Trail Aventura https://trailaventura.pt/ |
|
Tecnicas base para condução todo terreno https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=99&t=16067 |
Página 3 de 8 |
Autor: | NunoBarbosa [ 03 dez 2010 21:01 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Grande Florival. quem te viu no Extreme PD pode relembrar com imagem ao mesmo tempo que lê as descrições. Foi exactamente isso que fizeste. Obrigado! Só falta agora é "tê-los bem no sitio" para executar, mas o que referiste de "ir a medo" reflecte muito provavelmente 99% das minhas quedas (que são muitas!)! Abraço |
Autor: | PauloBig [ 03 dez 2010 21:18 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Amigo florival quando o vi no PD e não o conhecia pensei " ena pá desgraçado deve de ir a fechar a coluna ou deve de nos ir levar o almoço" não passaram 10 minutos após arrancarmos e pensei "FOD#"#$%"$$ o homem vai se matar , será que tem herdeiros" nunca pensei que isto fosse possivel para uma pessoa com a idade "tenra"do florival , deu me ali uma lição de vida que os homens não se medem aos palmos, e a mota modelo " ANDA PA CARa"#""$""#$#$"! barra----nervoso, aquilo deve ter gasolina de avião . moral da historia florival um homem "pequeno"com um BIGespirito" e com muito para nos ensinar. |
Autor: | Rui Morgado [ 03 dez 2010 21:41 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
paulobig Escreveu: moral da historia florival um homem "pequeno"com um BIGespirito" e com muito para nos ensinar. Sem duvida nenhuma!!!! Basta ler a forma como explica as coisas para se ver q está a "visualizar" a coisa automaticamente....são muitos anos... Eu pela minha parte...só tenho q agradecer os "ensinamentos"... |
Autor: | Ricardo Andrés [ 03 dez 2010 21:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Rui Morgado Escreveu: Eu pela minha parte...só tenho q agradecer os "ensinamentos"... Já somos dois... (ou mtos...) |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 13:55 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Pedro BC pergunta: Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva. Depende do terreno, em terreno duro e sem apoio, não é assim tão simples mas é assim: Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para tras, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possivel, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pes, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora. Nem de dizer isto é facil, quanto mais de fazer!.... Em areia é muito mais facil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravassar de traz quando salta. Penso que todos sabem que para se conseguir apanhar o geito de fazer isto é preciso cair muito e não são todos, alias são poucos os pilotos portugueses que o fazem, principalmente no que se refere ao terreno duro. |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 14:10 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Quando falo em terreno duro é sem apoio. Quando digo que o pé vai a escorregar pelo chão é com a perna dobrada de maneira que se bater numa irregularidade do terreno, venha para traz. Nunca meter a perna completamente esticada, nem quando a moto atravessa de repente, dar aqueles pontapés no chão para endireitar. Podemos rebentar com os ligamentos do joelho ou do pé. |
Autor: | Lança [ 04 dez 2010 14:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Florival Faria Escreveu: Pedro BC pergunta: Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva. Depende do terreno, em terreno duro e sem apoio, não é assim tão simples mas é assim: Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para tras, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possivel, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pes, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora. |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 14:47 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
A posição do Ruben está perfeita, A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material. A posição da perna e pé é precisamente isso. |
Autor: | Lança [ 04 dez 2010 14:52 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Florival Faria Escreveu: A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material. Nem mais e perde eficácia e velocidade em curva E quando toca a competição , é nelas que se ganham e somam segundos preciosos . A do Ruben está ao mais alto nível , muito domínio , controlo e precisão . |
Autor: | Lança [ 04 dez 2010 15:00 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Tracem os ângulos e tirem as vossas conclusões , se víssemos a foto do Ruben de frente , seria muito idêntica : |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 15:03 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Lança Escreveu: Florival Faria Escreveu: A do Maio está a derrapar, embora esteja controlada mas em tatas curvas são muitas as que falham para alem de cansar muito mais e gastar mais pneu e restante material. Nem mais e perde eficácia e velocidade em curva E quando toca a competição , é nelas que se ganham e somam segundos preciosos . A do Ruben está ao mais alto nível , muito domínio , controlo e precisão . Eu queria dizer Mario Patrão, como uma letra pode mudar tudo, falhou o r e foi para o Antonio Maio. |
Autor: | Paulo Cruz [ 04 dez 2010 15:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
O que é que eu estou a fazer mal? Agora a sério, uma pergunta para o Florival: numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas ou podemos aplicá-las na mesma? |
