A vantagem é a inexistencia de tempo de espera (fracções de segundo) para equalizar a pressao e mistura dentro do carburador.
Mas ainda assim, ao acelerar bruscamente, apesar do accionamento mecanico, pode-se gerar situações em que a mudança de pressão e velocidade dentro do carburador, é tão brusca que gera situações de mistura pobre ou muito pobre podenco o motor desligar-se.
De forma a contornar isso, o TM40 tem um dispositivo chamado de "Accelerator Pump".
Basicamente, há um veio que está ligado directamente ao accionamento mecanico do acelerador, que nessas situações de aceleração brusca, esse veio liga a uma bomba junto da cuba que por sua vez envia gasolina directamente para o canal principal do carburador.
Ou seja, na zona central do carburador, junto à janela plana, onde se dão as maiores diferenças de pressão e velocidade e mistura de combustivel, há uma espécie de injector que quando se acelera bruscamente injecta gasolina directamente, evitando situações de mistura pobre e eventual falha do motor.
Não tenho fotos, mas já desmontei o carburador da mota, accionei o acelerador com gasolina dentro da cuba, e sai uma "nuvem" de combustivel atomizado directamente para a zona da janela plana e agulha! É brutal!
Resumindo, concluindo e baralhando, pode-se andar com punho trancado ou em "on - off" e o motor (se estiver tudo estiver bem afinado) não falha, e responde imediatamente.
Eu confesso que estava um pouco ceptico em relação à melhoria face ao tradicional BST40, e foi mesmo... WOW!!!!
A aceleração é muito (muito mesmo) mais rápida e o motor funciona mais "cheio", sempre no ponto!
Como funcina melhor e mais rápido, é necessário acelerar menos para obter o mesmo resultado, tendo a vantagem de gastar menos. Mas se se tirar proveito constantemente da bomba de aceleração... não há milagres, gasta mais, mas é muito mais interessante!
Para vos dar um exemplo, tinha um pinhão de ataque de 15 dentes à frente, achei a mota muito rotativa, bastante elastica, mas com clara perda na velocidade, coloquei o pinhao de 16 dentes sem alterar a cremalheira, pela lógica em condições normais, perdia força e ganhava em velocidade; Fui experimentar essa configuração assim que acabei de montar o carburador, e parecia outro motor tal era a força que transmitia, mesmo com uma relação mais longa, ficou claramente melhor do que estava antes.
Deu para perceber um aspecto simples mas por vezes esquecido, que nao basta ter um motor com grande cilindrada, é necessário ter uma carburação eficiente para se tirar total partido dessa cilindrada.
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: A minha DR650 - algumas modificações
gustavo.ramos Escreveu:
Para vos dar um exemplo, tinha um pinhão de ataque de 15 dentes à frente, achei a mota muito rotativa, bastante elastica, mas com clara perda na velocidade, coloquei o pinhao de 16 dentes sem alterar a cremalheira, pela lógica em condições normais, perdia força e ganhava em velocidade; Fui experimentar essa configuração assim que acabei de montar o carburador, e parecia outro motor tal era a força que transmitia, mesmo com uma relação mais longa, ficou claramente melhor do que estava antes.
Por aqui se percebe a diferença abismal que deve ser de um para o outro !
Grande post Gustavo , eu cá até me perco a ler coisas destas
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
04 abr 2010 19:13
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
Re: A minha DR650 - algumas modificações
É um prazer ler um post destes Grande trabalho!
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
Olha por acaso, nao sabes tb mexer em Honda Xr600 ???
14 abr 2010 19:09
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
Re: A minha DR650 - algumas modificações
Não, mas aprendo... as motas são quase todas iguais!
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 LaranjinhaNegra #108
14 abr 2010 19:42
Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
Re: A minha DR650 - algumas modificações
Gustavo, grande explicação. Eu ando a ler umas coisas sobre carburadores e estou prestes a meter mãos á obra na minha e aqui está um post para me dar mais alento.
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
14 abr 2010 21:42
nunecos
Aventureiro
Registado: 20 mar 2010 01:12 Mensagens: 374
Re: A minha DR650 - algumas modificações
Só li este tópico agora e só tenho uma palavra: BRUTAL!!! Dás uma grande lição de mecânica. Muitos parabéns!
Este tópico serve-me de lição, pois com uma mota que tenhamos (que seja uma boa base) com uma grande dose de pesquisa e conhecimentos avançados de mecânica, podemos transformá-la numa mota muito mais engraçada de conduzir!
Parabéns!!
_________________ Nuno Ferreira BMW GS 1200 triple black 2011 Vespa 150 Sprint 1969 Honda CN 250 1996
04 out 2010 16:07
Fortuna
Aventureiro
Registado: 10 ago 2010 15:12 Mensagens: 283 Localização: Sintra
Re: A minha DR650 - algumas modificações
Eu sabia que não percebia um boi de mecânica mas ao ler esta thread até parece fácil. Muito bem explicado e documentado.