Data/Hora: 07 jun 2020 09:31




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 Tutorial: Formatar / trocar a bateria 
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Mensagem Tutorial: Formatar / trocar a bateria
Boas...

a minha bateria morreu :(

estava a poucas semanas de fazer a bonita idade de 9 anos
e já se tornava um martírio do caraças para por o motor a bulir quando estava frio

antes que me desse problemas e me deixa-se apeado...
resolvi reforma-la e comprar outra...


No meu caso é uma Bateria YTX9-BS

como eu sou uma espécie de "bicho do mato" não deixei por mãos alheias esta tarefa...


1º - se a bateria de origem (YUASA) durou 9 anos e seu dar problemas
então equipa que ganha, não se toca...

2º - comprei uma Yuasa por 50€

3º - e depois foi só formata-la

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01 dez 2013 01:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Aventureiro
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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
Todas as baterias têm o seu dia...
e é um órgão deveras importante, que devemos estar sempre atentos...

Tutorial : Verificar Bateria e Rectificador


A poucas semanas de completar 9 anos a bateria resolveu começar a fraquejar...
os sintomas era simples mas bastante óbvios...
Embora a bateria desse leituras de 12,8V mas na realidade sempre que ligava algo este valor descia muito rapidamente...
em dias que tinha o motor frio ou parado umas boas horas, notava-se no motor de arranque falta vivacidade após 1 ou 2 segundos...

Simplesmente a bateria gritava por reforma... e ter durado 9 anos, parece-me ter sido bastante bom...

Compramos uma bateria por fazer, ou por formatar,
na caixa vem um kit com a bateria, 6 pequenas garrafas de acido, e um manual de instruções com todos os dialectos do mundo (menos o Português :angry: ).

ATENÇÃO:
Devemos começar por ler (ou tentar ler) o pequeno manual que acompanha a bateria...




1º passo________________________

A ferramenta necessária para a tarefa, resume-se
- um par de luvas (que podem ser aquelas tipo látex usadas na cozinha)
- óculos de protecção
- um maço de borracha
- um carregador de baterias
- Também é boa ideia prepararmos-nos para os piores cenários, e ter por perto uma torneira com agua corrente,
porque se o azar bater-nos à porta, a agua corrente é o melhor antídoto para anular o acido;    
Se o acido salpicar as luvas, é tirá-las o mais rápido possível...



2º passo________________________

Podemos começar por retirar a tampa às garrafas do acido,
essa tampa será necessária para no final selarmos a bateria, e deve ser retirada com cuidado...
Ao retirarmos essa tampa, não existe perigo que derramarmos o acido, visto que existe uma prata colada e continua a selar as pequenas garrafas...

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3º passo________________________

Retiramos de seguida o selo autocolante dos vasos da bateria

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4º passo________________________

Cuidado: Durante todo o processo, existe a possibilidade de se libertar pequenas quantidades de gases que são explosivos...
deve-se evitar fazer lume ou qualquer tipo de ignição junto da bateria.

Depois de a bateria estar selada, deixa de haver esse perigo...

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Para enchermos a bateria basta encaixar as garrafas na entrada dos vasos da bateria, que a bateria vai cortar a prata.
O acido vai entrado "lentamente" e se por algum motivo começar a fazer vácuo em alguma das garrafas, devemos dar uma pancada seca com algo no topo das garrafas...

Imagem_ Imagem



A bateria fica imediatamente carregada com uns 12,6V

Depois de o acido ter-se passado para a bateria retiramos as garrafas...

Retirar as garrafas é a parte mais perigosa do processo, pois há sempre uma gota ou outra de acido que salta, ou que pode saltar...
E como tal, tenho a pele dos membros superiores protegida por roupa, e as mãos com luvas... os olhos não são excepção e uso uns óculos...

Nunca me aconteceu queimar-me com acido, mas por diversas vezes vi saltar uma gota ou outra durante este processo... mas se tivermos protegidos nada de errado pode acontecer...

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5º passo________________________

Segundo o fabricante, devemos deixar repousar o acido uns 30 minutos...
( Baterias entre 3 a 5 AH devem repousar 30 minutos; e baterias com 12 AH pelo menos uma hora)

Enquanto a bateria está em repouso podemos apontar a tampa nos vasos, mas de forma a que a bateria possa respirar, e isto serve apenas para evitar de cair algo para dentro dos vasos...



6º passo________________________

Para que a bateria comece a sua vida da melhor forma, devemos dar-lhe uma carga adicional...

