Data/Hora: 28 mar 2024 20:54




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo
 Tecnicas base para condução todo terreno 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Grande Florival. quem te viu no Extreme PD pode relembrar com imagem ao mesmo tempo que lê as descrições. Foi exactamente isso que fizeste.
Obrigado!

Só falta agora é "tê-los bem no sitio" para executar, mas o que referiste de "ir a medo" reflecte muito provavelmente 99% das minhas quedas (que são muitas!)!

Abraço


Editado pela última vez por NunoBarbosa em 03 dez 2010 21:22, num total de 1 vez.



03 dez 2010 21:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
MacGyver
Avatar do Utilizador

Registado: 01 out 2010 07:48
Mensagens: 1018
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Amigo florival quando o vi no PD e não o conhecia pensei :cool: " ena pá desgraçado deve de ir a fechar a coluna ou deve de nos ir levar o almoço" não passaram 10 minutos após arrancarmos e pensei :eek: "FOD#"#$%"$$ o homem vai se matar , será que tem herdeiros" nunca pensei que isto fosse possivel para uma pessoa com a idade "tenra"do florival , deu me ali uma lição de vida que os homens não se medem aos palmos, e a mota modelo
" ANDA PA CARa"#""$""#$#$"! barra----nervoso, aquilo deve ter gasolina de avião .

moral da historia florival um homem "pequeno"com um BIGespirito" e com muito para nos ensinar. :lol:

_________________
KTMzinha
biciclete a pedais
UMM ALTER ado

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...


03 dez 2010 21:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 15:38
Mensagens: 667
Localização: Estoril
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
paulobig Escreveu:

moral da historia florival um homem "pequeno"com um BIGespirito" e com muito para nos ensinar. :lol:


Sem duvida nenhuma!!!!

Basta ler a forma como explica as coisas para se ver q está a "visualizar" a coisa automaticamente....são muitos anos... :sabe:

Eu pela minha parte...só tenho q agradecer os "ensinamentos"... :okkk:

_________________
Rui Morgado
KTM 990 ADVR

"The joy of riding is never wanting the journey to end"


03 dez 2010 21:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Rui Morgado Escreveu:

Eu pela minha parte...só tenho q agradecer os "ensinamentos"... :okkk:



Já somos dois... (ou mtos...)

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


03 dez 2010 21:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Pedro BC pergunta: Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva.

Depende do terreno, em terreno duro e sem apoio, não é assim tão simples mas é assim:

Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para tras, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possivel, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pes, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora.

Nem de dizer isto é facil, quanto mais de fazer!....

Em areia é muito mais facil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravassar de traz quando salta.

Penso que todos sabem que para se conseguir apanhar o geito de fazer isto é preciso cair muito e não são todos, alias são poucos os pilotos portugueses que o fazem, principalmente no que se refere ao terreno duro.

_________________
FFracing


04 dez 2010 13:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Quando falo em terreno duro é sem apoio.

Quando digo que o pé vai a escorregar pelo chão é com a perna dobrada de maneira que se bater numa irregularidade do terreno, venha para traz. Nunca meter a perna completamente esticada, nem quando a moto atravessa de repente, dar aqueles pontapés no chão para endireitar. Podemos rebentar com os ligamentos do joelho ou do pé.

_________________
FFracing


04 dez 2010 14:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival Faria Escreveu:
Pedro BC pergunta: Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva.

Depende do terreno, em terreno duro e sem apoio, não é assim tão simples mas é assim:

Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para tras, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possivel, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pes, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora.



Imagem

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 dez 2010 14:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
A posição do Ruben está perfeita, A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material.

A posição da perna e pé é precisamente isso. :okkk: :okkk:

_________________
FFracing


04 dez 2010 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival Faria Escreveu:
A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material.


Nem mais :nod: e perde eficácia e velocidade em curva :thumbsup:
E quando toca a competição , é nelas que se ganham e somam segundos preciosos .

A do Ruben está ao mais alto nível , muito domínio , controlo e precisão .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 dez 2010 14:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Tracem os ângulos e tirem as vossas conclusões , se víssemos a foto do Ruben de frente , seria muito idêntica :

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 dez 2010 15:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Lança Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material.


Nem mais :nod: e perde eficácia e velocidade em curva :thumbsup:
E quando toca a competição , é nelas que se ganham e somam segundos preciosos .

A do Ruben está ao mais alto nível , muito domínio , controlo e precisão .


Eu queria dizer Mario Patrão, como uma letra pode mudar tudo, falhou o r e foi para o Antonio Maio.

_________________
FFracing


04 dez 2010 15:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
O que é que eu estou a fazer mal? :grrr:

Imagem

Agora a sério, uma pergunta para o Florival:

numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas
ou podemos aplicá-las na mesma?


04 dez 2010 15:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 21:09
Mensagens: 203
Localização: Odivelas
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Lança Escreveu:
Tracem os ângulos e tirem as vossas conclusões , se víssemos a foto do Ruben de frente , seria muito idêntica :

Imagem


bem exemplificado, mas com esta é que agora me lixaste...tou a ver que tenho que levar calcuradora e um nível.

fora de brincadeiras, muito obrigado a todos, pois estão a ser espectaculares!!!!


04 dez 2010 15:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Cruz Escreveu:
O que é que eu estou a fazer mal? :grrr:

Imagem

Agora a sério, uma pergunta para o Florival:

numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas
ou podemos aplicá-las na mesma?


Não estas a fazer nada de mal, o pessoal até está a curtir. Não sei é o que foste fazer para ali o caminho até é la no outro lado.

