Data/Hora: 28 mar 2024 21:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 
 Mota para projeto Rally 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2015 13:40
Mensagens: 26
Mensagem Mota para projeto Rally
Boas.

Tenho neste momento 2 motas. Uma AfricaTwin das novas e uma AJP PR4 Enduro. Apesar de estar muito satisfeito com o desempenho das 2 sinto que estou no monte a estragar a AT que é uma mota cara, e a dar muito pouco uso a AJP pois moro numa zona de trialeiras pesadas e eu sou mais menino de andar a "passear pelos montes". O problema é que um gajo começa a ganhar o gosto e a destruir tudo. Surgiu portanto a ideia de comprar uma DR650 / DR800BIG / XR650/ XT660Z alguma mota mais velhinha para poder alterar ou nao e fazer um offroad porreiro sem ter tanto medo de estragar. :D :D

A lógica seria vender a AJP e comprar uma destas motas. No entanto nao percebo muito destes modelos antigos por isso gostava de saber a vossa opiniao. As suzuki sao raridades, as XR quase nenhuma tem motor de arranque. Estou muito inclinado para a tenere 660 modelo de 1996. Mas sera uma boa opção para o efeito ? :stupid:

Abraço


14 set 2016 17:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
DR650

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


14 set 2016 18:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Acho que te esqeces-te de uma... se é para andar em maus caminhos e ser dura que nem um tanque... DRZ 400 E

Fazes 90 100 nas ligações (mais se não lhe tiveres amor ou se alongares a transmissão) e é um motor virtualmente indestrutível. Eu tenho uma, mas não sou o único, aqui no fórum há varias e exactamente para fazer o que descreves. Funcionar como segunda mota sem ter medo de ir riscando isto ou aquilo...

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


17 set 2016 07:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
João Nunes Escreveu:
Acho que te esqeces-te de uma... se é para andar em maus caminhos e ser dura que nem um tanque... DRZ 400 E


+1

_________________
DR650SE 01'


18 set 2016 20:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
+1

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


19 set 2016 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Se é como afirmas para "trialeiras pesadas" nem entendo o porquê de usares a AT quando tens uma AJP.

Se é para criares uma moto para substituir no TT a tua AT e de alguma forma também substituir a AJP, dos modelos que referes, claramente a DR 650, é uma moto com muito razoável comportamento em TT (excelente em ritmo de passeio), muitíssimo fiável e permite deslocações em alcatrão até onde o mundo termina.

A DR400 pouco mais adiciona que a tua AJP para além da potencia do 400cc, em tudo o resto a AJP até é superior (quadro e suspensões muito mais recentes, logo melhores), portanto muito francamente não me parece que te traga uma grande mais valia.

Quanto às restantes:
DR800 - Pesada, são motos com muitos anos e de fiabilidade algo duvidosa
XR650 - Excelente, mas sem motor de arranque logo para mim nem dada.
XT660Z - É outra excelente opção a considerar, muito a par da DR 650, não obstante em a DR tendo roda com medida 18 (a XT é 17) entrega muito mais opções de pneus, mas não deixa de ser de facto uma boa solução.

No que toca a outras soluções, tens uma moto já pronta para o que (eventualmente) pretendes, que não te obriga a grandes invenções, a KTM 640 adv., é claramente a que melhor comportamento te entrega em TT, com suspensões de luxo (comparando com as outras propostas), motor muito fiável e com óptimo conforto. No entanto (há sempre um estúpido óbice) o motor vibra e pode ser desagradável, mas antes de mais é uma questão de hábito. Para mim seria a opção.

_________________
;-)


20 set 2016 08:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
a DR650 tem jante 17, tal como a XT660Z... a diferença está no custo de aquisição onde a DR leva larga vantagem.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


20 set 2016 18:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 23 jul 2016 23:41
Mensagens: 71
Localização: Porto / Gaia
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Então e porque não incluir a KTM 690 enduro Pedro? Demasiado grande/pesada face a as opcoes que referiste?

_________________
KTM 690 Enduro R


20 set 2016 19:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Jovem pratica com a ajp faz km com força no monte e ao fim de uns meses vais ver que te custa muito menos andares na at e o que dantes era uma subida vai ser uma reta e uma trialeira uma subida, já sabes domingo as 7.30 na rosa!!


21 set 2016 15:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
até porque a 2 edição do trailmaniacs deve estar ai a porta!!


21 set 2016 15:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
pmnsg Escreveu:
Então e porque não incluir a KTM 690 enduro Pedro? Demasiado grande/pesada face a as opcoes que referiste?


