Data/Hora: 28 mar 2024 20:16




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Tecnicas base para condução todo terreno 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Barroso mas como se falou no outro dia, se reparares, mesmo os prós nas zonas mais técnicas sentam-se para as ultrapassar, seja em curvas, lombas, regos, etc...
Aquilo de andarem sempre de pé nem sempre é como nos parece. Além do mais, para evitar cansaço desnecessário, nas zonas mais "calmas" convém irmos sentados, levantar só quando for mesmo necessário... A conservação de energia é dos pontos mais importantes neste tipo de actividades... :okkk:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


Editado pela última vez por Paulo Machado em 03 dez 2010 08:39, num total de 1 vez.



03 dez 2010 08:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
pbar Escreveu:
Penso que umas das grandes dificuldades de muitos, eu incluído, é a forma de curvar.


Eu também... Agora adoptei uma técnica e não sei se de facto faço bem ou mal, que é: Em pé inclino-me um pouco para a frente para cima do deposito e em simultâneo para o lado que vou curvar, dou-lhe gás em curva, saio em slide e para onde quero... :rolleyes:
Aparentemente resulta....

_________________
Two Big for me...


03 dez 2010 08:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival Faria Escreveu:

Afinal o pessoal já parece estar mais interessado, é que com cento e tal visitas haviam quatro que manifestaram interesse. :confused:




Amigo, o pessoal está sempre interessado! Por vezes é que se inibe de perguntar! Eu nao postei nada mas li com bastante interesse!
Continua! Um abraço!

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


03 dez 2010 08:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2009 08:45
Mensagens: 962
Localização: Green Ville
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
pbar Escreveu:
Penso que umas das grandes dificuldades de muitos, eu incluído, é a forma de curvar.
.



:eek: :eek: :eek: :eek:

Se tu tens dificuldade em curvar..... não quero ver quando tiveres confiança. Fonix.

_________________
Powered by KTM


03 dez 2010 08:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Não ensinem mais nada ao Barroso sff :sabe:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


03 dez 2010 09:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Barroso, como sabes eu fui precisamente ao contrário, aprendi a conduzir sempre em pé, em grande parte culpa da GSA que é tão pesada que se vamos sentados ela simplesmente "arrasta-nos" para onde quer, e nos ultimos tempos e um pouco por influencia tua comecei a aprender a conduzir sentado e muito em especial em curva - agora faço uma e outra conforme as situações e tenho a certeza que conduzo mais rapido mas acima de tudo com mais segurança.
Colocar o peso à frente em curva seja sentado ou em pé tb é o k faço.
Neste momento começo também a habituar-me a usar a perna de dentro quando necessário... isto tem que ir aos pouquinhos :rolleyes:

Uma excelente dica para mim Florival foi essa de colocar o peso atrás em travagens fortes [wink]


03 dez 2010 09:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Cuidadinho com os pés de fora ..... Já vi partirem pernas assim , com impactos em pedras .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


03 dez 2010 10:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
eu sei Lança, para já é quase só pé esticado a frente a tocar de leve e a baixa velocidade, principalmente curvas em lama


03 dez 2010 10:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
E desconfiem quando junto à estrada estiver um tufo de ervas cor ar fofinho, normalmente lá no meio está uma pedra ou um marco de delimitação.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


03 dez 2010 10:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
A curvar, fazer força na peseira do lado de fora! Ajuda a que a traseira tenha mais um pouco de tração dentro e à saída da curva!


Florival, venham de lá mais dicas! [clap] em especial com lama que agora é o que há por aqui aos pontapés!

Uma grande "escola" (vejo por mim) são as motas de TT, mas como é obvio, nem todos tiveram motas destas antes das grandalhonas.

Bom tópico! :clapp:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


03 dez 2010 10:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Por acaso há técnicas que são básicas e absolutamente fundamentais, nessas é que deve haver enfoque, de tal forma que antes de um passeio até quase que devia haver um brifing sobre elas.

Recordo-me de ver nos primeiros passeios dos Nomads o Carlos Martins a explicar à malta que por ali andava como abordar o obstáculo, como arrancar para o areal que estava à frente, e por ai fora, good all days.

Uma das técnicas mais fundamentais é de facto aprender a descer, não é por isso ao calhas que o Florival fala nesta técnica, aliás como se viu no último Transal-Gharve, ali havia uma descida mais manhosa, porque era íngreme e terminava num precipício, portanto ou se sabia parar de facto a moto, ou era o cabo das tormentas, nessa descida houve muitas espetas. Eu vi muita malta a bloquear a roda com o travão de trás.

O Florival tal como eu também deve ter assistido a vários números e dai este tópico.

É que aprender a técnica, o conceito de como se desce uma pendente de forte inclinação é importantíssimo para a integridade física de quem está em cima da moto, porque a lei da física é lixada, nós somos mesmo empurrados para baixo.

