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Tecnicas base para condução todo terreno https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=99&t=16067 |
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Autor: | Paulo Machado [ 03 dez 2010 08:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Barroso mas como se falou no outro dia, se reparares, mesmo os prós nas zonas mais técnicas sentam-se para as ultrapassar, seja em curvas, lombas, regos, etc... Aquilo de andarem sempre de pé nem sempre é como nos parece. Além do mais, para evitar cansaço desnecessário, nas zonas mais "calmas" convém irmos sentados, levantar só quando for mesmo necessário... A conservação de energia é dos pontos mais importantes neste tipo de actividades... |
Autor: | Nuno_Dias [ 03 dez 2010 08:36 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
pbar Escreveu: Penso que umas das grandes dificuldades de muitos, eu incluído, é a forma de curvar. Eu também... Agora adoptei uma técnica e não sei se de facto faço bem ou mal, que é: Em pé inclino-me um pouco para a frente para cima do deposito e em simultâneo para o lado que vou curvar, dou-lhe gás em curva, saio em slide e para onde quero... Aparentemente resulta.... |
Autor: | Careca [ 03 dez 2010 08:56 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Florival Faria Escreveu: Afinal o pessoal já parece estar mais interessado, é que com cento e tal visitas haviam quatro que manifestaram interesse. Amigo, o pessoal está sempre interessado! Por vezes é que se inibe de perguntar! Eu nao postei nada mas li com bastante interesse! Continua! Um abraço! |
Autor: | Jorge Morais [ 03 dez 2010 08:58 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
pbar Escreveu: Penso que umas das grandes dificuldades de muitos, eu incluído, é a forma de curvar. . Se tu tens dificuldade em curvar..... não quero ver quando tiveres confiança. Fonix. |
Autor: | Lança [ 03 dez 2010 09:08 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Não ensinem mais nada ao Barroso sff |
Autor: | Pedro Cabral [ 03 dez 2010 09:50 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Barroso, como sabes eu fui precisamente ao contrário, aprendi a conduzir sempre em pé, em grande parte culpa da GSA que é tão pesada que se vamos sentados ela simplesmente "arrasta-nos" para onde quer, e nos ultimos tempos e um pouco por influencia tua comecei a aprender a conduzir sentado e muito em especial em curva - agora faço uma e outra conforme as situações e tenho a certeza que conduzo mais rapido mas acima de tudo com mais segurança. Colocar o peso à frente em curva seja sentado ou em pé tb é o k faço. Neste momento começo também a habituar-me a usar a perna de dentro quando necessário... isto tem que ir aos pouquinhos Uma excelente dica para mim Florival foi essa de colocar o peso atrás em travagens fortes |
Autor: | Lança [ 03 dez 2010 10:05 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Cuidadinho com os pés de fora ..... Já vi partirem pernas assim , com impactos em pedras . |
Autor: | Pedro Cabral [ 03 dez 2010 10:14 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
eu sei Lança, para já é quase só pé esticado a frente a tocar de leve e a baixa velocidade, principalmente curvas em lama |
Autor: | JaimeX [ 03 dez 2010 10:16 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
E desconfiem quando junto à estrada estiver um tufo de ervas cor ar fofinho, normalmente lá no meio está uma pedra ou um marco de delimitação. |
Autor: | RMDVENTURA [ 03 dez 2010 10:31 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
A curvar, fazer força na peseira do lado de fora! Ajuda a que a traseira tenha mais um pouco de tração dentro e à saída da curva! Florival, venham de lá mais dicas! em especial com lama que agora é o que há por aqui aos pontapés! Uma grande "escola" (vejo por mim) são as motas de TT, mas como é obvio, nem todos tiveram motas destas antes das grandalhonas. Bom tópico! |
Autor: | Pedro BC [ 03 dez 2010 10:39 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Por acaso há técnicas que são básicas e absolutamente fundamentais, nessas é que deve haver enfoque, de tal forma que antes de um passeio até quase que devia haver um brifing sobre elas. Recordo-me de ver nos primeiros passeios dos Nomads o Carlos Martins a explicar à malta que por ali andava como abordar o obstáculo, como arrancar para o areal que estava à frente, e por ai fora, good all days. Uma das técnicas mais fundamentais é de facto aprender a descer, não é por isso ao calhas que o Florival fala nesta técnica, aliás como se viu no último Transal-Gharve, ali havia uma descida mais manhosa, porque era íngreme e terminava num precipício, portanto ou se sabia parar de facto a moto, ou era o cabo das tormentas, nessa descida houve muitas espetas. Eu vi muita malta a bloquear a roda com o travão de trás. O Florival tal como eu também deve ter assistido a vários números e dai este tópico. É que aprender a técnica, o conceito de como se desce uma pendente de forte inclinação é importantíssimo para a integridade física de quem está em cima da moto, porque a lei da física é lixada, nós somos mesmo empurrados para baixo. A par das descidas há outras técnicas básicas que podiam ser aqui tratadas, , técnicas que deviam ser alvo de um brefing antes de um passeio, e que gostaria que o Florival se prenunciasse: 1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado) 2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo 3 – Numa curva onde deve o condutor exercer mais peso, no lado de fora ou de dentro da curva.. 