Até é mais leve, mas é incomparavelmente mais cara que uma DR, uma XT ou uma KTM 660 Adv. Mas também é de outro campeonato no que ao comportamento diz respeito. A 690 enduro, seja a normal ou a R, joga noutra liga.

_________________
;-)


21 set 2016 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Se fores para uma drz 400, convem ser a E( cabeça do motor diferente, caixa ar diferente, quadro mais leve, carburador e escape diferente e mais 10 cv). Um modelo recente 2004 a 2007.

As primeiras drzs tem um cdi que lhes dá mais potencia, mas o excesso de rotação costuma rebentar com os parafusos do magnetico.

Há gente que diz que é uma mota velha e pesada. Pois bem de origem pesa 119 Kg a seco - Quanto pesa uma ktm exc 450 da mesma idade?

A suspensão é convencional, de longo curso, mola aço e oleo, e mais de uma dezena de afinações de compress e rebut quer atrás quer à frente. Já é muito interessante e não tem nada a ver com a dr 650. Para ter um comportamento otimo basta trocar o oleo regularmente e os prós, gastar 100 euros numas molas progressivas. Também há kits pro hidraulico (não sinto necessidade, sou roockie). É uma suspensão boa que permite desenvolvimento - já sei, a WP é excelente :D

Fazem rallys, amities, até dakars chegando ao fim sem problemas de motor. Não há um 400 tão resistente com alguma aptencia roladora.

Se for uma mota mais para terreno duro é a drz 400 E.

Se for para rolar bastante a dr 650 é melhor, ainda que tenha as melhores baixas de todas - um trator ao relanti a subir - impressionante. Exige menos kit unhas que a drz.

Ainda temos a G 650 X.

Comparar uma drz 400 com uma ajp 250 dá uma interceção um pouco vazia :D

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


21 set 2016 20:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Assino. Excepto na BMW 650...não fiquei fã confesso.

Gamito Escreveu:
Se fores para uma drz 400, convem ser a E( cabeça do motor diferente, caixa ar diferente, quadro mais leve, carburador e escape diferente e mais 10 cv). Um modelo recente 2004 a 2007.

As primeiras drzs tem um cdi que lhes dá mais potencia, mas o excesso de rotação costuma rebentar com os parafusos do magnetico.

Há gente que diz que é uma mota velha e pesada. Pois bem de origem pesa 119 Kg a seco - Quanto pesa uma ktm exc 450 da mesma idade?

A suspensão é convencional, de longo curso, mola aço e oleo, e mais de uma dezena de afinações de compress e rebut quer atrás quer à frente. Já é muito interessante e não tem nada a ver com a dr 650. Para ter um comportamento otimo basta trocar o oleo regularmente e os prós, gastar 100 euros numas molas progressivas. Também há kits pro hidraulico (não sinto necessidade, sou roockie). É uma suspensão boa que permite desenvolvimento - já sei, a WP é excelente :D

Fazem rallys, amities, até dakars chegando ao fim sem problemas de motor. Não há um 400 tão resistente com alguma aptencia roladora.

Se for uma mota mais para terreno duro é a drz 400 E.

Se for para rolar bastante a dr 650 é melhor, ainda que tenha as melhores baixas de todas - um trator ao relanti a subir - impressionante. Exige menos kit unhas que a drz.

Ainda temos a G 650 X.

Comparar uma drz 400 com uma ajp 250 dá uma interceção um pouco vazia :D


22 set 2016 10:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 15:38
Mensagens: 120
Localização: Faro e Sintra
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
NunoBarbosa Escreveu:
Assino. Excepto na BMW 650...não fiquei fã confesso.



Com algumas alterações até fica mais ou menos...


23 set 2016 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2015 13:40
Mensagens: 26
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Andei um pouco desligado e já cá estão montes de respostas. =) antes de mais obrigado a todos.

Começo por dizer que a KTM 690 está muito fora do meu orçamento .. hehehehe a KTM 640 adv nao se encontra em lado nenhum infelizmente.

a DRZ 400 apesar de me parecer uma excelente mota nao me parece ser bem o que pretendo... é demasiado lenta para as ligações não a quero expremer muito...

A XTZ660 nao perder para a DR650 só no custo de aquisição ... parece-me bastante mais pesada tambem... o que é pena porque gosto bastante da mota.

