Data/Hora: 28 abr 2024 15:43




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 A minha DR650 - algumas modificações 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Qual é a vantagem?

A vantagem é a inexistencia de tempo de espera (fracções de segundo) para equalizar a pressao e mistura dentro do carburador.

Mas ainda assim, ao acelerar bruscamente, apesar do accionamento mecanico, pode-se gerar situações em que a mudança de pressão e velocidade dentro do carburador, é tão brusca que gera situações de mistura pobre ou muito pobre podenco o motor desligar-se.

De forma a contornar isso, o TM40 tem um dispositivo chamado de "Accelerator Pump".

Basicamente, há um veio que está ligado directamente ao accionamento mecanico do acelerador, que nessas situações de aceleração brusca, esse veio liga a uma bomba junto da cuba que por sua vez envia gasolina directamente para o canal principal do carburador.

Ou seja, na zona central do carburador, junto à janela plana, onde se dão as maiores diferenças de pressão e velocidade e mistura de combustivel, há uma espécie de injector que quando se acelera bruscamente injecta gasolina directamente, evitando situações de mistura pobre e eventual falha do motor.

Não tenho fotos, mas já desmontei o carburador da mota, accionei o acelerador com gasolina dentro da cuba, e sai uma "nuvem" de combustivel atomizado directamente para a zona da janela plana e agulha! É brutal!

Resumindo, concluindo e baralhando, pode-se andar com punho trancado ou em "on - off" e o motor (se estiver tudo estiver bem afinado) não falha, e responde imediatamente.

Eu confesso que estava um pouco ceptico em relação à melhoria face ao tradicional BST40, e foi mesmo... WOW!!!!

A aceleração é muito (muito mesmo) mais rápida e o motor funciona mais "cheio", sempre no ponto!

Como funcina melhor e mais rápido, é necessário acelerar menos para obter o mesmo resultado, tendo a vantagem de gastar menos. Mas se se tirar proveito constantemente da bomba de aceleração... não há milagres, gasta mais, mas é muito mais interessante!

Para vos dar um exemplo, tinha um pinhão de ataque de 15 dentes à frente, achei a mota muito rotativa, bastante elastica, mas com clara perda na velocidade, coloquei o pinhao de 16 dentes sem alterar a cremalheira, pela lógica em condições normais, perdia força e ganhava em velocidade; Fui experimentar essa configuração assim que acabei de montar o carburador, e parecia outro motor tal era a força que transmitia, mesmo com uma relação mais longa, ficou claramente melhor do que estava antes.

Deu para perceber um aspecto simples mas por vezes esquecido, que nao basta ter um motor com grande cilindrada, é necessário ter uma carburação eficiente para se tirar total partido dessa cilindrada.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


04 abr 2010 16:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Gustavo Gurru das DR's :sabe: :sabe: :sabe:

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


04 abr 2010 18:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
LOL!

eu so conto o que corre bem! O que corre mal serve para aprender, muitas vezes a estar quieto!

a tua embraiagem, ja está ok?

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


04 abr 2010 19:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Nop, still dead.... amanha passo la pra ver o andamento dos trabalhos....

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


04 abr 2010 19:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
gustavo.ramos Escreveu:
Para vos dar um exemplo, tinha um pinhão de ataque de 15 dentes à frente, achei a mota muito rotativa, bastante elastica, mas com clara perda na velocidade, coloquei o pinhao de 16 dentes sem alterar a cremalheira, pela lógica em condições normais, perdia força e ganhava em velocidade; Fui experimentar essa configuração assim que acabei de montar o carburador, e parecia outro motor tal era a força que transmitia, mesmo com uma relação mais longa, ficou claramente melhor do que estava antes.



Por aqui se percebe a diferença abismal que deve ser de um para o outro !

Grande post Gustavo , eu cá até me perco a ler coisas destas :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 abr 2010 19:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
É um prazer ler um post destes [clap]
Grande trabalho! :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


04 abr 2010 20:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Muito bom! :clapp:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


05 abr 2010 20:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 mar 2010 18:34
Mensagens: 81
Localização: Almancil - Algarve
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Lindo Gustavo !!

Olha por acaso, nao sabes tb mexer em Honda Xr600 ??? :fiu: :D :D


14 abr 2010 19:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Não, mas aprendo... as motas são quase todas iguais! :D

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


14 abr 2010 19:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Gustavo, grande explicação.
Eu ando a ler umas coisas sobre carburadores e estou prestes a meter mãos á obra na minha e aqui está um post para me dar mais alento. :clapp: :clapp: :clapp:

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


14 abr 2010 21:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 mar 2010 01:12
Mensagens: 374
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Só li este tópico agora e só tenho uma palavra: BRUTAL!!! Dás uma grande lição de mecânica. Muitos parabéns!

Este tópico serve-me de lição, pois com uma mota que tenhamos (que seja uma boa base) com uma grande dose de pesquisa e conhecimentos avançados de mecânica, podemos transformá-la numa mota muito mais engraçada de conduzir!

Parabéns!!

_________________
Nuno Ferreira
BMW GS 1200 triple black 2011
Vespa 150 Sprint 1969
Honda CN 250 1996


04 out 2010 16:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagens: 283
Localização: Sintra
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Eu sabia que não percebia um boi de mecânica mas ao ler esta thread até parece fácil. Muito bem explicado e documentado.

[clap]

_________________
Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition" proud owner


06 out 2010 10:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Essa coisa com duas rodas é interessante... :rolleyes:
Mas o que é mesmo fascinante é o decapante.... :eek:

Excelente trabalho, a máquina está um mimo.... :thumbsup: :thumbsup:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


12 out 2010 19:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Acho que tenho algures um video do decapante em acção...

Algo semelhante a isto:



:unibrow:

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


12 out 2010 20:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Fonix! Que bídeo sinistro! Parece um episódio dos x-files! :D

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


12 out 2010 20:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Não sai um alien no fim daquilo?

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


12 out 2010 20:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Bota sinistro na coisa..... :eek:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


12 out 2010 20:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
GRANDE POST Gustavo :okkk:

a DR ESTÁ UM MOTÃO!!!!
acho que qd tiveres tempo tens que lhe dar um toque de cores (estetica)

Qd alteraste a altura da moto com as novas suspensões sentiste alguma diferença na transmissão? (newbie)

PS: Qd é que dá pra repetir a passeata do fim de semana passado? :D

Cumps

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


12 out 2010 22:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: A minha DR650 - algumas modificações
Atão num tá bonita!? :fiu: n estou nada preocupado com isso, aquilo pretende-se funcional, quando vou em cima dela so vejo para a frente.

A alteração de suspensões não afectou em nada a transmissão.

Quanto a passeios, é só abrir um topico e a malta ajunta-se!

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


12 out 2010 22:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.