Data/Hora: 18 abr 2024 19:01




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 instalar mapas nos GPS's Gamin (especial Zumo) 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem instalar mapas nos GPS's Gamin (especial Zumo)
boas a todos,

andei a instalar alguns mapas no gps Garmin.
ao fim de algumas horas percebi o mecanismo e lá conseguir carregar vários mapas no gps.

O que me está a acontecer é o seguinte:
quando tenho apenas activo o mapa de estrada, e planeio uma rota ou carrego track já existente, consigo visualizar a rota (linha roxa) sem prblemas.
Mas se activar mapa topográfico ou outro, essa linha fica invisível (ou quase) pois o mapa que activo (dá ideia) que fica por cima do mapa de estrada, pelo que a rota fica "tapada" .

já aconteceu a alguém esta situação?
como resolver?

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 11 mar 2014 13:28, num total de 2 vezes.



31 mar 2011 15:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
e perfeitamente normal, so se o mapa topo tiver fundo transparente e mesmo assim a linha costuma desaparecer se algo se lhe sobrepuser


31 mar 2011 15:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2009 08:45
Mensagens: 962
Localização: Green Ville
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Já me aconteceu a mim.

Não resolvi, mas quando quero andar na estrada, fico só com o mapa de estrada (desligo os outros)

Se quero ir para off-road, desligo o de estrada e fica só o topográfico.

_________________
Powered by KTM


31 mar 2011 15:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Jorge Morais Escreveu:
Já me aconteceu a mim.

Não resolvi, mas quando quero andar na estrada, fico só com o mapa de estrada (desligo os outros)

Se quero ir para off-road, desligo o de estrada e fica só o topográfico.

Isso é que faço!
mas se quiser carregar um track, onde o mapa tiver linhas, traços, etc, o track (linha roxa) não vai aparecer!???

bem, parece que vou ter de me conformar. mas ainda não vou ficar por aqui.
pois já vi um mapa topográfico noutro GPS e funcionava tudo bem. o mapa por baixo e o track por cima.
vou pesquisar mais um pouco...

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


31 mar 2011 16:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
O que queria mesmo era instalar este:
http://topolusitania.blogspot.com/2011/ ... aster.html
Imagem
que pelos vistos, este mapa + Topografico, dá ideia de o Topográfico ser em 3D.
mas se não consigo fazer aparecer o Track por cima, nada feito!!!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


31 mar 2011 16:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Agostinho, se só tiveres 1 dos mapas activo o track devera aparecer por cima!

Claro que há muitos topo diferentes uns com fundo transparente outros não, uns já com routing etc.


31 mar 2011 18:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
O topolusitania tem fundo transparente, eu activo esse e o de estradas, e os tracks aparecem sempre por cima bem visiveis.
Alguma coisa não está bem...

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


31 mar 2011 22:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
De momento tenho instalado:
City Navigator Europe 2011.40 - Apenas mapa de Portugal
TopoLusitania V0.90

GPS: Garmin Zumo 500 Deluxe

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


01 abr 2011 11:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem instalar mapas nos GPS's Gamin (especial Zumo)
Entretanto deixo aqui alguma info sobre os GPS Zumo 500/550 (nos outros GPS Garmin, pode variar pouco).

Nome dos ficheiros que o Zumo reconhece como mapas:
Memoria Interna do GPS (na pasta .\Garmin):
    gmapbmap.img => Base Map - Mapa base com pouco detalhe que está sempre activo no GPS (vem instalado de origem)
    gmapprom.img => Preloaded Map - Mapa pre-instalado (vem instalado de origem ou instalado via webupdate)
    gmapsupp.img => Mapa suplementar (instalado pelo MapSource ou BaseCamp)
    gmapsup2.img => Mapa suplementar extra (não instalado vi MapSource nem BaseCamp, pode ser usado mas tem de ser copiado manualmente)
    gmapoem.img - Oem maps (usado pela BMW e Honda para carregar mapa personalizado)
    gmpaprom1.img - Preloaded Map, não compatível com ZUMO 500
Cartão de Memória (na pasta .\Garmin):
    gmapsupp.img - Mapa suplementar (instalado pelo MapSource ou BaseCamp)

