resto o Pedro já realçou. Para ser bom negócio tinha de haver aí um abatimento substancial. Além de que uma simples revisão na Bmw parece que acabaste de mudar meio motor.


05 ago 2015 14:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1673
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
Noutros tempos tinham aparecido aqui 30 gajos a dizer que a única era a
LC8.......mas agora à tantas LC8 de tamanhos vários que a coisa perdeu-se :mutley:

pessoalmente recomendo a LC8

seja a 950
a 990
a 990S
a 990R
a 1190
a 1190R
a 1290

e finalmente a 1050......

desculpa o off-topic Abraço e boa escolha :vrumm:

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


05 ago 2015 19:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 15:38
Mensagens: 120
Localização: Faro e Sintra
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
No seguimento do que o Jaime disse e após ver no google o que aparecia em "venda ktm 990":
http://www.standvirtual.com/motos/anunc ... 0/M874731/
se calhar a melhor de todas e com malas e akrapovic. Não sei se o preço é justo mas deve haver quem informe.

agora é que ficas baralhado de vez :D


05 ago 2015 21:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 1150GSA vs 1200GSA OC vs 1200GSA LC
A escolha está feita.
Seria sempre por esta ordem: R1150GSA Special Edition, R1150GSA, R1200GSA e a R1200GSA está fora de questão devido aos €€€...

KTM é sem duvida uma excelente mota... em termos de performance. Em conforto fica um pouco atrás das outras, tem uma 5ª muito curta e uma 6ª muito longa o que faz andar sempre a trocar de 5ª/6ª/5ª...... Já tive e... tem uma boa performance.

Super Tenere, é interessante, mas.... Yamaha, não me seduz...

BMW, pode ser um capricho... mas aqueles comentários no advrider de pessoal a chegar aos 100K, 200K e 300K deixam-me com um sorriso na cara e com a esperança de também conseguir fazer muitos km sem (grandes) problemas. Mais uma vez, a GSA LC tem uma performance espetacular, pelo menos é o que dizem, o arranque de uma super-desportiva, curva bem, gasta pouco mas ainda assim com alguns problemas de juventude, dai a quantidade de recalls a ser efetuados... Eu gosto das coisas "keep it simple" e já a GSA de 2008 tem eletrónica que podia ser dispensável, embora dê jeito e não tenha nada como as novas. O facto de não ter radiadores de agua, tubagens, bombas e tudo o que está relacionado com isso ainda me deixa mais tranquilo. Quanto à performance, é mais que suficiente, para quem só quer viajar de A para B, com a vantagem de que se quiser passar por sítios sem alcatrão vou muito melhor que numa Pan-European...

Assim, a GSA1200, e na minha opinião, é uma das melhores "world crosser bike" já construídas... embora não esteja a gostar dos caminhos que estão a tomar.

_________________
DR650SE 01'


05 ago 2015 22:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.