Trail Aventura
https://trailaventura.pt/

Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=86&t=21647
Página 1 de 1

Autor:  Jose Rosa [ 28 mar 2016 21:02 ]
Assunto da Mensagem:  Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Boas pessoal!
Acabei de vender a minha r1200 gs (2006) e andava com ideias de trocar para uma GSA, uma vez que queria uma moto um pouco mais capaz de fazer algum fora de estrada. Entretanto andei a fazer uma pesquisa e dei de caras com as yamaha xt1200z super tenere. Nos reviews que li dizem basicamente que não é uma moto tão virada para o fora de estrada como a GSA e que o motor é mais fraco, mas o que realmente me assustou foi ver que uma ST de 2011/12 com pouquissimos km fica basicamente mais barata do que uma GSA de 2006!
Alguém já fez esta troca? O motor da GSA é assim tão superior ao da ST?

p.s. As Gs/GSA que andei a ver são todas de 2006-2008 (devido ao orçamento disponivel, cerca de 10k)

Obrigado!

Autor:  Bugias [ 28 mar 2016 22:21 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Boas,

Nunca andei com nenhuma das motos, mas pelo que li a XT1200Z não é muito vocacionada para fora de estrada.
Se queres fazer mais fora de estrada e manter a vertente maxi-trail eu ía para uma KTM 950/990 adventure.
Se precisares de fazer km's em estrada tb são boas e fora de estrada é top!!

Autor:  nuno_cesar [ 29 mar 2016 10:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

José Rosa,

Desculpa meter o "bedelho" no assunto mas pensar numa R1200 GSA como moto + capaz para o TT é de loucos :cachaço:
Tenho visto imensos companheiros que acreditam na publicidade da marca (brilhante por sinal :ave: ) e lá vão comprar as enormes e pesadissimas GSA's e depois é vê-los a sofrer nos trilhos, a lesionarem-se devido a quedas e hernias de esforço, e a babarem-se para as mais levezinhas e capazes a pensar porque raios compraram estes trambolhos ???

Portanto, se pensas "apimentar" o TT esquece a GSA, só te vai trazer dissabores e problemas nos trilhos. Pensa em algo mais ligeiro, com roda 21" à frente :nod:

Se vais fazer grandes viagens de estrada tanto a GSA como a ST são excelentes mas esqueçe o TT com elas, arranja uma trail ligeira para isso!

Se quiseres uma moto para tudo, as 800 da BMW são jeitosas, as varias KTM's LC8 são excelentes, a nova AT parece ser muito boa tanto em estrada como off, a Yamaha 660 é curta de motor na estrada, TOP no off-road, e não há muito mais por onde escolher em motos novas/recentes :cool:

Autor:  Jose Rosa [ 29 mar 2016 10:47 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

nuno_cesar Escreveu:
José Rosa,

Desculpa meter o "bedelho" no assunto mas pensar numa R1200 GSA como moto + capaz para o TT é de loucos :cachaço:
Tenho visto imensos companheiros que acreditam na publicidade da marca (brilhante por sinal :ave: ) e lá vão comprar as enormes e pesadissimas GSA's e depois é vê-los a sofrer nos trilhos, a lesionarem-se devido a quedas e hernias de esforço, e a babarem-se para as mais levezinhas e capazes a pensar porque raios compraram estes trambolhos ???

:cool:


Fizeste muito bem em responder!
A questão é que faço bastantes km (Lisboa-Coimbra e arredores) daí a minha ideia da GSA ou da ST por causa do motor e conforto. Não tenho ideias para já de andar em trilhos muito complicados até porque não tenho assim muito tempo. A ideia era explorar um pouco mais em offroad sem comprometer o desempenho em estrada.
Andei a ver as Ktm 1190 (e o raio da moto é lindissima!) mas tanto esta como a nova Africa Twin ficam de fora do orçamento...

Autor:  Pedro BC [ 29 mar 2016 17:34 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Eu não querendo puxar brasa à minha sardinha, vou tentar dar uma opinião isenta:

Não sou um especialista em GS's, tenho recentemente por via da doença de um amigo andado numa de 2008, exprimentei num test drive de uns 100 km a GSA LC e tenho uma ST1200.

Para TT são todas más, se o piso for duro, sem lama e sem areia, todas se safam, mas dai a apelidarem-se de boa, vai a distancia de um mundo.

No que toca à comparação entre GS Vs ST com a minha franqueza (experiência) te digo:

As XTZ1200 são excelentes, problems free, e têm um motor mais que suficiente, a enorme maioria da malta que já andou nestas motos faz o teste em modo "confort", no entanto a moto vem com 2 mapas de origem, alteráveis em andamento no comutador do painel de instrumentos. No modo sport, dizer que a moto não tem alma, desculpem-me, mas é um disparate (tem mais alma que a KTM LC8 e eu também tenho uma LC8).

A GS (A) até ao modelo LC é na minha opinião claramente um furo abaixo, mesmo o modelo de 2010 com 110 cv não chega à proposta ST1200, no entanto, os novos modelos de 125 cv, nascido em 2013 são melhores que a XTV1200 em todos os aspectos, andam mais, recuperam melhor e são de um conforto de rolamento top.

Dito isto, o máximo que posso oferecer é um test drive numa XTZ 1200.

Autor:  Jose Rosa [ 29 mar 2016 20:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Pedro BC Escreveu:
Eu não querendo puxar brasa à minha sardinha, vou tentar dar uma opinião isenta:

Não sou um especialista em GS's, tenho recentemente por via da doença de um amigo andado numa de 2008, exprimentei num test drive de uns 100 km a GSA LC e tenho uma ST1200.