Quando se usa o MapSouce para carregar novos mapas para GPS:
o MapSource compila os mapas seleccionados num só ficheiro e envia-o para a pasta .\Garmin, quer seja para memória do GPS ou cartão de memória com o nome gmapsupp.img.
Atenção com o envio de novos mapas através do MapSource, pois como este cria sempre o ficheiro dos mapas com o nome gmapsupp.img, se existir no destino (memória do GPS ou cartão de memória) um ficheiro com o nome gmapsupp.img, ele vai ser substituído pelo novo ficheiro (com os novos mapas seleccionados). Por isso ter atenção de fazer backup dos mapas existente no GPS (memoria interna e cartão de memória). Para isso basta copiar as pastas .\Garmin, da memória interna do GPS e do cartão de memória para local seguro (PC, ou outro local).

Para se ter vários ficheiros com mapas no GPS:
após enviar o(s) mapa(s) para o GPS, renomear o ficheiro gmapsupp.img para gmapprom.img ou para gmapsup2.img ou para gmapoem.img, acedendo directamente à memoria do GPS.

Se já se tem os mapas compilados, em ficheiros com extensão *.img, basta copia-lo para GPS (memória do gps ou cartão de memória) e renomea-lo de acordo com a lista de ficheiros reconhecidos como mapas pelo zumo.


Outros ficheiros:
    *.sum => ficheiro com a licença correspondente ao ficheiro *.img
    *.unl => ficheiro com código de desbloqueio correspondente ao ficheiro *.img
A cada ficheiro *.img, pode ter associado os ficheiros *.sum e *.unl .
Caso tenha, ao renomear o ficheiro *.img, tem que se renomear também os ficheiros associados a este (*.sum e *.unl).

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 02 out 2015 09:57, num total de 8 vezes.



01 abr 2011 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Varanda Escreveu:
O topolusitania tem fundo transparente, eu activo esse e o de estradas, e os tracks aparecem sempre por cima bem visiveis.
Alguma coisa não está bem...


Quais são as versões dos mapas que tens instalados?
quando desactivas todos os mapas no GPS, ficas mesmo assim com algum mapa visível?

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


01 abr 2011 14:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Quando chegar a casa vejo isso e respondo

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


01 abr 2011 16:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
uma actualização:

o Zumo 500 também lê mapas em que o nome do ficheiro é gmapoem.img

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


23 jul 2011 18:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
A mim acontece-me algo um pouco diferente. Em modo off-road coloco o GPS (Zumo 550) em modo fora de estrada, troco o mapa pelo topolusitanea ou outro topográfico. Já me acontecia por vezes um problema mas agora acontece outro, sendo que me parece que o primeiro deixou de acontecer.

Problema 1: Ao seguir um track por vezes o caminho começava a dar um pouco ao lado do real, ou seja, o mapa mostrava o caminho a roxo mas deveria mostrar 1cm ao lado. Solução voltar a carregar o track e fica ok.

Problema 2: Vou a seguir um track e de repente deixo de o ver. A solução é a mesma que a anterior.

Tenho ideia que já segui uma vez sem trocar o mapa (mantendo o citynavigator) e isso não acontecia. A solução não é definitiva, passado um bocado volta a acontecer e volto a fazer o mesmo.

Nota: Eu funciono em modo copy/paste passo tudo para o GPS por cópia dos ficheiros, tanto para mapas como para tracks.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


19 jul 2013 16:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
O que pode estar acontecer, é que ao desligares o City Navigator, ficas com o mapa base mundial ativo, que é uma mapa roteavel.
Sendo roteavel e estando a opção de recalcular ativa, quando te desvias um pouco do track, o GPS recalcula por estrada para a próxima interseção de uma estrada com o track ativo. Como voltas a carregar o track, volta a ficar tudo ok.
Nota: O GPS memoriza as opções (tipo de rota e recalcular) quando se carrega um track. Pelo que de se depois de carregares o track, alterares as opções referidas, o funcionamento do GPS não vai responder ás novas opções mas sim ás ativas.
Para que o GPS responda com as novas opções, tem que se terminar o track e voltar a carrega-lo; ou seja; o ideal é mexer nas opções de rota do GPS antes de carregar os tracks off-road.

