Data/Hora: 28 mar 2024 19:49




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 
 Malas Para F650GS Mono ou G650GS 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Boas pessoal

Decidi arrancar com o projecto de fazer umas malas laterais para a minha motoreta. Não ando com muita vontade de largar uma pipa de massa por umas malas de alumínio (entenda-se, falta de €€€'s) que não gosto de ver na mota, nem comprar umas de plástico tipo Givi Trekker TRK33N (as que mais gosto)

Assim, desenhei umas malas tipo as originais BMW mas em alumínio, fazendo o contorno do escape e permitindo ficar com mais espaço e com a traseira mais estreita. Os suportes serão feitos à medida e mais fortes que os originais BMW. O esquema de abertura será do género das TRK33N.
Surgiram então os primeiros desenhos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Decidi fazer em chapa de 3mm (já sei, o peso e tal, mas não quero saber!) e aí começaram os problemas. Aparentemente a chapa de 3mm custa uma pipa de massa mas lá arranjei qualquer coisa por menos de 100€. Demorou a encontrar mas já vem a caminho.

Quando chegar o material eu vou postando as fotos.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


21 jun 2012 10:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Boas Villas, também ando à procura de um sitio em conta para comprar chapa de alumínio. Será que me poderias passar o teu contacto?

um abraço

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


21 jun 2012 10:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Entretanto, um amigo emprestou-me 2 topcases GIVI Monokey para poder levar mais carga do que a topcase original BMW. Estive a ver o suporte para elas e é específico. Suporte GIVI SR685

Imagem

Como o preço também não era lá muito apetecível, mãos à obra e toca a fazer um suporte em alumínio.

Tive de fazer os seguintes passos:

1 - Falar com o dono da Progresso Rectificadora Aveirense e convencê-lo que fazer é fixe e que o resultado final vai ficar um espectáculo.
Imagem

2 - Assar a cabeça ao dono da PRA por ter uma DR350 que levou uma revisão geral e ficou encostada. Já suei muito a tentar pôr a mota a funcionar mas aquele kick é pesado para caraças.
Imagem

3 - Falar com o Pedro que é um entendido em alumínio e é um bem disposto. Procurar um bocado de chapa e tirar as medidas
Imagem

Imagem

4 - Fazer a furação da chapa, cortar e arredondar os cantos
Imagem

Imagem

Imagem

5 - Verificar se encaixa na mota para se cortar os excessos.
Imagem

6 - Por não ter a topcase comigo ficou por aqui. Banho de areia e últimos ajustes.
Imagem

A placa vai ficar com os espaçamentos de fixação da frente soldados e os suportes traseiros vão ser feitos em ferro.
E assim, surge um Tugatech específico para a F650GS, em alumínio, que dá para GIVI, SW-motech e Kappa

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


21 jun 2012 11:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
FGBranco Escreveu:
Boas Villas, também ando à procura de um sitio em conta para comprar chapa de alumínio. Será que me poderias passar o teu contacto?

um abraço


O primeiro contacto que me deram foi http://www.la-aluminios.com/chapaslisas.html, que é revendedor.
Por conhecimentos aqui na zona, também falei com os Junqueiros. http://junqueiros.no-ip.info/junqueiros/contactos.php. Eles fazem todo o tipo de trabalho em alumínio e fazem o que for pedido.

Quem me arranjou a chapa foi a Progresso Rectificadora Aveirense, que é onde se estão a fazer os trabalhos. Eles também têm de comprar e a placa que me arranjaram era um resto de um trabalho. De qualquer das formas não vejo problemas em consultar para ver o que arranjam. Pedir para falar com o João Amaral.
O site deles está em baixo mas os contactos são:
PROGRESSO • RECTIFICADORA AVEIRENSE, LDA.
Rua dos Andoeiros - Aveiro
Tel.:234 37 72 50
Fax:234 37 72 59

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


21 jun 2012 11:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Obrigado :okkk:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


21 jun 2012 11:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Muito bom :okkk:

Estas bricos , são sempre boas de ver :pop)

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 jun 2012 16:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2011 11:49
Mensagens: 121
Localização: Soure - Coimbra
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
muito bom... será que as medidas também dao pa 800GS??? o primeiro desenho é as medidas? obrigado

_________________
F800GS O importante não é o destino...mas sim a viagem!!!
Facebook : F800GS PORTUGAL


22 jun 2012 15:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Fcruz Escreveu:
muito bom... será que as medidas também dao pa 800GS??? o primeiro desenho é as medidas? obrigado


A 800 tem apenas um escape e as malas com aproveitamento debaixo do escape são diferentes. O meu irmão tem as originais de plástico e as malas são diferentes, no formato e nas medidas.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


22 jun 2012 23:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Chapa de 3mm???? A mota vai andar? Eu já fiz com 2mm e cada mala pesava 7kg.. 1,5mm chega e sobra.. Just my opinion :)