Utilizei um carregador que comprei salvo erro no Lidl  por 20€, e que serve perfeitamente para aquilo que necessitamos...

Segundo dizem (segundo ouvi dizer) sem esta carga adicional, a bateria arrisca-se a ter uma vida curta;
Sem a carga adicional a bateria tem cerca de 12,6V , e necessitamos de 12,8 ~ 13 V

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7º passo________________________

Depois de umas horitas à carga, podemos tapar os vasos definitivamente, pois esta é uma bateria sem manutenção.
Inicialmente pressionamos com a mão (de luvas calçadas), e terminamos a selagem da bateria com um maço de borracha ou o cabo de madeira dum martelo...

Para terminarmos o trabalho, basta trocar a bateria velha pela nova...

- Podemos começar por desligar o negativo (chave philips ou  uma 10mm de bocas),
e como vamos desligar a bateria, devemos começar sempre pelo negativo, porque se por acidente tocarmos no quadro da mota com a chave metálica, não acontece nada de mal...

- E depois de desligarmos o negativo, podemos desligar o positivo... e mais uma vez como já não temos negativo ligado, se por acidente tocarmos com a chave metálica no quadro também não acontece nada...

- por fim retiramos a borracha... e retiramos a bateria velha...

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- Para ligar a nova bateria devemos verificar se os terminais de olhal estão limpos e sem zebro...

- começamos por ligar o positivo e depois o negativo

- por fim colocamos a borracha que segura a bateria...


Imagem____Reciclar a Bateria_____________________


Segundo a lei Portuguesa (Portaria nº572/2001 de 6 de Junho), a empresa que vendeu a nova bateria, deve receber a velha e dar um destino adequado...

Existe também outros locais que facilitam essa reciclagem;
e segundo uma pesquisa rapida no google, a cadeia de hipermercados Jumbo e Pão de Açucar, aceitam baterias usadas para reciclar.
(Link da fonte) mas está informação carece de confirmação.

Outros locais onde pode entregar a sua bateria usada: VER MAPA



FONTE DESTE TÓPICO : http://vadiodaxt.blogspot.pt/  

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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
Thanks Edgar!

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Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


02 dez 2013 21:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
Muito bom, Edgar! :thumbsup:

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


04 dez 2013 18:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
Nice :thumbsup:
Nem sabia que sem vendia baterias assim porque tenho comprado sempre as minhas (para o carro) já prontas a usar.
Qual é a vantagem destas? Preço? Duração?
As minhas têm durado 4 a 5 anos.
A da XT660Z ainda é a de origem e tem agora 3 anos :D


05 dez 2013 10:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
brmourato Escreveu:
... ...
Qual é a vantagem destas? Preço? Duração?
... ...


Boas...

As baterias são todas iguais...
a única diferença é que o mecânico faz este trabalho antes de tu comprares a bateria...


Preço,

- Normalmente são o mesmo preço se comprares por formatar numa oficina ou loja
- e são mais baratas quando compramos on line
neste caso em concreto, pediram-me numa oficina 67€ pela bateria da YUASA
e esta custou-me 50€ [wink]



As vantagens,

- formatas a bateria quando quiseres ou necessitares,
(porque as baterias, ou estão secas, ou se usam...)

- se comprares uma bateria que está na prateleira à algum tempo podes levar um barrete...

- Tens a certeza que todo o processo foi bem feito,
Ou seja, se queres um trabalho bem feito... não o mandes fazer :nod:

- a duração e qualidade da bateria deve muito a esta tarefa se foi ou não bem feita...

- Desta forma podes comprar a bateria on line ou com entrega por correio,

- e o prazer de meter mãos à obra :unibrow:



Duração,

- se foi bem formatada, tem tudo para ter uma boa duração...
(ficando a depender a futura utilização que lhe vamos dar)
- se foi mal formatada, tem tudo para ser uma má bateria...

- A duração também depende da qualidade da bateria, e a YUASA é das boas...
- mas depende principalmente da utilização que se dá à Mota...
- uma bateria parada, dura pouco tempo...
- em climas muito frios, também ajuda a encurtar a bateria...

- também podemos ter em conta as coisas que temos penduradas electricamente na mota (faróis auxiliares convencionais por exemplo)
- e já agora a manutenção (limpeza dos contactos do sistema de carga)



Talvez... alguém possa ajudar com mais algumas informações :unibrow:


ABR

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Mensagem Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria
... enganei-me
e gastei uma mensagem

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