Data/Hora: 28 mar 2024 08:26




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Tecnicas base para condução todo terreno 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
CSantos Escreveu:

Florival, desculpa a pergunta mas nesses assuntos de mecânica sou um pouco nabo (ou muito). O motor desligado nessas descidas acentuadas causará algum problema à moto? Senti-me mais confortável com o motor desligado.

Obrigado por este excelente tópico


Problemas por descer com o motor desligado?... Não.... A não ser mais uns risquinhos devido a quedas, pois com o motor desligado é muito mais difícil controlar a moto. :okkk:

_________________
FFracing


14 dez 2010 17:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 mar 2010 10:56
Mensagens: 580
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, continuando o teu grande tópico e solicitando mais umas ajudas sobre AREIA.

Ao principio não gostava de areia era sempre a cair e andar a 5 km/h sentado, agora já me vou safando mais ao menos e adoro areia cada vez mais... Tento ir sempre em pé, o mais para trás possível e sempre a dar gaz (dentro do possível :ass: ) pior é quando temos que parar mesmo no meio do areal, por vezes é um bocado difícil de arrancar e retomar o ritmo! Outra dificuldade é curvar em areia.. :fiu:

Quais as dicas que dás para nos safarmos em areia bem fininha...

_________________
KTM 950 ADV S, Honda XR650 R


23 dez 2010 19:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Quando arrancas normalmente afunda de tras

Imagem

Tens de meter o peso a frente. Quando travas afunda da frente, tens de meter o peso atras, a curvar é de pé e a acelerar.

_________________
FFracing


23 dez 2010 20:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagens: 931
Localização: Cantanhede/Coimbra
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Dicas interessantes. :humm:

_________________
"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


23 dez 2010 20:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
:okkk: :okkk:


23 dez 2010 20:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Grande foto... :unibrow:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


23 dez 2010 20:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagens: 283
Localização: Sintra
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival,

Eu comecei no TT com o meu mamute há uns meses onde o meu fora de estrada se resumia a umas "saídas não planeadas" do alcatrão.

Embora tenha muita teoria assimilada e prática nalgumas coisas (p.e, não é só off-road que se usam os poisa-pés), infelizmente não estou perto de sítios onde possa "treinar" em piso mais irregular com o meu actual peso pesado.

Quero realçar que a teoria que "tenho" vem de vídeos na net e muita leitura MAS o que ainda não tinha acontecido era a teoria em PORTUGUÊS pelo que este tópico vale 5*

_________________
Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition" proud owner


04 jan 2011 16:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Fortuna aí pros lados da praia das maçãs, em direção á Ericeira há uns sitios porreiros sem ser mto extreme pra começar a praticar,

Obrigado Florival por ir mantendo o tópico ao mais alto nivel!!

cumps

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


04 jan 2011 20:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Fortuna Escreveu:
Florival,

Eu comecei no TT com o meu mamute há uns meses onde o meu fora de estrada se resumia a umas "saídas não planeadas" do alcatrão.

Embora tenha muita teoria assimilada e prática nalgumas coisas (p.e, não é só off-road que se usam os poisa-pés), infelizmente não estou perto de sítios onde possa "treinar" em piso mais irregular com o meu actual peso pesado.

Quero realçar que a teoria que "tenho" vem de vídeos na net e muita leitura MAS o que ainda não tinha acontecido era a teoria em PORTUGUÊS pelo que este tópico vale 5*


É tudo uma questão de começar a treinar aquilo que em teoria aprendeste :okkk:

Hugo Sousa Escreveu:
Fortuna aí pros lados da praia das maçãs, em direção á Ericeira há uns sitios porreiros sem ser mto extreme pra começar a praticar,

Obrigado Florival por ir mantendo o tópico ao mais alto nivel!!

cumps


Existe pois... foi andei a aprender com a Varadero, por isso Fortuna, quando quiseres dá-me um toque e vou contigo!
Preciso de treinar (só preciso é de créditos para andar sempre que quero)


05 jan 2011 11:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagens: 283
Localização: Sintra
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Respondendo à letra miudinha: também eu :crybaby:

_________________
Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition" proud owner


05 jan 2011 13:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 02 jan 2011 19:08
Mensagens: 50
Localização: Almada / Lisboa
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, assim que li o titulo deste tópico fui logo espreitar.