Vendo todas as opinioes a DR650 parece realmente a que se adapta mais ao que procuro ... segundo me disseram tambem existem XR650 e TTR600 com arranque elétrico o que me parece excelente opçao tambem... infelizmente vejo muito pouco estes modelos a venda. No entanto ainda devo dar um bocado mais uso a AJP , vender e depois vou analisar os melhores negocios dentro do que foi aqui falado. :D :D

Gravataça apesar de eu nao ser a pessoa mais experiente o que me custa a andar no monte com a AT não é nas unhas é na carteira.. hahahah


25 set 2016 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Gravataça Escreveu:
até porque a 2 edição do trailmaniacs deve estar ai a porta!!


... será :music: ? .... a aguardar noticias!!! :friends: ....

_________________
"Viajar é atravessar!....................."


27 set 2016 21:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
XR 650 !

_________________
DR650SE 01'


28 set 2016 09:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Alexmonteiro90 Escreveu:
No entanto ainda devo dar um bocado mais uso a AJP , vender e depois vou analisar os melhores negocios dentro do que foi aqui falado. :D :D


Ora! Sensato.
Abr


28 set 2016 09:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Gamito,
já experimentas-te a sério a nova AJP PR5 com motor refrigerado a água?

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 29 set 2016 22:55, num total de 1 vez.



29 set 2016 22:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Alexmonteiro90 Escreveu:
...
Gravataça apesar de eu nao ser a pessoa mais experiente o que me custa a andar no monte com a AT não é nas unhas é na carteira.. hahahah

Alex,
usa e abusa da AJP!
Já alguma vez atingiste o limite da mota?
na PR5 que andei, acabei por meter a cremalheira com menos dentes, não notei diferença. Recordo-me que andei várias vezes em estrada com ela, eu a pesar 99kg e ela a rolar bem nos 80/100km/h.
Chega para andar em nacionais.

Quando conseguires andar nos limites da mota em offroad, estarás pronto para começar a andar com a AT. Digo começar, pois são motas diferentes, logo terás de aprender a andar com a AT em fora de estrada, mas já terás a experiência suficiente para te safares dos imprevistos ou das situações criticas que surjam.

Aproveita a companhia do Gravataça e vai com eles, que vais aprender muito!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


29 set 2016 22:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Pedro BC Escreveu:
Se é como afirmas para "trialeiras pesadas" nem entendo o porquê de usares a AT quando tens uma AJP.

Se é para criares uma moto para substituir no TT a tua AT e de alguma forma também substituir a AJP, dos modelos que referes, claramente a DR 650, é uma moto com muito razoável comportamento em TT (excelente em ritmo de passeio), muitíssimo fiável e permite deslocações em alcatrão até onde o mundo termina.

A DR400 pouco mais adiciona que a tua AJP para além da potencia do 400cc, em tudo o resto a AJP até é superior (quadro e suspensões muito mais recentes, logo melhores), portanto muito francamente não me parece que te traga uma grande mais valia.

Quanto às restantes:
DR800 - Pesada, são motos com muitos anos e de fiabilidade algo duvidosa
XR650 - Excelente, mas sem motor de arranque logo para mim nem dada.
XT660Z - É outra excelente opção a considerar, muito a par da DR 650...

No que toca a outras soluções, tens uma moto já pronta para o que (eventualmente) pretendes, que não te obriga a grandes invenções, a KTM 640 adv., é claramente a que melhor comportamento te entrega em TT, com suspensões de luxo (comparando com as outras propostas), motor muito fiável e com óptimo conforto. No entanto (há sempre um estúpido óbice) o motor vibra e pode ser desagradável, mas antes de mais é uma questão de hábito. Para mim seria a opção.

bom resumo.
tendo em vista o que pretendes,
acrescentava ainda á lista:
TTR 600 com starter
tenere 660 modelo de 1996 (fraquinha de suspensões)
Dominator 600 (fraquinha de suspensões)
XTE 600 (fraquinha de suspensões)

esquece o projeto rally!
tens uma mota boa para viagem (longas tiradas e andar em estradões de terra), a AT.
uma vez que tens uma AT CRF, quando tiveres que te deslocar mais de 100km para ires a passeios (arrisco a dizer, mesmo durante o passeio), vais te lembrar tanto e tantas vezes da AT :D :D :D , pois vais te aperceber das diferenças (arrisco a dizer para pior) quando estiveres em cima todas as motas referidas acima, uma vez que vais compara-las com a AT e todas ficam aquém da tua CRF (isto, tendo em conta que pretendes uma mota "barata" para fazer passeios on/offroad).

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


29 set 2016 22:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Mota para projeto Rally
Agostinho Gomes Escreveu:
Gamito,
já experimentas-te a sério a nova AJP PR5 com motor refrigerado a água?


so andei numa de cabeça a ar . São 25 cv, é o que é...

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


03 out 2016 00:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.