Data/Hora: 28 mar 2024 23:17




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 WR 450F 2010 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 05 abr 2015 19:27
Mensagens: 16
Mensagem WR 450F 2010
Olá a todos
Recentemente,começou a morar na garagem, uma WR 450F.
A ideia é poupar um pouco a minha 1190 em offroad e evoluir um pouco, pois sou um grande maçarico nas 2 rodas em offroad :help: :help:

Já dei as voltinhas iniciais e começa agora a surgir os primeiros problemas e dúvidas. Como gosto de ser eu a fazer a manutenção das minhas máquinas mas à dezenas de anos que não tenho uma Yamaha, tenho tido algumas dúvidas.

Pinhão de ataque - tenho o retentor do pinhão de ataque a pingar óleo, mudar o retentor, se for como a maioria das motos, é fácil, a questão aqui é sacar o pinhão de ataque, já endireitei a anilha que trava a porca, mas não consigo sacar a porca, já dei calor, deixei óleo penetrante, utilizei chave com percussão, chave de caixa com tubo para aumentar o braço, e muita força............ Nem mexe.
Começo a pensar, será que a rosca é esqª? Alguém teve essa dificuldade toda?

Suspensão da frente - para começar sinto a frente muito mole, em travagem parece que estou a mergulhar, a minha questão é, será mesmo assim? Lembro que não estou habituado as motas de TT, estive a contar e tem os clics desde as posição que está até ao final (apertando no sentido hard) e tem 16 clics o que penso está na posição 4 em 20 clics de amplitude.
Outro pormenor que não sei se estará a influênciar, são pequenos vestígios de gordura na forquetas, ainda não consegui apurar se os retentores estão danificados, mas se for o caso vou avançar eu com a reparação, como não sou propriamente leve (105 kg) qual seria o óleo aconselhável para colocar? E que quantidade?

Agradeço desde já a vossa ajuda.


25 dez 2015 10:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: WR 450F 2010
4 em 20 clicks na compressão tem de estar mole. Põe 10 e vai ajustando. Eu na drz que é muito macia, tenho os compress quase todos apertados.

O pinhão tens de ter um gajo montado nela a travar e depois com uma chave com alavanca por impulsos. Mas o melhor pra isso é a pneumática.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


27 dez 2015 14:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 05 abr 2015 19:27
Mensagens: 16
Mensagem Re: WR 450F 2010
Gamito Escreveu:
4 em 20 clicks na compressão tem de estar mole. Põe 10 e vai ajustando. Eu na drz que é muito macia, tenho os compress quase todos apertados.

O pinhão tens de ter um gajo montado nela a travar e depois com uma chave com alavanca por impulsos. Mas o melhor pra isso é a pneumática.


Obrigado pelas dicas, já saquei o manual, e coloquei os setings todos de origem, agora vou partir daí na próxima volta.
Mas a afinação que tinha estava muito estranha, talvez por isso estivesse com tão pouca confiança na frente e sempre a escorregar do banco em aceleração.

Quanto ao pinhão, não está fácil, vou ter de pedir ajuda a um amigo, aproveito e afino o "sag" pois acho que a pré-carga está muito macia para o meu peso.

Já agora, aproveito, num futuro próximo quero mudar o óleo da suspensão da frente, para além da troca da praxe dos retentores e guarda-pó, existe mais alguma peça que devo trocar por precaução?
E que óleo aconselham? marca e viscosidade para um peso pesado.


27 dez 2015 23:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: WR 450F 2010
Com os tais 105kg + peso do equipamento e as molas de origem, nunca terás o SAG indicado, ( a moto vem com taragem de origem aí para a casa dos 75kg +- )

As molas nunca devem ser apertadas até ao máximo possível , no amortecedor traseiro apesar de ter bastante rosca para apertar a mola, não se deve apertar mais que um determinado valor ( está indicado no manual) mola demasiado apertada retira curso à suspensão.

Assim como não se deve fechar a compressão toda.

Na frente pode melhorar com oleo mais espesso, mas não esperes milagres

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


28 dez 2015 13:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.