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Tecnicas base para condução todo terreno https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=99&t=16067 |
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Autor: | Lança [ 09 mai 2011 21:52 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
JaimeX Escreveu: mandei uma mocada numa pedra que estava no meio do caminho encoberta por ervas altas, tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee Parece que é de propósito quando não temos equipamento . |
Autor: | Paulo Li [ 09 mai 2011 22:35 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
As melhoras Jaimex |
Autor: | Rui Morgado [ 09 mai 2011 23:57 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
porra...já nem se pode ir beber um sumol descansado ... As melhoras Jaimex... |
Autor: | Rui Morgado [ 09 mai 2011 23:59 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
ja agora, e pq me parece apropriado para o tópico... http://motorcycles.about.com/od/howtoridesafel1/ss/How-To-Ride-A-Motorcycle-In-The-Dirt-10-Dirtbike-Tips-For-Street-Riders.htm |
Autor: | Agostinho Gomes [ 10 mai 2011 01:33 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
JaimeX Escreveu: tenho outra dica a dar, cuidado com os tufos de erva alta nos caminhos, e nunca andem sem equipamento... ... tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee as melhoras! |
Autor: | Agostinho Gomes [ 10 mai 2011 01:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: ... 2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h? ... Apesar do obstaculo ser completamente o inverso a maneira de os passar é muito semelhante: ... No segundo caso o comportamento é o mesmo, só que não precisas de procurar a tal saliencia, ela já lá está, desde que a rampa da lomba seja mais curta que a moto, porque se puxares só da frente corres o risco de quando a roda de traz bate na rampa levantar e baixar de frente o que pode originar uma queda de cabeça, nada agradavel. Antes de mais, obrigado pela informação. hehehe, aconteceu-me exactamente que descreves-te, felizmente não caí, mas levei coice da roda de traz, que até me ficou a doer o rabo. Mas chegou para susto! Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo? O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade? Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro? O que é mais indicado/seguro? pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava. |
Autor: | Miguel [ 10 mai 2011 07:53 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Ganda galo Jaime!!! As melhoras |
Autor: | Florival Faria [ 10 mai 2011 20:26 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Agostinho Gomes Escreveu: Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo? O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade? Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro? O que é mais indicado/seguro? pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava. A suspensão deve comprimir a entrada da lomba e abrir a saida para projetar a moto para o ar, claro que quando a moto esta no ar não é necessario acelerar, neste tipo de lombas, mas no momento que toca no chão deve levar uma aceleradela forte para evitar um forte embate de cima para baixo. A aterragem deve ser feita nestes casos com a roda de tras primeiro. A suspensão e amortecedor devem estar afinadas de maneira a fazer todo o seu curso, mas não bater de forma seca no fundo. |
Autor: | Agostinho Gomes [ 17 mai 2011 14:57 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Obrigado Florival. Vou tentar praticar as lições e depois dou feedback. Abraço |
Autor: | balasteiro [ 22 set 2011 14:10 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Boas a todos e em especial ao Florival um tópico muito bem elaborado e com explicações simples mas bastantes importantes para todos eu estive a ler o tópico do inicio até ao fim passando pelos comentários todos para poder aprender qualquer coisa mas isto é como vocês dizem não á nada melhor do que passar do papel á prática no terreno principalmente para mim que nunca tive contacto com a terra lama água etc não me levem a mal alguma coisa que eu escreva mas eu sou mesmo muito verde nestas lides mas ao ler estas explicações e comentários sempre fica qualquer coisa bem haja |
Autor: | Florival Faria [ 14 out 2011 19:32 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma? Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar |
Autor: | balasteiro [ 14 out 2011 19:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Claro que sim é sempre bom aprender e eu que o diga |
Autor: | Louzeiro [ 14 out 2011 20:21 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Autor: | Miguel [ 15 out 2011 07:56 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Autor: | FGBranco [ 15 out 2011 18:48 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Autor: | Diogo Lima [ 17 out 2011 11:20 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
venham mais, senão aprendemos a ver ai em baixo. |
Autor: | Pedro BC [ 17 out 2011 11:25 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Florival Faria Escreveu: Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma? Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar Valer a pena valeu Mas estou na mesma como a lesma. A evolução exige 2 coisas: Prática, muita prática Alguma dose de loucura A primeira procuro ter e não consigo, a segunda tento não ter e nem sempre consigo. Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas |
Autor: | Diogo Lima [ 17 out 2011 11:55 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
"Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas" Só se for a descer as subidas ao trambolhões |
Autor: | Florival Faria [ 17 out 2011 19:26 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Pois é pessoal, não restam duvidas, foi um erro este tópico. Em quase 4000 visitas apenas 6 pessoas acham que teve interesse. Peço desculpa a quem manifestou interesse, se precisarem algo da minha pessoa, mandem sempre |
Autor: | Lança [ 18 out 2011 09:07 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Não é bem assim Florival , é que 3500 visitas são minhas ! Mas nem sempre me apetece escrever |
Autor: | Diogo Lima [ 18 out 2011 11:19 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Olha eu li as 12 paginas do topico e "tento" aplicar o que aqui foi dito. às vezes não sai é como esperava... deve ser defeito dos pneus |
Autor: | João Coimbra [ 18 out 2011 13:49 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Muito bom o tópico é pena não ter tempo para as aulas prática. Mas vou imprimir tudo para ver se consigo decorar tudo até à Baja. |
Autor: | JaimeX [ 18 out 2011 14:01 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Eu não consigo aplicar as dicas do Florival porque.... - Sou nabo - A preparação fisica é zero - só pego na moto esporádicamente - a principal é porque tenho medo de me aleijar ( as mazelas já adivinham o tempo) e como tal corto-me a determinadas situações, razão pela qual ando mal e porcamente na areia. Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , |
Autor: | Pedro BC [ 18 out 2011 14:12 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
JaimeX Escreveu: Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses. |
Autor: | JaimeX [ 18 out 2011 14:23 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tecnicas base para condução todo terreno |
Pedro BC Escreveu: JaimeX Escreveu: Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses. A ultima vez que andou a sério foi no passeio do Ricardo Andrés, depois espalhei-me numa "brincadeira" e lixei o joelho e não voltei a andar..... |
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