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Cuidados ao comprar uma moto usada
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Autor:  NunoJ [ 18 mar 2010 13:16 ]
Assunto da Mensagem:  Cuidados ao comprar uma moto usada

Comprar uma nova moto usada pode comportar alguns riscos :flush: :crybaby: que, numa unidade “zero quilómetros”, em condições normais, não se colocam. No entanto, ficam alguns cuidados antes de adquirir um motociclo usado

Motor :matrix:

O motor é o “coração” de uma moto, sendo merecedor de especial atenção pois, não se encontrando em bom estado de conservação, pode vir a dar grandes dores de cabeça ao longo da sua restante vida útil.
Exteriormente, deverá procurar nos locais onde se encontrem juntas, anilhas, vedantes e/ou O-rings, isto é, zonas de ligação entre peças, possíveis fugas de lubrificante, fluído refrigerante ou fumos de escape. As zonas mais salientes à vista desarmada são as juntas de cilindro e/ou culassa, tampa das válvulas. Depois, com o motor em funcionamento, procure ouvir algum ruído estranho ao funcionamento normal do motor, como um restolhar continuo; por vezes, tal ruído poderá significar o fim da vida da corrente de distribuição ou um tensor da mesma já fora da sua vida útil.
Ao atingir a temperatura normal de funcionamento do motor, acelere e desacelere rodando o punho com movimentos convictos mas breves; repare na cor do fumo que saia pelo escape: se este se apresentar denso e azulado quando em altas rotações, poderá ser indício de consumo de óleo. Caso isso suceda, estará perante um motor com falhas na estanquecidade da câmara de combustão, quer por vedantes, quer por segmentos – requerendo intervenção técnica.
O motor deve manter-se numa rotação de ralenti regular, sem grandes oscilações, a um valor que não seja demasiado alto nem baixo; caso não esteja conforme o manual, deve questionar a sua razão e repor na rotação correcta. Ralenti alto é sinónimo de consumo superior de combustível; ralenti baixo, prestações fracas em baixas rotações.

Quedas :pum2:

Devemos ter em especial atenção pequenos riscos, toques ou fracturas no quadro, braço oscilante, suspensões, pinturas mais recentes com/sem brilho, diferenças de tonalidade de cor, etc, que nos indicarão se o motociclo já sofreu alguma queda ou acidente ou reparação maior que tenha afectado a ciclística. Um dos pontos mais frágeis é a forquilha. Tenha bem em atenção a agilidade e orientação da direcção, bem como a suavidade de amortecimento. Desta forma sentirá os possíveis existentes empenos que à vista desarmada não detecta.
Com o travão dianteiro accionado, empurre-a com o seu peso, de forma a que a deslocação seja regular em todo o curso. Caso haja oscilação na resistência ao movimento, é motivo para se ter algumas preocupações.
Por fim, verifique se há alinhamento entre as duas rodas. Para tal, peça a alguém que ande a direito com a moto (sob terra, preferencialmente) na sua direcção, e mantenha-se no enfiamento desta. Os rastos / marcas traçadas no piso devem ser coincidentes. Caso não, já prevê o que significará.

Peças de desgaste

Existem elementos cujo desgaste, embora não seja grave, pode implicar despesas a curto prazo. :stupid:
Sao eles:
- Os pneus -ver a profundidade do desenho, o estado da borracha (ressequido ou não), gretas ou cortes;
- Estado dos aros (motociclos de fora de estrada) – procure se encontra empenos ou amolgadelas ao longo do perímetro do aro, derivadas a fortes embates em rolamento;
- As pastilhas e os discos de travão – sendo que nestes deve verificar a diferença da sua espessuras na banda onde actuam as pastilhas e fora desta;
- O(s) amortecedor(es) – exercer peso na moto e largar, sendo que esta deve voltar imediatamente à posição de repouso sem oscilar;
- A corrente de transmissão, cremalheira e pinhão - ver em que posição se encontram os afinadores da tensão desta, estado dos dentes, etc, se não se encontra gripado (o conjunto também) e se o seu desgaste não é excessivo (puxe-a na parte de trás da cremalheira e ela não se deve afastar desta);
- O escape – este por vezes tem o interior já deteriorado. Dê-lhe leves pancadas e, se ouvir barulho de bocados soltos no seu interior, é porque este se encontra em mau estado;

Estes são os pontos essenciais de inspecção de um motociclo usado. Contudo, não serão suficientes para garantir o bom estado do mesmo.

