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Tecnicas base para condução todo terreno
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Autor:  Lança [ 09 mai 2011 21:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

JaimeX Escreveu:
mandei uma mocada numa pedra que estava no meio do caminho encoberta por ervas altas, tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee


Parece que é de propósito quando não temos equipamento .

Autor:  Paulo Li [ 09 mai 2011 22:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

As melhoras Jaimex

Autor:  Rui Morgado [ 09 mai 2011 23:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

porra...já nem se pode ir beber um sumol descansado ... :angry: :angry:

As melhoras Jaimex...

Autor:  Rui Morgado [ 09 mai 2011 23:59 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

ja agora, e pq me parece apropriado para o tópico...

http://motorcycles.about.com/od/howtoridesafel1/ss/How-To-Ride-A-Motorcycle-In-The-Dirt-10-Dirtbike-Tips-For-Street-Riders.htm

Autor:  Agostinho Gomes [ 10 mai 2011 01:33 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

JaimeX Escreveu:
tenho outra dica a dar,

cuidado com os tufos de erva alta nos caminhos, e nunca andem sem equipamento...
...
tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee

as melhoras!

Autor:  Agostinho Gomes [ 10 mai 2011 01:54 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
...
2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?
...

Apesar do obstaculo ser completamente o inverso a maneira de os passar é muito semelhante:
...
No segundo caso o comportamento é o mesmo, só que não precisas de procurar a tal saliencia, ela já lá está, desde que a rampa da lomba seja mais curta que a moto, porque se puxares só da frente corres o risco de quando a roda de traz bate na rampa levantar e baixar de frente o que pode originar uma queda de cabeça, nada agradavel.

Antes de mais, obrigado pela informação.
hehehe, aconteceu-me exactamente que descreves-te, felizmente não caí, mas levei coice da roda de traz, que até me ficou a doer o rabo. Mas chegou para susto!
Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo?

O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade?
Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro?
O que é mais indicado/seguro?
pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava.

Autor:  Miguel [ 10 mai 2011 07:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Ganda galo Jaime!!!
As melhoras

Autor:  Florival Faria [ 10 mai 2011 20:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Agostinho Gomes Escreveu:
Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo?

O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade?
Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro?
O que é mais indicado/seguro?
pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava.


A suspensão deve comprimir a entrada da lomba e abrir a saida para projetar
a moto para o ar, claro que quando a moto esta no ar não é necessario acelerar, neste tipo de lombas, mas no momento que toca no chão deve levar uma aceleradela forte para evitar um forte embate de cima para baixo.
A aterragem deve ser feita nestes casos com a roda de tras primeiro.

A suspensão e amortecedor devem estar afinadas de maneira a fazer todo o seu curso, mas não bater de forma seca no fundo.

Autor:  Agostinho Gomes [ 17 mai 2011 14:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Obrigado Florival.
Vou tentar praticar as lições e depois dou feedback.
Abraço

Autor:  balasteiro [ 22 set 2011 14:10 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Boas a todos e em especial ao Florival um tópico muito bem elaborado e com explicações simples mas bastantes importantes para todos eu estive a ler o tópico do inicio até ao fim passando pelos comentários todos para poder aprender qualquer coisa mas isto é como vocês dizem não á nada melhor do que passar do papel á prática no terreno principalmente para mim que nunca tive contacto com a terra lama água etc não me levem a mal alguma coisa que eu escreva mas eu sou mesmo muito verde nestas lides mas ao ler estas explicações e comentários sempre fica qualquer coisa bem haja

Autor:  Florival Faria [ 14 out 2011 19:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb :lol:

Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma?

Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Autor:  balasteiro [ 14 out 2011 19:54 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Claro que sim é sempre bom aprender e eu que o diga :okkk: :okkk:

Autor:  Louzeiro [ 14 out 2011 20:21 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:okkk: :okkk: :okkk:

Autor:  Miguel [ 15 out 2011 07:56 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:thumbsup:

Autor:  FGBranco [ 15 out 2011 18:48 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:okkk:

Autor:  Diogo Lima [ 17 out 2011 11:20 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

:thumbsup: :thumbsup: venham mais, senão aprendemos a ver ai em baixo.

Autor:  Pedro BC [ 17 out 2011 11:25 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:
Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb :lol:

Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma?

Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]



Valer a pena valeu :thumbsup:

Mas estou na mesma como a lesma.

A evolução exige 2 coisas:
Prática, muita prática
Alguma dose de loucura

A primeira procuro ter e não consigo, a segunda tento não ter e nem sempre consigo.

Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas :matrix:

Autor:  Diogo Lima [ 17 out 2011 11:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

"Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas"

Só se for a descer as subidas ao trambolhões :confused:

Autor:  Florival Faria [ 17 out 2011 19:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Pois é pessoal, não restam duvidas, foi um erro este tópico.

Em quase 4000 visitas apenas 6 pessoas acham que teve interesse.

Peço desculpa a quem manifestou interesse, se precisarem algo da minha pessoa, mandem sempre :okkk:

Autor:  Lança [ 18 out 2011 09:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Não é bem assim Florival , é que 3500 visitas são minhas !
Mas nem sempre me apetece escrever :nhnhn:

Autor:  Diogo Lima [ 18 out 2011 11:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Olha eu li as 12 paginas do topico e "tento" aplicar o que aqui foi dito. às vezes não sai é como esperava... deve ser defeito dos pneus :nod:

Autor:  João Coimbra [ 18 out 2011 13:49 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Muito bom o tópico é pena não ter tempo para as aulas prática. Mas vou imprimir tudo para ver se consigo decorar tudo até à Baja.

:okkk: :thumbsup:

Autor:  JaimeX [ 18 out 2011 14:01 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Eu não consigo aplicar as dicas do Florival porque....

- Sou nabo
- A preparação fisica é zero
- só pego na moto esporádicamente
- a principal é porque tenho medo de me aleijar ( as mazelas já adivinham o tempo) e como tal corto-me a determinadas situações, razão pela qual ando mal e porcamente na areia.

Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque :zum: ,

Autor:  Pedro BC [ 18 out 2011 14:12 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

JaimeX Escreveu:
Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque :zum: ,


E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses.

Autor:  JaimeX [ 18 out 2011 14:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Pedro BC Escreveu:
JaimeX Escreveu:
Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque :zum: ,


E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses.


A ultima vez que andou a sério foi no passeio do Ricardo Andrés, depois espalhei-me numa "brincadeira" e lixei o joelho e não voltei a andar..... :(

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