4 – Qual a melhor forma de andar em terrenos de areia, posição do corpo e velocidade. 5 – Como se deve abordar a lama. Sabendo estes 5 conceitos, fica-se habilitado ao princípio do TT, sem estes o risco é sempre elevado e aprender à nossa custa é sempre mais moroso e doloroso. Depois destes 5 conceitos então pronto pode-se explicar ao Paulo Barroso como se curva a 180 em curvas de gancho, ao Jaime como se vende um tronco de meio metro de altura ao lança como levantar a roda de trás a 100 km/h e por ai fora. |
Autor: | pbar [ 03 dez 2010 10:49 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Por acaso, na voltinha da serra do medo, quando andei com o Caetano verifiquei o quanto resulta curvar com a perna esticada. Como íamos a um ritmo mais vivo, se mantiver os pés nas peseiras curvo com menos confiança (e eficacia ) que quando meto o pernil para fora. Estava difícil de apanhar o gajo Agora ver o Florival a curvar este FDS foi outro assunto. Posição de "obrar" e a XR até voava |
Autor: | Miguel [ 03 dez 2010 11:38 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Lança Escreveu: Porreiro era combinarmos um dia , juntarmos uma maralha e fazer umas cenas dessas . Boa ideia Florival Faria Escreveu: Tinha aqui ja um testamento escrito, dei aqui uma volta e desapareceu tudo Afinal o pessoal já parece estar mais interessado, é que com cento e tal visitas haviam quatro que manifestaram interesse. Todas as dicas são bem vindas! E azelha como sou fico calado |
Autor: | Rui Morgado [ 03 dez 2010 13:18 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Pedro BC Escreveu: Por acaso há técnicas que são básicas e absolutamente fundamentais, nessas é que deve haver enfoque, de tal forma que antes de um passeio até quase que devia haver um brifing sobre elas. Recordo-me de ver nos primeiros passeios dos Nomads o Carlos Martins a explicar à malta que por ali andava como abordar o obstáculo, como arrancar para o areal que estava à frente, e por ai fora, good all days. Uma das técnicas mais fundamentais é de facto aprender a descer, não é por isso ao calhas que o Florival fala nesta técnica, aliás como se viu no último Transal-Gharve, ali havia uma descida mais manhosa, porque era íngreme e terminava num precipício, portanto ou se sabia parar de facto a moto, ou era o cabo das tormentas, nessa descida houve muitas espetas. Eu vi muita malta a bloquear a roda com o travão de trás. O Florival tal como eu também deve ter assistido a vários números e dai este tópico. É que aprender a técnica, o conceito de como se desce uma pendente de forte inclinação é importantíssimo para a integridade física de quem está em cima da moto, porque a lei da física é lixada, nós somos mesmo empurrados para baixo. A par das descidas há outras técnicas básicas que podiam ser aqui tratadas, , técnicas que deviam ser alvo de um brefing antes de um passeio, e que gostaria que o Florival se prenunciasse: 1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado) 2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo 3 – Numa curva onde deve o condutor exercer mais peso, no lado de fora ou de dentro da curva.. 4 – Qual a melhor forma de andar em terrenos de areia, posição do corpo e velocidade. 5 – Como se deve abordar a lama. Sabendo estes 5 conceitos, fica-se habilitado ao princípio do TT, sem estes o risco é sempre elevado e aprender à nossa custa é sempre mais moroso e doloroso. Depois destes 5 conceitos então pronto pode-se explicar ao Paulo Barroso como se curva a 180 em curvas de gancho, ao Jaime como se vende um tronco de meio metro de altura ao lança como levantar a roda de trás a 100 km/h e por ai fora. Ora aqui tens um desafio Florival... Eu pela minha parte, serei o 1º a estar atento a todas as dicas q vierem... |
Autor: | Florival Faria [ 03 dez 2010 14:36 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
JaimeX Escreveu: Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos. ab Eh, o que para aqui vai.... Vou seguir por ordem de perguntas. Passar um tronco ou um degrau maiorzito é como passar um mais pequenito, só que com um pouco mais de aceleração e de impulso, ou seja, quando chegamo a cerca de um metro, depende da velocidade que se enfrenta o obstaculo, da-se um toque de acelerador e puxa-se a moto de frente puxando o corpo para tras, quando a roda da frente passar atira-se o corpo para a frente para tirar o peso de tras e assim a traseira passar melhor. Quando a moto não levanta o que queremos, da-se um toque de embriagem. |
Autor: | Florival Faria [ 03 dez 2010 14:48 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