_________________
AT -RDo7


23 jun 2012 00:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Miguel Castro Escreveu:
Chapa de 3mm???? A mota vai andar? Eu já fiz com 2mm e cada mala pesava 7kg.. 1,5mm chega e sobra.. Just my opinion :)


Estive com chapa de várias espessuras nas mãos. 1.5mm e 2mm é bom para quem usa rebites. As minhas vão ser soldadas a toda a volta.
Como as malas não são muito grandes não ficam assim tão pesadas, mas ficam definitivamente muito mais resistentes.
Como a abertura das mesmas vai ser um esquema parecido com as TRK33N, tinha mesmo de usar uma chapa mais grossa...

De qualquer das formas, nunca iria para menos de 2.5mm

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


23 jun 2012 08:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Neste momento tenho malas de alumínio 1,5 mm soldadas e possote garantir que meto a mota deitada em cima e elas não cedem. Se ficam mais resistentes com 3 mm? Sem dúvida.. Se é necessário? Não me parece.. Que eu saiba o objectivo não é andar a acertar em carros, postes e paredes..

_________________
AT -RDo7


23 jun 2012 08:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Em caso de colisão , até dá jeito e recomenda-se que a mala ceda , em vez de "outras coisas" .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


23 jun 2012 12:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
O que tiver de ceder vai ser feito nos suportes. A chapa de 3 vai permitir arredondar o interior para ficar com mais espaço e as malas se moldarem ao escape.

A mota carregada vai andar a 120Km/h na melhor das hipóteses, pois se estiver carregado é para passear. As malas estão a ser feitas para as férias. Se tudo correr bem, Aveiro-Loulé-Huelva-Sevilla-Tarifa-Marbella-Malaga-Almería-Guadix-Granada-Córdoba e voltar directo para Loulé. Esta semana já ponho mais umas fotos dos procedimentos.

Performance não me interessa para nada. Sou um condutor lento no alcatrão. A F650GS mono tem um limite de 412Kg em marcha e segundo as minhas contas, com as malas/carga/condutor e pendura/fluídos vai ficar em 380Kg no máximo.
Estou a considerar mudar de pneus para esta viagem, tirando os Heidenau K60 e pondo algo mais vocacionado a alcatrão. Com isto reduzo também o consumo, ruído e vibração. Algo do género Dunlop TR91, Pirelli Scorpion Trail, ContiTrailAttack, Mitas E-08 ou Anakee 2. Tenho de pensar no orçamento porque 1 jogo de pneus paga muitos calamares ou paellas.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


25 jun 2012 09:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Villas Escreveu:
Se tudo correr bem, Aveiro-Loulé-Huelva-Sevilla-Tarifa-Marbella-Malaga-Almería-Guadix-Granada-Córdoba e voltar directo para Loulé.


Se quiseres um mini-track bacano , avisa :unibrow:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


25 jun 2012 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Lança Escreveu:
Villas Escreveu:
Se tudo correr bem, Aveiro-Loulé-Huelva-Sevilla-Tarifa-Marbella-Malaga-Almería-Guadix-Granada-Córdoba e voltar directo para Loulé.


Se quiseres um mini-track bacano , avisa :unibrow:


Eu vi o teu report de Guadix/Cabo de Gata :unibrow: Até reparei que houve um caminho que não fizeste. Já na altura tinha comentado que era o que eu faria o ano passado. Se não fosse 2 semanas de cama a antibiótico depois da concentração de Faro tinha ido. Ficou para este ano.

Manda-me isso que até pode ser que tenha tempo para o fazer. (Se a pendura deixar claro)

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


25 jun 2012 09:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:09
Mensagens: 45
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Boas. As malas, a ficarem como nas imagens 3D, ficam brutais. Ainda p'ra mais, home made. Parabéns. Acho que o peso das mesma pode ser de mais, mas, ainda assim... parabéns pela iniciativa e convicção. Quanto aos pneus, recomendava-te o Continental Trail Attack. São MUITO BONS em estrada, óptimos a curvar e tornam a moto muito ágial. A sério,... o pneu a curvar parece que não acaba. Tinha os Metzeler Tourance EXP na F650gs Twin que já achava de alto nível em estrada mas estes, na minha opinião, são melhores ainda. Fora de estrada, para pequenas aventuras, safam-se bem também. Em piso molhado também tem um comportamento muito positivo.

_________________
Diogo Alexandre
Povoa Santa Iria, Lisboa.
BMW F650 GS '10
Vespa 50s 1973


25 jun 2012 10:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Suporte para mala GIVI finalizado.

