Data/Hora: 02 mai 2024 19:24




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 90 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Inspeções para motos a caminho!!! 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Confesso que não vai ser despesa nenhuma, simplesmente não vou é a inspecção nenhuma, pelo menos com a 450, é que a esta nem espelhos consigo colocar.

Já a 690, vai-me fazer repensar a moto.

Confesso que até posso entender as inspecções obrigatórias nos automóveis, mas nas motos vejo-me obrigado a achar que é sobretudo uma forma do nosso querido estado poder sacar mais uns cobres ao Zé, porque de facto face è brutal diversidade das motos com homologação (desde uma enduro a 2 tempos até a uma moderna GT de 6 cilindros), a diferença é do tamanho do mundo.

Tenho a maior das duvidas que consigam medir a eficácia das travagem, das suspensões, das luzes, provavelmente vão implicar com os Xenon, mas as luzes tipo velas de uma enduro, já passa, como é que vão medir o CO2 de uma moto a 2 tempos dos anos 90? Honestamente acho que vai ser uma palhaçada, mas este pais nos dias de hoje, é assim mesmo, necessita de dinheiro, portanto um dia até o ar que se respira vai ser tributado.

_________________
;-)


25 mai 2012 14:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Este tópico deixa-me nervoso e com uma raiva miudinha :pum2: :pum:

Hoje é 6ª feira :D mas melhor que isso... estou a ensacar a tralha habitual para ir vadiar este fim de semana :yupi:
a Serra da Gardunha está à minha espera...
2ª feira já estou de volta...

Ahhh...
isto não é off topico... porque acabei agora de fazer uma inspecção periódica à mota :D
e está tudo OK [bigsmile]


ABR

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


25 mai 2012 14:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Edgar Escreveu:
Este tópico deixa-me nervoso e com uma raiva miudinha :pum2: :pum:

Hoje é 6ª feira :D mas melhor que isso... estou a ensacar a tralha habitual para ir vadiar este fim de semana :yupi:
a Serra da Gardunha está à minha espera...
2ª feira já estou de volta...

Ahhh...
isto não é off topico... porque acabei agora de fazer uma inspecção periódica à mota :D
e está tudo OK [bigsmile]

inspecção periódica à mota?!?! E foi caro!? :mutley: :mutley:

ABR

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


25 mai 2012 15:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Sempre me preocupei em ter matricula, inclusive nas motas de monte. Sempre que procurei uma cabrita na net, coloquei imediatamente de parte as que aparecem sem matricula. Pretendo uma mota legal, que não me dê problemas nas ligações ou no alcatrão ao fim do dia para voltar para casa. Para isso, tem de ter seguroe "selo". Piscas, espelhos e etc já não concordo totalmente nas cabritas.

O que vai acontecer é que as cabritas vão deixar de ter matriculas e resolve-se assim o problema. Passa por encontrar ligações sem ser pelo alcatrão. Além do mais, temos uma defesa para com as cabritas. O âmbito de aplicação do código da estrada.

"Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.
2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as entidades referidas no número anterior e os respectivos proprietários."

Assim, em estradas de "monte" pertencentes a particulares, o código não se aplica nem há as obrigatoriedades legais para andar seja em que veículo for. Toca a alterar os tracks para só andar neste tipo de caminhos.

Ps: por acaso gostava de ver a inspecção de uma cabrita no inverso depois de andar na lama o dia todo.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


25 mai 2012 16:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Vejam este link de Nuestros Hermanos

http://www.todotrial.com/ttactual/taller/pasar-ITV.htm

As cabras de Enduro estão homologadas para circular na via publica, ou então não teriam matricula, o que significa que as motos apresentadas para homologação tinham lá tudo o que é necessário. o que pode acontecer é os importadores para poupar não meterem as peças nas motos.

no caso da minha WR 426F a yamaha tem um kit para circular legalmente, também deve ter para as mais recentes. Mas tem de ser compra de à parte

Um vizinho comprou uma XR650R nova à uns anos atrás e deram-lhe um saco com os piscas, buzina e mais umas cenas.

As GasGas trazem todas de origem piscas e outras tralhas

vejam no site

http://www.gasgasmotos.es/es/enduro/388-ec-250-e.html


o que me mete realmente mais medo do que as inspeções, é as regras serem feitas por quem não percebe um boi do assunto (motos) e vai usar as mesmas regras dos carros.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


25 mai 2012 16:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Villas Escreveu:
"Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.
2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as entidades referidas no número anterior e os respectivos proprietários."