luis xt350 Escreveu: Sr Florival, nessa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travao/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás? Claro que temos que ir numa mudança baixa, normalmente primeira com embriagem a meio, se deixar a embriagem qualquer descuido com o travão de tras o motor para. A travagem tem de ser feita com os dois travões de forma a que as rodas não derapem por completo, tem de ir rodando lentamente, mais devagar que a velocidade que levamos. É preciso sensibilidade que se consegue com o treino, independentemente de cada um de nós. |
Autor: | Florival Faria [ 03 dez 2010 14:58 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Miguel Pedro Escreveu: Pessoalmente aplico algumas das técnicas que usava no BTT, mas não chega! é que esta tem motor! Pois é Miguel, a diferença entre a moto e a bicicleta é mesmo essa, o motor e principalmente o peso, por isso eu aconselho a fazer os tais oitos, curvas, gincana, travagens e acelerações para haituar ao peso da moto, de resto é tudo igual com a diferença de em vez de carregares no pedal rodas o punho. |
Autor: | Pedro Cabral [ 03 dez 2010 15:15 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Florival Faria Escreveu: ...por isso eu aconselho a fazer os tais oitos, curvas, gincana, travagens e acelerações para haituar ao peso da moto... heresia Florival !! |
Autor: | Paulo Cruz [ 03 dez 2010 15:25 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Eu não sei se faço bem ou mal, mas na GSA tenho duas formas de curvar: 1. de pé, peso à frente do lado de fora com o joelho no depósito e peso atrás na peseira de dentro, principalmente se a curva for apertada, para a fazer em slide. 2. sentado, peso atrás e do lado de fora, com o corpo (esta uso geralmente em piso molhado) Tenho uma terceira quando vou a subir corta-fogos enlameados que é deitado fazendo pontaria ao Barroso! |
Autor: | Pedro BC [ 03 dez 2010 16:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Cruz Escreveu: Eu não sei se faço bem ou mal, mas na GSA tenho duas formas de curvar: Tenho uma terceira quando vou a subir corta-fogos enlameados que é deitado fazendo pontaria ao Barroso! Paulo, esta funciona e quando acertas, ganhas um chocolate rajá. As outras não sei se funcionam, tens que tentar os powernãoseioqueslide e os breakpowerhiperslidecreioqueéassimqueseescreveslide. |
Autor: | Paulo Cruz [ 03 dez 2010 18:02 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Pedro BC Escreveu: Paulo Cruz Escreveu: As outras não sei se funcionam, tens que tentar os powernãoseioqueslide e os breakpowerhiperslidecreioqueéassimqueseescreveslide. Isso não foi aquilo que fizeste em Aviz quando ias a entrar na ribeira de Fronteira? Não sei se experimente.... |
Autor: | Pedro BC [ 03 dez 2010 18:07 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Eu já fiz tantas vezes que já perdi a conta, as minhas terminam normalmente em powercomoscornosnochãoslide. |
Autor: | Florival Faria [ 03 dez 2010 18:11 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Machado Escreveu: A conservação de energia é dos pontos mais importantes neste tipo de actividades... Claro que a conservação de energia é dos pontos mais importantes, a melhor maneira de conservar energia é dividir o esforço pela maior quantidade de musculos possivel. Quero com isto dizer que não se deve conduzir só numa posição, para alem de manter o mais possivel o centro de gravidade da moto ainda nos cansamos menos, ou seja, acelerar a frente, travar atras, jogar com o corpo um lado e outro para equilibrar a moto carregando num e noutro pousa pés conforme a trajectoria que se quer seguir, curvar sentado (não em areia) travar de pé etc... Muita gente irá duvidar disto, então quanto mais nos mexemos mais nos cansamos... não é bem assim, certamente toda a gente já esteve uma tarde de pé, sem praticamente se mexer, a noite de certeza sentiram muito mais dores nas pernas que nos dias normais em que andamos de um lado para outro. |
Autor: | Florival Faria [ 03 dez 2010 18:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
1 - Como abordar uma descida acentuada (já abordado) 2 – Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo Pedro BC, quando falas em corta-fogo penso que te referes a subidas manhosas. Numa subida manhosa das coisas mais importantes é a trajectoria, devemos estuda-la antes de nos mandarmos a parva, ter em atenção o mais a direito possivel e onde houver menos regos e buracos, quando aparecem regos tentar passa-los o mais atravessado possivel e levantando a roda da frente para não enfiar lá dentro. A posição é o inverso de descer, ou seja, o mais em cima do guiador possivel, se não tiver grandes buracos deve ser sentado a frente, se tiver buracos ligeiramente levantado e claro a frente, os pes evidentemente, nos pousa pes. Muito importante tambem é a atitude, não podemos ir a medo, as subidas fazem-se no arranque, quando dá para embalar quanto mais rapido for melhor sobe, claro que nem todas dão para embalar de qq das formas arranquar o mais rápido possivel. |
Autor: | Hugo Sousa [ 03 dez 2010 19:51 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
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