Outra coisa que acontece:
quando se tem um mapa roteavel ativo e/ou não está ativo tipo de rota off-road, o GPS tende a colocar o indicador/boneco (seta, mota, carro, etc...) na estrada/caminho quando se circula em off-road muito perto duma. Penso eu que é uma funcionalidade, mas que pode induzir em erro, do GPS para o caso em que os tracks estão um bocadinho desfasados da realidade e assim o GPS compensar o erro do track.
Eu quando quero mesmo seguir o track, desativo os mapas roteáveis, mudo o tipo de rota para off-road e desligo o recalcular!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


19 jul 2013 18:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Agostinho, o que eu faço é:
- Troco o mapa para, por exemplo, o topo lusitanea
- Altero a navegação para Fora de estrada
- Selecciono o track

Nunca me lembrei de desligar o recalcular, mas de resto parece-me que sigo o que dizes.

Nunca ando com mais do que um mapa activo, ou ando com um topográfico ou com o city navigator.

Vou experimentar sem o recalcular e depois dou feedback.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


20 jul 2013 13:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
é como disse!
quando tens o RECALCULAR ativo e te desvias um pouco do track, o GPS (re)calcula uma rota para um ponto de intersecão de uma estrada com o track carregado.
experimenta e diz alguma coisa.
abr

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


20 jul 2013 21:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Até se passar parece-me que tirando o recalcular funciona. Apenas me aconteceu numa ou duas estrada temporariamente ficar por baixo da estrada mas deve ser da compilação do mapa que um ou outro bocado tenha ficado sem ser transparente.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


21 jul 2013 14:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
então?

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


18 set 2013 13:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Agostinho Gomes Escreveu:
então?

Entretanto como no passeio em que estava a testar o visor do GPS deu o tilt e desde que o troquei ainda só fez alcatrão não houve evoluções. Espero em breve poder fazer mais testes.

De qualquer forma pareceu-me que até dar o berro estava a correr bem.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


18 set 2013 15:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 set 2005 14:37
Mensagens: 213
Localização: Maia - Porto
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Viva, Agostinho Gomes, sou novo nos gps Garmin, sempre me safei bem nos Smartphones e cartografias militares e afins mas agora estou pra arranjar um Zumo 500 com mapa de protugal espanha atualizado versão 2013, dará para intalar o da europa? terá espaço na memória ou fica no cartão!
Desculpem lá estas perguntas, mas ainda não me debrucei nada sobre estas maquinas de gps.

Gostaria de poder converter track TT e depois vê-los no gps, mas ainda não consegui passar do pc para se visualizar no gps.

Com jeitinho vou ter que me encontrar contigo ou o Rui Spratley, a ver se me dão uma explicação disto.

Obrigado.

_________________
Abraço Rolantes

Oscar
بيريراأوسكار

http://asminhassaidas.blogspot.com


25 out 2013 17:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Eu utilizo os perfis, quando off Road uso um perfil com o mapa topográfico sem ser roteavel, com as configurações pretendidas :music:
Em estrada salto para outro perfil com o City por exemplo, com as configurações estrada, vira não vira, etc, etc, so uso um mapa em cada perfil
Configura-se uma vez e ja esta...
Oscar instala o basecamp da garmin que a interacçao com o gps fica facilitada

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


25 out 2013 18:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Oscar Escreveu:
Viva, Agostinho Gomes, sou novo nos gps Garmin, sempre me safei bem nos Smartphones e cartografias militares e afins mas agora estou pra arranjar um Zumo 500 com mapa de protugal espanha atualizado versão 2013, dará para intalar o da europa? terá espaço na memória ou fica no cartão!
Desculpem lá estas perguntas, mas ainda não me debrucei nada sobre estas maquinas de gps.

Gostaria de poder converter track TT e depois vê-los no gps, mas ainda não consegui passar do pc para se visualizar no gps.

Com jeitinho vou ter que me encontrar contigo ou o Rui Spratley, a ver se me dão uma explicação disto.

Obrigado.