Assim, em estradas de "monte" pertencentes a particulares, o código não se aplica nem há as obrigatoriedades legais para andar seja em que veículo for. Toca a alterar os tracks para só andar neste tipo de caminhos.


Engraçado que eu, completamente leigo no que diz respeito a Direito, fiz uma interpretação totalmente inversa :D

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


25 mai 2012 16:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Joao reis Escreveu:
Eu cá nos Açores tambem nao faço inspecçao!!! No entanto penso que só á pouco tempo esta defenida o montante da coima por falta da mesma ... Bruno tens ideia disto!?


Aconselho-te a fazer, porque o Decreto de Lei Regional está em plena legalidade e aplicação.
São 125 euros de coima.
Posso adiantar-te que vou pagar uma coima destas, porque distraí-me este ano com a data da inspecção e numa operação stop fui "caçado" :grrr:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


25 mai 2012 17:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Pedro BC Escreveu:
como é que vão medir o CO2 de uma moto a 2 tempos dos anos 90?


Por cá, entenda-se Açores, não é verificado/medido o CO2 das motas, sejam elas de que tipo for.
Por enquanto, ainda acham que não é necessário...

Quanto às "cabras", façam como a malta dos Açores, utilizem vias secundárias e se possível quase sempre pelo fora de estrada.
Mas atenção, já apanhamos operação stop (diria caça ao pessoal do TT) à saída de um trilho e tivemos que apresentar documentos.
A diferença é que a Polícia por cá não anda a pedir inspecções a este tipo de motas, por causa do seu fim.
A Polícia também não anda a implicar com a falta de piscas e espelhos, mas as luzes têm que estar a funcionar e as matrículas não podem ser ilegais, senão implicam...
Portanto, até nem está muito mau para o pessoal das "cabras" por cá.
Mas tem havido por cá umas quandas operações stop estilo "caça" ao pessoal do TT...

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


25 mai 2012 17:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Quanto a mim o nosso governo só vai perder dinheiro com isso:

1º As inspeções são feitas por, julgo eu, empresas privadas, por exemp, a Controlauto pertece, segundo julgo saber, a um antigo ministro quando da sua obrigatoriedade.

2º O pessoal com as chamadas cabras, começando por mim, irá dar baixa das motos e deixar de pagar selo.

Vamos esperar para ver como será.

_________________
FFracing


25 mai 2012 19:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
[quote="]2º O pessoal com as chamadas cabras, começando por mim, irá dar baixa das motos e deixar de pagar selo. [/quote]

Exactamente Florival! :okkk:


25 mai 2012 20:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Varanda Escreveu:
Villas Escreveu:
"Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.
2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as entidades referidas no número anterior e os respectivos proprietários."

Assim, em estradas de "monte" pertencentes a particulares, o código não se aplica nem há as obrigatoriedades legais para andar seja em que veículo for. Toca a alterar os tracks para só andar neste tipo de caminhos.


Engraçado que eu, completamente leigo no que diz respeito a Direito, fiz uma interpretação totalmente inversa :D


As vias de domínio privado, abertas ao transito publico, carecem de uma autorização expressa do proprietário e deverá ser aplicada sinalização para o efeito. Não me parece o caso na maior parte das situações.

Por exemplo, pode-se ter um tractor dentro da propriedade, não sendo necessária carta para o conduzir dentro dos limites da mesma. Apesar de um terreno ser "aberto", é considerado propriedade privada tal como uma casa.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


25 mai 2012 22:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
tenho esperança que as inspeções sejam feitas de acordo com as caracteristicas técnicas do veiculo e não se ponham a obrigar à colocação de coisas que a mota nunca trouxe, vulgo piscas, etc.

Nos carros é assim, há carros sem cinto que passam porque nunca os tiveram.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


27 mai 2012 00:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 15:34
Mensagens: 1926
Localização: Vila do Conde / Valença
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Pelo que sei, andar sem inspecção obrigatória feita/aprovada, o seguro salta fora ao mínimo problema.

Portanto, o problema da multa é o menos, experimentem atropelar alguém e isso sim, é um verdadeiro problema!

_________________
CumprimenTTos,

Luís Caetano


28 mai 2012 00:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Luis, parece-me que a malta considera "saltar fora" se a moto for formato cabra, eu que sou por natureza um legalista, se isto avançar, a dor de cabeça de "legalizar" a minha 450 (escape, piscas, buzina, stops, espelhos, pneus) vai ser tal que prefiro dar baixa da moto e reserva-le em exclusivo para passeios de TT sem quaisquer ligações (exclusivo atrelado).