Indiscutivelmente de grande interesse para quem gosta de andar fora de estrada e ainda mais para quem está a aprender, como eu.

A teoria, tenho alguma de alguns videos e artigos que li, mas prática tenho pouca, até por alguma falta de oportunidade.

Nunca, no entanto, vi/li estas técnicas tão bem explicadas. Ter alguém de reconhecido valor e sapiencia a fazê-lo é um grande prazer. Desde já o meu obrigado pala partilha.

O que tenho lido vai-me ajudar concerteza (é preciso é que me lembre delas na altura :) ).

A minha experiencia é pouca mas a vontade de aprender é muita, simplesmente porque me divirto à brava.

A minha maior dificuldade e onde me tenho empenhado mais, é andar na areia. Gosto imenso mas caio cumó caraças :D. O que desmotiva é não saber o porquê de cair e não conseguir corrigir os erros. As curvas para mim são um ponto sensivel e já vou aplicar a técnica que aqui foi descrita.
Nas rectas também tenho tido alguns dissabores, sempre nas mesmas condições e da mesma forma, isto é, vou a rolar embalado, em 3ª, de pé, em areia funda e com regos, de repente, a traseira, ou a frente, não sei, salta do rego, dou gás, ela endireita e entra no rego ao lado e de seguida faz o mesmo para o outro lado, só que nesta segunda vez, a frente escorrega e estou no chão. A moto faz um S e no final, chão. Estou f***o porque já não sei que fazer.

Florival, só me ocorre dizer uma coisa: Manda mais.

Venha de lá esse fds de curso off-road =:) .

_________________
Ex-orgulhoso proprietário de uma Africa Twin RD07 '93


05 jan 2011 14:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, muito obrigado pelas dicas.

O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT.

Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender.

Por isso já tens aqui um aluno:

Algarchacal - 1

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


05 jan 2011 23:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Henrique Escreveu:



A minha maior dificuldade e onde me tenho empenhado mais, é andar na areia. Gosto imenso mas caio cumó caraças :D. O que desmotiva é não saber o porquê de cair e não conseguir corrigir os erros. As curvas para mim são um ponto sensivel e já vou aplicar a técnica que aqui foi descrita.
Nas rectas também tenho tido alguns dissabores, sempre nas mesmas condições e da mesma forma, isto é, vou a rolar embalado, em 3ª, de pé, em areia funda e com regos, de repente, a traseira, ou a frente, não sei, salta do rego, dou gás, ela endireita e entra no rego ao lado e de seguida faz o mesmo para o outro lado, só que nesta segunda vez, a frente escorrega e estou no chão. A moto faz um S e no final, chão. Estou f***o porque já não sei que fazer.

Florival, só me ocorre dizer uma coisa: Manda mais.

Venha de lá esse fds de curso off-road =:) .


Olá Henrique, sabes que andar com uma moto dessas em areia não é facil e quando se está a começar, muito pior.

Como deves calcular, sem te ver andar não te posso corrigir no que possas fazer mal, a areia é o melhor que há para aprender a andar em todo terreno, não só por haver menos possibilidades de nos lesionarmos mas tambem porque obriga a uma condução solta, não podes ir agarrado a moto a tentar impedir que ela se mexa, porque em areia ela vai sempre a abanar.

Esta resposta é tambem para ti, Fortuna. :okkk:

_________________
FFracing


09 jan 2011 18:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
algarchacal Escreveu:
Florival, muito obrigado pelas dicas.

O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT.

Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender.

