Data/Hora: 01 mai 2024 10:08




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 Automatismo para garagem 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 out 2011 22:10
Mensagens: 687
Localização: Almada
Mensagem Automatismo para garagem
Este automatismo parece-me bastante prático para quem, como eu, anda de mota todos os dias e precisa de abrir o portão.

Ao aproximar-se a época das chuvas, aqui vai de novo uma explicação do brico que fiz para a minha Buga, e que já montei em mais duas scooters de companheiros do fórum.

Este sistema evita-me o incómodo de ter de parar à porta da garagem, tirar a luva, descobrir o comando e abrir o portão. Isto à chuva é dose..........

Consigo, apertando o botão de "passing" abrir o portão a cerca de 20 metros e entrar na garagem apenas abrandando (qualquer dia, acelero demais e bato com os... capacete, claro, no portão, eh, eh, eh).

O sistema é muito simples de executar e ainda mais de montar. Consiste numa placa de circuito impresso (da qual posso fornecer o desenho aos interessados), alguns componentes, que podem ver na foto, um comando extra e uma caixinha para fechar tudo. Depois é só ligar nos terminais da lâmpada dos máximos e já está.

A função de todos estes componentes é a de limitar a corrente que é enviada para o comando aos 12v necessários e limitar o tempo que esta corrente é enviada a 3 segundos. Se assim não fosse corríamos o risco de queimar os comandos com corrente excessiva e quando andamos em máximos também apenas durante 3 segundos o sistema é alimentado.

Resta dizer que descobri este esquema num site brasileiro (já não me lembro qual foi, no anterior fórum tinha indicado qual era) e que na altura pedi autorização ao autor para o divulgar neste fórum.

Para os que não tiverem muita queda para o bricolage pode-se arranjar uma caixinha com o sistema. É só mandarem MP.

Ah.... custos.... convém dizer que isto não fica nada caro. A caixinha, a placa e os componentes montados ficam á volta dos 25€ (já com montagem na scooter). Para quem não tiver um do comando extra, existem uns comandos no mercado, graváveis (para frequências de 433Mhz), por cerca de 20€.


Alguém por aqui já fez algo semelhante?

_________________
BWM R 1150 GS '99
"Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
Sei que não vou por aí."
Cântico negro - José Régio


02 dez 2011 14:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.