Trail Aventura
http://trailaventura.pt/

Tecnicas base para condução todo terreno
http://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=99&t=16067
Página 6 de 8

Autor:  Jarod [ 12 jan 2011 11:01 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:

Em relação ao fisico, será que não há? :shi:


Esta pergunta deixou-me intrigado...

O que recomenda para manutenção de forma fisica para estas nossas voltinhas em ar de passeio?

Alguns mais hardcore, como tenho visto por aqui...

Autor:  Careca [ 12 jan 2011 11:06 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Jarod Escreveu:

O que recomenda para manutenção de forma fisica para estas nossas voltinhas em ar de passeio?




Autor:  Fortuna [ 12 jan 2011 12:13 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:thumbsup:

Não esquecer o aquecimento 1º

Autor:  Jarod [ 12 jan 2011 12:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Careca Escreveu:




Não me estou a armar, nem de perto nem de longe, até porque não preciso disso mas... esses exercicios são um bocado "básicos" demais e não acredito que alguém prepare um Dakar com isso...

Para quem não faz nada de exercicio na vida, é melhor que 0... Mas estava à espera de ver outras coisas.

Eu não sou professor de educação fisica mas costumo fazer coisas que acho que me ajudam a andar de mota... Natação, corrida e Cross Fit.
Também faço outras coisas ( musculação, Krav Maga ) mas que não me parece que ajudem directamente para o esforço que se faz em cima duma mota...

Autor:  Miguel [ 12 jan 2011 12:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Um coisa tens de ter, uma boa capacidade pulmonar... porque sem isso não te adianta nada ter musculos se não tens pulmões suficientes para os oxigenar... e se não tiveres nem uma coisa nem outra... cansaste muito mais depressa... a não ser que andes de mota todos os fins de semana de forma a ganhar pulmões e musculos...

Por isso acho que para nós amadores, um pouco de exercicio cardio-vascular e musculação já são uma grande ajuda!

Autor:  Rui Morgado [ 12 jan 2011 19:48 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Ai está um tema que eu rapidamente me apercebi...da pior maneira... :puke:

Eu falo por mim, e das 1ºs coisas q notei quando comecei a sair fora de estrada foi o quanto a nossa condição física é importante!!!

Eu, mais que dificuldades técnicas (pq as tenho..sobretudo em areia...), o q noto são dificuldades físicas, sobretudo no verão, onde ao fim de uma manhã a andar, já não posso com uma gata pelo rabo... :pum2: :pum2:

São 41 anos, 1 maço de tabaco por dia, muito toucinho e farinheira, litros de "birra" e tintol acumulados...muitas horas passadas á mesa, e claro, quando a isto juntamos o sedentarismo, no meu caso especialmente desde q a minha filhota nasceu á 4 anos que deixei de ter uma vida tão agitada e passo muito mais tempo por casa, a coisa nota-se...e de q maneira...
Tenho plena consciência q a minha maior limitação neste momento é mesmo física, e como tal quero ver se começo a tratar disso o mais rapidamente possível... [wink]

Autor:  Florival Faria [ 12 jan 2011 20:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

algarchacal Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:

Boas,
Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.


Em relação ao fisico, será que não há? :shi:


é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte :dance:


Pelo menos confiança em ti tens, treinas regularmente algum desporto?

Autor:  Florival Faria [ 12 jan 2011 21:03 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Jarod Escreveu:
Careca Escreveu:




Não me estou a armar, nem de perto nem de longe, até porque não preciso disso mas... esses exercicios são um bocado "básicos" demais e não acredito que alguém prepare um Dakar com isso...

Para quem não faz nada de exercicio na vida, é melhor que 0... Mas estava à espera de ver outras coisas.

Eu não sou professor de educação fisica mas costumo fazer coisas que acho que me ajudam a andar de mota... Natação, corrida e Cross Fit.
Também faço outras coisas ( musculação, Krav Maga ) mas que não me parece que ajudem directamente para o esforço que se faz em cima duma mota...


Pois, mas nem isto as pessoas conseguem fazer....

Eh pá, a malta complica as coisas mais simples do mundo, arranjam nomes e o caraças que eu não percebo nada.

