Caros amigos,
A limpeza do filtro de ar na SuperEnduro é um processo trabalhoso e demorado, que envolve a desmontagem do depósito de combustível (!).
De facto, a KTM podia ter tido mais atenção na concepção desta mota com aptidões mais TT, i.e., necessidade de limpezas frequentes a este componente, se tivesse observado mais a este pormenor. Caso o modelo tivesse continuado em produção, acredito que o acesso ao filtro de ar teria sido revisto.
Dado este enquadramento, e com o pretexto de substituir o depósito de origem por outro de maior capacidade (Safari 30L), resolvi proceder a uma pequena modificação à caixa e ao filtro do ar de modo a facilitar a operação de limpeza.
As linhas orientadoras deste projecto foram: 1) funcionalidade e 2) baixo custo.
Vaguei horas na net pelos foruns do costume e não encontrei nenhuma solução que me agradasse totalmente, até que surgiu a ideia: manter a caixa e aplicar filtros às entradas de ar dos carburadores.
Estive prestes a desistir, quando me deparei com a dificuldade em encontrar um filtro que respeitasse as medidas necessárias (diametro, altura e diametro de entrada no carburador), até que encontrei uma pequena fábrica de filtros de ar que, para além de copiar filtros existentes no mercado, também os faz por medida.
Já com os filtros, expus o projecto ao Miguel Nabais da MigTec para a materialização da ideia, cujo resultado está à vista nas fotos.
1. Janela de serviço, com dobradiça de "piano" e parafuso de fixação
2. Interior
A fixação dos filtros é feita pelo travessão metálico revestido com tubo de gasolina.
3. Travessão metálico
4. Filtro
5. Olhal de fixação do travessão
6. Pormenor do remate da caixa
Deixo ainda foto do "bicho mau" com o novo depósito, com os autocolantes que mandei fazer.