Paulo, a que tecnicas te referes, a estas de chafurdar na lama ou a que estavamos a falar antes?

Tanto uma como outra podem ser utilizadas com qq moto ou até mesmo de bicicleta, mas essa aí da lama, não é para qualquer um.

_________________
FFracing


04 dez 2010 15:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
[}:)]


04 dez 2010 15:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Cruz Escreveu:
O que é que eu estou a fazer mal? :grrr:

Imagem

Agora a sério, uma pergunta para o Florival:

numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas
ou podemos aplicá-las na mesma?


[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Muito bom [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 dez 2010 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Cruz Escreveu:
numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas
ou podemos aplicá-las na mesma?


Eu sei que era para o Florival , mas vou responder na mesma .
Eu só me lembro de uma que tento evitar a todo o custo ..... o pé pendurado .
São motas com mais de 200 kg , e uma patada no chão para evitar uma atravessadela mais acentuada , pode ter maus resultados . Desde o pé , joelho , anca ........
Eu na LC8 , não meto o pé no chão , prefiro contrabalançar com o corpo para o lado de fora da curva , e mantendo alguma segurança sem exageros na inclinação .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


04 dez 2010 16:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Check list:

- Esticar a perna mas não totalmente.... Fazia mal, esticava toda ou praticamente toda.
- Calcanhar a roçar perto do chão... Fazia mal, visto que esticava a perna ia mais para a frente e para cima.
- Manter aceleração constante... Tentava mas nem sempre conseguia.
- Compensar com o corpo... Umas vezes conseguia, outras vezes nãp
- Sentar à frente... Esta ja estava interiorizada, é continuar e acrescentar o resto!

Obrigado pelas dicas, fico atento ao desenvolver... :thumbsup:

_________________
XT600E Azulinha


04 dez 2010 16:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Eu no Dakar do ano passado fiquei doido com esta curva do Ruben (aos 2:08)

:ave: :ave: :ave:


04 dez 2010 17:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
:D :eek:


04 dez 2010 18:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Nesta etapa o Ruben fez média de 160 k/h, (cronometro) :eek: :eek: :eek:

_________________
FFracing


04 dez 2010 18:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Está nos genes pelos vistos.... :D

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


04 dez 2010 18:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 jan 2010 17:21
Mensagens: 272
Localização: Setúbal
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Este é um tópico sem interesse?! Onde isso lá vai. Tambem se aprende no forum Florival, e contigo de uma forma particular, não pela idade, mas por aquilo que sabe.

_________________
Mauro S.Petroski - B Rh D Positivo
'Virgem' Ktm LC8 - 15/40 Semi-sintético


04 dez 2010 23:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil YIM
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival venho aqui também dar-te o meu testemunho de como a maioria do pessoal apesar de ler ou demorar a ler e não dar feedback logo esta muito interessada em aprender.
Eu só ando em off-road há dois anos e antes de ir para o monte tentei ler e ver o que pude e encontrei para aprender o Morais e o Careca que o digam nos primeiros passeios estava sempre a bombardea-los com perguntas.
Devorei uns videos de tecnicas de condução americanos que me arranjaram, adoro ver o trial porque sempre tive a noção de que fornece uma grande base para off-road
E nos passeios tento ir sempre atrás de um camarada para ver a sua forma de conduzir para ver se aprendo algo mais, e se te lembras na Planice Dourada muitas das vezes olhavas para trás e lá vias o homem com o capacete branco com o colete cor laranja numa DR branca :) era eu a tentar aprender alguma coisita :thumbsup:
Era fixe fazermos um workshops práticos de tecnicas de condução e claro tendo em conta as diferenças de condução entre uma GSA 1200 e uma 450 EXC.
Aqui não tenho dúvidas que quase toda a malta quer aprender mais para conduzir melhor e tem muita gente que tem um verdadeiro prazer em partilhar o que sabe, e todos queremos os bons momentos que passamos no monte em são convívio com o resto da malta, que são a melhor receita para a saúde e boa disposição, quando venho do monte e após tomar um belo banhinho a malta admira-se e pergunta? não estas cansado? e eu com uma cara sorridente digo: O monte revitaliza corpo e mente, e alguem me responde tenho ciúmes da laranjinha :D

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


04 dez 2010 23:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Vamos la responder a mais uma pergunta do Pedro BC:

Como abordar a lama

Como sabem ha varios tipos de lama que se podem resumir a dois: Aquela laminha fina em que a moto não afunda e quase não segura de pé e a outra em que se afunda até ficar atascada. No primeiro caso devemos conduzir de pé a meio da moto só com um cheirinho de aceleração e claro nem pensar em travar, normalmente nas bermas há aquela erva pequenina, se passarmos por cima escorrega menos. O segundo caso é mais complicado, mas se por acaso for um colega a frente que passa bem vamos pelo mesmo sitio, se ele ficar atascado, claro que temos de procurar outro, quando já passaram muitos e está tudo cheio de regos muito fundos devemos arranjar maneira de cruzar esses regos. Quando atasca mesmo muito, sair da moto e passar com ela a mão para evitar que o nosso peso a faça afundar ainda mais.

Pronto BC, da areia já falei atras e parece-me que está respondido.

Já agora vou dizer mais uma que de certeza voces não vão achar bem, mas é como se deve fazer:

Numa ribeira com agua e que não se sabe a altura nem o que está no fundo devemos sair da moto e passar com ela a mão. :grrr:

_________________
FFracing


05 dez 2010 09:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.