Suporte reforçado e lixado
Imagem

Mesmo assim, o melhor mesmo é dar-lhe um banho de areia para ficar bem limpo
Imagem

"Isto ficava porreiro era lacado de preto!"
Imagem

Já está "cozido". Vamos lá ver como fica na mota.
Imagem

Últimos ajustes, uma anilha aqui e outra ali...
Imagem

Pronto, mala posta no sítio!
Imagem

Ficou porreiro.
Imagem

Hoje chega o alumínio para as malas laterais. Depois de muita guerra de tenho, não tenho, corto, não corto, etc, lá conseguimos convencer o fornecedor a permitir levar uma rebarbadora e cortar por eles numa medida que caiba na carrinha.

Se o resultado final das malas laterais for tão bom como o suporte, vou ficar contente :D

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


02 jul 2012 15:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Olha , de aspecto está impec ! Ainda melhor que os originais que são mais altos (espessura) . Resta saber se não parte ou racha com a vibração , pois o plástico sempre "come" uma percentagem das vibes .

Muito fixe . Podes fazer uns 10 sff :D

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


02 jul 2012 16:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Lança Escreveu:
Olha , de aspecto está impec ! Ainda melhor que os originais que são mais altos (espessura) . Resta saber se não parte ou racha com a vibração , pois o plástico sempre "come" uma percentagem das vibes .

Muito fixe . Podes fazer uns 10 sff :D


São feitos em alumínio de 3mm com rebordo a reforçar. Pelo "design" parece-se ser bastante robusto e está fixo à mota em 6 pontos. Este deu trabalho a fazer e é mais um teste do que outra coisa qualquer. Não está num nível de perfeição que possa se comercializado como material de qualidade. :music:
No entanto, a PRA (Progresso Rectificadora Aveirense) já manifestou interesse em manufacturar algumas peças específicas e mais difíceis de encontrar. Vamos ver como ficam as malas :D
Quem sabe, com estas invenções não aparece uma "tugatech" com alguns materiais interessantes.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


02 jul 2012 16:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Então vamos ver como ficam as malas!

Após uma guerra gigante com o fornecedor, lá chegou o alumínio! Alguns funcionários tinham usado a chapa sem perguntar se já estava vendida ou não. Assim, tive de esperar até segunda para chegar a nova remessa. Não tive alternativa senão ficar com a placa toda! Aqui a foto, já cortada em 3 partes.
Imagem

Como vou viajar de mota no dia 18/07 (Concentração de Faro), não havia muito tempo e decidimos pôr logo mãos à obra.

Primeiro, moldes em cartão para evitar desperdiçar muito material
Imagem

Rebarbadora na mão e toca a cortar os paineis
Imagem

Tudo cortado conforme os desenhos
Imagem

Primeiro "pingar" os paineis todos para se atingir o formato pretendido e fazer ajustes.
Imagem

Imagem

Imagem

Começar a fazer a soldadura integral. Também já se vê o ferro para fazer os suportes.
Imagem

Para já ficou assim. Chegou a hora de almoço!

Já foram pesadas e ficam com 6,3Kg ainda sem as ferragens e suportes. Depois informo o peso total. A versão que vai sair ainda não é a final. Os ajustes e arredondamentos só para lá de Agosto. Para já, saem estas para procurar defeitos numa viagem longa.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


12 jul 2012 12:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 08 out 2011 18:52
Mensagens: 69
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
E o preço vai compensar 100 euros para chapa so para soldar deve ser outro tanto pelo menos se for soldado como deve ser por quanto e q te estao essas malas ja agora e q eu tambem faço mas acho q estou a levar barato!!! :mutley:


13 jul 2012 20:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Malas Para F650GS Mono ou G650GS
Olá Mitra

Eu vi as tuas malas, antes de me decidir a fazer estas. Estão porreiras e a muito bom preço. Tenho um primo que comprou agora uma Super Ténéré e até lhe falei para ele ver as tuas malas.

Eu não pago soldadura, a mão de obra tem um preço especial e estão a ser feitas à minha medida. Dado ser chapa de 3mm, a soldadura está a ser feita sem adicionar vareta, não ficando a soldadura muito bonita. Nenhum ângulo foi quinado, sendo todas as uniões soldadas e lacradas. Para já vão ficar assim, mas em Agosto vão ser cortadas, soldaduras cheias e arredondadas, para ficar uma coisa bonita e bem feita. Para a concentração de Faro vão pintadas a spray mas posteriormente serão lacadas. O custo para mim é o custo do material e as minhas deverão ficar em cerca de 500€/par

Perguntando ao pessoal por preços, fazem malas rectangulares (parecidas com as tuas) em chapa de 2mm ou 3mm por cerca de 300€/par e 400€/par as personalizadas com curvas para os escapes (se necessário). No entanto, lembro que a chapa é bem mais grossa que o normal, ficando muito robustas. São também mais cara porque não levam rebites, são integralmente soldadas.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


14 jul 2012 19:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.