A par das descidas há outras técnicas básicas que podiam ser aqui tratadas, , técnicas que deviam ser alvo de um brefing antes de um passeio, e que gostaria que o Florival se prenunciasse:

1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado)
2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo
3 – Numa curva onde deve o condutor exercer mais peso, no lado de fora ou de dentro da curva..
4 – Qual a melhor forma de andar em terrenos de areia, posição do corpo e velocidade.
5 – Como se deve abordar a lama.

Sabendo estes 5 conceitos, fica-se habilitado ao princípio do TT, sem estes o risco é sempre elevado e aprender à nossa custa é sempre mais moroso e doloroso.

Depois destes 5 conceitos então pronto pode-se explicar ao Paulo Barroso como se curva a 180 em curvas de gancho, ao Jaime como se vende um tronco de meio metro de altura ao lança como levantar a roda de trás a 100 km/h e por ai fora.

_________________
;-)


03 dez 2010 10:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Por acaso, na voltinha da serra do medo, quando andei com o Caetano verifiquei o quanto resulta curvar com a perna esticada.
Como íamos a um ritmo mais vivo, se mantiver os pés nas peseiras curvo com menos confiança (e eficacia ) que quando meto o pernil para fora.

Estava difícil de apanhar o gajo :zum:

Agora ver o Florival a curvar este FDS foi outro assunto. Posição de "obrar" e a XR até voava :unibrow:


03 dez 2010 10:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Lança Escreveu:
Porreiro era combinarmos um dia , juntarmos uma maralha e fazer umas cenas dessas .


Boa ideia :okkk:

Florival Faria Escreveu:
Tinha aqui ja um testamento escrito, dei aqui uma volta e desapareceu tudo :grrr:

Afinal o pessoal já parece estar mais interessado, é que com cento e tal visitas haviam quatro que manifestaram interesse. :confused:


Todas as dicas são bem vindas!
E azelha como sou fico calado :ups:


03 dez 2010 11:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 15:38
Mensagens: 667
Localização: Estoril
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Pedro BC Escreveu:
Por acaso há técnicas que são básicas e absolutamente fundamentais, nessas é que deve haver enfoque, de tal forma que antes de um passeio até quase que devia haver um brifing sobre elas.

Recordo-me de ver nos primeiros passeios dos Nomads o Carlos Martins a explicar à malta que por ali andava como abordar o obstáculo, como arrancar para o areal que estava à frente, e por ai fora, good all days.

Uma das técnicas mais fundamentais é de facto aprender a descer, não é por isso ao calhas que o Florival fala nesta técnica, aliás como se viu no último Transal-Gharve, ali havia uma descida mais manhosa, porque era íngreme e terminava num precipício, portanto ou se sabia parar de facto a moto, ou era o cabo das tormentas, nessa descida houve muitas espetas. Eu vi muita malta a bloquear a roda com o travão de trás.

O Florival tal como eu também deve ter assistido a vários números e dai este tópico.

É que aprender a técnica, o conceito de como se desce uma pendente de forte inclinação é importantíssimo para a integridade física de quem está em cima da moto, porque a lei da física é lixada, nós somos mesmo empurrados para baixo.

A par das descidas há outras técnicas básicas que podiam ser aqui tratadas, , técnicas que deviam ser alvo de um brefing antes de um passeio, e que gostaria que o Florival se prenunciasse:

1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado)
2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo
3 – Numa curva onde deve o condutor exercer mais peso, no lado de fora ou de dentro da curva..
4 – Qual a melhor forma de andar em terrenos de areia, posição do corpo e velocidade.
5 – Como se deve abordar a lama.

Sabendo estes 5 conceitos, fica-se habilitado ao princípio do TT, sem estes o risco é sempre elevado e aprender à nossa custa é sempre mais moroso e doloroso.

Depois destes 5 conceitos então pronto pode-se explicar ao Paulo Barroso como se curva a 180 em curvas de gancho, ao Jaime como se vende um tronco de meio metro de altura ao lança como levantar a roda de trás a 100 km/h e por ai fora.



Ora aqui tens um desafio Florival...

Eu pela minha parte, serei o 1º a estar atento a todas as dicas q vierem...

_________________
Rui Morgado
KTM 990 ADVR

"The joy of riding is never wanting the journey to end"


03 dez 2010 13:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
JaimeX Escreveu:

Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos.

ab


Eh, o que para aqui vai.... Vou seguir por ordem de perguntas.

Passar um tronco ou um degrau maiorzito é como passar um mais pequenito, só que com um pouco mais de aceleração e de impulso, ou seja, quando chegamo a cerca de um metro, depende da velocidade que se enfrenta o obstaculo, da-se um toque de acelerador e puxa-se a moto de frente puxando o corpo para tras, quando a roda da frente passar atira-se o corpo para a frente para tirar o peso de tras e assim a traseira passar melhor. Quando a moto não levanta o que queremos, da-se um toque de embriagem. :okkk: :okkk:

_________________
FFracing


03 dez 2010 14:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
luis xt350 Escreveu:
Sr Florival, nessa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travao/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás?