Para TT são todas más, se o piso for duro, sem lama e sem areia, todas se safam, mas dai a apelidarem-se de boa, vai a distancia de um mundo.

No que toca à comparação entre GS Vs ST com a minha franqueza (experiência) te digo:

As XTZ1200 são excelentes, problems free, e têm um motor mais que suficiente, a enorme maioria da malta que já andou nestas motos faz o teste em modo "confort", no entanto a moto vem com 2 mapas de origem, alteráveis em andamento no comutador do painel de instrumentos. No modo sport, dizer que a moto não tem alma, desculpem-me, mas é um disparate (tem mais alma que a KTM LC8 e eu também tenho uma LC8).

A GS (A) até ao modelo LC é na minha opinião claramente um furo abaixo, mesmo o modelo de 2010 com 110 cv não chega à proposta ST1200, no entanto, os novos modelos de 125 cv, nascido em 2013 são melhores que a XTV1200 em todos os aspectos, andam mais, recuperam melhor e são de um conforto de rolamento top.

Dito isto, o máximo que posso oferecer é um test drive numa XTZ 1200.


Obrigado pela resposta!
Sim tenho a plena noção que a moto não é bastante pesada para andar em trilhos, até porque tinha a versão normal da GS e sei do que falo. A minha ideia também não é essa pois se quiser andar mesmo no monte compro uma 400 ou 600. Cada coisa no seu lugar :D
O meu problema foi mesmo não ter experimentado nenhuma ST e vindo da GS parece que falta ali qualquer coisa na ST... Talvez seja a falta de umas cabeças de motor [:p]
Fui ver uma mas o vendedor não me deixou andar e nisso não posso discutir.

Autor:  VitorF [ 29 mar 2016 22:01 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Para passeios TT ligeiros, tipo troços de rally, qualquer uma se safa e o peso delas darão pouco trabalho. Queixo-me apenas do curto curso das suspensões da ST. Para viajar é do melhor... pelo menos para mim.

Agora para o mesmo valor encontra-se ST's bem mais recentes e com menos kms que as GSA. Eu não pensava duas vezes, apesar de ser um apreciador dos cilindros opostos.

Autor:  duartesss [ 29 mai 2017 23:03 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Talvez este artigo ajude:

http://motos.coches.net/noticias/bmw-r- ... froad-2016

Autor:  HCruz [ 05 set 2017 23:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

Ja tive numa situaçao semelhante este ano.
Estava em cima da mesa a GSA >2014, ST worldcrosser, AT CRF1000L, e a KTM 1190r ou 1090r.
A minha ideia era ter uma moto que nao comprometesse em nenhuma vertente.

Optei por importar uma ktm 1190r da alemanha (https://www.mobile.de/), porque de todas era a que possui um melhor equilibrio na minha opiniao.

No total o processo completo ficou perto dos 250 euros. legalizada em portugal em menos de 1 mes.

Os pontos que me levaram a escolher essa bicha foram:

Sistemas de segurança ABS, ABS em curva e traction control mais avançado.
Motor LC8 com 150 Cv (vida que chegue e sobra na estrada), e que reduz para os 100cv quando colocas em offroad mode.

Um ponto que para mim nao foi questao foi o que referiste como conforto.
Suspensao electronica, sendo eu eng electronico prefiro o ajuste mecanico ;)
Bancos aquecidos dispenso
Cruise control electronico acredito que seja uma mais valia mas a opçao do cruise control mecanico agrada-me mais.

Tudo isto porque se fores fazer grandes viagens em autonomia consegues remediar grande parte dos problemas com pouca ferramenta.
Para alem disso a comunidade KTM deve ser a que mais partilha conteudo e atraves disso é muito facil compreenderes a mecanica da tua moto e o que fazer quando alguma coisa der o berro.

Autor:  jacc [ 08 out 2018 17:47 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z

HCruz Escreveu:
Ja tive numa situaçao semelhante este ano.
Estava em cima da mesa a GSA >2014, ST worldcrosser, AT CRF1000L, e a KTM 1190r ou 1090r.
A minha ideia era ter uma moto que nao comprometesse em nenhuma vertente.

Optei por importar uma ktm 1190r da alemanha (https://www.mobile.de/" onclick="window.open(this.href);return false;), porque de todas era a que possui um melhor equilibrio na minha opiniao.

No total o processo completo ficou perto dos 250 euros. legalizada em portugal em menos de 1 mes.

Os pontos que me levaram a escolher essa bicha foram:

Sistemas de segurança ABS, ABS em curva e traction control mais avançado.
Motor LC8 com 150 Cv (vida que chegue e sobra na estrada), e que reduz para os 100cv quando colocas em offroad mode.

Um ponto que para mim nao foi questao foi o que referiste como conforto.
Suspensao electronica, sendo eu eng electronico prefiro o ajuste mecanico ;)
Bancos aquecidos dispenso
Cruise control electronico acredito que seja uma mais valia mas a opçao do cruise control mecanico agrada-me mais.

Tudo isto porque se fores fazer grandes viagens em autonomia consegues remediar grande parte dos problemas com pouca ferramenta.
Para alem disso a comunidade KTM deve ser a que mais partilha conteudo e atraves disso é muito facil compreenderes a mecanica da tua moto e o que fazer quando alguma coisa der o berro.


Boas, mandei mp

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/