Data/Hora: 05 mai 2024 19:16




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ] 
 Atrelado 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagens: 931
Localização: Cantanhede/Coimbra
Mensagem Atrelado
Boas,

Procuro um atrelado de uma mota ou talvez até duas.
Se alguém tiver que apite :okkk:

_________________
"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


20 mai 2013 10:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Atrelado
Tenho um, está configurado para três, mas podes remover uma calha e ficar com dois lugares de luxo :D .

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


20 mai 2013 13:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Atrelado
Aqui há uma série deles...

http://www.clubektmportugal.com/viewforum.php?f=57


20 mai 2013 13:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagens: 931
Localização: Cantanhede/Coimbra
Mensagem Re: Atrelado
Estive a dar uma vista de olhos no google, e até que aparecem alguns atrelados, mas ARTESANAIS. As autoridades implicam com isso? Claro se tiver homolgado é sempre melhor.

Depois tem outra variante. Os artesanais oferecem a mesma estabilidade/segurança no transporte de uma mota? :confused:

_________________
"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


22 mai 2013 10:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Atrelado
Eu não vou muito com os artesanais ...
Tenho um toniauto para 3 motas á vontade e que poderei vender dentro de alguns dias.

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


22 mai 2013 10:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Atrelado
Eu tenho 2 atrelados em casa, um com todos as credenciais e homologações e outro que está comigo mas não e meu, que é home made (por um amigo que por acaso sabe da poda).

O meu não é mau, tem um bom eixo, um bom cabeçote e jantes grandes, tem 3 calhas e aguenta-se com 3 motos, tem o problema das luzes que estão sempre mais estragadas que boas e como tenho mais que 1 carro, a cena da matricula está longe de ser prática. Enfiar as motas lá em cima é a cena do costume, ou rampa ou basculando, no final de 2 anos tive que mudar os pneus porque os de origem eram recauchutados e já estavam a abrir. Resumindo é um atrelado igual a tantos outros, sofrível.

Depois tenho o dito home made, que eu chamo carinhosamente de rasteirinho, é apenas o melhor atrelado que conheci, posso andar à qualquer velocidade que nem me lembro que ele existe e isso é verdade independentemente do carro. As luzes nunca falharam, é o atrelado mais equilibrado que conheço e sendo baixinho e de fundo plano é também o mais prático que há.

Portanto não desdenhem os atrelados caseiros, porque podem ser muito superiores aos atrelados fabricados por teóricos engenheiros que visam antes de mais um custo baixo e um preço de venda alto.

_________________
;-)


22 mai 2013 11:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 ago 2012 19:05
Mensagens: 176
Mensagem Re: Atrelado
Pedro BC Escreveu:
Portanto não desdenhem os atrelados caseiros, porque podem ser muito superiores aos atrelados fabricados por teóricos engenheiros que visam antes de mais um custo baixo e um preço de venda alto.


Não podia estar mais de acordo...

Quanto á parte das autoridades, eu já fui mandado parar várias vezes com o meu atrelado (que está homologado) e nunca me pediram fosse o que fosse do atrelado, apenas viram se a matrícula correspondia á do carro e se o seguro do carro englobava também o reboque, isso sim, pediram sempre e muita malta facilita e depois... multa e chatice, quando até é algo super fácil de fazer e pelo custo que tem... nem vale a pena arriscar. De resto mais nada...

_________________
XR600R all the way!!


22 mai 2013 11:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Atrelado
Não se trata de desdenhar dos caseiros, esse deve ser um dos poucos caseiros bem feitos, porque ha alguns á OMG... Aquilo feito feito como se costuma fizer "á martelada".
Quanto as luzes...isso tem muito a ver por quem montou e o que montou, o meu é dos tais feitos pelos tais engenheiros (Toniauto roda baixas) e chego a rolar com ele a velocidades que nem sem reboque se devia andar.
É baixinho,largo e muito estável.