Claro que temos que ir numa mudança baixa, normalmente primeira com embriagem a meio, se deixar a embriagem qualquer descuido com o travão de tras o motor para. A travagem tem de ser feita com os dois travões de forma a que as rodas não derapem por completo, tem de ir rodando lentamente, mais devagar que a velocidade que levamos. É preciso sensibilidade que se consegue com o treino, independentemente de cada um de nós. :okkk:

_________________
FFracing


03 dez 2010 14:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Miguel Pedro Escreveu:
Pessoalmente aplico algumas das técnicas que usava no BTT, mas não chega! é que esta tem motor!


Pois é Miguel, a diferença entre a moto e a bicicleta é mesmo essa, o motor e principalmente o peso, por isso eu aconselho a fazer os tais oitos, curvas, gincana, travagens e acelerações para haituar ao peso da moto, de resto é tudo igual com a diferença de em vez de carregares no pedal rodas o punho. :okkk:

_________________
FFracing


03 dez 2010 14:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival Faria Escreveu:
...por isso eu aconselho a fazer os tais oitos, curvas, gincana, travagens e acelerações para haituar ao peso da moto...

heresia Florival !! :shi:


03 dez 2010 15:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Eu não sei se faço bem ou mal, mas na GSA tenho duas formas de curvar:

1. de pé, peso à frente do lado de fora com o joelho no depósito e peso atrás na peseira de dentro, principalmente se a curva for apertada, para a fazer em slide.

2. sentado, peso atrás e do lado de fora, com o corpo (esta uso geralmente em piso molhado)

Tenho uma terceira quando vou a subir corta-fogos enlameados que é deitado fazendo pontaria ao Barroso! :D


03 dez 2010 15:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Cruz Escreveu:
Eu não sei se faço bem ou mal, mas na GSA tenho duas formas de curvar:


Tenho uma terceira quando vou a subir corta-fogos enlameados que é deitado fazendo pontaria ao Barroso! :D



Paulo, esta funciona e quando acertas, ganhas um chocolate rajá.

As outras não sei se funcionam, tens que tentar os powernãoseioqueslide e os breakpowerhiperslidecreioqueéassimqueseescreveslide.

_________________
;-)


03 dez 2010 16:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Pedro BC Escreveu:
Paulo Cruz Escreveu:
As outras não sei se funcionam, tens que tentar os powernãoseioqueslide e os breakpowerhiperslidecreioqueéassimqueseescreveslide.


Isso não foi aquilo que fizeste em Aviz quando ias a entrar na ribeira de Fronteira?
Não sei se experimente.... :rolleyes:


03 dez 2010 18:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Eu já fiz tantas vezes que já perdi a conta, as minhas terminam normalmente em powercomoscornosnochãoslide.

_________________
;-)


03 dez 2010 18:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Machado Escreveu:
A conservação de energia é dos pontos mais importantes neste tipo de actividades... :okkk:


Claro que a conservação de energia é dos pontos mais importantes, a melhor maneira de conservar energia é dividir o esforço pela maior quantidade de musculos possivel. Quero com isto dizer que não se deve conduzir só numa posição, para alem de manter o mais possivel o centro de gravidade da moto ainda nos cansamos menos, ou seja, acelerar a frente, travar atras, jogar com o corpo um lado e outro para equilibrar a moto carregando num e noutro pousa pés conforme a trajectoria que se quer seguir, curvar sentado (não em areia) travar de pé etc... Muita gente irá duvidar disto, então quanto mais nos mexemos mais nos cansamos... não é bem assim, certamente toda a gente já esteve uma tarde de pé, sem praticamente se mexer, a noite de certeza sentiram muito mais dores nas pernas que nos dias normais em que andamos de um lado para outro. :okkk:

_________________
FFracing


03 dez 2010 18:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado)
2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo

Pedro BC, quando falas em corta-fogo penso que te referes a subidas manhosas.

Numa subida manhosa das coisas mais importantes é a trajectoria, devemos estuda-la antes de nos mandarmos a parva, ter em atenção o mais a direito possivel e onde houver menos regos e buracos, quando aparecem regos tentar passa-los o mais atravessado possivel e levantando a roda da frente para não enfiar lá dentro.

A posição é o inverso de descer, ou seja, o mais em cima do guiador possivel, se não tiver grandes buracos deve ser sentado a frente, se tiver buracos ligeiramente levantado e claro a frente, os pes evidentemente, nos pousa pes.

Muito importante tambem é a atitude, não podemos ir a medo, as subidas fazem-se no arranque, quando dá para embalar quanto mais rapido for melhor sobe, claro que nem todas dão para embalar de qq das formas arranquar o mais rápido possivel. :okkk:

_________________
FFracing


03 dez 2010 18:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Grandes conselhos :ave:

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


03 dez 2010 19:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.