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Tecnicas base para condução todo terreno https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=99&t=16067 |
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Autor: | Florival Faria [ 14 dez 2010 17:31 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
CSantos Escreveu: Florival, desculpa a pergunta mas nesses assuntos de mecânica sou um pouco nabo (ou muito). O motor desligado nessas descidas acentuadas causará algum problema à moto? Senti-me mais confortável com o motor desligado. Obrigado por este excelente tópico Problemas por descer com o motor desligado?... Não.... A não ser mais uns risquinhos devido a quedas, pois com o motor desligado é muito mais difícil controlar a moto. |
Autor: | procoelho [ 23 dez 2010 19:14 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival, continuando o teu grande tópico e solicitando mais umas ajudas sobre AREIA. Ao principio não gostava de areia era sempre a cair e andar a 5 km/h sentado, agora já me vou safando mais ao menos e adoro areia cada vez mais... Tento ir sempre em pé, o mais para trás possível e sempre a dar gaz (dentro do possível ) pior é quando temos que parar mesmo no meio do areal, por vezes é um bocado difícil de arrancar e retomar o ritmo! Outra dificuldade é curvar em areia.. Quais as dicas que dás para nos safarmos em areia bem fininha... |
Autor: | Florival Faria [ 23 dez 2010 20:11 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Quando arrancas normalmente afunda de tras Tens de meter o peso a frente. Quando travas afunda da frente, tens de meter o peso atras, a curvar é de pé e a acelerar. |
Autor: | JRodrigues [ 23 dez 2010 20:21 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Dicas interessantes. |
Autor: | NunoBarbosa [ 23 dez 2010 20:32 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Autor: | Paulo Machado [ 23 dez 2010 20:33 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Grande foto... |
Autor: | Fortuna [ 04 jan 2011 16:22 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival, Eu comecei no TT com o meu mamute há uns meses onde o meu fora de estrada se resumia a umas "saídas não planeadas" do alcatrão. Embora tenha muita teoria assimilada e prática nalgumas coisas (p.e, não é só off-road que se usam os poisa-pés), infelizmente não estou perto de sítios onde possa "treinar" em piso mais irregular com o meu actual peso pesado. Quero realçar que a teoria que "tenho" vem de vídeos na net e muita leitura MAS o que ainda não tinha acontecido era a teoria em PORTUGUÊS pelo que este tópico vale 5* |
Autor: | Hugo Sousa [ 04 jan 2011 20:04 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Fortuna aí pros lados da praia das maçãs, em direção á Ericeira há uns sitios porreiros sem ser mto extreme pra começar a praticar, Obrigado Florival por ir mantendo o tópico ao mais alto nivel!! cumps |
Autor: | Miguel [ 05 jan 2011 11:42 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Fortuna Escreveu: Florival, Eu comecei no TT com o meu mamute há uns meses onde o meu fora de estrada se resumia a umas "saídas não planeadas" do alcatrão. Embora tenha muita teoria assimilada e prática nalgumas coisas (p.e, não é só off-road que se usam os poisa-pés), infelizmente não estou perto de sítios onde possa "treinar" em piso mais irregular com o meu actual peso pesado. Quero realçar que a teoria que "tenho" vem de vídeos na net e muita leitura MAS o que ainda não tinha acontecido era a teoria em PORTUGUÊS pelo que este tópico vale 5* É tudo uma questão de começar a treinar aquilo que em teoria aprendeste Hugo Sousa Escreveu: Fortuna aí pros lados da praia das maçãs, em direção á Ericeira há uns sitios porreiros sem ser mto extreme pra começar a praticar, Obrigado Florival por ir mantendo o tópico ao mais alto nivel!! cumps Existe pois... foi andei a aprender com a Varadero, por isso Fortuna, quando quiseres dá-me um toque e vou contigo! Preciso de treinar (só preciso é de créditos para andar sempre que quero) |
Autor: | Fortuna [ 05 jan 2011 13:45 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Respondendo à letra miudinha: também eu |