Resumindo
Se vais comprar vê bem o que compras
Se for de fabrica não aconselho de roda alta porque depois o reboque e a carga (motas) ficam com o centro de gravidade muito alto e o atrelado fuça instável.
Se for dos caseiros atenção as soldaduras do proprio a da fixação da lança.

Á e outra coisa muito importante é que o atrelado tem que estar nivelado com o veiculo que o esta a puxar, isso é uma coisa muito importante e quase ninguém liga. :friends:

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


22 mai 2013 13:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 ago 2012 19:05
Mensagens: 176
Mensagem Re: Atrelado
Vê se este te agrada:

http://enduroportugal.livreforum.com/t4 ... tas-1moto4

_________________
XR600R all the way!!


23 mai 2013 16:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Atrelado
Atrelados há muitos por aí e recentemente andei a ver isso na net.
O João David precisava de um reboque e fartei-me de andar a ver o que anda por aí à venda.

As conclusões são simples:
Caseiros vs homologados - Apesar de haver caseiros com muito melhor aspecto que os homologados, convém evitar problemas de futuro.
Preços usados - 1 Mota, 200~250€; Moto4 (que leva 2 motas) - 300~350€; 3 motas - 450~550€
Os preços são um bocado genéricos e pode haver mais baratos.
Marcas com bons reboques - Toniauto, Metafo e Luís Figueiredo. (deve haver outras)
Quanto mais barato for o reboque, mas vai ser necessário investir nele para ficar em condições / Seguro
Cuidado que muitos dos reboques de 3 motas, apenas têm homologação para transportar 300Kg. Normalmente as forças policiais ignoram se forem 3 motas levezinhas (110Kg x 3, 330Kg...) mas o problema é quando se começa a levar mamutes (Por ex: 2 Africa twin, 1 XR650, cerca de 600Kg). Se o reboque for dos bons, até aguenta mas é preciso especial atenção aos pneus pois normalmente os reboques são jante 10" e os pneus têm um limite de 325Kg. Andar tão pesado pode ser um problema

A ter em conta:
Quantas motas?
Eu diria pelo menos 2.

Que pneus/jantes?
13" é o ideal, quer pela carga, quer pelo indice de velocidade dos pneus.

Homologado ou não?
Depende. Andas com seguro na mota? (a resposta à pergunta, valida a outra)

Vale a pena pagar mais?
Depende. É para levar uma mota sem matricula para o monte ou vais para Marrocos? Eu quando vou para longe, prefiro ir descansado...

Então o que é o ideal?
Arranjar um homologado e alterar algumas coisas para ficar mais caseiro. Reforços, rodas, fixadores, lança, etc

Mas se eu fizer um fica mais barato... até tenho oficina e material!
Eu também tenho conhecimentos e pensei ir por esta via.
Um eixo (especifico ou de citroen/peugeot), tubo quadrado em ferro(2 medidas diferentes), chapa de alumínio, 1 sistema de luzes e uma lança de reboque.
Juntar material de soldar, rebarbadora, martelo e uma quinadeira, tempo e espaço. Tudo junto, fica em cerca de 300€, fora consumíveis e mão de obra, para ter um reboque não homologado...

Como resolveste o teu problema?
Um reboque Metafo usado (como novo), reforços em cantoneira, aumento de fixadores para cintas, tudo zincado a spray. Já tem neste momento mais de 3000Km e sempre impec

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


24 mai 2013 09:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Atrelado
Eu tenho um Luis Figueiredo de uma moto, mas tem roda pequena, jante de 8" mas com pneus 5,00" compensa um bocado na altura, já tem uns anitos, na altura ainda não havia jante 13, com sorte arranjava-se 10"
Peso admissivel 250 kg's

a altura da roda é uma limitação, e os pontos de fixação manhosos, entretanto alterados.

ando À algum tempo para acrescentar mais dois pontos de fixação e a ver se invisto em rodas de 10"+pneus, faz muita diferença no andamento do carro. 13 seria o ideal, mas o eixo não aguenta.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


24 mai 2013 10:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Atrelado
Já fiquei apeado às 2 da manhã a chegar a Merzouga com um atrelado home-made .