Viva, eu optaria por no GPS não colocar mais do que os topograficos e o da peninsula iberica, o da europa que tenho já vai em 3,2Gb logo não cabe nos 2Gb do GPS.

Os tracks normalmente copio para o cartão e depois ao arrancar o GPS ele pergunta se quero importar. Algumas vezes uso o mapsource mas poucas.

Sou nabo nestas andanças, ainda no outro dia tentei trocar o TYP do topolusitanea e o GPS nem o detectou :stupid:

Do que conseguir ajudar é só dizer mas o pro nestes assuntos é mesmo o Agostinho.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


25 out 2013 18:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Rota invisível com sobreposição de mapas
Oscar Escreveu:
Viva, Agostinho Gomes, sou novo nos gps Garmin, sempre me safei bem nos Smartphones e cartografias militares e afins mas agora estou pra arranjar um Zumo 500 com mapa de protugal espanha atualizado versão 2013, dará para intalar o da europa? terá espaço na memória ou fica no cartão!
Desculpem lá estas perguntas, mas ainda não me debrucei nada sobre estas maquinas de gps.

Gostaria de poder converter track TT e depois vê-los no gps, mas ainda não consegui passar do pc para se visualizar no gps.

Com jeitinho vou ter que me encontrar contigo ou o Rui Spratley, a ver se me dão uma explicação disto.

Obrigado.

Oscar,

completando o Spratley:
se quiseres converter os tracks TT em mapas, podes usar o programa GPX2IMG
viewtopic.php?f=93&t=19471
podes juntar os track todos num ficheiro GPX, usando para isso o MapSource ou o BaseCamp e depois convertes usando este software
Notas:
1 - podes definir as cores e a largura do track de acordo com as tuas preferencias no GPX2IMG antes de criares o mapa
2 - antes de enviar o mapa criado para o GPS através do Mapsource/BaseCamp, verificar se já existe algum ficheiro com o nome GMAPSUPP.IMG na pasta GARMIN (na memoria do gps ou no cartão de memoria). Se já lá existir um ficheiro com este nome, renomeá-lo para "GMAPSUP2.img" e só depois enviar o mapa dos tracks para o GPS.
se não existir nenhum ficheiro "GPAMPSUPP.IMG" nas pasta garmin, podes-se enviar o mapa dos tracks para o GPS. Este procedimento apenas é necessário fazer na primeira vez que se envia mapas da tracks para o GPS ou após enviar mapa de estradas para o GPS.
viewtopic.php?f=94&t=20493

PS: aconselho a fazer sempre backup da memoria dos GPS e do cartão de memória antes de fazer qualquer operação com mapa, tracks, etc

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


05 fev 2014 17:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 ago 2013 15:38
Mensagens: 56
Localização: Lisboa
Mensagem Re: instalar mapas nos GPS's Gamin (especial Zumo)
Comprei na semana passada um Zumo 660 e quando fui a colocar uma morada qq ele dizia que não encontrava dados. Calculei que fosse um problema de mapas e assim foi. Liguei ao pc, "disse-me" que tinha de actualizar software e mapa. Fui comprar um cartão micro sd porque o mais recente mapa europa já não cabe na memoria interna de 3,71Gb do 660, actualizei e ficou operacional.

A segunda fase passou por meter o topolusitania v097, o que encontrei sendo o mais recente. Consegui meter facilmente no gps em que me aparecem 2 mapas o que penso ser normal pelo que li. O meu problema é que nao os consigo desactivar o topolusitania mas consigo desactivar o citynavigator 2016.10 europa, ou seja, fica uma "confusão" ter o citynavigator e o topolusitania activos pois parece que tenho linhas e estradas sobrepostas.

Já surgiu este problema a alguém? Já pesquisei na net e não consigo encontrar nenhuma situação idêntica, por isso penso que poderá ser mesmo uma falha da minha parte. :stupid:

_________________
Pedro Soares


28 set 2015 18:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: instalar mapas nos GPS's Gamin (especial Zumo)
Instala o mapa base mundial.
O ficheiro chama-se gmapbase.img.
Penso que através do Garmin express consegues fazer download dele.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


02 out 2015 07:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.