Autor: | Henrique [ 05 jan 2011 14:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival, assim que li o titulo deste tópico fui logo espreitar. Indiscutivelmente de grande interesse para quem gosta de andar fora de estrada e ainda mais para quem está a aprender, como eu. A teoria, tenho alguma de alguns videos e artigos que li, mas prática tenho pouca, até por alguma falta de oportunidade. Nunca, no entanto, vi/li estas técnicas tão bem explicadas. Ter alguém de reconhecido valor e sapiencia a fazê-lo é um grande prazer. Desde já o meu obrigado pala partilha. O que tenho lido vai-me ajudar concerteza (é preciso é que me lembre delas na altura ). A minha experiencia é pouca mas a vontade de aprender é muita, simplesmente porque me divirto à brava. A minha maior dificuldade e onde me tenho empenhado mais, é andar na areia. Gosto imenso mas caio cumó caraças . O que desmotiva é não saber o porquê de cair e não conseguir corrigir os erros. As curvas para mim são um ponto sensivel e já vou aplicar a técnica que aqui foi descrita. Nas rectas também tenho tido alguns dissabores, sempre nas mesmas condições e da mesma forma, isto é, vou a rolar embalado, em 3ª, de pé, em areia funda e com regos, de repente, a traseira, ou a frente, não sei, salta do rego, dou gás, ela endireita e entra no rego ao lado e de seguida faz o mesmo para o outro lado, só que nesta segunda vez, a frente escorrega e estou no chão. A moto faz um S e no final, chão. Estou f***o porque já não sei que fazer. Florival, só me ocorre dizer uma coisa: Manda mais. Venha de lá esse fds de curso off-road . |
Autor: | algarchacal [ 05 jan 2011 23:41 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival, muito obrigado pelas dicas. O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT. Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender. Por isso já tens aqui um aluno: Algarchacal - 1 |
Autor: | Florival Faria [ 09 jan 2011 18:27 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Henrique Escreveu: A minha maior dificuldade e onde me tenho empenhado mais, é andar na areia. Gosto imenso mas caio cumó caraças . O que desmotiva é não saber o porquê de cair e não conseguir corrigir os erros. As curvas para mim são um ponto sensivel e já vou aplicar a técnica que aqui foi descrita. Nas rectas também tenho tido alguns dissabores, sempre nas mesmas condições e da mesma forma, isto é, vou a rolar embalado, em 3ª, de pé, em areia funda e com regos, de repente, a traseira, ou a frente, não sei, salta do rego, dou gás, ela endireita e entra no rego ao lado e de seguida faz o mesmo para o outro lado, só que nesta segunda vez, a frente escorrega e estou no chão. A moto faz um S e no final, chão. Estou f***o porque já não sei que fazer. Florival, só me ocorre dizer uma coisa: Manda mais. Venha de lá esse fds de curso off-road . Olá Henrique, sabes que andar com uma moto dessas em areia não é facil e quando se está a começar, muito pior. Como deves calcular, sem te ver andar não te posso corrigir no que possas fazer mal, a areia é o melhor que há para aprender a andar em todo terreno, não só por haver menos possibilidades de nos lesionarmos mas tambem porque obriga a uma condução solta, não podes ir agarrado a moto a tentar impedir que ela se mexa, porque em areia ela vai sempre a abanar. Esta resposta é tambem para ti, Fortuna. |
Autor: | Florival Faria [ 09 jan 2011 18:47 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
algarchacal Escreveu: Florival, muito obrigado pelas dicas. O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT. Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender. Por isso já tens aqui um aluno: Algarchacal - 1 Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. |
Autor: | Jarod [ 09 jan 2011 19:04 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. Concordo inteiramente com isto... Eu sou muito activo fisicamente e para uma volta de mota dar cabo de mim é preciso ser muito tempo... E vejo pessoal estoirado passado uma manhã ou assim. O tipo de mota também influencia, mas uma boa forma física faz toda a diferença especialmente em passeios mais longos ou mais complicados... Ps: Eu também alinhava numas aulas! |