As soldas não aguentaram . Perdemos tempo e dinheiro a repará-lo . E no regresso foram outras soldas que não aguentaram .

No entanto há coisas muito bem feitas , melhores que os de fábrica . Tudo depende do artista que os faz .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 mai 2013 10:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagens: 931
Localização: Cantanhede/Coimbra
Mensagem Re: Atrelado
Villas desde já estás de parabéns por essa explicação BRILHANTE (até acho que poderia ser fixo esta explicação) :okkk:

Agora sim ando esclarecido. No fim de semana passado estive a ver um de 2 motas, até me pareceu catita.. Era só acrescentar mais uns pontos de fixação.

As motas que são para levar, e como principal objectivo, uma mota para o monte sem matricula (logo não tenho seguro). Assim como também o queria utilizar para a 1100 Gs, caso fosse preciso.

Jante confirmei agora que era de 13".

Apenas tenho mais um pequena duvida. O meu carro avaria, chamo a assistência em viagem. ELes levam-me o carro e o reboque. Se tiver a mota do monte, também me a levam?

_________________
"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


24 mai 2013 12:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Atrelado
É necessário alterar o reboque do rebocador normal, acrescentando o extra do reboque. Isto é necessário, quer para a policia, quer para o caso de eventual avaria.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


24 mai 2013 15:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Atrelado
Villas Escreveu:
É necessário alterar o reboque do rebocador normal, acrescentando o extra do reboque. Isto é necessário, quer para a policia, quer para o caso de eventual avaria.



????


Podes traduzir .... para português com ou sem acordo ortográfico :lol:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


26 mai 2013 11:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Atrelado
Mais uma vez .... porque é que não fazem um link para outros tópicos já abertos onde se explica isto ??? :lol: Assim o Forum ficava arrumado e operacional.

Temos atrelados para X peso que não implicam Seguro extra e matrícula;

Temos atrelados reforçados como o meu que levam 3 mamutes, mas estão homologados para X peso para não ter matricula e seguro próprio;


O atrelado não deve ultrapassar a largura do carro, para não haver chatice com a Polícia;

bla bla bla


Não sei como andam as estatísticas, mas parece que a malta anda cá cada vez menos :danc:


Um dia destes .... acaba :cry:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


26 mai 2013 11:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Atrelado
ricardo.teixeira Escreveu:

Um dia destes .... acaba :cry:


Entre 800 a 1000 visitas diárias . Não sei o que isto tem a ver com os atrelados , mas já que perguntas . Tem subido .

Acabar , duvido muito , pelo meno senquanto eu cá andar , nem que seja sozinho , especialmente agora . Ouço muita crítica , mas vê-se pouca gente a fazer alguma coisa por . E por norma os que criticam , são os que nem participam , no entanto todos os dias bebem informação daqui , e acompanham os tópicos .

Nota que não me refiro a ti Ricardo nem a ninguém em específico , está à vista . Eu cá não me aquece nem arrefece . Não se pretende bater records nem sermos 1 bilião de participantes . Está online , quem achar por bem usa , quem não achar , não usa , simple as that :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 mai 2013 16:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 jul 2009 20:56
Mensagens: 707
Mensagem Re: Atrelado
Lança Escreveu:
Acabar , duvido muito , pelo menos enquanto eu cá andar , nem que seja sozinho , especialmente agora...


Sozinho não estás e não vais ficar, podes contar comigo.
Tempos houve em que abandonei um pouco o forum mas agora pelo menos venho cá todos os dias, quanto mais não seja para ir vendo como as coisas andam e pelos vistos à muita coisa a passar-se.


26 mai 2013 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 dez 2012 15:35
Mensagens: 437
Localização: Braga
Mensagem Re: Atrelado
Não sei como andam as estatísticas, mas parece que a malta anda cá cada vez menos :danc:


Um dia destes .... acaba :cry:[/quote]

Vai de reto SATANÁS!!

Nem pensar nisso! A malta também anda por aqui e não vai a nenhum lado..

Acho que o Ricardo se deve estar a referir a pessoal mais antigo que postava muito e agora deixou de postar já há algum tempo :zum:

Mas tem havido tópicos novos e mensagens novas todos os dias de vários users...

Lança: Keep up the good work! :okkk:

Abraços

_________________
KTM 530 EXC - 2009
KTM 990 Adventure - Black 2006
ex Honda XR 600R 1993
ex Honda Varadero 2005


27 mai 2013 11:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 ago 2012 19:05
Mensagens: 176
Mensagem Re: Atrelado
JRodrigues Escreveu:
Apenas tenho mais um pequena duvida. O meu carro avaria, chamo a assistência em viagem. ELes levam-me o carro e o reboque. Se tiver a mota do monte, também me a levam?


Para isso tens de ter o seguro a englobar também o reboque, eu sempre que vou para qualquer lado mais longe e levo o reboque faço sempre seguro para o mesmo. Gosto de andar descansado e pelo dinheiro que se paga... nem vale a pena testar a sorte!

snake Escreveu:
Lança Escreveu:
Acabar , duvido muito , pelo menos enquanto eu cá andar , nem que seja sozinho , especialmente agora...


Sozinho não estás e não vais ficar, podes contar comigo.
Tempos houve em que abandonei um pouco o forum mas agora pelo menos venho cá todos os dias, quanto mais não seja para ir vendo como as coisas andam e pelos vistos à muita coisa a passar-se.


Já somos 3 então! :D

_________________
XR600R all the way!!


27 mai 2013 17:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Atrelado
Ainda relativamente ao tema Atrelado.

Como escrevi anteriormente, eu sou um adepto de um bom atrelado e ser homologado não é condição sine qua non, para que seja bom, ou até sofrível, pois conheço muitos atrelados, homologados, provenientes de fabricantes até com alguma reputação, que são perfeitas lixeiras de 2 rodas.

O segredo de comprar um bom atrelado é antes de mais um olho mais clínico de quem tem um atrelado e já passou as passas do Algarve.

Porque não basta ter bom aspecto, uma boa lança, um bom cabeçote, jantes 13 e umas soldaduras eficazes, há mais uns segredos:

1 - Verificar se o atrelado tem longarinas que unem a lança ao eixo (junto às rodas), porque se não tiver ou se não estiver no seu lugar, com o tempo e força das cintas o atrelado vai dobrar.

2 - Verificar o equilíbrio do atrelado, com a moto lá em cima, já andei com atrelados tão desequilibrados que a 100km/h o atrelado ganhava vida, os atrelados têm que estar equilibrados, mas a não estarem, antes terem mais peso à frente que atrás.

3 - Verificar as distancia dos pontos de ancoragem, eles querem-se afastados, o mais possível, das travessas, e tantos atrelados têm esses pontos de ancoragem quase encostados. E quantos mais pontos de ancoragem melhor.

4 - Verificar se o encosto da roda da frente é forte, porque com o tempo e pressão das cintas, se for, por exemplo, a travessa onde a mota assenta com a frente dobrada, a tendência é perder totalmente a sua eficácia.

5 - Ver se os pneus valem alguma coisa, porque o mais certo é o atrelado "homologado" vir com umas borrachas recauchutadas.

Relativamente ao que já alguém escreveu, verificar se o atrelado está em linha com a altura do carro, enfim, eu tenho um carro baixo e um carro alto, para estar bom num, não está no outro, pelo que por vezes a culpa dessa menos agradável precisão é mais dos carros que dos atrelados.

_________________
;-)


27 mai 2013 19:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.