Autor:  Jarod [ 12 jan 2011 21:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:

Eh pá, a malta complica as coisas mais simples do mundo, arranjam nomes e o caraças que eu não percebo nada.


Ok, peço desculpa, liguei o "complicómetro" mas também não importa muito o que eu faço...

O que queria mesmo saber era o que recomendava para as nossas voltinhas? O que acha, na sua opinião, ser o mais adequado?

Autor:  algarchacal [ 12 jan 2011 21:54 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:

Boas,
Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.


Em relação ao fisico, será que não há? :shi:


é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte :dance:


Pelo menos confiança em ti tens, treinas regularmente algum desporto?


Pratico praticamente todos os dias, :danc: mas... eu confio em mim...ás vezes :nod: :nod:

Autor:  cfs [ 13 jan 2011 18:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival, grandes dicas.

Este tipo de informação é excelente para gajos rookies como eu, que têm aprendido um bocado à padeiro, a seguir os outros nos passeios.

Eu também estaria interessado em fazer uma sessão de treino e/ou melhoria da técnica!

Em relação à forma física, deixo o meu bitaite, com base na minha experiência e por também já ter ouvido referências a isso do Coma e outros:

o btt ou ciclismo é uma excelente preparação para andar de mota, já que muito do esforço que fazemos a andar de mota é feito pelas pernas e permite trabalhar também a capacidade aeróbica (se puxarmos um pouco).

Depois, há que preparar também o tronco para aguentar com os esforços, que fazemos:
treinar os punhos para ter força para agarrar o guiador e suportar as constantes acelerações e travagens ==> usar molas ou apertar uma bola de ténis
braços e costas ==> flexões, levantar pesos, natação

Autor:  Florival Faria [ 13 jan 2011 19:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

algarchacal Escreveu:

Pratico praticamente todos os dias, :danc: mas... eu confio em mim...ás vezes :nod: :nod:


Pá oh Luis, não me digas que fazes bailado, ou será que é pulos de galo? :danc:
Ou será que é qq coisa com aqueles nomes malucos?

Eu para recomendar alguma coisa tenho de saber o que cada um faz para saber mais ou menos a condição fisica que se encontra.

Autor:  Florival Faria [ 13 jan 2011 19:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Joao reis Escreveu:
Boas,



Uma questao,

sou novo nesta coisa de duas rodas com motor, tenho o mau habito de em situaçoes limite usar primeio e mais o travao da frente, advindo dai varia idas ao tapete. Nao sei se isso se deve de ter andado mts anos de bicicleta, alguma forma de dar a volta a isso?!
Tenho cerca de 1.85, nao me sinto mt á vontade/confiante em pé numa NX4. Falta de habito?!

Abraço dos Açores


Bem, essas idas ao tapete não são por usar o travão de frente mas sim porque o apertas muito bruscamente e por má distribuição do peso na moto,
aconselho a apertares a manete com dois dedos e se ainda assim a coisa se repetir aperta só com o indicador, para te habituares a isso aconselho a andar sempre com o dedo em cima da manete, quanto a distribuição de peso aconselho a andar sentado o mais atras possivel. :okkk:

Autor:  Paulo Li [ 13 jan 2011 23:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Eheheh isto já parece aquelas revistas cor-de-rosa

Tenho uma dúvida se eu andar com uma nota de 500€ pendurado à frente numa cana, será que ando mais depressa...?? :lol: :lol: :shi:


Just kiding Florival :D

Mas uma coisa é certo para corrigir o andamento de uma pessoa o Florival têm que ir atrás para ver e poder corrigir. (é só a minha opinião)

Autor:  CSantos [ 14 fev 2011 11:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Paulo Li Escreveu:
Eheheh isto já parece aquelas revistas cor-de-rosa

Tenho uma dúvida se eu andar com uma nota de 500€ pendurado à frente numa cana, será que ando mais depressa...?? :lol: :lol: :shi:


Just kiding Florival :D

Mas uma coisa é certo para corrigir o andamento de uma pessoa o Florival têm que ir atrás para ver e poder corrigir. (é só a minha opinião)


Bem no meu caso e talvez da maior parte da malta, nota-se diferença passado algum tempo durante os passeios quando há alguém que nos vai corrigindo vai atrás.
Tem sido importante na minha evolução e também é bom para interiorizar o que devemos fazer em diferentes circunstâncias e determinados tipos de piso. Algumas coisas já estão em automático e por vezes faço-as sem pensar.