Autor: | Lança [ 09 jan 2011 20:05 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. Penso que posso acrescentar as lesões também . É um disparate , ainda lesionado , pegar na mota . Bem vi este fds , que quando precisava de fazer força para segurar a mota não conseguia , e catrapumba .... Para além das quedas que dei , vim com o ombro em muito pior estado . O que estava a ficar bom , ficou mau outra vez , voltei à estaca zero , ou mesmo um pouco abaixo de zero ....... |
Autor: | Pedro BC [ 09 jan 2011 20:33 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Lança põe-te é bom depressa que para a semana à mais e vai ser a doer . Tou a brincar, vão ser só caminhos muito rolantes, o mais rolante que encontrar-mos é por onde vamos. |
Autor: | Joao reis [ 10 jan 2011 00:42 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Cruz Escreveu: Eu no Dakar do ano passado fiquei doido com esta curva do Ruben (aos 2:08) Parece que a moto tem 3 rodas ;) |
Autor: | Joao reis [ 10 jan 2011 01:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Boas, ja acabei de ler a biblia, anti malho. lol Mts parabens aos intervenientes. Uma questao, sou novo nesta coisa de duas rodas com motor, tenho o mau habito de em situaçoes limite usar primeio e mais o travao da frente, advindo dai varia idas ao tapete. Nao sei se isso se deve de ter andado mts anos de bicicleta, alguma forma de dar a volta a isso?! Tenho cerca de 1.85, nao me sinto mt á vontade/confiante em pé numa NX4. Falta de habito?! Abraço dos Açores |
Autor: | Fortuna [ 11 jan 2011 11:11 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
@Florival A minha ultima aula prática foi precisamente em areia (com os tourance exp...) e tenciono voltar. "O melhor sitio para aprender é na areia" foi precisamente o meu pensamento no final da manhã, pelos motivos apresentados. Aprendi mais em 15s quando finalmente fiz uma passagem com o desbloqueador de cérebro que de todas as vezes que andei sem alcatrão. Só faltou curvar... fica para a próxima aula. Continuo a achar que o mais difícil de conseguir é o desligar o medo dos safanões e cair depois disso é mais ou menos automágico se lermos manuais como este |
Autor: | algarchacal [ 11 jan 2011 20:28 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: algarchacal Escreveu: Florival, muito obrigado pelas dicas. O melhor seria um dia organizar-mos uma aula de TT. Irás ver que se junta muita malta sempre pronta a aprender. Por isso já tens aqui um aluno: Algarchacal - 1 Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. Boas, Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta. |
Autor: | Florival Faria [ 11 jan 2011 21:35 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
algarchacal Escreveu: Boas, Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta. Em relação ao fisico, será que não há? |
Autor: | algarchacal [ 11 jan 2011 23:34 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: algarchacal Escreveu: Boas, Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta. Em relação ao fisico, será que não há? é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte |
Autor: | Guimaraes [ 11 jan 2011 23:42 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. 3 semanas é quase impossível, mas 1 ou 1 1/2 semana(s) lá para fins de Março calhava bem! |
Autor: | algarchacal [ 12 jan 2011 00:10 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Guimaraes Escreveu: Florival Faria Escreveu: Aulas praticas de TT de um ou dois dias não está na minha maneira de ver, não fará muita diferença, o ideal são tres semanas e não é só moto, o mais importante e prioritário é o treino físico, quando estamos cansados não podemos com uma gata pelo rabo como é que vamos poder fazer o que queremos da moto. De qq das formas não me importo de dar umas dicas, organizem-se e digam qq coisa. 3 semanas é quase impossível, mas 1 ou 1 1/2 semana(s) lá para fins de Março calhava bem! Hora aí esta..Guimarães já somos dois |
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