Por isso já tens aqui um aluno:

Algarchacal - 1


Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. :okkk:

_________________
FFracing


09 jan 2011 18:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:

Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. :okkk:


Concordo inteiramente com isto... Eu sou muito activo fisicamente e para uma volta de mota dar cabo de mim é preciso ser muito tempo... E vejo pessoal estoirado passado uma manhã ou assim. O tipo de mota também influencia, mas uma boa forma física faz toda a diferença especialmente em passeios mais longos ou mais complicados...

Ps: Eu também alinhava numas aulas! :D

_________________
XT600E Azulinha


09 jan 2011 19:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto.


Penso que posso acrescentar as lesões também .
É um disparate , ainda lesionado , pegar na mota .
Bem vi este fds , que quando precisava de fazer força para segurar a mota não conseguia , e catrapumba ....
Para além das quedas que dei , vim com o ombro em muito pior estado .
O que estava a ficar bom , ficou mau outra vez , voltei à estaca zero , ou mesmo um pouco abaixo de zero .......

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


09 jan 2011 20:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lança põe-te é bom depressa que para a semana à mais e vai ser a doer :D .

Tou a brincar, vão ser só caminhos muito rolantes, o mais rolante que encontrar-mos é por onde vamos.

_________________
;-)


09 jan 2011 20:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 set 2010 20:02
Mensagens: 128
Mensagem Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Cruz Escreveu:
Eu no Dakar do ano passado fiquei doido com esta curva do Ruben (aos 2:08)

:ave: :ave: :ave:



Parece que a moto tem 3 rodas ;)

_________________
João Reis


10 jan 2011 00:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 set 2010 20:02
Mensagens: 128
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Boas,

ja acabei de ler a biblia, anti malho. lol
Mts parabens aos intervenientes.

Uma questao,

sou novo nesta coisa de duas rodas com motor, tenho o mau habito de em situaçoes limite usar primeio e mais o travao da frente, advindo dai varia idas ao tapete. Nao sei se isso se deve de ter andado mts anos de bicicleta, alguma forma de dar a volta a isso?!
Tenho cerca de 1.85, nao me sinto mt á vontade/confiante em pé numa NX4. Falta de habito?!

Abraço dos Açores

_________________
João Reis


10 jan 2011 01:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagens: 283
Localização: Sintra
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
@Florival

A minha ultima aula prática foi precisamente em areia (com os tourance exp...) e tenciono voltar. "O melhor sitio para aprender é na areia" foi precisamente o meu pensamento no final da manhã, pelos motivos apresentados.

Aprendi mais em 15s quando finalmente fiz uma passagem com o desbloqueador de cérebro :) que de todas as vezes que andei sem alcatrão. Só faltou curvar... fica para a próxima aula.

Continuo a achar que o mais difícil de conseguir é o desligar o medo dos safanões e cair depois disso é mais ou menos automágico se lermos manuais como este :thumbsup:

_________________
Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition" proud owner


11 jan 2011 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:
Florival, muito obrigado pelas dicas.

O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT.

Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender.

Por isso já tens aqui um aluno:

Algarchacal - 1


Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. :okkk:


Boas,
Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


11 jan 2011 20:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
algarchacal Escreveu:

Boas,
Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.


Em relação ao fisico, será que não há? :shi:

_________________
FFracing


11 jan 2011 21:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:

Boas,
Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.


Em relação ao fisico, será que não há? :shi:


é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte :dance:

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


11 jan 2011 23:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 fev 2010 12:11
Mensagens: 533
Localização: Porto
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. :okkk:


3 semanas é quase impossível, mas 1 ou 1 1/2 semana(s) lá para fins de Março calhava bem!


11 jan 2011 23:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Guimaraes Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. :okkk:


3 semanas é quase impossível, mas 1 ou 1 1/2 semana(s) lá para fins de Março calhava bem!


Hora aí esta..Guimarães já somos dois :yesss: :yesss:

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


12 jan 2011 00:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.