Autor: | nunoribeiro [ 04 dez 2010 15:19 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Lança Escreveu: Tracem os ângulos e tirem as vossas conclusões , se víssemos a foto do Ruben de frente , seria muito idêntica : bem exemplificado, mas com esta é que agora me lixaste...tou a ver que tenho que levar calcuradora e um nível. fora de brincadeiras, muito obrigado a todos, pois estão a ser espectaculares!!!! |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 15:31 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Cruz Escreveu: O que é que eu estou a fazer mal? Agora a sério, uma pergunta para o Florival: numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas ou podemos aplicá-las na mesma? Não estas a fazer nada de mal, o pessoal até está a curtir. Não sei é o que foste fazer para ali o caminho até é la no outro lado. Paulo, a que tecnicas te referes, a estas de chafurdar na lama ou a que estavamos a falar antes? Tanto uma como outra podem ser utilizadas com qq moto ou até mesmo de bicicleta, mas essa aí da lama, não é para qualquer um. |
Autor: | Paulo Cruz [ 04 dez 2010 15:37 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Autor: | Lança [ 04 dez 2010 16:26 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Cruz Escreveu: O que é que eu estou a fazer mal? Agora a sério, uma pergunta para o Florival: numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas ou podemos aplicá-las na mesma? Muito bom |
Autor: | Lança [ 04 dez 2010 16:36 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Paulo Cruz Escreveu: numa mota mais pesada há que adaptar estas técnicas ou podemos aplicá-las na mesma? Eu sei que era para o Florival , mas vou responder na mesma . Eu só me lembro de uma que tento evitar a todo o custo ..... o pé pendurado . São motas com mais de 200 kg , e uma patada no chão para evitar uma atravessadela mais acentuada , pode ter maus resultados . Desde o pé , joelho , anca ........ Eu na LC8 , não meto o pé no chão , prefiro contrabalançar com o corpo para o lado de fora da curva , e mantendo alguma segurança sem exageros na inclinação . |
Autor: | Jarod [ 04 dez 2010 16:38 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Check list: - Esticar a perna mas não totalmente.... Fazia mal, esticava toda ou praticamente toda. - Calcanhar a roçar perto do chão... Fazia mal, visto que esticava a perna ia mais para a frente e para cima. - Manter aceleração constante... Tentava mas nem sempre conseguia. - Compensar com o corpo... Umas vezes conseguia, outras vezes nãp - Sentar à frente... Esta ja estava interiorizada, é continuar e acrescentar o resto! Obrigado pelas dicas, fico atento ao desenvolver... |
Autor: | Paulo Cruz [ 04 dez 2010 17:03 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Eu no Dakar do ano passado fiquei doido com esta curva do Ruben (aos 2:08) |
Autor: | NunoBarbosa [ 04 dez 2010 18:00 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Autor: | Florival Faria [ 04 dez 2010 18:34 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Nesta etapa o Ruben fez média de 160 k/h, (cronometro) |
Autor: | Paulo Machado [ 04 dez 2010 18:41 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Está nos genes pelos vistos.... |
Autor: | Mauro Adventure [ 04 dez 2010 23:43 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Este é um tópico sem interesse?! Onde isso lá vai. Tambem se aprende no forum Florival, e contigo de uma forma particular, não pela idade, mas por aquilo que sabe. |
Autor: | Cruiser [ 04 dez 2010 23:43 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Florival venho aqui também dar-te o meu testemunho de como a maioria do pessoal apesar de ler ou demorar a ler e não dar feedback logo esta muito interessada em aprender. Eu só ando em off-road há dois anos e antes de ir para o monte tentei ler e ver o que pude e encontrei para aprender o Morais e o Careca que o digam nos primeiros passeios estava sempre a bombardea-los com perguntas. Devorei uns videos de tecnicas de condução americanos que me arranjaram, adoro ver o trial porque sempre tive a noção de que fornece uma grande base para off-road E nos passeios tento ir sempre atrás de um camarada para ver a sua forma de conduzir para ver se aprendo algo mais, e se te lembras na Planice Dourada muitas das vezes olhavas para trás e lá vias o homem com o capacete branco com o colete cor laranja numa DR branca era eu a tentar aprender alguma coisita Era fixe fazermos um workshops práticos de tecnicas de condução e claro tendo em conta as diferenças de condução entre uma GSA 1200 e uma 450 EXC. Aqui não tenho dúvidas que quase toda a malta quer aprender mais para conduzir melhor e tem muita gente que tem um verdadeiro prazer em partilhar o que sabe, e todos queremos os bons momentos que passamos no monte em são convívio com o resto da malta, que são a melhor receita para a saúde e boa disposição, quando venho do monte e após tomar um belo banhinho a malta admira-se e pergunta? não estas cansado? e eu com uma cara sorridente digo: O monte revitaliza corpo e mente, e alguem me responde tenho ciúmes da laranjinha |
Autor: | Florival Faria [ 05 dez 2010 09:59 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Posição de condução em descida acentuada |
Vamos la responder a mais uma pergunta do Pedro BC: Como abordar a lama Como sabem ha varios tipos de lama que se podem resumir a dois: Aquela laminha fina em que a moto não afunda e quase não segura de pé e a outra em que se afunda até ficar atascada. No primeiro caso devemos conduzir de pé a meio da moto só com um cheirinho de aceleração e claro nem pensar em travar, normalmente nas bermas há aquela erva pequenina, se passarmos por cima escorrega menos. O segundo caso é mais complicado, mas se por acaso for um colega a frente que passa bem vamos pelo mesmo sitio, se ele ficar atascado, claro que temos de procurar outro, quando já passaram muitos e está tudo cheio de regos muito fundos devemos arranjar maneira de cruzar esses regos. Quando atasca mesmo muito, sair da moto e passar com ela a mão para evitar que o nosso peso a faça afundar ainda mais. Pronto BC, da areia já falei atras e parece-me que está respondido. Já agora vou dizer mais uma que de certeza voces não vão achar bem, mas é como se deve fazer: Numa ribeira com agua e que não se sabe a altura nem o que está no fundo devemos sair da moto e passar com ela a mão. |
Página 3 de 8 | Os Horários são TMG |
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |