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Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09
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Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 15:50 ]
Assunto da Mensagem:  Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Após vender a mota, ficaram uns extras cá por casa:

- Admissão DNA Stage 1 - Filtro lavável de caudal superior (fez 5000 km, sendo um filtro lavável é o mesmo que dizer está como novo) custou novo 43€ vendo por 25€ VENDIDO PARA O JORGE BALEIZÃO
- Admissão DNA Stage 2 - Elimina a restrição do snorkel original. Novo 43€ vendo por 25€

A instalação do stage 1 e 2 em conjunto permite um ganho médio de potência na ordem dos 3% a 4% - um bocadinho melhor que a troca das ponteiras de escape (+2%), sem barulho ( :( ) por uma fracção do custo.

- Pinhão de ataque de 14 dentes + Speedohealer. Novos 105€ vendo por 70€

O pinhão reduz a relação de transmissão, mais força e menos velocidade para as mesmas rpm. Na realidade permite mais velocidade máxima pois o motor consegue fazer mais rotação em 5ª e com mais facilidade, o que não acontece com a relação de transmissão original.
O Speedohealer permite corrigir o sinal de velocidade, mantendo o velocimetro e conta km a contar correctamente. Sem este acessório a velocidade indicada e os kms contados seriam superiores aos reais.

- "Box" para regulação da mistura (Kev Mod) caseira 5€

Actua ao nível do sensor de temperatura do ar, "enganando" a unidade de comando do motor a pensar que está mais frio. Assim entra mais combustível para a mesma quantidade de ar, o que enriquece a mistura, fazendo que o motor não aqueça tanto em baixos regimes (por exemplo ao circular na cidade) melhora ainda a resposta às 1500rpm e consequentemente os consumos e emissão de vapores de óleo para a caixa do filtro do ar.

- Protecção de mãos Acerbis 10€ - cor branca, bastante usadas e "adaptadas" para usar com o guiador de origem

- CamelToe novo 30€, vendo por 10€ - indispensável para estacionar a mota na areia ou terra mole.

- Kit bielas sups traseira NOVOS +35mm novo 30€ 8€ - melhora a geometria e comportamento em todo o terreno, mas é perfeitamente dispensável uma utilização em cidade, desde que não se seja jogador da NBA ou não use uma suspensão WP à frente.

Se entretanto encontrar por lá mais coisas adiciono.

Autor:  RMDVENTURA [ 24 fev 2012 15:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

A descrição está toda muito bem feita, mas ficava melhor na secção de venda..........de acessórios! :nod:

Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 16:04 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Ups....

my mistake !

Como é que se move o tópico?

Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 16:09 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Moveu-se... :anjo:

Autor:  Miguel Castro [ 24 fev 2012 16:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Só acho que há aí uma coisa que não é bem a realidade.. Um pinhão com menos um dente não dá mais velocidade máxima.. (é ao contrario). A mota tem mais força mas anda menos... :vrumm: :vrumm:

(isto se o pinhão de origem for 15 em comparação com esse 14..)

Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 16:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Miguel Castro Escreveu:
Só acho que há aí uma coisa que não é bem a realidade.. Um pinhão com menos um dente não dá mais velocidade máxima.. (é ao contrario). A mota tem mais força mas anda menos... :vrumm: :vrumm:

(isto se o pinhão de origem for 15 em comparação com esse 14..)


Não leste o que está escrito :cachaço:

"O pinhão reduz a relação de transmissão, mais força e menos velocidade para as mesmas rpm. Na realidade permite mais velocidade máxima pois o motor consegue fazer mais rotação em 5ª e com mais facilidade, o que não acontece com a relação de transmissão original."

Teoricamente terias toda a razão, na prática, com o pinhão de 15 a mota não tem força para esgotar a rotação em 5ª (excepto nas descidas) Com o pinhão de 14 vai até onde a deixarem (até ao corte de rotação :D ).

Acredita que fiz a experiencia e a minha com o pinhão de 14 passava pelas outras com pinhão de 15, simplesmente porque não tinham força suficiente para fazer toda a rotação disponível.

Claro que numa hipotética descida a mota com pinhão de 15 faria mais velocidade que com o pinhão de 14. Em recta ou a subir, não.

Autor:  Agostinho Gomes [ 24 fev 2012 18:06 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Desculpa o off-topic, mas fiquei com uma dúvida sobre esta box.
Dizes:
pedrop07 Escreveu:
... consequentemente os consumos e emissão de vapores de óleo para a caixa do filtro do ar.

a mistura fica mais rica, certo?! Ficou a consumir mais ou menos?
ficou a enviar menos vapores de óleo para caixa do filtro de ar, porquê?
Abr

Autor:  Miguel Castro [ 24 fev 2012 18:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Eu já tive uma Tenere e já vi uma esgotar 5a em recta a mais de 199 Km/h com o pinhão de origem..

Tenho as minhas sérias duvidas que isso acontece na realidade mas agora também nao tenho forma de o medir.. :vrumm:

Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 18:31 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Agostinho Gomes Escreveu:
Desculpa o off-topic, mas fiquei com uma dúvida sobre esta box.
Dizes:
pedrop07 Escreveu:
... consequentemente os consumos e emissão de vapores de óleo para a caixa do filtro do ar.

a mistura fica mais rica, certo?! Ficou a consumir mais ou menos?
ficou a enviar menos vapores de óleo para caixa do filtro de ar, porquê?
Abr


Esta "box" torna a mistura mais rica, o que faz com que o motor não aqueça tanto ao ralenti - a diferença não é abissal mas faz toda a diferença. O aquecimento do motor provoca a normal evaporação de vapores de óleo, dai os carteres dos motores serem ventilados, entre outras razões.

Por questões de emissões de poluentes os vapores do carter passam por um condensador e são libertados na caixa do filtro de ar para que voltem a ser "queimados" no motor e passem pelo catalisador. Acontece que nem todo o óleo condensa do sítio certo e alguma parte vai condensar dentro da caixa do filtro de ar. Depois existe uma purga (tubinho de borracha com uma tampa no fim) que dá para retirar este óleo que se vai acumulando.

Autor:  pedrop07 [ 24 fev 2012 18:50 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Miguel Castro Escreveu:
Eu já tive uma Tenere e já vi uma esgotar 5a em recta a mais de 199 Km/h com o pinhão de origem..

Tenho as minhas sérias duvidas que isso acontece na realidade mas agora também nao tenho forma de o medir.. :vrumm:


É possível, talvez o pinhão fosse a única peça de origem.... :D

199 km/h com a relação de origem terias o motor a rodar às 8000 rpm. Independentemente da potência necessária para lá chegar a electrónica da Teneré corta a ignição por volta das 7600 rpm. Mas com um speedohealer até ponho a Teneré a marcar 199km/h em primeira.... :unibrow:

A tua Teneré esgotava a 5ª em recta ? (7500 rpm) Provavelmente não ou só ao fim de vários kms ...

De qq forma velocidades máximas em motos trail é um assunto de interesse duvidoso. Para mim, interessa é chegar lá e não contar o tempo que se demora a lá chegar. Desde que dê para andar sem esforço nos 140 km/h chega e sobra para ir a todo o lado.


PS vê no gearingcommander a história das relações de transmissão

Autor:  Agostinho Gomes [ 25 fev 2012 09:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

pedrop07 Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
Desculpa o off-topic, mas fiquei com uma dúvida sobre esta box.
Dizes:
pedrop07 Escreveu:
... consequentemente os consumos e emissão de vapores de óleo para a caixa do filtro do ar.

a mistura fica mais rica, certo?! Ficou a consumir mais ou menos?
ficou a enviar menos vapores de óleo para caixa do filtro de ar, porquê?
Abr


Esta "box" torna a mistura mais rica, o que faz com que o motor não aqueça tanto ao ralenti - a diferença não é abissal mas faz toda a diferença. O aquecimento do motor provoca a normal evaporação de vapores de óleo, dai os carteres dos motores serem ventilados, entre outras razões.

Por questões de emissões de poluentes os vapores do carter passam por um condensador e são libertados na caixa do filtro de ar para que voltem a ser "queimados" no motor e passem pelo catalisador. Acontece que nem todo o óleo condensa do sítio certo e alguma parte vai condensar dentro da caixa do filtro de ar. Depois existe uma purga (tubinho de borracha com uma tampa no fim) que dá para retirar este óleo que se vai acumulando.

Obrigado pela explicação. A minha também tem o mesmo sistema daí perguntar.
Em geral, os consumos aumentaram ou diminuíram?

Autor:  pedrop07 [ 26 fev 2012 01:25 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Agostinho Gomes Escreveu:
pedrop07 Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
Desculpa o off-topic, mas fiquei com uma dúvida sobre esta box.
Dizes:
pedrop07 Escreveu:
... consequentemente os consumos e emissão de vapores de óleo para a caixa do filtro do ar.

a mistura fica mais rica, certo?! Ficou a consumir mais ou menos?
ficou a enviar menos vapores de óleo para caixa do filtro de ar, porquê?
Abr


Esta "box" torna a mistura mais rica, o que faz com que o motor não aqueça tanto ao ralenti - a diferença não é abissal mas faz toda a diferença. O aquecimento do motor provoca a normal evaporação de vapores de óleo, dai os carteres dos motores serem ventilados, entre outras razões.

Por questões de emissões de poluentes os vapores do carter passam por um condensador e são libertados na caixa do filtro de ar para que voltem a ser "queimados" no motor e passem pelo catalisador. Acontece que nem todo o óleo condensa do sítio certo e alguma parte vai condensar dentro da caixa do filtro de ar. Depois existe uma purga (tubinho de borracha com uma tampa no fim) que dá para retirar este óleo que se vai acumulando.

Obrigado pela explicação. A minha também tem o mesmo sistema daí perguntar.
Em geral, os consumos aumentaram ou diminuíram?

Teoricamente, a mistura mais rica contém mais combustível para a mm quantidade de ar. No conjunto com estas alterações o consumo baixou ligeiramente dado o motor ficar mais disponível, talvez uns 0,2 ou 0,3 l/100km para a minha utilização diária.. Nada de muito significativo...
Numa utilização em estrada a velocidade estabilizada, é igual. A "box" só tem influência ao ralenti e baixas rpm.

Autor:  Agostinho Gomes [ 26 fev 2012 02:12 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Obrigado pela info.
De acordo com o que explicas-te sobre o funcionamento da BOX, para as KTM's, tendo o cabo OBD e software TuneECU, pode-se alterar o mapa de injecção e resolve-se esse problema sem ser necessário instalar qualquer hardware. Aliás a alteração que a BOX provoca no mapa de injecção, arrisco dizer que o Mapa da Akrapovic para a KTM 990 já contem essa alteração (vê-se bem a diferença entre os mapas, comparando o mapa de origem e o da Akrapovic).

PS: desculpa off-topic

Autor:  pedrop07 [ 26 fev 2012 22:43 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Sem stress,
No caso da KTM, esta "box" não seria necessária, dada a possibilidade de alterar os mapas de injecção o Tune ECU.

Autor:  pedrop07 [ 26 fev 2012 22:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Back to business;

Descobri ainda um conjunto das borrachas do cubo traseiro NOVAS. Era para instalar quando trocasse o pneu traseiro. 20€ - VENDIDOS PARA O JORGE BALEIZÃO

Autor:  Jorge Baleizao [ 01 mar 2012 20:09 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

pedrop07 Escreveu:
Back to business;

Descobri ainda um conjunto das borrachas do cubo traseiro NOVAS. Era para instalar quando trocasse o pneu traseiro. 20€

Ehhh so agora é que vi isto...
Ja chegou o filtro e está á maneira :thumbsup:
Tenho o teu NIB, quando poderes envia-me as borrachitas.

Autor:  pedrop07 [ 02 mar 2012 15:48 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Só vi há pouco o post, mas com sorte ainda vão hoje.
Abraço

Autor:  odamA [ 04 mar 2012 21:42 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

....a tenere corta a que rotações???!!!!

...a minha ja tem mais de 50 000km e está toda de origem e sempre esteve e marca 180 e tal...sem entrar no red-line.

E ja agora onde consegues cortar em 5ª ?

É que eu já andei horas, sim horas a fundo e nunca cortou.

O maximo que marcou foi 195km/h. Que são 180km/h, talvez reais.

Desculpa mas estava a ler o forum e...off-topico.


:okkk:

Autor:  Bruno Mourato [ 19 jan 2016 11:40 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Boas.
Por acaso ainda tens o speedo healer para venda?

Autor:  lupan [ 07 abr 2016 15:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

Boas e o cameltoe ainda há para venda? Cumps

Autor:  Messias99 [ 22 jun 2016 14:30 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Material para XT660Z Tenere DM02 modelo 08 - 09

AInda tens o Kev Mod?

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