Autor:  Florival Faria [ 22 mar 2011 20:05 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Então pessoal!...

Como vão os treinos? As minhas tecnicas funcionam, ou nem por isso? :study:

Já é tempo de se ver resultados. Digam qq coisa. :okkk:

Autor:  Lança [ 22 mar 2011 20:08 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Elá Florival , o PC já bomba ?
Bem vindo de volta :hello:

Autor:  Florival Faria [ 22 mar 2011 21:21 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Lança Escreveu:
Elá Florival , o PC já bomba ?
Bem vindo de volta :hello:


Pois, estas coisas demoram sempre "muito tempo" mas voltam sempre a funcionar.

Obrigado amigo. :okkk:

Autor:  Zé Martins [ 22 mar 2011 21:38 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Já me havia questionado sobre o nosso Homem ! :hello:
Welcome back Florival! :friends:
As suas técnicas claro que funcionam, ainda este fds as pusemos em prática... :okkk:

Autor:  Florival Faria [ 19 abr 2011 08:11 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Vejam só como esta senhora domina a moto do Coma, a do Ruben e uma ADV

http://www.facebook.com/media/set/fbx/? ... 4122748129

Autor:  procoelho [ 27 abr 2011 23:49 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:eek: :eek:
Nice pics!!!

Autor:  Agostinho Gomes [ 08 mai 2011 01:00 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

1 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma vala de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?

2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?
a mim das vezes que isto me aconteceu, acabei por dar um salto e aterrar mais ou menos em cima da mota, mas as suspensões bateram no fundo.
3 - Será a melhor solução, ao passar a lomba e sair em "cavalo", para evitar esgotar as suspensões?

abraço

Autor:  PSSDias [ 08 mai 2011 13:36 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Para qualquer das duas situacoes, acelero ao maximo, puxo o guiador e fecho os olhos!!!

Autor:  Florival Faria [ 08 mai 2011 18:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Agostinho Gomes Escreveu:
1 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma vala de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?

2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?
a mim das vezes que isto me aconteceu, acabei por dar um salto e aterrar mais ou menos em cima da mota, mas as suspensões bateram no fundo.
3 - Será a melhor solução, ao passar a lomba e sair em "cavalo", para evitar esgotar as suspensões?

abraço


Apesar do obstaculo ser completamente o inverso a maneira de os passar é muito semelhante:

No primeiro caso deves institivamente procurar tipo uma saliencia no terreno mesmo junto a berma, pode ser até uma pequena pedra, para ajudar a impulsar a moto para o ar, dar uma aceleradela forte, pode ser acompanhada de um toque de embriagem nesse preciso momento ao mesmo tempo que saltas, como se fosses saltar a pé, isto porque para saltares tens que te baixar, comprimindo a suspensão e ao levantares te para o ar trazes a moto contigo ajudando a abrir a suspensão o que lançará a moto para o ar, se não houver nenhuma saliencia no terreno ou não der tempo a nada, o procedimento é o mesmo.

No segundo caso o comportamento é o mesmo, só que não precisas de procurar a tal saliencia, ela já lá está, desde que a rampa da lomba seja mais curta que a moto, porque se puxares só da frente corres o risco de quando a roda de traz bate na rampa levantar e baixar de frente o que pode originar uma queda de cabeça, nada agradavel.

Claro que isto não é facil, nem de explicar quanto mais de executar. É preciso muito treino de preferencia com motos de cross ou enduro.

Autor:  JaimeX [ 09 mai 2011 17:30 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

tenho outra dica a dar,

cuidado com os tufos de erva alta nos caminhos, e nunca andem sem equipamento...

ontem fui ter com malta amiga ao café, e lembrei-me de levar a cabra que já não trabalhava á umas semanas e fuia corta mato até ao cafézito, já não cheguei lá, mandei uma mocada numa pedra que estava no meio do caminho encoberta por ervas altas, tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee

Página 6 de 8 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/