E mesmo a 690, que é uma moto que se coloca "inspeccionavel" com alguma facilidade vou provavelmente também a reconsiderar, porque honestamente a moto com piscas e escape abafado fica sem a menor das graças.

_________________
;-)


28 mai 2012 08:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
E ainda há outra coisa, a matricula tem aue estar na vertical e ser a homologada por sinal bem grande, não aguenta uma queda para o lado e depois lá vem a multa. Claro que é melhor não ter matricula, andar só em terreno privado e se por acaso aparecer alguem... "cavar" :vrumm:

_________________
FFracing


28 mai 2012 21:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 jun 2011 09:26
Mensagens: 255
Localização: Penafiel
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
[clap]


04 jun 2012 16:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mar 2010 20:08
Mensagens: 111
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Para além dos €€€ parece-me uma situação em que os abusos de uns vão levar a que todos tenham que ir à inspecção. As motas continuam a ser conotadas com arruaceiros e isto é algo que me desagrada. Mas com escapes abertos na via pública, matrículas dobradas e afins, é inevitável! Acredito que seria mais útil (e barato) fazer umas operações stop em que se fiscalizassem algumas coisas básicas, para além da documentação. Infelizmente, com a abertura dos centros de inspecção, as autoridades deixaram de se preocupar com o estado dos veículos.
Não me parece que a maior parte de nós ande em motas sem condições de segurança (um pouco barulhentas talvez...)! Somos nós que pomos a vida em risco!
Em resumo, parece-me que as inspecções vão simplesmente obrigar a montar/desmontar equipamento, pagar uma taxa… e para além dos €€€ vai ficar tudo na mesma. Ou pior, porque aí as autoridades ainda fiscalizam menos! Veja-se o que se passa com os automóveis.

_________________
BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)


04 jun 2012 17:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 set 2010 20:02
Mensagens: 128
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
BRUNO BOTELHO Escreveu:
Joao reis Escreveu:
Eu cá nos Açores tambem nao faço inspecçao!!! No entanto penso que só á pouco tempo esta defenida o montante da coima por falta da mesma ... Bruno tens ideia disto!?


Aconselho-te a fazer, porque o Decreto de Lei Regional está em plena legalidade e aplicação.
São 125 euros de coima.
Posso adiantar-te que vou pagar uma coima destas, porque distraí-me este ano com a data da inspecção e numa operação stop fui "caçado" :grrr:



Entao tenho mesmo de resolver isso quanto antes!! Escapes, pneus etc para fora ... que trabalheira!!!! Mas o 125€ é bem pior :(

_________________
João Reis


06 jun 2012 00:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Vi ai num site que começava já em Agosto e para motas a partir de 250cc... :leiam: (também circulava no FB)
mas...como estou no trabalho e chegou a dita hora, bloqueou, não deu para copiar :lol: :lol:

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


11 jul 2012 13:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Ei-las no DR
http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd ... =0&pults=0

Pois e as 125 é só regalias...não têm inspecção nem selo :flush:

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


11 jul 2012 13:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Mais uma mer** para ter-mos que pagar.

_________________
Two Big for me...


11 jul 2012 14:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Nuno_Dias Escreveu:
Mais uma mer** para ter-mos que pagar.

Mais uma pó :ass: !!!!!

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


11 jul 2012 14:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
E como é que se "dá baixa da mota" por assim dizer? :D
É que tenho duas candidatas!
Cambada de cabroes. Mais uns ex-ministros a mamar umas reformas.


11 jul 2012 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
As comédias, encontradas para já:

Verificação visual da Bateria. (vão desmontar-me a GS para a ver?)
Verificação visual do triângulo
Verificação visual do colete

Bem. Aparentemente para as motas é copy/paste dos carros.
Será que também vamos ter de andar com triângulo e colete na mota? Pelo que está escrito, parece que sim!

"5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como reboques e semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é aprovada por portaria do membro do Governo responsável pela área dos transportes."

Agora é esperar. Já está tudo aprovado só falta mesmo o quando.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


11 jul 2012 17:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Inspeções para motos a caminho!!!
Amigos, sei muito bem que isto é uma situação muito aborrecida, mas por cá (Açores) já levamos pró :ass: com isto à muito tempo :grrr:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


11 jul 2012 17:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 90 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.