Questione sempre sobre onde foram realizadas as manutenções e/ou reparações a que por ventura já tenha sido sujeita. Procure assim obter o máximo de informação possível através do vendedor / proprietário.

Esta pequena dissertação :leiam: apenas serve como uma indicação, podendo obviamente ser complementada com mais aspectos; no entanto, tendo em conta os pontos enunciados, já se realizará uma boa compra, de certeza.
boas curvas, :friends:

Autor:  Pedro Cabral [ 18 mar 2010 13:44 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

[clap] [clap] [clap]

Autor:  morais [ 18 mar 2010 14:22 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Excelente Eng.! Belo contributo! :okkk:

Autor:  Lança [ 18 mar 2010 15:30 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Excelente post :thumbsup:

Autor:  BRUNO BOTELHO [ 18 mar 2010 15:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Very nice! :okkk:

Autor:  Ricardo D [ 18 mar 2010 18:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

[clap] [clap]

Autor:  RMDVENTURA [ 19 mar 2010 10:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Bom post e também muito util! :thumbsup:

Autor:  Careca [ 19 mar 2010 14:42 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

só agora pude dedicar algum tempo a ler este post e concordo com tudo o que disse, muito bom post!
Há pessoas que compram as motas sem as ver... :lotlol:

Autor:  Viriatus [ 27 mai 2010 13:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Obrigado! Tava a precisar de ler disto! :dance:

Autor:  morais [ 16 set 2010 13:37 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

este tópico devia ser fixo

Autor:  Nicholas [ 17 set 2010 12:11 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

:pum2:

Autor:  algarchacal [ 24 out 2010 20:59 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Autor:  pbar [ 24 out 2010 21:27 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Excelente contributo. :thumbsup:

Autor:  Paulo Li [ 27 out 2010 22:44 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Careca Escreveu:
só agora pude dedicar algum tempo a ler este post e concordo com tudo o que disse, muito bom post!
Há pessoas que compram as motas sem as ver... :lotlol:



As duas últimas que comprei... comprei sem ver :nod:

Autor:  carocha [ 13 out 2011 13:05 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Muito bom o "Topic"

E ja agora se me permitem acrescentar, existem alguma motos que é facil de verificar se já foram de competição, pois algumas pequenas peças têm de ser furadas para levar o respectivo selo de verificação...
Pessoal que anda na competição penso que pode especificar melhor que eu...como/quando e onde...

Abç

Carlos

Autor:  RMDVENTURA [ 13 out 2011 13:31 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Peças furadas?

Assisti a muita verificação de Enduro e TT cá em Portugal e não vi ninguém furar nada! Fazer umas marcações com tinta, isso sim, agora furar, só se for em uma outra modalidade.

Autor:  JaimeX [ 13 out 2011 13:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

carocha Escreveu:
Muito bom o "Topic"

E ja agora se me permitem acrescentar, existem alguma motos que é facil de verificar se já foram de competição, pois algumas pequenas peças têm de ser furadas para levar o respectivo selo de verificação...
Pessoal que anda na competição penso que pode especificar melhor que eu...como/quando e onde...

Abç

Carlos


Nas verificações técnicas não se fura nada, marca-se com tinta os parafusos onde não se pode mexer

Algumas das partes que é preciso frear para se usar a moto em corrida(isto só se aplica às motos de estrada e por questões de segurança) bujon do oleo, tampa por onde se coloca o óleo, os parafusos das pinças de travão, tampa do radiador, e mais um ou outro. mas não é por aí, são pequenas peças que é muito facil de substituir, algumas até se compram no ebay a bons preços. Até há quem compre os parafusos previamente furados, é só trocar


No TT não é preciso frear nada, mas penso que nas verificações técnicas se usa tinta para marcar os parafusos do que não deve ser alterado...

Autor:  jcb.pt [ 13 out 2011 22:31 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

pelo que li está muito bem. Pero para mim nao é, porque eu nao compro nada que seija usado mas nao estou contra o que se compra usado aliás há pessoas que fazem exelentes negocios em comprar usado. :nod:

Autor:  Antonio Caupers [ 20 out 2011 22:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

jcb.pt Escreveu:
pelo que li está muito bem. Pero para mim nao é, porque eu nao compro nada que seija usado mas nao estou contra o que se compra usado aliás há pessoas que fazem exelentes negocios em comprar usado. :nod:


Eu entao sou mesmo ao contrario!!em relaçao as motas so compro usado ate pneus compro tipo a 10€ com meio uso e ainda fazem um carradao de km, mas motas aquilo é material para "partir"= usar muito e desvalorizar por isso nao vejo vantagem de comprar novo nestes casos!

Autor:  Gamito [ 25 jan 2012 16:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Muito bom.

As variações de relanti têm como uma das causas o desgaste das valvulas, que é precoce nos modelos de 250 4T da nova geração, com elas em titâneo.

Há uma manha, que alguns fazem que é " abrir o ar ", ou acelerar o relanti, por assim a mota falha menos e parece estar tudo bem :okkk:

Autor:  FernandoF [ 18 mar 2012 13:05 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Muito bom topico para quem como eu anda à procura de usado.

Já agora tambem acho que seria interessante referir algumas particularidades a ter em atenção relativas a cada modelo especifico.

Por ex, eu ando à procura de uma DRZ400E. Será que alem do exposto acima este modelo em particular tem algum "ponto fraco" que seja necessário particular atenção?

Os atuais proprietários de cada modelo serão os que melhor sabem destes aspectos espepecificos de cada modelo.

O que acham?

Eu sei que não é facil falar das coisas menos boas das nossas meninas mas pode ajudar aqui a comunidade na hora de escolher e fazer o investimento.

Autor:  Marques [ 08 ago 2012 10:46 ]
Assunto da Mensagem:  Cuidados ao comprar uma moto usada

Camaradas,

Esta é e deverá ser uma das pricipais funções destes fórus...Grande Ajuda.

Bem sei que sou um prematuro neste fórum...mas não posso deixar de dizer que este é o de muitos fóruns, o que mais empatia e camaradagem tem para com os seus membros.

O MELHOR FÓRUM RELACIONADO COM TRAIL :ave:

Parabéns aos criadores e a todos os membros pelo bom ambiente que paira por aqui.

OBRIGADO

Um grande Abraço

Autor:  ricardo.teixeira [ 09 out 2012 12:03 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

MUITO IMPORTANTE

NÃO COMPRAR MOTAS USADAS GAMADAS :pum2:

ACHO QUE É IMPORTANTE, POIS FALTA RELIGIÃO E MORAL AO POVO E AOS GOVERNANTES, MAS NO NOSSO CASO É MAIS DRÁMATICO. SÃO CADA VEZ MAIS AS MOTAS GAMADAS, O QUE QUER DIZER UMA COISA SIMPLES, EXISTEM CADA VEZ MAIS FILHOS DA put* A COMPRAR GAMADO E A DAR COBERTURA AOS FILHOS DA put* QUE ROUBAM

Autor:  Bruno [ 18 nov 2012 23:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Citar:
Por ex, eu ando à procura de uma DRZ400E. Será que alem do exposto acima este modelo em particular tem algum "ponto fraco" que seja necessário particular atenção?



O tensor da corrente de distribuição nos modelos anteriores a 2003, a bomba de agua e a verificação do aperto e posterior colagem da porca do carreto primário.

Autor:  CGuerra [ 07 ago 2013 20:27 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Cuidados ao comprar uma moto usada

Sempre útil.....eu quando comprei a minha não reparei num buraquinho no escape....agora incha Manel

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